João Carlos Rodrigues Jr canoísta pirajuense
Pirajuenses são convocados para Sul Americano de Canoagem Velocidade
Quatro atletas filiados a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN ), foram convocados nesta semana para integrarem o selecionado brasileiro que participará do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade que será realizado na Argentina. São eles: Caio Marte de Souza, João Carlos Rodrigues Júnior e os irmãos Roberto Marques Cabral e Rodrigo Marques Cabral.
As provas acontecerão na cidade de La Plata, Província de Buenos Aires ( Arg), no período de 22 a 25 de abril de 2010. A delegação brasileira será comandada por Sebastian Cuattrin, que por muito tempo residiu em Piraju treinando com a seleção brasileira. Faz parte também da equipe, a fisioterapeuta, Regina Célia Reis esposa Cuattrin.
Composta por 40 atletas a seleção estará se deslocando para o evento no dia 18 de abril, conforme convocação feita pelo site oficial da Confederação Brasileira de Canoagem.
O campeonato será disputado nas categorias Cadete (15 e 16 anos), Júnior (17 e 18 anos), Sênior (Sub-23) e Máster (35 anos em diante, todas no masculino e feminino. As provas serão: K1, K2, K4, C1 e C2.
Na edição de 2009, competindo em Buenos Aires, os argentinos foram consagrados campeões sul-americanos, apenas na última prova, seguidos pelos brasileiros que ficaram em segundo lugar com uma medalha de ouro atrás dos anfitriões. Neste ano, a disputa promete. Os atletas de Piraju estão preparados para o embate, prometem levantar nossa bandeira em mais essa competição de nível internacional.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Esporte
Piraju quer certificação “Selo Olímpico” como centro de canoagem
As cidades de Piraju e Brotas no Estado de São Paulo e Primavera do Leste, do Mato Grosso e Macaé, no Rio de Janeiro, irão firmar parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) para incluir seus projetos de formação de atletas nesta modalidade para receberam o selo de qualidade “Canoagem Slalom do Brasil”. Para serem incluídas, estas cidades deverão aceitar as condições impostas no Seminário, realizado nos dias 11 e 12 de março na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e terão até o dia 15 de junho de 2010 para enviarem suas propostas ao Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem, em Curitiba, Paraná. As três melhores propostas apresentadas serão escolhidas para o início das atividades em janeiro de 2011.
No seminário, no qual particparam representantes dos principais clubes de Canoagem Slalom do Brasil, foi apresentado e debatido o Planejamento Estratégico da modalidade slalom visando os Jogos Olímpicos de 2016. Nesse encontro, foi apresentada ainda uma análise da modalidade nos últimos quatro anos e o plano para o aumento de embarcações para o próximo quadriênio olímpico. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner “A conquista dos Jogos Olímpicos de 2016, concedeu a todas as modalidades desportivas olímpicas a oportunidade de crescimento e visibilidade. A CBCa, após a análise SWOT das categorias, tem absoluta certeza que o momento é de investimento maciço na base para transformar a realidade quantitativa principalmente nas embarcações K1 Feminino, C1 Masculino e C2.
A Confederação Brasileira de Canoagem criou em Foz do Iguaçu, em parceria com a Itaipu Binacional, o Projeto Meninos do Lago para atendimento de 80 (oitenta) crianças e jovens que está sendo considerado como referência de gestão voltada ao crescimento quantitativo da modalidade. Com essa iniciativa, a CBCA pretende até o dia 15 de junho de 2010 firmar parceria com mais três clubes que se comprometam à mesma metodologia de trabalho e investimentos para serem certificados com o Selo “Canoagem Slalom do Brasil”. Se isso acontecer, no ano de 2011 o País passará a ter uma média de 132 atletas nos eventos oficiais, dobrando essa quantidade em 2012 a 2016, números bem mais expressivos que os atuais 54 atletas na categoria principal.
“Em 2011 passaremos a ser o País com maior número de embarcação em eventos nacionais do continente americano. A partir de 2012 os números vão dobrar em virtude do aporte financeiro da CBCa e a nossa realidade numérica passará a ser equivalente à Federação Espanhola, por exemplo, que é uma das principais potências da canoagem. Embora a questão numérica não traduza a certeza de qualidade ou de resultados internacionais, obviamente que aumentarão as chances de se encontrar talentos onde aí sim devemos ter os investimentos mais focados e científicos”, disse o Superintendente da CBCa, Argos Gonçalves Dias Rodrigues.
Geraes
Turismo cultural
O que já era esperado aconteceu em Piraju. A cidade que tem sua população totalmente receptiva a espetáculos culturais acabou contaminando a população de cidades vizinhas como Sarutaiá que veio para cá fazer turismo cultural. Prova disso foi o que aconteceu na noite de domingo (4) quando estava programado o espetáculo “Parlapatões”, um show de variedades cômicas e circenses, em cartaz no Iate Clube de Piraju dentro “Circuito Cultural”, programa de incentivo a cultura, da Secretaria de Estado da Cultura. A presença do público de Sarutaiá, que chegou num ônibus lotado animou aos promotores do evento ao ver a casa cheia mesmo com a grande quantidade de chuva que caiu pouco antes do espetáculo acontecer. Como não podia deixar de ser, vários pirajuenses chegaram em cima da hora, como se estivessem esperando a chuva passar para poder sair de casa para assistir ao show. A conclusão é óbvia. Piraju é referência na região em se tratando de cultura.
Altas horas
Com as audiências que estão sendo feitas às segundas-feiras, os vereadores de Piraju estão tendo que trabalhar um pouco mais. A reunião com os diretores Gervásio Pozza e Elias Sahade, ocorrida na segunda-feira (5), que começou uma hora mais tarde, fez com que os vereadores trabalhassem até a meia-noite.
Estratégia
Devido ao longo tempo que durou a entrevista cm o diretor de Planejamento Gervásio Pozza, os vereadores chegaram a sugerir que a conversa com seu colega Elias Sahade do Turismo fosse transferida para outro dia. A forma como Gervásio se expressava a cada pergunta, deixou a impressão de que haveria uma tentativa de cansar os vereadores.
Aguardado
O diretor de Planejamento de Piraju era um dos mais aguardados para prestar esclarecimentos sobre sua pasta, departamento da administração municipal que os vereadores acreditavam ser o responsável para cadastrar o município em todos os programas e convênios colocados a disposição pela União e Estado.
Auxílio
Após receber a informação de que Piraju estaria perdendo alguns convênios, a Câmara achou por bem contratar um profissional para auxiliar o Executivo.
Tensão
Durante o tempo em que Gervásio foi sabatinado houve momentos de tensão, principalmente quando o diretor afirmou que o trabalho feito pelo profissional contratado pela Câmara, é feito em seu departamento por uma legionária.
Salário
Apesar de Gervásio afirmar que desconhecia o valor pago ao profissional contratado pela Câmara, informações dão conta de que o contrato teria sido firmado em valores aproximado de R$ 7,5 mil divididos por três meses de serviço.
Sintonia
Após ouvir as perguntas dos vereadores e as respostas do diretor de Planejamento de Piraju, Ronaldo Ferreira afirmou ter detectado uma falta de sintonia entre seus colegas e os diretores. O vereador pediu que Gervásio Pozza para intermediar uma aproximação do Legislativo com os diretores.
Juntinhos
Para Ferreira, que afirmou ter percebido que, tanto vereadores quanto diretores estão interessados no desenvolvimento de Piraju, poderiam ser realizadas reuniões periódicas entre os vereadores e os diretores para evitar “perda de tempo”.
No limite
Depois dos vereadores terem gasto todo o “gás” com a sabatina a Gervásio Pozza, foi a vez de Elias Sahade falar dos trabalhos desenvolvido por sua pasta. Entrevistado por vereadores já cansados, o diretor de Turismo de Piraju, não foi muito exigido. Sahade lamentou o surto de febre amarela do ano passado que atrapalhou muito a vinda de turistas para o município e também a falta de verba para realização de eventos.
Exposição
O diretor de Turismo aproveitou para responder a esta coluna informando que Piraju participará do Salão São Paulo de Turismo em conjunto com as cidades de Avaré, Timburí e Paranapanema. “Meno male”.
Na mira
O próximo diretor a ser ouvido na Câmara será Denilton Bergamini, ex- vereador hoje responsável pelo setor do Esporte de Piraju. Alguns requerimentos apresentados recentemente indicam que Denilton será crivado de perguntas por seus ex-colegas.
Apoio moral
Em sua participação na Câmara diante dos vereadores, o diretor de Turismo Elias Sahade contou com apoio moral de vários colegas. Informações dão conta de que o diretor Administrativo Ronaldo Adão Guardiano teria sido o responsável por arrebanhar as pessoas para estar no plenário enquanto Sahade fosse sabatinado. Como o diretor de Turismo demorou em ser ouvido, Guardiano saiu “à francesa”.
No vácuo
Quando viram que Guardiano saiu de fininho, outros da equipe de apoio também aproveitaram para vazar.
Copa 2014
E por falar em Esporte, Piraju está entre os cinqüenta municípios com potencial para receber delegações da Copa do Mundo que será realizada no Brasil no ano de 2014. Oportunidades Piraju tem. Resta saber se nossos administradores e políticos se unirão para todos lucrem com isso.
Sessão ordinária
Após se “extenuarem” na segunda-feira (5), os vereadores voltaram a carga no dia seguinte para a sessão ordinária da Câmara. Apesar da longa duração da sessão, apenas um requerimento foi apresentado onde o vereador Rubens Alves de Lima pede informações sobre a situação atual da Coopanema. Dependendo da resposta, pode ser que a matéria possa ter endereço certo. Vamos aguardar.
Aos borbotões
A falta de tempo para apresentação de outros requerimentos que estavam na pauta da sessão deveu-se as várias respostas a requerimentos que foram lidas em plenário. Algumas parecem terem sido marotamente respondidas de acordo com as justificativas dos requerimentos.
Remédios
Usando a tribuna na explicação pessoal, alguns vereadores citaram a informação que tiveram de que um grande lote de medicamentos do departamento de Saúde de Piraju teria sido incinerado. Mais informações seriam solicitadas através de um dos requerimentos que não puderam ser lidos por falta de tempo.
Bate pronto
Para evitar mais diz que diz que, a diretora de Saúde Yaeko Kawata convocou a imprensa e explicou que os medicamentos incinerados eram xaropes, sulfa e outros medicamentos com validade vencida. Segundo afirmou a diretora de Saúde, esses medicamentos estavam vencidos porque a quantidade que o Estado envia é maior do que a demanda.
Montando no porco
As informações sobre a incineração de medicamentos teriam sido passadas por uma fonte para a um vereador que se dirigiu imediatamente com mais dois colegas ao local onde se encontravam os medicamentos. Não sabemos se alguém cuidou em verificar datas de validade dos remédios para evitar montar em porco.
Sindicância
No final da semana, a prefeitura informou que vai abrir sindicância para apurar se os remédios estavam mesmo vencidos, sem levar em consideração o que foi declarado pela diretora de Saúde. O diretor Administrativo Ronaldo Adão Guardiano informou que a sindicância será aberta porque os vereadores o convocaram para que a Prefeitura tomasse ciência do que estava ocorrendo.
Perguntar não ofende
Será que há alguém interessado em derrubar a diretora de Saúde para tomar seu lugar?
Voltando
Continuam os boatos de que o engenheiro Antônio Afonso Marinho Lessa (Tunhé) estaria a poucos passos de assumir um cargo na Prefeitura de Piraju. Para alguns críticos, se isso realmente acontecer, o prefeito Chico Pipoca teria mesmo perdido as rédeas de sua administração, uma vez que o engenheiro já teria participado de sua equipe como diretor de Engenharia. Sua saída ocorreu coincidentemente após denúncias de um empresário local apontando problemas numa obra municipal.
Reciclando
Surgiram esta semana informações de que o prefeito Chico Pipoca estaria estudando a proposta de terceirizar a coleta e a reciclagem de lixo em Piraju. Uma pessoa ligada a Associação dos Catadores de Lixo Urbano de Piraju (Aclu) não concorda com a idéia. O prefeito confirmou a informação afirmando que essa á uma alternativa para melhorar esse serviço. Talvez essa medida possa ser adotada porque até agora, ninguém conseguiu regularizar a situação da associação que precisa estar totalmente legalizada para poder firmar convênio com a Prefeitura.
Parado
Não se sabe por que as obras de recape pararam em Piraju. Não é por falta de buraco não é. Esperamos que isso não faça parte de uma estratégia da administração para atrair atenção dos eleitores para determinados candidatos a deputado.
Visitinha
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, o prefeito Chico Pipoca teria agendado uma visita ao novo cemitério. Para acompanhá-lo, Pipoca convidou líderes religiosos. Vale lembrar que o chamado “campo santo” já foi inaugurado.
Divino, maravilhoso
O vereador Eduardo Pozza apresentou um projeto para melhorar o transporte urbano em Piraju primando o atendimento aos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Ao ouvir a leitura do projeto, qualquer desavisado ficaria maravilhado ao imaginar a teoria sendo colocada em prática. Entretanto, fica a triste constatação que na teoria tudo é “lindo, maravilhoso”. Mas na prática tudo é muito diferente.
Fila nos bancos
Para dar um exemplo do lindo em maravilhoso é só olhar para a forma como vem sendo cumprida a lei das filas nos bancos. Na prática apenas algumas agências seguem o escrito. Falta fiscalização.
Dose cavalar
A julgar pela quantidade de fluoxetina 20mg, supostamente adquirida pela Prefeitura, parece que a depressão estaria tomando conta da população. O medicamento é usado para dar o famoso sossega leão. Segundo informações, 280 mil comprimidos teriam sido adquiridos para cuidar de nossas cabeças. Da mesma forma, a suposta compra de 800 mil comprimidos de captopril 25mg, remédio indicado para tratamento de hipertensão e alguns caos de insuficiência cardíaca, sugere que estamos com o coração na mão. Imagine quanto vale tudo isso.
O que já era esperado aconteceu em Piraju. A cidade que tem sua população totalmente receptiva a espetáculos culturais acabou contaminando a população de cidades vizinhas como Sarutaiá que veio para cá fazer turismo cultural. Prova disso foi o que aconteceu na noite de domingo (4) quando estava programado o espetáculo “Parlapatões”, um show de variedades cômicas e circenses, em cartaz no Iate Clube de Piraju dentro “Circuito Cultural”, programa de incentivo a cultura, da Secretaria de Estado da Cultura. A presença do público de Sarutaiá, que chegou num ônibus lotado animou aos promotores do evento ao ver a casa cheia mesmo com a grande quantidade de chuva que caiu pouco antes do espetáculo acontecer. Como não podia deixar de ser, vários pirajuenses chegaram em cima da hora, como se estivessem esperando a chuva passar para poder sair de casa para assistir ao show. A conclusão é óbvia. Piraju é referência na região em se tratando de cultura.
Altas horas
Com as audiências que estão sendo feitas às segundas-feiras, os vereadores de Piraju estão tendo que trabalhar um pouco mais. A reunião com os diretores Gervásio Pozza e Elias Sahade, ocorrida na segunda-feira (5), que começou uma hora mais tarde, fez com que os vereadores trabalhassem até a meia-noite.
Estratégia
Devido ao longo tempo que durou a entrevista cm o diretor de Planejamento Gervásio Pozza, os vereadores chegaram a sugerir que a conversa com seu colega Elias Sahade do Turismo fosse transferida para outro dia. A forma como Gervásio se expressava a cada pergunta, deixou a impressão de que haveria uma tentativa de cansar os vereadores.
Aguardado
O diretor de Planejamento de Piraju era um dos mais aguardados para prestar esclarecimentos sobre sua pasta, departamento da administração municipal que os vereadores acreditavam ser o responsável para cadastrar o município em todos os programas e convênios colocados a disposição pela União e Estado.
Auxílio
Após receber a informação de que Piraju estaria perdendo alguns convênios, a Câmara achou por bem contratar um profissional para auxiliar o Executivo.
Tensão
Durante o tempo em que Gervásio foi sabatinado houve momentos de tensão, principalmente quando o diretor afirmou que o trabalho feito pelo profissional contratado pela Câmara, é feito em seu departamento por uma legionária.
Salário
Apesar de Gervásio afirmar que desconhecia o valor pago ao profissional contratado pela Câmara, informações dão conta de que o contrato teria sido firmado em valores aproximado de R$ 7,5 mil divididos por três meses de serviço.
Sintonia
Após ouvir as perguntas dos vereadores e as respostas do diretor de Planejamento de Piraju, Ronaldo Ferreira afirmou ter detectado uma falta de sintonia entre seus colegas e os diretores. O vereador pediu que Gervásio Pozza para intermediar uma aproximação do Legislativo com os diretores.
Juntinhos
Para Ferreira, que afirmou ter percebido que, tanto vereadores quanto diretores estão interessados no desenvolvimento de Piraju, poderiam ser realizadas reuniões periódicas entre os vereadores e os diretores para evitar “perda de tempo”.
No limite
Depois dos vereadores terem gasto todo o “gás” com a sabatina a Gervásio Pozza, foi a vez de Elias Sahade falar dos trabalhos desenvolvido por sua pasta. Entrevistado por vereadores já cansados, o diretor de Turismo de Piraju, não foi muito exigido. Sahade lamentou o surto de febre amarela do ano passado que atrapalhou muito a vinda de turistas para o município e também a falta de verba para realização de eventos.
Exposição
O diretor de Turismo aproveitou para responder a esta coluna informando que Piraju participará do Salão São Paulo de Turismo em conjunto com as cidades de Avaré, Timburí e Paranapanema. “Meno male”.
Na mira
O próximo diretor a ser ouvido na Câmara será Denilton Bergamini, ex- vereador hoje responsável pelo setor do Esporte de Piraju. Alguns requerimentos apresentados recentemente indicam que Denilton será crivado de perguntas por seus ex-colegas.
Apoio moral
Em sua participação na Câmara diante dos vereadores, o diretor de Turismo Elias Sahade contou com apoio moral de vários colegas. Informações dão conta de que o diretor Administrativo Ronaldo Adão Guardiano teria sido o responsável por arrebanhar as pessoas para estar no plenário enquanto Sahade fosse sabatinado. Como o diretor de Turismo demorou em ser ouvido, Guardiano saiu “à francesa”.
No vácuo
Quando viram que Guardiano saiu de fininho, outros da equipe de apoio também aproveitaram para vazar.
Copa 2014
E por falar em Esporte, Piraju está entre os cinqüenta municípios com potencial para receber delegações da Copa do Mundo que será realizada no Brasil no ano de 2014. Oportunidades Piraju tem. Resta saber se nossos administradores e políticos se unirão para todos lucrem com isso.
Sessão ordinária
Após se “extenuarem” na segunda-feira (5), os vereadores voltaram a carga no dia seguinte para a sessão ordinária da Câmara. Apesar da longa duração da sessão, apenas um requerimento foi apresentado onde o vereador Rubens Alves de Lima pede informações sobre a situação atual da Coopanema. Dependendo da resposta, pode ser que a matéria possa ter endereço certo. Vamos aguardar.
Aos borbotões
A falta de tempo para apresentação de outros requerimentos que estavam na pauta da sessão deveu-se as várias respostas a requerimentos que foram lidas em plenário. Algumas parecem terem sido marotamente respondidas de acordo com as justificativas dos requerimentos.
Remédios
Usando a tribuna na explicação pessoal, alguns vereadores citaram a informação que tiveram de que um grande lote de medicamentos do departamento de Saúde de Piraju teria sido incinerado. Mais informações seriam solicitadas através de um dos requerimentos que não puderam ser lidos por falta de tempo.
Bate pronto
Para evitar mais diz que diz que, a diretora de Saúde Yaeko Kawata convocou a imprensa e explicou que os medicamentos incinerados eram xaropes, sulfa e outros medicamentos com validade vencida. Segundo afirmou a diretora de Saúde, esses medicamentos estavam vencidos porque a quantidade que o Estado envia é maior do que a demanda.
Montando no porco
As informações sobre a incineração de medicamentos teriam sido passadas por uma fonte para a um vereador que se dirigiu imediatamente com mais dois colegas ao local onde se encontravam os medicamentos. Não sabemos se alguém cuidou em verificar datas de validade dos remédios para evitar montar em porco.
Sindicância
No final da semana, a prefeitura informou que vai abrir sindicância para apurar se os remédios estavam mesmo vencidos, sem levar em consideração o que foi declarado pela diretora de Saúde. O diretor Administrativo Ronaldo Adão Guardiano informou que a sindicância será aberta porque os vereadores o convocaram para que a Prefeitura tomasse ciência do que estava ocorrendo.
Perguntar não ofende
Será que há alguém interessado em derrubar a diretora de Saúde para tomar seu lugar?
Voltando
Continuam os boatos de que o engenheiro Antônio Afonso Marinho Lessa (Tunhé) estaria a poucos passos de assumir um cargo na Prefeitura de Piraju. Para alguns críticos, se isso realmente acontecer, o prefeito Chico Pipoca teria mesmo perdido as rédeas de sua administração, uma vez que o engenheiro já teria participado de sua equipe como diretor de Engenharia. Sua saída ocorreu coincidentemente após denúncias de um empresário local apontando problemas numa obra municipal.
Reciclando
Surgiram esta semana informações de que o prefeito Chico Pipoca estaria estudando a proposta de terceirizar a coleta e a reciclagem de lixo em Piraju. Uma pessoa ligada a Associação dos Catadores de Lixo Urbano de Piraju (Aclu) não concorda com a idéia. O prefeito confirmou a informação afirmando que essa á uma alternativa para melhorar esse serviço. Talvez essa medida possa ser adotada porque até agora, ninguém conseguiu regularizar a situação da associação que precisa estar totalmente legalizada para poder firmar convênio com a Prefeitura.
Parado
Não se sabe por que as obras de recape pararam em Piraju. Não é por falta de buraco não é. Esperamos que isso não faça parte de uma estratégia da administração para atrair atenção dos eleitores para determinados candidatos a deputado.
Visitinha
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, o prefeito Chico Pipoca teria agendado uma visita ao novo cemitério. Para acompanhá-lo, Pipoca convidou líderes religiosos. Vale lembrar que o chamado “campo santo” já foi inaugurado.
Divino, maravilhoso
O vereador Eduardo Pozza apresentou um projeto para melhorar o transporte urbano em Piraju primando o atendimento aos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Ao ouvir a leitura do projeto, qualquer desavisado ficaria maravilhado ao imaginar a teoria sendo colocada em prática. Entretanto, fica a triste constatação que na teoria tudo é “lindo, maravilhoso”. Mas na prática tudo é muito diferente.
Fila nos bancos
Para dar um exemplo do lindo em maravilhoso é só olhar para a forma como vem sendo cumprida a lei das filas nos bancos. Na prática apenas algumas agências seguem o escrito. Falta fiscalização.
Dose cavalar
A julgar pela quantidade de fluoxetina 20mg, supostamente adquirida pela Prefeitura, parece que a depressão estaria tomando conta da população. O medicamento é usado para dar o famoso sossega leão. Segundo informações, 280 mil comprimidos teriam sido adquiridos para cuidar de nossas cabeças. Da mesma forma, a suposta compra de 800 mil comprimidos de captopril 25mg, remédio indicado para tratamento de hipertensão e alguns caos de insuficiência cardíaca, sugere que estamos com o coração na mão. Imagine quanto vale tudo isso.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Política
Prefeitos da região participam de audiência com Secretário de Estado dos Transportes
Na segunda-feira(12), em São Paulo, o Deputado Estadual Líder do PSDB, Celso Giglio, viabilizou uma audiência entre Prefeitos da Região de Avaré e o Secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce. A comissão formada pelos prefeitos de Manduri, Óleo, Bernardino de Campos, Cerqueira César, Iaras, Arandu, Piraju e o secretário de gabinete de Avaré tratou da recuperação das estradas da região. Durante a audiência na Secretaria dos Transportes, os prefeitos apresentaram suas reivindicações ao Secretário Adjunto dos Transportes, Dr. Silvio Aleixo e ao Secretário Estadual, Mauro Arce. O objetivo principal do encontro foi para discutir a recuperação das estradas: Avaré/Cerqueira César, Avaré/Arandu, Cerqueira César/ Iaras, Águas de Santa Bárbara a Cerqueira César, Piraju a Manduri/Óleo, Cerqueira César a Piraju, Óleo a Águas de Santa Bárbara, Águas de Santa Bárbara a Iaras, Timburi a Bernardino de Campos. A situação das estradas vicinais e estaduais da região preocupam os prefeitos que não têm verba para obras de recapeamento. Nos últims meses, as péssimas condições das estradas provocaram vários acidentes com vítimas. Diante dos apelos dos prefeitos, o Secretário Estadual de Transportes, Mauro Arce, se comprometeu a estudar as reivindicações.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Cidadania
Cidadania e justiça
O Promotor de Justiça Marcelo Saliba da cidade de Chavantes lançou no mês passado o blog “PJ Chavantes Cidadania”, um canal direto para informação e contato com a população que traz informações do judiciário de todos os municípios da Comarca onde o promotor atua. Além de trazer informações sobre temas polêmicos do judiciário como o caso “Isabela Nardoni”, o blog explica de forma simples as algumas leis aprovadas pelos Órgãos Legislativos da Comarca e informa sobre sentenças proferidas em ações civis públicas que não correm em segredo de justiça. O blog é atualizado pelo próprio promotor ou por estagiários. Essa iniciativa bem que poderia ser seguida por seus colegas.
Obras Pùblicas
Tradição
Piraju é mesmo uma cidade tradicionalista. Uma das tradições fortemente sentida nos dias de chuva é falta de bueiros na cidade. Devido a falta deste dispositivo fundamental para que a água escorra sem causar prejuízo a população, ruas de vários bairros se transformam em verdadeiros rios. No sábado (3) uma rua do bairro Monte Belo foi mais um exemplo desta triste realizada. A água que corria em direção ao Rio Paranapanema desde a região do Nosso Teto descia pelo leito carroçável da rua, trazendo todo tipo de sujeira e o que é pior, levando parte asfalto. Não por nada não. Mas pela atual situação de muitas ruas da cidade, não está nada fácil conseguir recapear rua nos dias de hoje. Vale a pena prevenir e exigir mais coletores de águas pluviais nos próximos bairros e construir outros que faltam. A população agradece.
Geraes
Folga
Por conta desta terça-feira (30) cair na quinta semana do mês de março, não tivemos sessão na Câmara. Apesar da folga, os membros da CPI do Distrito Industrial de Piraju continuam seu trabalho de apuração juntando documentos referentes às obras realizadas pela empresa DDN.
Reação em cadeia
Dependendo do resultado das investigações das obras realizadas no distrito industrial, outras obras realizadas pela mesma empresa em Piraju poderão ser também analisadas. Parece que o tal “laudo falso” poderá causar uma reação em cadeia.
Só agora?
E por falar em obras, os moradores do Residencial Ana Cristina podem não estar entendendo nada ao ver o calçamento da Praça Pedro Novaga sendo desfeito para que sejam colocadas lajotas naquele local. A obra é necessária porque o calçamento colocado anteriormente estava danificado. Mesmo antes do término das obras de pavimentação do passeio da praça, esta coluna já havia detectado as rachaduras pedindo providências da prefeitura.
A conta
Vale lembrar que o calçamento da Praça Pedro Novaga teria sido financiado com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Será que prefeitura pagou pela obra e agora está tendo que refazer o serviço?
Retalho
As ruas de Piraju continuam esperando o tão falado recapeamento divulgado pela prefeitura. Por enquanto, apenas alguns trechos foram atingidos faltando ainda várias ruas em vários bairros como a Vila Jurumirim. Na semana passada, os moradores deste bairro assistiram funcionários da prefeitura fazendo operação tapa buracos num momento e em outro a chuva levando o trabalho água abaixo. O trabalho foi refeito logo a seguir.
Migué
Os moradores que viram os funcionários insistirem em realizar a obra com o tempo ameaçando chuva, estão desconfiados que a prefeitura deu o famoso “migué” dando a entender que a culpada pela situação é mesmo a chuva.
Hora certa
Com a pulga atrás da orelha, há quem acredite que o asfalto só será aplicado quando as eleições estiverem mais próximas Aliás, essa mesma certeza tem quem está aguardando ansiosamente o sorteio das casas do novo conjunto habitacional de Piraju
Antecipado
Esta semana um morador do Bairro Morado do Sol garantiu ter visto um político andando pela vizinhança avisando que será candidato a prefeito de Piraju. Por ter escolhido um dos bairros onde Jairzinho Damato atua como “médico da família” o tal político parece que quer mesmo é sentir como anda o prestígio do vice-prefeito no seu principal reduto eleitoral.
Fogueira
As eleições de outubro próximo prometem atear fogo à vida política de Piraju na luta dos candidatos para garimpar votos. De um lado, os candidatos nativos que naturalmente já estão chegando. De outro, os candidatos que sempre conseguem mostrar certa ligação com a cidade através de políticos locais.
Incêndio
Apesar do calor que se aproxima por conta das eleições deste ano, o fogo deve pegar mesmo em Piraju, nas eleições para prefeito e vereadores em 2012. Candidatos não faltarão
Precavido
Informações dão conta de que o prefeito Chico Pipoca teria comunicado a Promotoria Pública de Piraju o caso em que foram apontados alguns erros num certificado expedido pelo departamento de Engenharia da prefeitura. A medida teria sido adotada para que nenhuma responsabilidade seja atribuída ao prefeito neste ato.
Sem efeito
A quem acredite que essa medida não seja necessária porque o documento em que foram encontradas informações erradas é um certificado técnico que, em tese, não requer conhecimento do Chefe do Executivo.
Reação
O suposto comunicado poderá causar uma reação inesperada pelo prefeito podendo interferir em outros setores.
Remédios
A prefeitura anunciou esta semana que vai abrir sindicância para apurar a falta de remédios no Posto Central de Piraju. Até agora não deu pra entender porque é tão difícil a troca de informações na administração pública local sem que haja necessidade de abrir sindicância ou processos administrativos.
Pedalinhos
Piraju ganhou esta semana três pedalinhos que, de agora em diante, vão enfeitar a represa que anda meio esquecida pelos nossos administradores. As pequenas embarcações pertencem a empresa GoldFish de uma pirajuense que, após viver por vinte anos na Europa, decidiu apostar no turismo de aventura em sua cidade.
Pedra
“Se dá pra atrapalhar, por que facilitar?”. Informações dão conta de que os proprietários da empresa estariam enfrentando dificuldades para se instalar na cidade talvez pelo fato de que seu empreendimento possa atrapalhar os negócios de outro empresário.
Vitrine
A inauguração dos pedalinhos na represa aconteceu na manhã de quinta-feira (1) simultaneamente com lançamento do novo sinal da TV TEM para a região. Segundo fomos informados, foi solicitada do departamento de Turismo que os atletas da equipe de canoagem de Piraju participassem do evento, mas parece que um suposto desacerto não permitiu que Piraju divulgasse esse seu patrimônio.
Estágio
A julgar por alguns percalços ocorridos nas inaugurações desta quinta-feira (1), talvez parte da equipe de governo de Pipoca ainda tem muito que aprender em matéria de divulgação e promoção de seu maior e melhor produto que é a canoagem e é claro, o Rio Paranapanema.
Batido
Dizem alguns mais atentos que, durante a inauguração do sinal da TV Tem e dos pedalinhos, o prefeito esteve afoito procurando um de seus diretores que não se encontrava no evento.
Ancoradouro
Nem só de iniciativa privada viverá o turismo local. A prefeitura cabe fazer o mínimo e no caso da empresa Goldfish, o poder público deverá entrar em entendimento com o proprietário do Pirabar para que o ancoradouro que está às margens da represa seja compartilhado. Talvez a empresa possa usar o ancoradouro que está abandonado juntamente com o barco Tijuco Preto.
Ancoradouro II
O vereador Valberto Zanata parece atento a situação e uso dos ancoradouros que pertencem a municipalidade. Zanata já solicitou informações ao departamentosde Turismo e poderá ter as respostas na reunião de terá na segunda-feira (5) com Elias Sahade diretor da pasta.
Salão de Turismo
Já questionamos nesta coluna se o município de Piraju participará do Salão São Paulo de Turismo, a maior vitrine do turismo do Estado de São Paulo. Até agora não obtivemos nenhuma informação nesse sentido. Contudo soubemos que há cidade interessadas em participar em conjunto com Piraju para economizar na compra dom espaço pra exposição, mas que até agora não tiveram nenhuma resposta dos responsáveis pelo setor. Será isso verdade?
Perguntar não ofende
Quem será que pagou barco utilizado por atletas de Piraju em algumas competições?
Associações
Nas últimas semanas a Associação dois Catadores de Lixo Urbano de Piraju (Aclu) voltou a ser destaque merecendo até mesmo atenção dos vereadores manifestada através de um requerimento de Marco Antônio dos Santos questionando a situação da associação. A Guarda Mirim e o hospital de Piraju, também já foram alvo de questionamentos. O trabalho de fiscalização dos vereadores para com as associações de Piraju poderia se estender também a outras como a Associação Pirajuense dos Estudantes Intermunicipais. Alguns estudantes estariam com algumas dúvidas que devem ser sanadas porque a entidade recebe verba pública.
Relatado
Talvez nas próximas sessões seja apresentado um requerimento na Câmara pedindo prestação de contas da associação e da ata da assembléia em que foi eleito o presidente porque um vereador já teria sido contatado.
Barbeiros
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (31) proposta que cria um cadastro nacional de infrações, crimes e acidentes de trânsito, com a indicação dos condutores e das auto-escolas em que foram treinados, dos nomes dos seus instrutores e dos seus examinadores. O texto aprovado pela CCJ é um substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 2788/08, do deputado Ratinho Júnior (PSC-PR). O relator na CCJ, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), recomendou a aprovação da proposta.
Penalidades
Segundo o texto aprovado, os instrutores e examinadores poderão ser punidos por infrações cometidas pelos condutores que treinaram ou aprovaram. As penas incluem a participação obrigatória em curso de reciclagem e até o cancelamento da autorização para o exercício da atividade.
Marmita requentada
A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, atacou o lançamento do PAC 2 do Governo Lula lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Dilma Rousseff pré-candidata petista ao Planalto. Para Marina, o PAC 2 é uma marmita requentada. "Muitas obras estão repetidas. Tem alguma coisa nessa marmita que está requentada", disse a pré-candidata que criticou a primeira versão do programa, o PAC 1. "O PAC não é um programa, é uma colagem de obras. Algumas delas não ligam lé com cré."
Devolve Sarney
A Procuradoria da República no DF quer que José Sarney, presidente do Sanado, devolva o dinheiro que recebeu acima do teto salarial dos servidores públicos nos últimos cinco anos. Em ação protocolada na Justiça Federal segunda-feira (29), o procurador Francisco Bastos informa que, além dos proventos de senador, Sarney recebe pensões de ex-governador e de ex-funcionário do Tribunal de Justiça do Maranhão. O teto do funcionalismo, até fevereiro, era de R$ 24,5 mil. O procurador também pediu que a Justiça Federal obrigue o Senado, o governo e o Tribunal de Justiça do Maranhão a informar os valores recebidos por Sarney. Essas informações já foram solicitadas, mas as instituições se recusaram a fornecer os dados.
Proibidos
A Executiva Nacional dos Democratas (DEM) aprovou na última terça-feira (30), a proibição dos diretórios estaduais formarem coligações em que o candidato ao governo seja do Partido dos Trabalhadores (PT). Ao que tudo indica o DEM, deve apoiar o PSDB na disputa pela Presidência, pelo fato do partido ser oposição do governo federal. De acordo com a resolução, caso um diretório estadual do DEM desobedeça a regra, poderá ter anulada a adesão do partido de coligação local, que impediria o diretório de concorrer às eleições para o governo do estado.
Mutirão
Provocada por esta coluna na semana passada a equipe do centro de zoonoses de Piraju em nota enviada a nossa redação informa que há um a programação com todos os bairros sendo atingidos como mutirão e que o mutirão está sendo realizado de acordo com a abrangência de cada um dos oito PSFs existentes no município. Desta forma, pelo menos oito mutirões estão programados. A nota diz ainda que, outras ações, visando o bem estar da população, serão realizadas ao longo do ano de 2010.
Por conta desta terça-feira (30) cair na quinta semana do mês de março, não tivemos sessão na Câmara. Apesar da folga, os membros da CPI do Distrito Industrial de Piraju continuam seu trabalho de apuração juntando documentos referentes às obras realizadas pela empresa DDN.
Reação em cadeia
Dependendo do resultado das investigações das obras realizadas no distrito industrial, outras obras realizadas pela mesma empresa em Piraju poderão ser também analisadas. Parece que o tal “laudo falso” poderá causar uma reação em cadeia.
Só agora?
E por falar em obras, os moradores do Residencial Ana Cristina podem não estar entendendo nada ao ver o calçamento da Praça Pedro Novaga sendo desfeito para que sejam colocadas lajotas naquele local. A obra é necessária porque o calçamento colocado anteriormente estava danificado. Mesmo antes do término das obras de pavimentação do passeio da praça, esta coluna já havia detectado as rachaduras pedindo providências da prefeitura.
A conta
Vale lembrar que o calçamento da Praça Pedro Novaga teria sido financiado com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Será que prefeitura pagou pela obra e agora está tendo que refazer o serviço?
Retalho
As ruas de Piraju continuam esperando o tão falado recapeamento divulgado pela prefeitura. Por enquanto, apenas alguns trechos foram atingidos faltando ainda várias ruas em vários bairros como a Vila Jurumirim. Na semana passada, os moradores deste bairro assistiram funcionários da prefeitura fazendo operação tapa buracos num momento e em outro a chuva levando o trabalho água abaixo. O trabalho foi refeito logo a seguir.
Migué
Os moradores que viram os funcionários insistirem em realizar a obra com o tempo ameaçando chuva, estão desconfiados que a prefeitura deu o famoso “migué” dando a entender que a culpada pela situação é mesmo a chuva.
Hora certa
Com a pulga atrás da orelha, há quem acredite que o asfalto só será aplicado quando as eleições estiverem mais próximas Aliás, essa mesma certeza tem quem está aguardando ansiosamente o sorteio das casas do novo conjunto habitacional de Piraju
Antecipado
Esta semana um morador do Bairro Morado do Sol garantiu ter visto um político andando pela vizinhança avisando que será candidato a prefeito de Piraju. Por ter escolhido um dos bairros onde Jairzinho Damato atua como “médico da família” o tal político parece que quer mesmo é sentir como anda o prestígio do vice-prefeito no seu principal reduto eleitoral.
Fogueira
As eleições de outubro próximo prometem atear fogo à vida política de Piraju na luta dos candidatos para garimpar votos. De um lado, os candidatos nativos que naturalmente já estão chegando. De outro, os candidatos que sempre conseguem mostrar certa ligação com a cidade através de políticos locais.
Incêndio
Apesar do calor que se aproxima por conta das eleições deste ano, o fogo deve pegar mesmo em Piraju, nas eleições para prefeito e vereadores em 2012. Candidatos não faltarão
Precavido
Informações dão conta de que o prefeito Chico Pipoca teria comunicado a Promotoria Pública de Piraju o caso em que foram apontados alguns erros num certificado expedido pelo departamento de Engenharia da prefeitura. A medida teria sido adotada para que nenhuma responsabilidade seja atribuída ao prefeito neste ato.
Sem efeito
A quem acredite que essa medida não seja necessária porque o documento em que foram encontradas informações erradas é um certificado técnico que, em tese, não requer conhecimento do Chefe do Executivo.
Reação
O suposto comunicado poderá causar uma reação inesperada pelo prefeito podendo interferir em outros setores.
Remédios
A prefeitura anunciou esta semana que vai abrir sindicância para apurar a falta de remédios no Posto Central de Piraju. Até agora não deu pra entender porque é tão difícil a troca de informações na administração pública local sem que haja necessidade de abrir sindicância ou processos administrativos.
Pedalinhos
Piraju ganhou esta semana três pedalinhos que, de agora em diante, vão enfeitar a represa que anda meio esquecida pelos nossos administradores. As pequenas embarcações pertencem a empresa GoldFish de uma pirajuense que, após viver por vinte anos na Europa, decidiu apostar no turismo de aventura em sua cidade.
Pedra
“Se dá pra atrapalhar, por que facilitar?”. Informações dão conta de que os proprietários da empresa estariam enfrentando dificuldades para se instalar na cidade talvez pelo fato de que seu empreendimento possa atrapalhar os negócios de outro empresário.
Vitrine
A inauguração dos pedalinhos na represa aconteceu na manhã de quinta-feira (1) simultaneamente com lançamento do novo sinal da TV TEM para a região. Segundo fomos informados, foi solicitada do departamento de Turismo que os atletas da equipe de canoagem de Piraju participassem do evento, mas parece que um suposto desacerto não permitiu que Piraju divulgasse esse seu patrimônio.
Estágio
A julgar por alguns percalços ocorridos nas inaugurações desta quinta-feira (1), talvez parte da equipe de governo de Pipoca ainda tem muito que aprender em matéria de divulgação e promoção de seu maior e melhor produto que é a canoagem e é claro, o Rio Paranapanema.
Batido
Dizem alguns mais atentos que, durante a inauguração do sinal da TV Tem e dos pedalinhos, o prefeito esteve afoito procurando um de seus diretores que não se encontrava no evento.
Ancoradouro
Nem só de iniciativa privada viverá o turismo local. A prefeitura cabe fazer o mínimo e no caso da empresa Goldfish, o poder público deverá entrar em entendimento com o proprietário do Pirabar para que o ancoradouro que está às margens da represa seja compartilhado. Talvez a empresa possa usar o ancoradouro que está abandonado juntamente com o barco Tijuco Preto.
Ancoradouro II
O vereador Valberto Zanata parece atento a situação e uso dos ancoradouros que pertencem a municipalidade. Zanata já solicitou informações ao departamentosde Turismo e poderá ter as respostas na reunião de terá na segunda-feira (5) com Elias Sahade diretor da pasta.
Salão de Turismo
Já questionamos nesta coluna se o município de Piraju participará do Salão São Paulo de Turismo, a maior vitrine do turismo do Estado de São Paulo. Até agora não obtivemos nenhuma informação nesse sentido. Contudo soubemos que há cidade interessadas em participar em conjunto com Piraju para economizar na compra dom espaço pra exposição, mas que até agora não tiveram nenhuma resposta dos responsáveis pelo setor. Será isso verdade?
Perguntar não ofende
Quem será que pagou barco utilizado por atletas de Piraju em algumas competições?
Associações
Nas últimas semanas a Associação dois Catadores de Lixo Urbano de Piraju (Aclu) voltou a ser destaque merecendo até mesmo atenção dos vereadores manifestada através de um requerimento de Marco Antônio dos Santos questionando a situação da associação. A Guarda Mirim e o hospital de Piraju, também já foram alvo de questionamentos. O trabalho de fiscalização dos vereadores para com as associações de Piraju poderia se estender também a outras como a Associação Pirajuense dos Estudantes Intermunicipais. Alguns estudantes estariam com algumas dúvidas que devem ser sanadas porque a entidade recebe verba pública.
Relatado
Talvez nas próximas sessões seja apresentado um requerimento na Câmara pedindo prestação de contas da associação e da ata da assembléia em que foi eleito o presidente porque um vereador já teria sido contatado.
Barbeiros
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (31) proposta que cria um cadastro nacional de infrações, crimes e acidentes de trânsito, com a indicação dos condutores e das auto-escolas em que foram treinados, dos nomes dos seus instrutores e dos seus examinadores. O texto aprovado pela CCJ é um substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 2788/08, do deputado Ratinho Júnior (PSC-PR). O relator na CCJ, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), recomendou a aprovação da proposta.
Penalidades
Segundo o texto aprovado, os instrutores e examinadores poderão ser punidos por infrações cometidas pelos condutores que treinaram ou aprovaram. As penas incluem a participação obrigatória em curso de reciclagem e até o cancelamento da autorização para o exercício da atividade.
Marmita requentada
A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, atacou o lançamento do PAC 2 do Governo Lula lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Dilma Rousseff pré-candidata petista ao Planalto. Para Marina, o PAC 2 é uma marmita requentada. "Muitas obras estão repetidas. Tem alguma coisa nessa marmita que está requentada", disse a pré-candidata que criticou a primeira versão do programa, o PAC 1. "O PAC não é um programa, é uma colagem de obras. Algumas delas não ligam lé com cré."
Devolve Sarney
A Procuradoria da República no DF quer que José Sarney, presidente do Sanado, devolva o dinheiro que recebeu acima do teto salarial dos servidores públicos nos últimos cinco anos. Em ação protocolada na Justiça Federal segunda-feira (29), o procurador Francisco Bastos informa que, além dos proventos de senador, Sarney recebe pensões de ex-governador e de ex-funcionário do Tribunal de Justiça do Maranhão. O teto do funcionalismo, até fevereiro, era de R$ 24,5 mil. O procurador também pediu que a Justiça Federal obrigue o Senado, o governo e o Tribunal de Justiça do Maranhão a informar os valores recebidos por Sarney. Essas informações já foram solicitadas, mas as instituições se recusaram a fornecer os dados.
Proibidos
A Executiva Nacional dos Democratas (DEM) aprovou na última terça-feira (30), a proibição dos diretórios estaduais formarem coligações em que o candidato ao governo seja do Partido dos Trabalhadores (PT). Ao que tudo indica o DEM, deve apoiar o PSDB na disputa pela Presidência, pelo fato do partido ser oposição do governo federal. De acordo com a resolução, caso um diretório estadual do DEM desobedeça a regra, poderá ter anulada a adesão do partido de coligação local, que impediria o diretório de concorrer às eleições para o governo do estado.
Mutirão
Provocada por esta coluna na semana passada a equipe do centro de zoonoses de Piraju em nota enviada a nossa redação informa que há um a programação com todos os bairros sendo atingidos como mutirão e que o mutirão está sendo realizado de acordo com a abrangência de cada um dos oito PSFs existentes no município. Desta forma, pelo menos oito mutirões estão programados. A nota diz ainda que, outras ações, visando o bem estar da população, serão realizadas ao longo do ano de 2010.
Assinar:
Postagens (Atom)
Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888
Covid 19
Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...
-
Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...
-
Vestibulinho das Etecs divulga inscrições deferidas e indeferidas O candidato poderá apresentar recurso nos dias 15 e 16, retificando no...
-
8ª edição do Mostrarte Piraju Pelo segundo ano consecutivo, o evento faz parte do programa Juntos Pela Cultura do Governo de São Pau...