quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Curtas

Luz da Lua
O vereador Valberto Zanata sugeriu esta semana ao prefeito Chico Pipoca que seja colocado mais dois refletores na Praça Ataliba Leonel. A medida serviria para melhorar a iluminação na praça em virtude da realização da feira da lua às quartas-feiras.
Mamografia
Para evitar que a Saúde de Piraju fique órfã depois da saída do vereador Clóvis Braz que se intitulava “o Pai da Saúde”, o vereador Marcão da Ambulância resolveu adotar a Saúde. Esta semana, o vereador pediu ao prefeito que sejam construídas, duas salas no anexo do prédio do Posto de Saúde Central, para exames de mamografia e ultra-som.
Insistindo
Em por falar em Braz, o vereador cassado recentemente, ainda tenta reverter sua situação em outras esferas judiciais. Depois de ter seu recurso negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o vereador tenta agora impetrar um agravo contra a decisão.
Asas abertas
Enquanto Braz se debate com a Justiça, o novo vereador empossado Ary Antônio Bernardino (Tambiú) já foi chegando e usando a tribuna para agradecer seu eleitorado e fazer um breve juramento.
Recesso
Os vereadores entrarão em recesso a partir da próxima terça-feira (15). De acordo informações, poderá haver sessão extrordinária com aquales já conhecidos projetos de última hora. Os "afogadinhos" como diriam alguns.
Perguntar não ofende
E os servidores públicos de Piraju, terão uma aumento real além da reposição costumeira, ou nem a reposição sairá este ano?
Fogo
Os funcionários do departamento da Educação de Piraju receberam esta semana orientações sobre combate a incêndios. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, cerca de noventa funcionários participaram de um treinamento de como apagar fogo. Será que esse treinamento se deu devido aos boatos de “focos de incêndio” naquela pasta?
Passeio
As alunas da Instituição Legião Feminina “Isabela do Val” fizeram nesta sexta-feira (11) um passeio ao Horto Florestal de Piraju a fim de comemorar o encerramento do curso: Estância Turística de Piraju, Turismo e Meio Ambiente, ministrado semanalmente na instituição. O objetivo do curso é transmitir às legionárias, a história de Piraju, atrativos, recepção turística, cultura, noções de turismo e preservação do meio ambiente.
Sem cachorro
Enquanto as legionárias recebem cursos para receberem informações sobre a história de Piraju, atrativos e recepção turística, o turismo por aqui estaria num mato sem cachorro. Pelo menos seria esta a opinião do presidente do conselho de Turismo local, que afirmou não haver turismo em Piraju, depois de não ter conseguido apoio para transformar em calçadão um trecho da Rua Carlos de Campos durante o período das vendas de Natal.
CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou a denúncia de supostas irregularidades no Centro de Formação Nadyr Aparecida Pansanato, chegou ao seu final. Por unanimidade, a denúncia foi arquivada porque os membros da CPI entenderam que, não foram constatadas irregularidades da contabilidade daquela entidade.
Direção
As investigações da CPI seguiram a risca o que pediu o requerimento do vereador Eduardo Pozza, ou seja, que fosse verificada a situação contábil do centro de formação.
Outros pontos
Apesar de nenhuma irregularidade ter sido encontrada nas investigações da CPI do Centro de Formação, o relator Luciano Louzada fez questão de apontar algumas questões que poderiam ser investigadas, mas não foram porque o requerimento que originou a CPI não as citou.
A fundo
O vereador relator apontou questões como, desvio de função, abuso de autoridade, apropriação indevida de documentos ou valores, contratação e demissão de funcionários do Centro de Formação, que poderiam ser investigadas pela CPI desde que fossem solicitadas no requerimento.
Porta aberta
De acordo com o teor do relatório, parece que ficaram dúvidas para trás e dependendo dos “ânimos” um novo, ou novos requerimentos poderão surgir futuramente.
Cerco
Informações dão conta de que os partidos coligados com o prefeito Chico Pipoca estariam cobrando mudanças em sua assessoria e diretoria. Vale lembrar que, ainda no começo do ano, o próprio prefeito anunciou que faria uma avaliação de seus diretores ao transcorrer de seis meses. Lá se foi quase um ano e nada. Neste caso, a cobrança parece estar justificada.
Malabaristas
Até agora não se tem qualquer informação sobre diretores que estariam na corda bamba. Sabe-se, porém que, os malabaristas que estariam se equilibrando em duas canoas, seriam os primeiros a serem substituídos.
Substituição
E por falar em substituição, informações extra-oficiais indicam que o prefeito estaria trocando seu porta-voz na Câmara. O novo eleito poderá ser o vereador Eduardo Pozza,que tomará o lugar do vereador Pedro Durival do Nascimento.
Dupla dinâmica
Os vereadores Rubens Alves de Lima e José Carlos Brandini estavam empolgados esta semana na ocasião da entrega das duas ambulâncias a população de Piraju. De acordo com os vereadores, os novos veículos que integram a frota municipal foram frutos de seus pedidos para os deputados Mozart Russomanno e Jorginho Maluly.
Ato falho
Em entrevista a rádio Piratininga de Piraju, Brandini afirmou que os deputados Russomanno e Jorginho Maluly pretendem enviar mais verbas para Piraju. De acordo com o vereador, estas duas ambulâncias “são apenas “iscas”. Vem muito mais por aí”.
Timburi
Conforme anunciado este ano, o município de Timburí também terá uma Escola Técnica do Centro Paula Souza. Apesar de haver quem não acreditasse que isso aconteceria já em 2010, neste sábado (12), o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, estará em Timburi a partir das 16hs na Câmara Municipal para assinatura do convênio do curso técnico agrícola voltado à Cafeicultura.
Chuvas
Os temporais que caíram nos últimos dias têm assustado a população que já temem a cheia do Rio Paranapanema, a exemplo do que aconteceu com o Rio Pardo, onde o grande volume das águas do rio, já encobriu chácaras e um clube.

Investigação

CPI conclui que não há irregularidades na contabilidade
do Centro de Formação Nadyr Pansanato

A conclusão final dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada para apurar as denúncias de supostas irregularidades no Centro de Formação Nadyr Aparecida Gonçalves Pansanato foi que a contabilidade da entidade encontra-se devidamente regular onde cada convênio teria uma conta corrente aberta, por onde a entidade recebe as verbas do Poder Executivo. Os membros da CPI apuraram ainda que, todos os pagamentos, nos períodos investigados, eram feitos através de cheques com cópias arquivadas, com notas fiscais, recibos e outros documentos aceitos pela Prefeitura.
A denúncia de irregularidades no centro de formação foram feitas pelo ex-assessor de transportes do Departamento da Saúde de Piraju Reinaldo Caramaschi que, usando a tribuna livre da Câmara no mês de maio, apontou problemas na contabilidade da entidade.
Na ocasião, Caramaschi declarou que o primeiro tesoureiro do Centro de Formação Nadyr Pansanato teria contratado uma empresa para prestar serviço de contabilidade, na qual figurava como um dos proprietários.
Usando as informações prestadas por Caramaschi, o vereador Eduardo Pozza apresentou um requerimento solicitando a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a denúncia.
O relatório da CPI apresentado em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (8) traz também o resultado das investigações sobre a relação profissional entre o Centro de Formação e a empresa que presta serviço de contabilidade Morini & Meira Ltda. As investigações apontaram que a empresa Morini & Meira Contabilidade, prestou serviço para o Centro de Formação Nadyr Aparecida Gonçalves Pansanato no período de janeiro a março de 2009, mas em analise das contas relativas aos convênios firmados entre o Centro de Formação e o município, o setor de contabilidade da prefeitura detectou irregularidade no pagamento dos valores pagos a empresa Morini & Meira Contabilidade, uma vez que Milton Mário Morini, um dos proprietários da empresa, fazia parte da diretoria do Centro de Formação, ocupando o cargo de Primeiro tesoureiro. Ao tomar conhecimento da irregularidade, o proprietário da empresa Milton Morini, após alguns questionamentos, devolveu os valores recebidos pela prestação dos serviços. Com a devolução desses valores, CPI entendeu que não houve prejuízos à prefeitura ou ao Centro de Formação, apesar de apontar “descuido” por parte da entidade assistencial em “não formalizar o contrato de prestação o qual não deveria ter ocorrido de formal verbal, mas sim formal”.
No entendimento dos membros da CPI, o requerimento do vereador Eduardo Pozza pede apenas a investigação de supostas irregularidades na contabilidade do centro de formação e isto não teria sido comprovado ao final das investigações. Diante das informações de que o Ministério Público já instaurou procedimento apurar o caso, todas as informações colhidas durante a CPI, serão enviadas para fazer parte do processo.
Empresa fantasma
Um dos pontos mais importantes analisados pelos membros da CPI foi a informação de que a empresa que prestou serviços ao Centro de Formação, a Morini & Meira Contabilidade Ltda seria uma empresa fantasma. Os vereadores se deslocaram até a cidade de Bernardino de Campos e constataram através do contrato de locação que a empresa com sede naquela cidade está situada no número 230 da Rua Francisco Fernandes Pinheiro, diferente das informações que chegaram a CPI de que o número do prédio onde funcionaria e empresa seria o de 218 da mesma rua. O equívoco ocorreu durante a abertura da empresa quando o escritório de contabilidade responsável pela documentação, teria trocado o número do imóvel onde funciona a empresa.
Com o arquivamento da denúncia, o empresário Milton Morini declarou a Folha que, apesar da denuncia ter trazido constrangimentos e até prejuízos profissionais, sempre esteve confiante de que tudo seria esclarecido de forma a elucidar toda a situação. Para Morini, a conclusão que chegaram os vereadores de Piraju, deverá ser a mesma em todas as esferas em que a denúncia foi feita porque sua empresa está totalmente legalizada.
Depoimentos
O relatório da conclusão dos trabalhos da CPI destacou os depoimentos de Reinaldo Caramaschi e Maria Tereza Aníbal, personagens principais envolvidos na denúncia, que poderiam dar mais informações para orientar sobre o que deveria ser investigado pela CPI. De acordo com os membros da comissão, em seu depoimento, Caramaschi apenas ratificou sua denúncia sem comprovar a irregularidade apontada, o mesmo acontecendo com Maria Tereza, que segundo o relatório, também não trouxe quaisquer provas cabais da existência de irregularidades na contabilidade do centro de formação.
Nas informações prestadas pela diretora da Ação Social Zoraide Berenguel e pela primeira dama Anália Rodrigues, os vereadores não encontraram contradições que pudessem apontar para qualquer indício irregularidades. Como justificativa para a contratação da empresa Morini & Meira Ltda, Anália Rodrigues afirmou que nenhum diretores do Centro de Formação Nadyr Pansanato, não sabiam do impedimento legal da contratação de membros da diretoria para prestarem serviços para a entidade.

Para relator da CPI, investigação do centro de formação
poderia ter sido mais ampla


Para o vereador Luciano Louzada, relator da CPI que investigou a denúncia de supostas irregularidades do Centro de Formação Nadyr Aparecida Gonçalves Pansanato, por força dos trâmites normais em que devem ocorrer os trabalhos da comissão parlamentar, algumas questões importantes deixaram de ser investigadas. Apesar da CPI ter afirmado que não encontrou irregularidades na contabilidade da entidade, o relatório traz algumas ressalvas, informando o motivo pelo qual, outras questões não foram verificadas. O relatório declara que, o pedido de arquivamento estaria fundamentado nos princípios que norteiam a Câmara Municipal de Piraju, pois se a denúncia fosse acolhida os vereadores estariam ferindo o princípio da legalidade, uma vez que o requerimento pedindo a formação da CPI tinha um único objetivo que era de apurar as irregularidades na contabilidade do centro de formação. Em síntese, a CPI só poderia investigar o que foi pedido especificamente no requerimento que foi a existência de supostas irregularidades na contabilidade do centro de formação. Caso desviasse desse objetivo, o trabalho da comissão poderia ser prejudicado.
Antes da conclusão final, o vereador Luciano Louzada, aponta algumas questões que poderiam ser investigadas, mas que não foram porque o requerimento que originou a Comissão Parlamentar de Inquérito não abordou.
“No referido requerimento não há pedido de investigação de eventuais pagamentos de empresas terceirizadas não contratadas, o que no entender desse relator deveria ser requerido. Investigação de eventuais prejuízos ao erário público, bem como responsabilidade de funcionários que integram o centro de formação, nem tampouco, de funcionários ligados diretamente a municipalidade. Não há pedido de apuração de responsabilidade no que tange a desvio de função, abuso de autoridade, ou até mesmo apropriação indevida de documentos ou valores, ou contratação e demissão de funcionários do centro de formação”, declara Luciano Louzada.
De acordo com os apontamentos de Luciano Louzada, a CPI concluiu as investigações pedidas no requerimento do vereador Eduardo Pozza, mas deixa aberta a possibilidade para novas investigações possam ser feitas futuramente.

Esporte


Poliana de Paula está entre os melhores atletas do Brasil

A canoísta pirajuense Poliana Aparecida de Paula teve seu nome incluído entre os atletas César Cielo, Diego Hypólito, Torben Grael, Poliana Okimoto, Natália Falavigna, Sarah Menezes que fazem parte da 11ª edição do Prêmio Brasil Olímpico. A notícia foi divulgada no dia 26 de novembro pelo Comitê Olímpico Brasileiro e transmitida via e-mail para Poliana. Nada mais justo do que receber a notícia diretamente do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira.
Nas mensagens recebidas, Argos Gonçalves Dias Rodrigues e André Luiz Behs, a parabenizavam Poliana pela importante conquista e colocavam a Confederação Brasileira de Canoagem a disposição de Poliana e sua família para o que precisarem tratando-se de assuntos de seu esporte predileto.
O prêmio Brasil Olímpico trata-se da mais alta condecoração do esporte nacional. Das quarenta e duas modalidades concorrentes são destacados os melhores atletas do ano em cada uma. Dentre eles, são destacados seis principais atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano (nomes no começo desta matéria). A votação é aberta e o público poderá escolher os melhores de 2009. Será feita através do site www.premiobrasilolimpico.com.br. Este ano os internautas poderão votar até momentos antes do anúncio. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 1999, a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico deste ano será realizada no dia 21 de dezembro em um dos mais importantes palcos do esporte nacional: o ginásio do Maracanãzinho.

Primeiros passos
Nascida no ano de 1989, Poliana iniciou seus treinamentos na Canoagem Slalom incentivada pelo irmão mais velho André, no ano de 2003. Já em 2006 obteve os principais títulos nacionais, de Campeã da Copa Brasil e dos Campeonatos Paulista e Brasileiro de Slalom. Quando tinha 15 anos, residiu por um pequeno período na cidade de Fóz do Iguaçú/PR para desenvolver seus treinamentos junto a Seleção Brasileira de Canoagem. Porém a tenra idade e a distância que vivia de seus pais a fizeram retornar para sua terra natal. Isso quase a fez desistir do esporte. Não fosse a diretriz traçada por seu técnico Claudiney de Almeida, o Dimi, certamente não teria chegado onde chegou.
Definitivamente instalada em Piraju, não parou mais de treinar. Sagrou-se Campeã Sul Americana no ano de 2007 e em 2008 obteve o índice olímpico remando em Charlotte nos Estados Unidos. Foi convocada para as Olimpíadas em Pequim e tornou-se a primeira atleta do sexo feminino a representar a Canoagem Slalom no principal evento esportivo Mundial.
No mesmo ano foi condecorada pelo COB com o título igual ao que recebe em 2009. E por falar em “bi”, neste ano, na Colômbia, tornou-se Bi-Campeã Sul-Americana trazendo para Piraju mais uma medalha de Ouro. Também em 2009 conquistou o título de Campeã do Campeonato Sul-Americano e da Copa Sul-Americana, além de Vice-Campeã do Campeonato Pan-Americano.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o prêmio do COB simboliza o esforço da atleta em representar o Brasil nas competições internacionais. “A canoagem ainda é um esporte pouco difundido no Brasil, contudo, nossos atletas estão conquistando resultados cada vez mais importantes, demonstrando que a canoagem pode dar muitas alegrias ao povo brasileiro”, ressaltou.
Há poucos dias Poliana encerrou mais uma temporada competindo juntamente com a equipe Pirajuense, em Salmourão/SP, onde sagrou-se Campeã Paulista 2009.
Ao concluir o ano, coroada de êxito em todas as competições que participou, Poliana de Paula tem metas muito bem definidas para 2010 e 2011. “Nada até aqui foi conseguido sem esforço”, segundo ela. “A dedicação e incentivo que recebo dos meus pais fez o que sou hoje”, declarou.
Piraju muito se orgulha de ter uma filha ilustre que mora na cidade e que desperta em nossos jovens a vontade de alçar vôos cada vez mais altos em busca do tão sonhado mérito olímpico.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...