sexta-feira, 4 de maio de 2018

Suspeitas, discursos e áudio esquentam clima político e esfria harmonia na Câmara

Vereadores com o vice-prefeito Fabiano e prefeito José Maria no início de seus mandatos. Harmonia comprometida.

O uso da tribuna pelos vereadores na sessão ordinária desta semana, mostrou sintomas de que a união dos vereadores pode estar comprometida e que o discurso uníssono do início dessa Legislatura de sintonia entre os vereadores e o prefeito, já não ecoa entre os pares.
No início, o comportamento dos vereadores era consoante com o discurso, mas a situação foi mudando a medida em que cada vereador analisava e verificava que não estava havendo reciprocidade na relação entre o Executivo e o Legislativo.

Prestígio do prefeito
Com o passar do tempo, alguns parlamentares foram se definindo pela situação ou oposição, através da linha de trabalho ou da postura que adotaram em relação ao Executivo. Muitos vereadores dizem não gostar dos rótulos “situação” e “oposição”, entretanto, a classificação é inevitável na política uma vez que há partidos, ideologias e, por que não, até interesses envolvidos, como por exemplo, desejo de reeleição, o que muitos, também negam.
Hoje, na Câmara, não pode afirmar categoricamente que a oposição é maior que a situação, até porque, tem vereadores que fazem questão de deixar a dúvida de lado estão e até trabalham para aumentar a cortina de fumaça. Pode-se garantir, entretanto, que o prestígio político do prefeito entre os vereadores anda na corda bamba.

CP: início do atrito
Desde o fim de 2017, esse posicionamento de alguns vereadores começou a mexer com a, suposta harmonia, que existia na Câmara. A instauração da Comissão Processante(CP), pedindo a cassação do prefeito José Maria Costa, fez com que as especulações de quem era da situação ou oposição, aumentasse. A expectativa do placar da votação na sessão em que o relatório da CP seria apresentado aos vereadores era de 7 votos pelo arquivamento contra 4 pela cassação. Através de uma reclamação de que a CP negou direito de defesa ao prefeito e teria perdido prazo para realizar o trabalho de investigação, a Justiça suspendeu os trabalhos da Comissão e, até agora, ninguém soube o resultado e, se determinar a CP como nula, ninguém ficará sabendo.

Suspeitas
Foi justamente por causa da CP que a animosidade entre os vereadores aumentou ainda mais. Tudo começou com o vereador Aparecido Donizetti Cassanho que foi apontado como tendo sido cooptado pela situação através de, supostos favorecimentos, a ele e a seu pai, enquanto participava da Comissão Processante. Desde então, vive uma situação incomoda na Câmara duvidando a lealdade de seus amigos e tendo sua lealdade também questionada.
Áudio
Depois circulou nas redes sociais uma mensagem de áudio em que o vereador Valberto Zanatta declara para um interlocutor identificado simplesmente pelo primeiro nome, Luciano, que seu colega Genival Borges (Gina) iria votar pelo arquivamento da CP. Gina foi cobrado por ter seu voto declarado antes da votação e sem, a menos, ter lido o relatório. Gina não gostou da atitude do colega, mas evitou polemizar.
Oishi. Sabor de fim de semana


Analisar antes de votar
Na sessão posterior a suspensão da sessão extraordinária da leitura do relatório da CP, o vereador Antônio Carlos, usando a tribuna lamentou a paralização da CP, criticou a postura de alguns colegas e pediu que os eleitores sejam mais criteriosos ao escolher os candidatos, principalmente em relação aos que já participaram de alguma legislatura, incluindo ele próprio. A mensagem parece que tinha destinatário certo.
“Então não se deixe levar por falsas promessas de época de campanha, um ou outro presentinho.  Depois são quatro anos tendo que suportar aqueles que te deram os presentinhos que recebeu, os sorrisos e os tapinhas nas costas. Não estou dizendo que votem em mim, mas em pessoas que merecem ser votadas e reeleitas. Vamos pensar nas eleições senão vocês terão que nos suportar, inclusive eu. Façam a escolha certa se o Dr. Antônio não foi bom, não atendeu as expectativas, não produziu nada, não arrumou recursos para o Município, ficou suspeito em mau comportamento em todos os sentidos financeiro, político, relacionado a vantagens indevidas me julguem mesmo. Esse critério deve ser aplicado a todos os que estão aqui e a todos que estão no Executivo”, recomendou o Antônio Carlos Corrêa.

Reflexão antes de falar
Na sessão ordinária realizada na quarta-feira (2), por causa do feriado, Genival Borges decidiu falar sobre o áudio que circulou na internet e da atitude de seu colega Valberto Zanatta, que mencionou seu nome e declarou sobre qual seria seu voto no relatório da CP. Gina disse ter sido pego de surpresa quando viu seu nome circulando nas redes sociais em relação a sua posição na CP. Sem mencionar nomes, até porque era desnecessário, pediu a seus colegas reflexão para evitar manchar a Câmara.
“Confesso que fiquei muito triste com toda essa situação e queria deixar bem claro que minha posição de avalição em relação a essa CP só seria revelada depois que a Comissão fizesse o relatório dela respeitando os nobres vereadores que fizeram parte dessa comissão e nunca declarei meu voto nem para minha esposa ou o para o meu filho.  Graças as Deus eu tenho princípios, fé em Deus e respeito todos os vereadores desta casa. Então que pensemos bem antes de comentar alguma coisa ou citar nomes ou tomar alguma atitude que venha manchar o trabalho e a confiança dessa casa de Leis”, frisou o Gina Borges que durante toda a semana teve que lidar com o constrangimento causado pelo teor do áudio que citava seu nome.



Sem desculpas
Em seguida, na mesma sessão, Valberto Zanatta ocupou a tribuna e todos esperavam um pedido de desculpas ao colega o que não aconteceu. Ao contrário do que todos esperavam, Valberto usou boa parte de seu tempo para ler uma mensagem que foi interpretada como uma resposta ao discurso do vereador Antônio Carlos Corrêa.
Depois de falar dos eventos realizados na cidade no feriado prolongado do Dia do Trabalho, Valberto leu uma mensagem que postou em seu perfil na rede social. No texto, Valberto inicia falando de seu ingresso na vida pública, de seu perfil político, trabalho de equipe e oposição.
“Desde que comecei minhas atividades públicas há mais de 20 anos, tenho por convicção que o político tem como missão prezar pelo bem do município e de seus moradores. Podem existir muitas maneiras de atingirmos o tão falado “bem comum”. A que eu escolhi não me permite maldizer um colega, ser um constante crítico oposicionista, ridicularizar outro ser humano e bradar na mídia contra homens e mulheres como se os mesmos fossem sempre mal-intencionados e inconsequentes.
Considero que o trabalho em equipe é a base para o desenvolvimento de nossa cidade, que começa nas pequenas ações do dia a dia. Por isso, desde que reiniciei meus trabalhos como vereador em 2017, decidi contribuir para com o Executivo em suas ações que considerava positivas para nós pirajuenses. Não foi uma escolha fácil, mas a melhor para nossa cidade, com certeza!

Ser oposicionista ferrenho o tempo todo é simples! Mas, “quem nunca errou que atire a primeira pedra”! Todos somos humanos e podemos cometer deslizes, mas a ânsia por fazer o bem deve ser valorizada e sobrepor nossos erros, se estes não prejudicarem diretamente de forma grave os munícipes. Que possamos dar também atenção aos bons feitos de cada um dos que ocupam cargos públicos nesta cidade e não somente desejar a crucificação dos mesmos por possíveis faltas cometidas. Às vezes, um cartão amarelo já é suficiente para apontar uma irregularidade que tenha ocorrido.
Desde minha campanha eleitoral, digo que “Juntos Somos Mais” e quero assumir com vocês novamente o compromisso de trabalharmos unidos”, diz a mensagem de Zanatta.

Clima frio

O que se pôde notar pela reação dos vereadores após a sessão foi que, a ausência de qualquer menção de um pedido de desculpas na mensagem de Valberto, deixou o clima político na Câmara ainda mais pesado e pode ser um indício de que a harmonia na Câmara foi colocada em xeque pelo desgaste comum das discussões políticas que alí acontecem e comportamento dos pares. É claro que isso não que dizer que os vereadores se tornaram inimigo, mas que o antagonismo alí já está muito mais que evidente.

E a situação pode piorar ainda mais. Mais uma CP tramita Câmara pedindo a cassação do prefeito José Maria e será preciso harmonia entre os pares para que a discussão seja feita a fim de refletir a vontade do povo como diz o Regimento Internos da Câmara. Os vereadores têm capacidade de sobra para administrar seus conflitos. Basta apenas, que não haja interferência externa.  


quinta-feira, 3 de maio de 2018

Prefeitura informa que ainda não há previsão de realização de concurso

Equipe da Prefeitura prepara realização do concurso.

No início da tarde de quinta-feira (3), a Prefeitura informou através de novo canal de informações no WhatsApp que ainda não há previsão da realização concurso pela Prefeitura.
Segundo as recentes informações, hoje pela manhã, Sérgio Guerra, diretor de Assuntos Institucionais, Paulo Sara, diretor Administrativo, João Cesar de Souza Andrade, procurador Jurídico e Danielle Novaga do Setor de Licitações se reuniram para definir detalhes como, por exemplo, a contratação da empresa que vai realizar o concurso.
Em levantamento feito pelo Setor de Licitações, algumas propostas já foram enviadas por alguns institutos e empresas que atuam no ramo. Para contratar as empresas a Prefeitura precisaria fazer uma licitação. Já com os institutos a licitação seria dispensável e os prazos seriam menores, além de outras questões importantes para a administração pública, conforme explica o diretor Administrativo Paulo Sara.
“A Prefeitura optou por contratar um instituto pelo fato de serem instituições sem fins lucrativos, o que não exigiria licitação, mas ainda não foi defino qual será. Existem várias propostas nesse sentido que estão sendo analisadas pelo Setor de Licitações. A opção pelo instituto se deu por dois motivos principais que são a agilidade e credibilidade”, disse Sara que destacou os dois pontos. “A realização do concurso é mais ágil porque, para contratar uma empresa seria necessária licitação leva o prazo de 60 dias. A credibilidade do concurso é conferida pelo fato de um instituto ter mais know how em concursos”, frisou o diretor administrativo.

Todo esse processo que antecede o concurso já está sendo providenciado. O setor de Licitação já está agilizando a análise das propostas que, depois, serão encaminhadas para o Controle Interno e Departamento Jurídico para parecer. Na sequência o processo vai para a administração para contratação do instituto. Em seguida será feita a elaboração do edital e cronograma do concurso como data inscrição, definição de taxa de inscrição.
Paulo Sara destacou que o processo está sendo feito com cuidado para evitar que no futuro possa haver questionamento do processo o que poderia prejudicar a Prefeitura e os classificados. “Preferimos fazer tudo com tranquilidade, porém, com organização para evitar problemas futuros. É por isso que ainda não há previsão exata de quando o concurso irá ocorrer”.  

O concurso que está sendo preparado pela Prefeitura de Piraju é destinado a preencher 65 vagas no quadro de funcionários da Prefeitura. A maioria das vagas são para operário (22 vagas) e gari (12 vagas) setor da administração pública com maior déficit de mão-de-obra o que tem atrapalhado a eficiência de alguns serviços públicos. Os salários variam de R$ 970,00 a R$ 2.013,00.


População estranhou a falta de agente da zona azul em ponto facultativo


Na segunda-feira (30), véspera do feriado do “Dia do Trabalhador”, os motoristas que foram ao comércio de Piraju e, procuraram os agentes de trânsito para comprar o cartão da Zona Azul, estranharam não encontrar nenhum de imediato. À princípio acharam que havia poucos agentes e que estes estariam muito ocupados atendendo ao grande número de pessoas que visitaram Piraju neste feriadão. Estacionaram seus carros, compraram, foram embora e nada. Nenhuma notificação de estacionamento em zona com estacionamento rotativo oi que ocorreu ao longo de todo o dia. 

Somente na quarta-feira (2) é que apuramos que os agentes de trânsito, contratados pela Guarda Mirim Constantino Leman, entidade assistencial e educativa de Piraju, não trabalharam devido ao ponto facultativo.

Ninguém entendeu qual o motivo da entidade paralisar suas atividades nestes dias quando apenas servidores públicos aderem. Primeiro porque a entidade não é de natureza pública. Segundo porque o comércio não parou e havia muita gente na cidade o que, em tese, teria muito trabalho a se fazer. E, terceiro, até onde se sabe, a entidade não está em condições de abrir mão da verba gerada pelo trabalho dos agentes na fiscalização da zona azul.

A zona de azul de Piraju foi criada pela Prefeitura através da Lei nº 2.892, para disciplinar ou organizar o estacionamento de veículos nas vias e logradouros públicos de Piraju. Conforme previsto no artigo 3 da lei, a Prefeitura transferiu exploração da zona Azul para a guarda mirim o que passou a ser uma das principais fontes de renda da entidade que atender aos adolescentes de Piraju com complementação educacional, preparação ao jovem para o mercado de trabalho e outras orientações.

De início, eram usados os educandos (guardinhas) para controlar o estacionamento regulamentado. Em 2013, orientados pelo Ministério do trabalho e Diretoria Regional de Assistência Social, os jovens foram substituídos por pessoas maiores de idade.

Hoje, esses agentes, funcionários da guarda mirim, cuidam de, aproximadamente, 260 vagas nas ruas do comércio de Piraju o que gera cerca de R$ 900, 00 de receita, por dia, para a entidade que recebe também subsídio da Prefeitura. Pode ser essa quantia que deixará de entrar para o caixa da entidade somente em razão da folga desta segunda-feira (30). Se houver entidade decidir emendar ponto facultativo de Corpus Christi, que cai numa quinta-feira, com outro ponto facultativo na sexta-feira 1 de junho, o valor aumenta para R$ 1.800,00.


O fato de os agentes não trabalhar no ponto facultativo desta semana chamou a atenção de quem esteve no comércio no dia 30 de abril porque isso nunca havia ocorrido antes e a zona azul sempre foi cobrada em pontos facultativos. De acordo com a administração da guarda mirim informou que não houve nenhuma mudança neste sentido e que a situação foi pontual. A folga em pontos facultativos não deve ocorrer novamente.   


terça-feira, 1 de maio de 2018

Canoagem de Piraju fica em segundo lugar em Três Coroas - RS


Canoagem de Piraju fica em segundo lugar na 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom realizada em Três Coroas - RS

APEN comandada por Milene Wolf
Equipe de canoagem slalom Piraju, como sempre, conquistaram pódio na competição. Além dos medalhões da canoagem de Piraju como Pepê, Anderson e Charles, em cada campeonato, tem sempre um atleta de Piraju na frente, às vezes, vários. Em três coroas brilharam Charles, Anderson e Guilherme Eduardo.

A 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom (1ª e 2ª Divisão), realizada em Três Coroas (RS) no último final de semana, com a participação de mais de 200 embarcações, teve também a participação dos atletas da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN) que, para não perder o costume subiram ao pódio, levando a equipe ao segundo lugar na soma geral dos pontos. O destaque desta etapa da Copa Brasil ficou para Guilherme Eduardo do Espírito Santo que foi o mais rápido na categoria K1 Masculino Júnior.
Mas teve mais pirajuense fazendo a festa em Três Coroas. No K1 Masculino Sênior, nosso Anderson Oliveira ficou com bronze fazendo o percurso em 97.98 segundos. Na disputa das canoas Charles Correa que levou a medalha de prata.
Guilherme Eduardo foi destaque  no K1 jr

A equipe da APEN comandada por Milene Wolf tem ainda uma galerinha que treina muito e está com sede de vitória como José Augusto de Souza e Letícia Leme que competiram na C2 Mista infantil e ficaram em primeiro lugar. O excelente desempenho dos atletas de Piraju fez com a APEN ficasse com o honroso segundo lugar na competição com 1.550 pontos, na frente da equipe da casa a ASTECA que ficou em terceiro lugar com 875 pontos. A equipe campeã foi o Instituto Meninos do Lago (IMEL) com 2.250 pontos.
De volta a Piraju Milene Wolf e os atletas agradeceram a ajuda e o apoio que vem recebendo para treinar e participar das competições.
“Agradecemos a prefeitura da cidade de Piraju ao prefeito José Maria Costa, a assessora de esportes Patrícia Vieira, o diretor interino da pasta de Esportes Antônio Rufato, a todos Departamentos envolvidos para que pudéssemos participar de mais etapa do campeonato Nacional. Deixo registrado aqui minha admiração e agradecimento aos motoristas Cirineu e Indler pelo carinho com nossa equipe e nosso transporte até aqui”, expressou assim Milene sua gratidão através das redes sociais que deixou ainda uma mensagem para os atletas
“É bom voltar para casa cheia de orgulho e resultados, pois, como sempre vocês nunca deixam nada a desejar! A equipe pirajuense está retornando para cidade com bons resultados e aos meus olhos como técnica posso dizer que esses jovens estão crescendo a cada prova e me motivam em cada remada a buscar cada vez o melhor para eles! Parabéns guerreiros eu acredito em cada um de vocês!”.


Veja o sepultado oficial da prova

K1 masculino Junior
1 Guilherme Eduardo do Espírito Santo

K1 masculino Sênior
3 Anderson dos Santos Oliveira

C1 masculino Menor
1 José Augusto de Souza

C1 masculino Junior

2 Kauã Luiz Amaral

C1 masculino Sênior
2 Charles Fernando Correa

K1 feminino Menor
2 Leticia Leme

K1 feminino Junior
1 Beatriz de Paula Simões da Motta
2 Sabrina Bueno

C1 feminino Junior
1 Beatriz de Paula Simões da Motta
 
C2 Misto
2 Beatriz de Paula Simões da Motta e Kauã Luiz Amaral
3 wendell Khrader e Jefferson Souza

INICIANTES

K1 masculino Infantil
1 José Augusto de Souza

K1 masculino Junior
1 Aristidzabal
3 Kauan Barbosa

K1 masculino Sênior
1 Vinicius Pinheiro

C1 masculino Infantil
1 José Augusto de Souza

C1 masculino Sênior
1 Vinicius Pinheiro

C2 mista Infantil
1 José Augusto de Souza e Leticia Leme

K1 feminino Menor
2 Leticia Leme

C1 feminino menor
3 Leticia Leme

PROVAS POR EQUIPE
3 Beatriz de Paula Simões da Motta, Sabrina Bueno e Leticia Leme
3 Lucas Faria Boretti, Guilherme Eduardo e Lucas Ferraz

APEN - Vice-campeã da prova na soma geral de pontos

Total 29 medalhas
Ouro 11
Prata 7
Bronze 11

segunda-feira, 30 de abril de 2018

PSFs fecham em Piraju em pontos facultativos


Apesar de serem administradas por uma empresa privada e ter, salvo melhor juízo, apenas os agentes comunitários de saúde como servidores públicos as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Piraju continuam fechando em ponto facultativo.

Nesta segunda-feira (30) véspera do feriado de 1º de maio, Dia do trabalhador, os PSFs de Piraju ficaram fechados para atendimento ao público devido ao ponto facultativo decretado para o dia.
Em matéria divulgada na edição de março do jornal Piraju Regional News, o médico Osvaldo Ortega alertou que os funcionários dessas unidades não podem ser dispensados do serviço. Ortega disse que isso só acontece porque, ao longo dos anos, ficou comum está interferência da Prefeitura na gestão dos PSFs que é feito pela Organização Social (OS) contratada para essa finalidade.

De acordo com o médico responsável por implantar o Programa Saúde da Família em Piraju, a OS administra os PSFs e o Ambulatório, mas a Prefeitura interfere o tempo todo e não dá autonomia para a entidade realizar seu trabalho. 

Por que os PSFs fecham em ponto facultativo se nenhum funcionário é servidor público.  Somente os agentes comunitários de saúde são funcionários públicos. O PSF tem que trabalhar em ponto facultativo porque os funcionários são da OS. A Prefeitura impõe a dispensa dos funcionários para a OS”, declarou Ortega que entende ser essa a principal causa de o pronto socorro ficar superlotado em feriados prolongados. “Com os PSFs fechados todo mundo vai para o hospital”, disse Osvaldo.

 
A dispensa do trabalho não pode acontecer em pontos facultativo decretado pelo Município ou pelo Estado. Até porque, não há impedimento para trabalhar nesses dias. Conforme art. 2º da CLT, a Organização Social que administra os PSFs, não tem a obrigação de liberar os funcionários da prestação do serviço.

Não é isso o que acontece em Piraju e, há anos, fechar postos de saúde, já virou hábito com a justificativa de que o fechamento dessas unidades gera economia de verbas dos cofres públicos. Vale salientar que os pontos facultativos não poderão causar prejuízos à prestação dos serviços essenciais para a população. Cabe a direção do Departamento de Saúde assegurar o funcionamento desses serviços.  


Estância Turística fecha no Dia do Trabalhador


No feriado do Dia do Trabalho quase todo o comércio deve estar fechado. A situação seria normal se o município não fosse Estância Turística e não estivéssemos num feriado prolongado e, ainda, com várias pessoas dos jogos universitários dos Calouros de Medicina.
A data que, poderia ser uma oportunidade à mais para o comércio se fortalecer um pouco mais, vai mostrar, mais uma vez que Piraju ainda tem grande dificuldade de implantar turismo no hábito da população de forma geral.
Segundo apuramos todos os supermercados estarão fechados para o merecido descanso de seus funcionários, o que é compreensível. Só que, com esses estabelecimentos fechados os visitantes e pirajuenses, não terão opções para suas compras de última hora.
Não conseguimos falar com todos os restaurantes, mas por estarmos com vários jovens na cidade acreditamos que todos estão atendendo neste feriado. É caso do “Oishi Adrenalina” que fica no Parque da FECAPI, na Avenida Vereador Eduardo Cassanho e restaurante “O Espetão” de Piraju na Praça Ataliba Leonel.

           Veja o que estará aberto amanhã

Padaria Rosa Mística. Horário normal (9h às 21h) Rua 13 de Maio
Mercadinho do Lauro. Das 9s às 12h. Rua Tertuliano Gonçalves
Restaurante Oishi Adrenalina. Atendimento normal. Parque da FECAPI. Av, Vereador Eduardo Cassanho, 330
Restaurante Espetão. Atendimento em horário normal. Praça Ataliba Leonel
Padaria Florença. Atendimento normal. Praça Ataliba Leonel
Padaria Eskina Pão. Horário 7h às 23h.  Av. São Sebastião, 1036
Farmácia de Plantão de 28/04 à 05/05/2018. Farmácia Ultra Popular. Avenida Dr. Domingos T. Gallo, 66, centro. Fone: 99731-0855 (Residencial) e 3351 2255 (Comercial)

Dia 2 de maio inicia vacinação de bebês, gestantes e parturientes.


Vacinação de lactente, menores de cinco anos, gestantes e parturientes começa dia 2 de maio

Os PSFs de Piraju iniciam na quarta-feira (2) de maio, a vacinação de lactentes (crianças que ainda mamam), crianças com menos de cinco anos, gestantes e mães de recém-nascidos (puérperas).
À partir do dia 9 começa também a vacinação a vacinação de pessoas acometidas por duas doenças (comorbidades) como, por exemplo, diabetes e pressão alta e, também os professores.
A campanha de vacinação contra a gripe em Piraju, foi iniciada pelo Departamento de Saúde no dia 24 de abril em todas unidades de Saúde quando foram imunizados idosos e os profissionais da Saúde.
Agora, chegou a vez de pessoas que fazem parte de outro grupo prioritários. 

Por que é importante vacinar contra a gripe crianças com idades entre 6 meses e 5 anos?
De acordo com pediatras crianças dessa faixa etária, têm maior risco de desenvolver complicações e serem hospitalizadas em decorrência dos vírus da gripe.

Para as gestantes e mães que deram à luz recentemente (puérperas), a vacinação é de igual importância.  
É porque neste período, o sistema imunológico tanto da grávida quanto das mães de período de até 45 dias após o parto,(puérperas) está comprometido pela gestação. Durante a gravidez, o útero cresce ele empurra o diafragma e a capacidade do pulmão é reduzida.  Com isso, a mecânica respiratória desta mulher é afetada e, qualquer doença respiratória, é mais grave em uma gestante. Após o parto, mãe ainda tem o seu sistema imunológico comprometido porque as modificações no corpo devido à gravidez levam um tempo para passar. Sem contar que, quando a mãe se vacina, ela também irá proteger o seu filho.
O dia “D” na vacinação será no dia 12 de maior nos PSFs e Zona Rural de Piraju. Confira os locais.

Pela Zona Rural de Piraju

Microarea 01 - Narjara - 07/05 - segunda-feira

Luiz Góes (sitio coqueiro)
Taquara Branca
Escolinha dos Félix
Recanto das Garças
Bairro dos Cochi

Microarea 02 - Teresa - 08/05- terça-feira
Loteamento Monte Alegre
Estrada do Funil
Bairro dos Bentos
Olaria Santa Lúcia
Sitio São Lucas
Prainha
Fazenda Esperança
Chácara Colina

Microarea 03 - Vermelha - 09/05 - quarta-feira
Enseada
Magrisa
Cascavel
Curtume
Bairro dos Ripi
Posto Andriela

Microarea 04 - Azul - 10/05 - quinta-feira

Águas do Cágado
Campo de Ouro
Água da Estiva
Fazenda São José
Fazenda Santa Cruz

Microarea 05 - Adriano - 14/05 - segunda-feira
Fazenda Ceres
Fazenda Centenário
Sitio Simba
Fazenda Célio Rueda
Fazenda São José
Chácara das Rosas
Sitio Boa Vista
Fazenda São José
Bairro Ponte Preta
Fazenda Santa Teresa
Fazenda Matão
Fazenda Roda D’agua
Água encoberta

Microarea 06 - Jessica - 15/05 - sexta-feira
Fazenda Santa Maria do Vale
Fazenda Mourão
Carioca
Luís Batista (Chácara São Jorge)
Estrada da Pedreira
Chácara Santa Amélia
Fazenda Quinta do Sol
Associação Atlética Banco do Brasil
Pecuária
Shangrilá


Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...