sábado, 17 de outubro de 2009

Obras


CDHU inicia processo para construção de condomínio para terceira idade em Itapeva

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) iniciou o processo para a
contratação de empresa para construir o primeiro condomínio em Itapeva do Programa Vila Dignidade, desenvolvido pelo Governo do Estado para promover moradia digna e apoio social a idosos de baixa renda. O aviso de licitação foi publicado neste sábado(17), no Diário Oficial. O condomínio terá 18 casas e será erguido na Rua Itatiba, bairro Taquari. Projetados a partir de conceitos do Desenho Universal, os imóveis terão sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Vários itens de segurança e acessibilidade foram incorporados ao projeto, entre eles barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos para permitir trânsito de cadeiras de rodas, interruptores em quantidade e altura ideais, campainha luminosas, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.
Os recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O conjunto contará com projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e, ainda, com salão para atividades diversas, como festas,reuniões e cursos.
Vila Dignidade - O Programa Vila Dignidade foi lançado em abril deste ano para oferecer moradia digna e apoio social aos idosos de baixa renda. São pequenas vilas, projetadas com base nos conceitos do Desenho Universal, com casas e infraestrutura urbana adaptadas às necessidades deste segmento da população. Além disso, os moradores são envolvidos em atividades socioculturais e de lazer. Trata-se de uma ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de
Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com as prefeituras paulistas. Além de Itapeva, foram abertas licitações para a construção de condomínios em Caraguatatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Está em estudo também a implantação do programa em Cubatão, Itapetininga, Limeira, Mogi Mirim, Santos e Tupã. O primeiro empreendimento está sendo construído em Avaré, com 22 casas. As demandas serão indicadas pelos conselhos municipais de idosos. Os candidatos a participar do Programa Vila Dignidade devem ter 60 anos ou mais, ser independente para a realização das tarefas diárias, possuir renda mensal de até dois salários mínimos, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos e morar a pelo menos dois anos no
município.
Desenho Universal: Os imóveis são projetados segundo os parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. O Programa Vila Dignidade visa também, atender às diretrizes do Plano Estadual para a Pessoa Idosa ? Futuridade, do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, criado em razão do crescente envelhecimento da população paulista. O objetivo é assegurar melhor qualidade de vida a pessoas nessa faixa etária, que hoje chega a mais de quatro milhões de pessoas no Estado. O"Futuridade" também busca sensibilizar governos municipais, idosos,
famílias, mídia, terceiro setor e sociedade civil para a importância daconstrução e fortalecimento de uma rede de atenção (com ações e serviços)voltada para a pessoa idosa.

Revival


PIRAJUNTOS... PIRASEMPRE.

Em clima de confraternização, descontração e muita alegria, foi realizada sábado dia 10, no Taças e Cachaças, a festa do PIRAJUNTOS, que está em seu terceiro evento e contou com a participação de 290 pessoas.
Essa idéia surgiu em 1994, da vontade de um grupo de pessoas, de rever amigos que conviveram em Piraju em uma determinada época. A idéia foi amadurecendo e acabou dando certo. Em 1995 no dia 2 de Dezembro, houve a primeira festa que reuniu 150 pessoas em um restaurante que havia na Fecapi.
O segundo PIRAJUNTOS demorou um pouco para acontecer, mas no dia 29/4/2006, se reuniram no Clube 9 de Julho 200 pessoas.
PIRAJUNTOS em sua organização, tem a dedicação de Mariza Sanches e Fátima Ramos, que não medem esforços para proporcionar aos amigos, momentos de pura alegria através do reencontro.
Muitos ainda residem em Piraju, mas também participaram da festa,outros vieram de longe para desfrutar desse momento único,
amigos vindos de Campina Grande na Paraíba, São Paulo, Curitiba, Rio de
Janeiro, Cuiabá, Campo Grande, São José dos Campos, São Carlos, Santos,
Ipaussu, Sorocaba, Jundiaí, Bauru, Fartura, Assis, Foz do Iguaçu, Presidente
Prudente, Londrina, Brumado e Salvador BH.
Em clima de recordação pudemos festejar a amizade da adolescência e
juventude. É esse amor dos conterrâneos que viveram tantas histórias únicas juntos, aliado à saudade da terra de origem e às amizades que perduraram mesmo com o tempo e distância dizendo não. Esse evento fez
de episódios passados a glória desses memoráveis e marcantes reencontros ao longo dos anos que encheram de boas surpresas e carinho a vida de cada um de nós que compareceu. Haverá outras oportunidades com certeza.
A filmagem do evento está em edição no Studio1 Produtora e no
momento oportuno será feita a divulgação na página do Orkut Pirajuntos
Piraju.
Obrigada a todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso do
evento.
PIRAJU... PIRAJUNTOS... PIRASEMPRE.
Mariza Sanches e Fátima Ramos.

Política


Jorge Tadeu visita Piraju

O Deputado Federal Jorge Tadeu Mudalen esteve em Piraju, no dia 9 de outubro protocolando pedido de verbas para Piraju. R$ 150 mil para o Meio Ambiente ( Construção do Aterro Sanitário e do Poço Artesiano e R$ 350 mil para reposição asfáltica para diversas ruas da cidade. Ele é amigo pessoal do empresário Roberto Zanella do Posto São Pedro e Ipiranguinha . Ele veio acompanhado do seu chefe de gabinete Geraldo Sandão que sempre visita Piraju e numa das fotos com os vereadores, prefeito Chico Pipoca e Zanella o atleta o primiado atleta José Carlos dos Santos e a esposa Andréia Bracero que são um dos orgulhos de Piraju e precisam de mais apoio.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cultura


Violeiro Miltinho Edilberto em Piraju

O violeiro, cantor e compositor Milton Edilberto se apresenta em Piraju neste domingo dia 18 de outubro no Iate Clube de Piraju. O evento, realizado pelo departamento municipal de Cultura de Piraju, faz parte do Circuito Cultural Paulista, prigrama cultural desenvolvido em todo o Estado pela Secretaria de Estado da Cultura. Paulista de Avaré, o violeiro é respeitado por medalhões da música regional como Maria Bethânia, Xangai, Elomar e Renato Teixeira, de quem é afilhado musical e parceiro. Toca viola de 10 cordas e mistura forró com uma entonação caipira autoral. Além de músico, desenvolve um trabalho de pesquisa do folclore brasileiro. No palco, mostra uma mistura de xaxado, baião e embolada, acrescida de uma dose de picardia. Até alcançar popularidade, andou pelo interior do país participando de festivais de música. A primeira conquista foi o circuito universitário paulista. Não demorou muito para ser considerado o rei do forró da noite paulistana, reunindo cerca de mil e quinhentas pessoas por apresentação em casas de espetáculos. Uma de suas músicas, "Não Tenha Medo", caiu no gosto exigente de Maria Bethânia, que a incluiu no repertório regional de "A Força que Nunca Seca". Em 15 anos de carreira conquistou admiradores do porte de Elba Ramalho, Lenine e Alceu Valença. Seu segundo disco, "Viola que Fala", ganhou o Prêmio Sharp de Revelação Regional de 1998. Em 1999 lançou pela Universal o disco ao vivo "Como Alcançar uma Estrela", mais tarde relançado pela Abril Music como "O Forró de Miltinho Edilberto Ao Vivo".
O show acontece às 20h com entrada franca.Os convites podem ser retirados no Departamento Municipal de Cultura.

Notícias

Curtas

Projeto Águia
Segundo informou o departamento da Ação Social de Piraju, ao vereador Valberto Zanata, o convênio com o Grupo Votorantim para a manutenção do Projeto Águia não será renovado. O Grupo Votorantim informou que mantém os convênios pelo período máximo de 36 meses e, após isso, o projeto deve ser sustentado pelo município ou através de outras parcerias. Hoje, cabe à Prefeitura arcar com as despesas de água, luz e aluguel das instalações. Segundo a Ação Social, a Prefeitura está buscando outros meios para manter o projeto, entretanto até o momento nada foi firmado nesse sentido.
Descida do de Teto
O vereador Pedro Durival do Nascimento, morador do bairro Nosso Teto I, não vê a hora da segunda pista da Avenida Álvaro Shimidt Gallo ser inaugurada. Segundo informou op departamento de Obras de Piraju a construção da pista deve ser concluídas em cerca de trinta e cinco dias. No projeto existe de projeto a previsão de construção de uma rotatória no local, elaborado pelo Detran.
Tiririca
A segunda pista da Avenida Álvaro Shimidt Gallo está dando o que falar e não pra menos. Afinal, ninguém vai ficar quieto enquanto vê grama nascer vencendo a capa asfáltica colocada no local. Apesar da obra ainda não ter sido entregue a prefeitura, o assunto foi o prato cheio para a oposição.
Trupição
O vereador Pedro Durival ficou irritado com uma foto publicada na semana passada num semanário local onde uma pessoa aparece topeçando num buraco na nova pista da Avenida Àlvaro Shimidt Gallo. O vereador afirmou que a foto deve ser montada porque seria pouco provável que tivesse um fotógrafo naquele local no exato momento no tropeço. E também pelo fato de que o personagem que caiu, raramente anda a pé em rua plana. Numa subida é muito mais imnprovável
Yolanda
A Escola Municipal Professora Yolanda Marinho Lessa, municipalizada a partir de 1998 será doada para o município. De acordo com o diretor de Educação de Piraju Reinaldo Fávaro, governador do Estado José Serra vai doar para os municípios os prédios de todas as escolas municipalizadas até 2000. A afirmação de Fávaro foi dada em resposta ao requerimento de João José que temia que a escola fosse passada para rede estadual de ensino devido a notícias de que o terreno onde a escola foi construída estaria sendo passada para o Estado. A notícia assustou pais de alunos e professores.
Associações de bairro
Embora existam no Município nove associações de bairro, apenas uma está inscrita na Prefeitura, diz ofício o setor de Lançadoria. Segundo o prefeito Francisco Rodrigues não há lei municipal que obrigue a entidade a se inscrever junto ao órgão municipal fiscalizador. Esta seria uma condição para que a associação possa usufruir de benefícios eventualmente prestados ou concedidos pelo Município. De acordo com essas informações, atualmente muitas associações de bairros só serviriam na verdade com palanque político para oportunistas

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...