quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Madalena faz carreata em Piraju



Ricardo Madalena candidato a deputado estadual participou na tarde de quarta-feira (3) de uma carreata em Piraju.
A carreta, organizada pela assessoria do candidato e lideranças do PR de Piraju, faz parte da agenda de Madalena na divulgação de sua campanha em Piraju e região.
Em todo o trajeto, um carro equipado com sistema sonoro convidava as pessoas para conhecer o deputado que trabalha pela reeleição. O locutor apresentava Madalena como o deputado que luta pela liberação da fosfoetanolamina e que foi um dos maiores responsáveis para que as obras de melhorias na rodovia Raposo Tavares fossem iniciadas.
Madalena é o presidente da Frente Parlamentar que luta não só por melhorias, mas na duplicação de toda extensão da SP 270. Nas obras que já foram iniciadas, a duplicação acontece no trecho entre Ipaussu e Ourinhos.

Em seu trabalho como deputado, Madalena iniciou uma movimentação parlamentar para liberação da fosfoetanolamina para paciente com câncer participando ativamente da CPI da “Fosfo” que investigou as falhas apontadas nos teste para liberação da substância para a população.
No mote de campanha de Madalena estão também as verbas liberadas para Piraju e a ajuda e assessoria que o deputado tem dado ao prefeito José Maria Costa em suas demandas na Casa Civil e nas Secretarias de Estado
  

Entenda o caso Jaú Construtora e Incorporadora versus Prefeitura de Piraju

Jabuticabeiras na margem direita do rio Paranapanema
ao lado da Avenida Dr. Simão. Foto Zeca Garcia

A briga entre a Jaú e a Prefeitura teve início em 1996 quando a empresa manifestou interesse em construir um condomínio residencial na área conhecida como “Jabuticabeiras” recém-adquirida de proprietários de Piraju.
Para impedir o empreendimento imobiliário no local e, em tese, para largamento da Avenida Dr. Simão e reurbanização da margem direita da orla do rio Paranapanema. À época, havia uma luta para preservar a área em favor do paisagismo do local e o caráter ambiental da propriedade que está ligada com um trecho de mata nativa. Em face disso, o prefeito Maurício Pinterich, em 1996 decretou a área como de interesse público e, em abril de 1999, desapropriou o imóvel através de projeto de lei enviado e aprovado pela Câmara de Piraju.
Sentindo-se prejudicada em seu direito de propriedade, a direção da Jaú Construtora iniciou naquele ano, um processo contra Prefeitura reclamando seu direito de utilizar a área para um empreendimento imobiliário bem como os prejuízos que teria sofrido pelo impedimento causado pelo Poder Público não poder ter levado adiante seu projeto.
O processo tramitou até 2011 quando a Justiça deu ganho de causa para Construtora. Diante disso, a Prefeitura entrou com um processo cobrando Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) da Jaú, proprietária da área que fica na orla da represa do rio Paranapanema. Em 2015 o processo findou com ganho de causa para a empresa e, além de ficar sem a área e os valores do IPTU, a Prefeitura terá de pagar a indenização e as custa processuais, assim decidiu o desembargador Rezende Silveira, relator do processo.
“Pelo exposto, meu voto nega provimento ao recurso da Fazenda Municipal e dá provimento ao recurso da autora para declarar a inexigibilidade do pagamento do IPTU incidente sobre os imóveis melhor descritos nas matrículas nºs 9.912 e 9.913 a partir da data do tombamento (04/11/1996), com a condenação à restituição do indébito a partir de então, mas limitado ao lapso prescricional quinquenal contado retroativamente da data da propositura da ação (24.05.2013), além da condenação da Fazenda Pública ao pagamento das custas e despesas processuais adiantadas pela vencedora, mantido no mais o dispositivo da sentença”, escreveu o relator. Agora, a Prefeitura tenta parcelar a dívida para reduzir o impacto no orçamento de 2019.

Administração José Maria supera expectativas pessimistas



Zé Maria em Brasília com o ministro Kassab
em outubro de 2016 antes
de assumir a Prefeitura 
A notícia de que a Prefeitura terá que pagar uma dívida de mais de R$ 2 milhões em 2019 à título de indenização foi um balde de água fria na administração que intencionava realizar investimentos em alguns setores do município. Apesar do susto que a notícia causou no primeiro momento, o prefeito José Maria Costa encarou a situação como mais uma das muitas que já enfrentou com resultados satisfatórios.
Com pouco mais de um ano e meio (20 meses) de seu mandato conquistado com 34% dos votos válidos nas eleições de 2016, o prefeito José Maria Costa conseguiu superar as mais pessimistas expectativas de seus opositores que acreditavam que sua ausência de 20 anos da vida pública, Lei de Responsabilidade Fiscal e as dificuldades financeiras dos municípios, selariam seu fracasso como gestor.
Muitos apostavam que José Maria Costa não conseguiria formar uma equipe de governo coesa, não teria apoio da maioria dos vereadores e, ainda no fim do primeiro ano de seu mandato, não conseguiria manter o pagamento do salário dos servidores até o fim do mês e fornecedores.
Felizmente para o município e para José Maria, essas previsões, pelo menos, até agora, estão longe de se concretizar e não por acaso. Desde o resultado das urnas  o prefeito eleito começou a se preparar para assumir. Visitou deputados estaduais e federais, secretarias e ministérios fazendo contatos políticos.
Montou sua equipe de diretores e assessores utilizando servidores de carreira se tornando o prefeito que mais valorizou o funcionalismo público colocando-os em cargos de direção aproveitando o conhecimento prático que possuem na área onde autuam. Os membros que já deixaram a equipe foram os contratados de fora do quadro da Prefeitura.
O relacionamento com a Câmara iniciou de forma tranquila, depois teve momentos de turbulência, mas, em seguida o prefeito, habilmente, conseguiu “acertar os ponteiros” com os vereadores e, hoje, ao contrário do que se esperava, pode se dizer que José Maria, apesar de turbulências momentâneas, tem relativo apoio dos vereadores na administração do município.
Apesar da torcida contra, o salário dos servidores públicos, a reposição foi concedida no final do ano passado e o pagamento é feito até o dia 30 de cada mês. Quanto às dívidas, a administração teve tarefa dupla. Pagar as contas que herdou e manter o pagamento de fornecedores para manter os departamentos funcionando.
Recentes conquistas:Dois micros para  a Saúde
Além de disso, a administração José Maria conseguiu renovar quase toda a frota da Saúde, conquistando veículos junto a deputados, construiu um canil, asfaltou as ruas esburacadas da cidade que ficaram desde a administração passada, ofertou cursos profissionalizantes em várias áreas e conseguiu incluir Piraju no roteiro de várias autoridades do Estado e da União e conquistou um montante considerável de emendas parlamentares.
O resultado da gestão aliando capacidade técnica e prática da equipe pode ser reconhecido pelos certificados conquistados  pelo Departamento de Educação, Vigilância Sanitária e Saúde , o que vai aumentar o repasse para o setor. O esporte ganhou novo fôlego com a atenção dada a todas as modalidades, inclusive a algumas antes esquecidas.
No cômputo geral, ainda não pode dizer a atual administração é a melhor administração eu Piraju teve, até porque, falta muita coisa a ser feita e o período de quatro anos ainda não terminou. Entretanto, o fato é que, gestão de José Maria está muito longe de ser o que os pessimistas esperavam que fosse.

Processo

   
No processo, iniciado em 1999, a Jaú Construtora, reclamou do tombamento da área conhecida como Parque das Jabuticabeiras, que fica na margem esquerda da Avenida  Dr. Simão, onde a empresa intencionava construir um condomínio residencial.
O processo tramitou até 2011 quando a Justiça deu ganho de causa a Construtora. Diante disso, a Prefeitura entrou com um processo cobrando Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) da Jaú, proprietária da área que fica na orla da represa do rio Paranapanema. Em 2015 o processo findou com ganho de causa para a empresa.


quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Mais de R$ 2 milhões devem sair dos cofres da Prefeitura em 2019


No ano de 2019, a prefeitura de Piraju terá que dispor de R$ 2,3 milhões de verba do tesouro, ou seja, verba própria, para pagamento de indenização a empresa Jaú Construtora e Incorporadora em face do processo tramitado e julgado contra a Prefeitura de Piraju.
A verba que poderia ser usada para realização de obras de infraestrutura, serviços e pagamento de pessoal, será usada para pagar indenização de lucros cessantes, perdas e danos, além de sucumbência num processo que durou quase 20 anos envolvendo a Prefeitura e a Jaú Construtora e Incorporadora findando em 2015.
A notícia de mais essa dívida da Prefeitura, que deverá ser paga em 2019, foi apresentada na audiência pública para discutir o orçamento do município daquele ano, realizada na segunda-feira (24) no gabinete do prefeito.

Mesmo com a iminência da evasão deste montante, o prefeito José Maria Costa informou que não vai mexer nas verbas que a Prefeitura destina anualmente para o terceiro setor, ou seja, entidades assistências como APAE, OS, Asilo, Rede Combate ao Câncer e outras. Prova disso é a correção da inflação que o prefeito deu no repasse que é feito todo ano para as entidades de Piraju.  Para equilibrar o orçamento, José Maria Costa disse que vai reduzir investimentos menos urgentes nos demais departamentos da Prefeitura.
“Não vamos mexer no terceiros setor, inclusive demos um aumentos referente a correção e vamos manter o que já vínhamos fazendo. Não posso tirar verba da APAE e Guarda Mirim, Asilo e Hospital, por exemplo. Não tem como”, enfatizou José Maria Costa que avisou que a vai tentar parcelar a dívida.  “Vamos tentar parcelar porque dinheiro para pagar parcelado já não tem. Mas vamos dar um jeito e sair dessa situação. O povo pode ficar tranquilo”.


terça-feira, 2 de outubro de 2018

Piraju Tur: A empresa que cresceu com Piraju

Desde quando foi inaugurada em 2001, a Piraju Tur, que atua no serviço de turismo e fretamento de ônibus se tornou, reconhecidamente, numa das empresas mais tradicionais e recomendadas da região, pela responsabilidade, seriedade e comprometimento com que atende seus clientes.
Além da excelência em qualidade de seus serviços, outro fator tornou a Piraju Tur na empresa mais comprometida com a divulgação do turismo local. Trafegando por todas as estradas do Brasil, com o logo do peixe amarelo e o nome da cidade estampado na pintura, os ônibus da Piraju Tur são uma poderosa ferramenta de marketing do município.
 Com a responsabilidade de levar o nome da Estância Turística de Piraju onde quer que vá, a direção da Piraju Tur, tem direcionado seus investimentos na aquisição de ônibus modernos, serviço de higienização e contratação de profissionais qualificados que zelam pelo bom nome da empresa e do município que representa.
Apesar da preocupação com a marca da empresa e o nome de seu município sede, o compromisso da Piraju Tur se dá principalmente em homenagem a memória de Antônio Carlos Rodrigues, fundador da empresa e que iniciou seu empreendimento  em favor das pessoas que precisavam se locomover dentro de Piraju criando a empresa de transporte coletivo que foi concessionária em Piraju por mais de 40 anos.
Esta é causa principal de a Piraju Tur, levar a sério a manutenção da alta qualidade dos serviços que realizam e dos equipamentos que oferecem para seus clientes. 

Breve história da realização de um sonho

No ano de 1974, após conhecer e se apaixonar por uma pequena cidade às margens do rio Paranapanema,  o empresário e empreendedor Antônio Carlos Rodrigues, mudou-se para Piraju trazendo sua esposa Maria do Socorro Rodrigues (in memorian), seu filho recém-nascido Alexandre, e seu pai Sr. Antônio Rodrigues (in memorian), com o sonho de colaborar para o crescimento do município.
Trabalhando em seu primeiro empreendimento, o Restaurante Tiepãn, atual Restaurante Pirabar, o empresário começou a notar a necessidade do transporte dentro do município que crescia rapidamente.
Com o apoio do prefeito  José Ribeiro, o jovem empresário instalou sua empresa de transporte, inicialmente na Rua Esaldivar Serra Braga, e com apenas um veículo iniciou a operação realizando o trajeto do bairro da Estação até a Vila Cantizani.
A empresa cresceu e, Antônio Carlos, mudou-se para a Rua Antônio Cesário Garcia, na Vila Tibiriçá e continuou se adequando às necessidades da população criando a Linha do Teto.
Primeira logomarca
A logomarca que identifica a empresa e o município de Piraju nasceu bem diferente do é hoje e foi criada pela esposa de Antônio Carlos Rodrigues a sra Maria do Socorro Rodrigues recebendo o nome de “peixinha da circular”.
Em 1982, Maria do Socorro Rodrigues, a maior incentivadora e apoiadora da empresa de transporte e peça chave para o sucesso do empreendimento, faleceu, aos 33 anos deixando à frente da empresa apenas Antônio Carlos, seu pai Antônio Rodrigues, e seu filho Alexandre, que à época, estava com apenas 8 anos.
Alguns anos depois, Antônio Carlos, já conhecido como “Carlão do Circular”, conheceu a jovem Maria José, que logo começou a contribuir com o crescimento e desenvolvimento da empresa.
Com o peixe amarelo estampado na carroceria,
carros da Piraju Tur são uma poderosa ferramenta
de divulgação da Estância Turística
Em 1994, após anos de trabalho, com muito esforço e determinação, misturado com a dor da perda de seu Antônio Rodrigues, pai de Carlão, obtiveram mais uma grande conquista, para a Empresa e também para a circular de Piraju, a nova sede, localizada na Várzea, com uma infraestrutura muito maior, e mais completa, para melhor atender o transporte da cidade de Piraju.
Com a ajuda de sua esposa e seu primogênito Alexandre, Carlão inaugurou a Piraju Tur em 2002, empresa voltada para fretamento e divulgação da belíssima cidade de Piraju.
No ano de 2006, com a morte de Antônio Carlos Rodrigues, o Carlão, e esposa Maria José assumiu sozinha a direção da empresa, onde permaneceu por mais de 10 anos com muita garra e determinação. Nesta época, o herdeiro mais velho Alexandre residia em Natal/RN.
 Depois de um período de estudo e experiências profissionais, o filho Alexandre, agora formado em Administração, pós-graduado em Comércio Exterior pela FAAP, e, estudante de Direito, retornou ao município para assumir a frente da Empresa.
Desde 2017, a empresa fundada por Carlão não é mais a responsável pela concessão do transporte público em Piraju. Mesmo com todas as dificuldades e contratempos enfrentados no decorrer dos anos, a empresa sempre buscou entregar um serviço da maior qualidade possível, cumprindo com exatidão todos os quesitos contratuais acordados com o município.
Hoje, a determinação dos diretores da Piraju continua a mesma no atendimento e cumprimento dos contratos com clientes que buscam a empresa para viajar contado com a responsabilidade, segurança e compromisso com a cidade que sempre caracterizou as atividades da empresa iniciada para crescer com Piraju.
A Piraju Tur é uma empresa que cresceu com Piraju e continua 
crescendo. Iniciada em 2006, já conquistou o status de empresa tradicional em transporte rodoviário de turismo na região. Hoje, a Piraju Tur continua investindo  na manutenção e higienização nos carros, além da contratação de pessoal qualificado para atender ao público mais exigente.
Os veículos, com o logo de peixe amarelo, símbolo da Estância 
Turística de Piraju, levam a responsabilidade de divulgar o turismo do município, onde a empresa foi criada.


Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

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