sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

IBGE 2020 é chance para dar número real à população de PirajuCenso

Censo 2020: Você precisa participar


O Censo 2020 com inicio previsto para agosto traz a expectativa de que o número de habitantes registrado na pesquisa dos recenseadores fique, pelo menos, mais próximo dos números dos usuários registrados nas nove unidades de PSF do município, Cadastros da Sabesp, CPFL e Justiça Eleitoral.
Em 2018, uma pesquisa realizada pela Câmara e Prefeitura, revelou que, o número de pessoas cadastradas nas empresas e órgãos acima citados, era bem diferente do que o que foi apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2010. Com base nisso, o prefeito José Maria Costa, bem que tentou corrigir esse equívoco e encaminhou ofício ao IBGE solicitando a revisão da pesquisa, mas isso pouco adiantou.

De acordo com os números de IBGE, o crescimento populacional de Piraju tem sido modesto nos últimos. A estimativa do número de habitantes feitos pelo Instituto para 2017 foi de 29.790 pessoas. Para 2018 foi de 29.741, ou seja, um crescimento de apenas 49 pessoas de um ano para outro. Já para 2019, o IBGE aponta que Piraju tem 29.806 habitantes, apenas 65 a mais que 2018. O problema é que, em 2017 a SABESP apontou que atendia a aproximadamente 30.393 clientes em Piraju.
Esse número foram encontrados através do registro de 10.131 ligações de água da empresa de saneamento que trabalha com a densidade de 3 pessoas por domicílio. No caso da CPFL a diferença era semelhante. A empresa tinha cadastrados 11.367 ligações com estimativa de atendimento de 34.101 habitantes no município.
Se levar em conta os eleitores de Piraju a situação foi ainda mais complicada. Piraju tinha 23.422 eleitores que deviam ter no mínimo 16 anos. A Prefeitura identificou no cadastro das redes municipal e estadual de ensino, 7.113 alunos com idade inferior e que não são eleitores. O resultado foi 30.535 habitantes no município de Piraju. Isso dá o que pensar.
A estimativa populacional feita pelo IBGE tem um peso importante na economia do município. É com base nessa estimativa repassada para o Tribunal de Contas da União (TCU) que será definida quanto caberá a cada município a fatia do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Se o número estiver muito distante da realidade, a verba enviada não será suficiente para atender a população de forma satisfatória.

Ao ser questionado sobre a discrepância das pesquisas com números reais, o IBGE se defende dizendo que a pesquisa é rigorosa e tem credibilidade. Entretanto, na pesquisa de 2010, todas as pessoas de uma determinada quadra do centro da cidade de Piraju, informou que não foram ouvidas no Censo realizado naquele ano.
No Censo de 2020, o IBGE afirma que visitará cerca de 70 milhões de domicílios brasileiros espalhados pelos mais de 8,5 milhões de km² do nosso vasto território, para conhecer a situação de vida da população em cada um dos 5.568 municípios. Para nós o que interessa é ter a certeza de que essa pesquisa alcance a todos os munícipes de Piraju e que, o resultado final, seja o número exato da população local para que possamos ter verbas para os investimentos necessários.
Durante os próximos dias deve começar as informações a população sobre todas as etapas da pesquisa que será feita pelo IBGE. Tão importante quanto a divulgação dessas etapas é participação da população que deve receber o recenseador e responder o questionário sem qualquer receio. Mais importante ainda é ficar atento e reclamar caso saiba que os recenseadores passaram pela sua rua e não te abordaram.
Encarar a pesquisa do Censo 2020 como um ato de cidadania é garantir para o município a atenção devida através de repasses Federais e Estaduais para termos em benefícios o valor dos impostos que pagamos na declaração de renda e nos produtos que adquirimos.


Atleta da Escola de Canoagem de Piraju é convocado para seleção brasileira

Leonardo Mattos aos 16 anos é convocado para seleção


 O atleta da Escola de Canoagem de Piraju, Leonardo Rocha Ferreira Mattos, de apenas 16 anos, foi convocado para compor a equipe permanente de Caiaque Masculino de Canoagem Velocidade de 2020, da Confederação Brasileira da modalidade.
A convocação do atleta da escola mantida pela Prefeitura de Piraju foi anunciada na segunda-feira (13) na circular de número 002/20020 da Confederação Brasileira de Canoagem que, além de Leonardo Mattos da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN), traz outros três nomes de equipes diferentes que também irão compor a seleção de canoagem.

Leonardo e os outros três atletas deverão se presentar no dia 3 de fevereiro em Atibaia – SP, cidade onde ocorrerão os treinos da seleção de canoagem. As despesas da viagem até o local de treinamentos deverão ser providenciadas pelos próprios  atletas convocados.
Antes, porém, devem efetivar a convocação enviando um mail para o supervisor da modalidade de Canoagem Velocidade, Alvaro Koslowski confirmando sua participação na ENP de Canoagem Velocidade até o dia 25 de janeiro.
A CBCa, disponibilizará para os atletas convocados a estrutura para os treinamentos, alimentação e hospedagem, além do repasse mensal de uma bolsa auxílio, para pagamento de despesas pessoais e contratação de um plano de saúde por parte do atleta.

A convocação foi realizada levando em consideração os critérios estabelecidos no plano de trabalho 2020 que leva em conta a regularidade do cadastro do atleta com CBCa, não estar suspenso ou excluso por dopagem, comportamento indisciplinar, participar dos Controles e Seletivas Nacionais sempre que for convocado, possuir documentos para representação internacional e ter competidos em provas de ato rendimento.
Para os instrutores da Escola de Canoagem de Piraju, esses requisitos são facilmente preenchidos por Leonardo Mattos devido sua dedicação aos treinos, disciplina e respeito para com os responsáveis por seu acompanhamento como Romerson Mattos, Odilon Araújo, Jorge Bezerra, entre outros profissionais e também pelo companheirismo demostrado para com os demais alunos de canoagem que junto com ele buscam trilhar o caminho de Pedro Henrique, Charles Corrêa e Anderson Oliveira.
Os resultados conquistados nas provas que disputou não deixam dúvidas de que Leonardo fez jus à convocação para integrar a Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade. Na temporada do ano de 2018, seu primeiro ano na categoria cadete, foi Campeão Brasileiro K1 1000 metros, 3º lugar no K1 500 metros e K1 200 metros.

No mesmo ano competiu no Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade na Argentina conquistando o 3° lugar no K1 1000 metros categoria cadete. Já na temporada 2019 no Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade em Brasília, destacou-se com o  Bicampeonato no K1 1000 metros da categoria cadete e Campeão no K1 500 metros e no K1 200 metros.

Bolsonaro defende liberação da "Pilula do Câncer" e Madalena segue na luta pelos testes


Em entrevista na manhã de quarta-feira (15), em Brasília, o presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a defender a liberação da “pílula do câncer”. “Tem certas coisas que não dá para esperar. A Anvisa não pode protelar por muito tempo a liberação de pautas [liberação da pílula do câncer] que interessam à sociedade,” afirmou o presidente, referindo-se à recomendação da agência pelo veto da pílula do câncer.

Quando deputado, Bolsonaro aprovou a liberação do medicamento para tratamento de pacientes terminais, mas o Supremo barrou a decisão por julgar não haver eficácia comprovada.

O deputado Ricardo Madalena é pioneiro no Brasil na luta pelos testes com a substância da fosfoetanolamina sintética, ou como é popularmente conhecida, a “pílula do câncer”.

“O presidente Jair Bolsonaro é um grande defensor da pílula [do câncer]. Nossa luta é para que testes sejam realizados com a fosfoetanolamina. Ter o presidente da República nesta luta é uma grande oportunidade de adiantarmos o processo [da realização de testes]”, disse Madalena.

Em 2019, Ricardo Madalena encaminhou ofício solicitando audiência com o presidente Bolsonaro e teve um encontro com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, para tratar do orçamento futuro sobre a segunda fase dos testes com a “Pílula do Câncer”.

CPI

Madalena foi o relator da CPI da Fosfo, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foram ouvidas 32 pessoas entre médicos, pesquisadores e auditores que acompanharam os testes realizados no ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), em seções semanais entre outubro de 2017 a abril de 2018. O relatório apresentou uma série de irregularidades dos agentes públicos do ICESP, que acabou por impedir a verificação científica da viabilidade da substância como alternativa ao tratamento oncológico.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...