sábado, 2 de outubro de 2010

Geraes

Atravessada
O vereador Valberto Zanata se mostrou indignado essa semana por conta de uma resposta recebida do Executivo a um requerimento onde pedia informações sobre a não realização de operação tapa buracos em diversas ruas do município. A resposta teria sido desrespeitosa considerou Zanata.
Espetada
O teria causado indignação em Zanata, foi o fato do diretor administrativo Ronaldo Adão Guardiano, ter respondeu que um dos motivos da falta do tapa buracos seria porque o atual prefeito pegou a Prefeitura quebrada, sugerindo que a atual administração não pode trabalhar por conta da administração passada.
Respeito
Usando a tribuna por vinte minutos, com auxílio de seu colega José Carlos Brandini, Zanata pediu respeito à autoridade do Legislativo e, rebatendo as afirmações de Guardiano disse que, a administração passada, da qual participou não pode ser responsabilizada pela ineficácia do serviço público após seis anos da atual administração.
Saúde
A Saúde de Piraju parece estar mesmo pela hora da morte como diz o velho ditado. Nesta semana, um juiz teria constatado a falta de médico no Pronto Socorro local. O fato teria ocorrido quando a esposa do juiz levou seu filho para ser atendido de forma emergencial.
Recado
Conta-se nos bastidores da política de Piraju que um suposto pombo correio do prefeito Chico Pipoca teria levado uma mensagem aos vereadores informando sobre seu possível afastamento após as eleições.
Porta-voz
Sobre o afastamento do prefeito, por enquanto só boatos e falsas investidas. Sabe-se, entretanto que o prefeito Chico Pipoca terá um novo porta-voz após o pleito eleitoral. O vereador Ary Bernardino seria o novo eleito de Pipoca.
Errado
O Prefeito Chico Pipoca enviou a Câmara esta semana um projeto em regime de urgência pedindo abertura de crédito para compra de um terreno no Jardim Eldorado para construção de uma escola. O projeto, que contava com alguns erros e tinha ainda o nome de Eduardo Pozza como proprietário do terreno parece que retornou a origem para reformas.
Aprovado
Os vereadores aprovaram a realização do 1º Rodeio Fest de Piraju. A Festa deve acontecer em substituição da Fecapi. O resultado do evento será esperado por todos com muita ansiedade.
Perguntar não ofende
Quando camarotes serão vendidos nesse evento?
Precedente
Vale lembrar que, se a festa acontecer nos moldes da Fecapi e for um sucesso, a Prefeitura não poderá mais enviar pedido de verba para realização desta festa em 2011. Afinal, pra que gastar verba pública se há quem possa fazer o evento com custo mínimo para os cofres públicos?
Os custos
Faz-se necessário explicar o que ficou ao encargo da Prefeitura para realização do 1º Rodeio Fest que é: suportar despesas de até 8 mil de energia elétrica e a sessão de pelo menos três servidores públicos durante a realização do evento.
Ataque
Boatos dão conta de o candidato Jairzinho Damato poderá sofrer ataques através de panfletagem. A polícia já está atenta a qualquer movimentação suspeita.
Ironia
O presidente da Câmara João Fernando José usou de ironia ao elogiar os departamentos de Educação, Esporte e Saúde de Piraju. Após ouvir as críticas feitas por seus colegas, João Fernando disse que a administração está às mil maravilhas. A seguir, lamentou o fato de ter colaborado na criação desta administração, se referindo talvez a participação de seu partido o PMDB que se coligou com o PP de Pipoca.
No vermelho
Fontes revelaram esta semana que a Prefeitura de Piraju não poderá receber verba nos próximos meses caso não devolva cerca de 400 mil para o Ministério da Saúde. O município estaria negativado nos órgão Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e Cadastro Único de Convênios (CAUC) por conta da construção de um PSF. Mais informações na próxima edição.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Distrito Industrial - Piraju

Mato desafia camada de asfalto aplicada em rua do Distrito Industrial

CPI do asfalto

A CPI do asfalto que investiga possíveis irregularidades nas obras de pavimentação das ruas do Distrito Industrial de Piraju está com o prazo quase vencendo. O presidente da CPI, Ary Bernardino e os membros Ronaldo Morini e Rubens Alves de Lima têm até dia 18 de outubro para concluir os trabalhos. Vale lembrar que o presidente da CPI já solicitou prorrogação de prazo para conclusão e não há possibilidade de um novo pedido.
Na lenta
Muitos que esperam o desfecho desta CPI acreditam que não havia motivo para tanta demora em se chegar a uma conclusão. Apesar de já haver quem esteja insatisfeito com a morosidade dos trabalhos da CPI, vale lembrar que até agora os membros da comissão não conseguiram ouvir a pessoa que teria entregado o laudo falso do DER de Assis para a Prefeitura atestando a qualidade da obra.
Orégano
Para alguns políticos experientes, as investigações da CPI certamente farão com que o caso seja levado ao conhecimento do Ministério Público de Piraju. Só fato do DER ter afirmado que o laudo é falso sugere a apreciação da promotoria. Resta saber se o presidente da CPI entende da mesma forma.
Expediente estendido
Quem passou em frente da Prefeitura na tarde de quinta-feira (23) no fim do expediente pode notar que o prefeito Chico Pipoca parece ter muito o fazer sendo obrigado a trabalhar até mais tarde. Na ocasião, Pipoca estava recebendo em seu gabinete seus ex-diretores Fernando Cláudio Artine e Antônio Afonso Marinho Lessa.
Festa
Quem gosta de festa vai ter que se acostumar com a idéia de que a Fecapi não vai mesmo acontecer este ano. Apesar de haver uma empresa que se interessou em fazer a festa parece que não houve possibilidade da empreitada ser levada adiante.
Rodeio
Um empresário que atua na promoção de eventos de rodeio teria procurado a prefeitura pedindo concessão do parque da Fecapi para realizar o 1º Rodeio Fest de Piraju. Após breve reunião no gabinete com a presença de alguns vereadores, um projeto foi enviado à Câmara pedindo autorização dos vereadores para realização do evento.
Engano
Quando o projeto chegou a Câmara notou-se que a matéria se tratava de concessão para realização da 26ª Fecapi e 24ª Faipi realizada anualmente pela administração de Pipoca. Após ler o projeto um dos vereadores teria apontado o equívoco, o que foi confirmado pelo diretor administrativo da Prefeitura. Avisado sobre o engano, o Executivo pediu a retirada do projeto.
Autonomia
Apesar de ter retirado o projeto equivocado, o Executivo teria enviado outro pedindo autorização dos vereadores para conceder o parque para realização do rodeio. O projeto teria causado estranheza em alguns vereadores porque é notório que o prefeito tem autonomia para conceder o uso do parque sem que para isso tenha que pedir autorização aos vereadores como sempre é feito no caso da realização de outros eventos como encontro de motociclistas e jipeiros.
Canseira
De acordo com um empresário habituado aos trâmites normais para concessão de bem público para realização de um evento, o expediente adotado pela Prefeitura é uma linguagem não tão difícil de se entender. Para quem sabe ler, um pingo é letra.
Camarote
Ainda não deu para entender porque os vereadores que participaram da reunião com o promotor do evento no gabinete do prefeito não avisaram que a concessão do parque da Fecapi é atribuição do prefeito.
Visita
Fontes afirmaram a Folha, que o candidato a deputado federal de Piraju Jair Damato, teria recebido esta semana a ilustre visita de Zoraide Berenguel, coordenadora da campanha eleitoral do candidato a deputado estadual Gil Arantes em Piraju. Segundo informações, durante o trabalho que tem feito para Gil Arantes, Zoraide teria sentido que o médico Jairzinho poderá ter expressiva votação em Piraju.
Projetos
Ainda não se sabe o motivo da visita, mas tudo indica que Zoraide poderá fazer uma dobradinha com o médico para eleições municipais, caso Damato não consiga se eleger para a Câmara Federal é claro.
Jogando a toalha
Continuam os boatos de que o prefeito Chico Pipoca não estaria agüentando as pressões que vem sofrendo nos últimos meses. Carga seria tão grande, contam algumas pessoas, que Pipoca estaria até mesmo pensando em se afastar da Prefeitura logo após as eleições. Será?
Legado
Verdade ou não, o fato é que, muitas pessoas dizem que o que se vê acontecendo nesses últimos meses na Prefeitura, não é o estilo de Pipoca administrar. Caso continue nesse ritmo, o prefeito poderá por um fim melancólico a sua carreira política, se esse for seu último mandato, que alguns acreditam ser, a julgar pela idade do político.
Pitacos
Um dos problemas apontados na administração atual de Pipoca, dizem alguns, é que haveria muitos pitaqueiros ajudando o prefeito a governar.
Hora extra
A Prefeitura pediu prorrogação de prazo para enviar a Câmara os números de horas pagas para os funcionários da Prefeitura que trabalharam na realização da Fecapi do ano passado. Segundo informações, uma quantia exorbitante teria sido gasta dos cofres públicos.
Manifestação
Os professores da rede municipal de ensino realizaram uma manifestação esta semana na Câmara municipal durante a sessão ordinária. Com faixas e cartazes pregados nas paredes do plenário, os professores pediram participação na formatação do novo plano de carreira da categoria. Os vereadores disseram que vão atender as reivindicações dos professores.
Longo
Mesmo a presença de cerca de cem professores não foi suficiente para que os vereadores levassem adiante a leitura dos 96 artigos do plano de carreira enviado à Câmara pelo Executivo. No meio do caminho, o presidente da Câmara João José solicitou que a leitura fosse interrompida por ser muito longa. Os demais vereadores aceitaram e, pouco depois a sessão foi encerrada.
No site
Antes de interromper a leitura, os vereadores disseram que iriam disponibilizar o plano diretor através do site da Câmara para quem quisesse tomar conhecimento da matéria. Até a noite de sexta-feira (24) isso ainda não havia ocorrido.
Mundo cão
Moradores da Vila Santo Antônio, na Estação, reclamaram esta semana do barulho dos cães que vivem numa chácara do bairro. Segundo os moradores os cães estariam latindo à noite atrapalhando o sono da vizinhança. Além do barulho houve quem reclamasse também do cheiro causado pelo enorme número de cães do local. Os moradores pedem providências da Prefeitura.
Ajuda a quem ajuda
Vale lembrar que os cães que vivem naquela chácara são recolhidos pela proprietária do local por estarem abandonados pela cidade. Os animais devem ficar ali, até que a Prefeitura conclua as obras do novo centro de zoonoses que, “diga-se” passagem, está atrasada.

Praça Ataliba Leonel

Devendo
O diretor Administrativo da Prefeitura Ronaldo Adão Guardiano, está em dívida com o grupo de aposentados que reclamou da poda feita em algumas árvores da Praça Ataliba Leonel. Guardiano teria prometido que iria instalar uns bancos e umas mesas numa sombra próxima a carroça usada nos enfeites de fim de ano. Até agora nada foi feito.
Grama
A situação da Praça Ataliba Leonel, um dos principais cartões postais da cidade inspira muita cuidados. Vários visitantes não entendem porque a Prefeitura permitiu que a grama dos canteiros quase sumisse em alguns pontos. Com tanta água por aqui, muitos se perguntam por que o departamento competente não providenciou que um caminhão pipa jogasse água regularmente neste tempo de seca. Na semana passada, em visita a uma cidade da região, flagramos um caminhão da prefeitura local regando a grama e as plantas do canteiro de uma avenida.
Lago seco
Além da grama, outro ponto chama atenção na mesma praça. Segundo fomos informados, há duas semanas que o lago frequentemente visitado por crianças está seco. Caso tenha sido esvaziado para manutenção, o departamento competente bem que poderia ser mais ágil.

Educação


Professores protestam durante sessão da Câmara de Piraju

Cerca de 100 professores da rede municipal de ensino de Piraju, compareceram na sessão ordinária da Câmara de terça-feira (21) para se manifestar contra o projeto do novo plano de carreira dos professores que foi enviado à Câmara pelo Executivo. De forma organizada e munidos de cartazes, que foram afixados nas paredes do auditório da Câmara, os professores apresentaram suas reivindicações como reajuste salarial anual de acordo com índices do FUNDEB, incentivo salarial para dedicação exclusiva, regime único para categoria, etc.
Logo no início da sessão, o presidente da Câmara João Fernando José, se dirigiu aos presentes informando que as manifestações pelos cartazes seriam aceitas, mas pediu silêncio durante os trabalhos do Legislativo. Como os cartazes eram a única forma permitida para expressarem sua opinião, durante a leitura do plano de carreira, os professores levantavam placas com um “não” escrito toda vez que não concordavam com um item dos artigos lidos em plenário.
O protesto, contaram os professores, se deu porque o projeto elaborado por uma comissão composta por diretores da Prefeitura e por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Piraju não apresenta as maiores reivindicações da categoria que são faltas abonadas e licença prêmio. Além disso, os professores reclamam que não participaram na formatação do projeto.
De acordo com o blog de Bruno Belucci, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Piraju, o diretor de Educação Reinaldo Fávaro, teria dito que a última etapa da elaboração do plano de carreira dos professores seria a convocação do sindicato e dos professores para conclusão do trabalho. Ao saber que a matéria já estava na Câmara, os professores decidiram se manifestar por entender que os maiores interessados deveriam ter participado antes da apreciação dos vereadores.
Procurado por nossa reportagem, o assessor jurídico da Câmara, César Guilherme Mércuri, informou que na sessão ordinária foi feita apenas as leitura de parte do novo plano de carreira e que os professores serão ouvidos.
“O projeto do plano de carreira dos professores foi enviado à Câmara pelo Executivo para apreciação dos vereadores que poderão fazer emendas. Na manifestação que fizeram na noite de terça-feira, os professores reclamaram que não foram ouvidos. Os vereadores já pediram para que formem uma comissão para que junto com os vereadores eles possam incluir suas reivindicações que estejam dentro da legalidade. No que depender da Câmara, os profissionais diretamente interessados nessa matéria poderão sim se manifestar”, disse Mercuri.
Nas próximas semanas, os vereadores deverão se reunir com os professores para analisar o projeto do plano de carreira e fazer as emendas que julgarem necessárias para atender a classe.

Acidente


Acidente mata menina de 13 anos
na Rodovia Engenheiro Tomaz Magalhães

A estudante Maiara Barbosa Correia de 13 anos foi atropelada por um Ford KA na tarde de terça-feira (21), quando tentava atravessar a Rodovia Engenheiro Tomaz Magalhães, nas proximidades do bairro “Codespaulo”. Ela estudava na Escola Estadual Maria Gonçalves da Motta e acabava de sair da escola. Na ocasião retornava com uma amiga para sua casa no bairro da Nova América.
Segundo contaram alguns de seus colegas as duas amigas tentavam atravessar a pista, nas proximidades do túnel que passa sob a pista “e, num momento de indecisão, Maira foi colhida pelo automóvel dirigido por Eliezer Montes Verdes que trafegava pela rodovia”. Com o impacto, a estudante teria sido arremessada cerca de trinta metros do local onde estava. Apesar de ser atendida pelo resgate do Corpo de Bombeiros de Piraju rapidamente a garota não resistiu e faleceu.
Logo após o acidente que vitimou a adolescente, a população tentava encontrar uma explicação para o ocorrido. Alguns diziam que a estudante sempre havia usado o túnel quando voltava para casa após a aula e resolvera mudar de caminho naquele fim de tarde, subindo até a rodovia. Outros afirmavam que o motorista estaria naquele momento dirigindo em alta velocidade e que apresentaria sinais de embriaguez. O motorista que permaneceu no local até a chegada da perícia de Avaré, teria informado que Maiara atravessou a pista e repentinamente teria voltado para encontrar sua colega ou talvez para apanhar algo que havia deixado para trás quando foi atropelada.
De acordo com a polícia o motorista apresentava sinal de que estaria alcoolizado e teria confirmado a ingestão de pelo menos duas latinhas de cerveja.
A Polícia Civil de Piraju instaurou inquérito para apurar as circunstâncias em que aconteceu o acidente.
O delegado que investiga o caso, Alberto Bueno Corrêa Filho, declarou nesta sexta-feira (24) numa emissora de rádio, que o “laudo do exame clínico realizado no motorista teria constatado sintomas de ingestão de bebida alcoólica”. Segundo Corrêa, o condutor do veículo poderá ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) e poderá ser condenado de 2 a 4 anos de prisão. A pena poderá ser aumentada em um terço ou até a metade do tempo previsto se houver a confirmação definitiva da embriaguez.
Redutores de velocidade
De acordo com o líder comunitário Benedito Tena, que mora na Codespaulo, o acidente poderia ter sido evitado se fossem instalados redutores de velocidade naquele trecho da rodovia que corta dois bairros de Piraju. Tena disse que os redutores já foram solicitados, mas o DER até agora não instalou os dispositivos. Outros moradores acreditam que o ideal seria a instalação de radares para coibir o abuso de velocidade.
No trecho onde ocorreu o acidente existem placas indicando velocidade máxima de 60 km/h logo após o trevo de Tejupá e 40 km/h após o túnel da Codespaulo próximo a uma faixa de pedestres.
Além destas placas, há ainda outras avisando que o local é usado para travessia de pedestres. Apesar de toda essa sinalização, os moradores e proprietários de comércio que ficam à margem da Rodovia Tomaz Magalhães dizem que constantemente os motoristas abusam da velocidade no local.
Iluminação e lombadas como na chegada à cidade de Avaré também poderiam contornar o problema do acesso ao bairro que já fez pelo menos outras duas vítimas no passado.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...