sábado, 24 de julho de 2021

Nível da Represa Paranapanema irá baixar a partir de segunda-feira (26)


 


O nível da Represa Paranapanema irá baixar a partir da próxima segunda-feira (26/07) para a realização de serviços na obra do Parque das Águas, localizado próximo à bomba de captação de água da Sabesp.

Segundo a arquiteta Maria Fernanda Barbério o nível da represa deverá ficar baixo por cerca de quinze dias úteis e será necessário para a realização de obras de rampa, escadaria de acesso à represa e trampolim, todas parte do complexo "Parque das Águas" que deve ser entregue à população no final deste ano.

Ainda segundo a arquiteta, responsável designada pela prefeitura para acompanhar a obra, Sabesp e Enel estão acompanhando toda o trabalho e ressalta que a baixa da represa tem anuência da Cetesb.

Neste sábado de manhã a Sabesp instalou um sistema de captação de água flutuante para que não haja problema em relação ao fornecimento de água.

As pessoas que costumam utilizar a represa para passeio de embarcações, caiaques, jet ski e outros devem se atentar para a sinalização de segurança instalada pela Sabesp no local.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Futuro sistema de tráfego na Ponte Nelson de Godoy


 


Prefeitura de Piraju continua  o trabalho de elaboração do projeto da alça de acesso que será construída após a revitalização da Ponte Nelson de Godoy.

Na revitalização será construída uma passarela ao lado da ponte com vista para o lago onde os pedestres poderão atravessar a ponte com segurança o que abrirá a possibilidade para que haja tráfego nos dois sentidos.

Para evitar que caminhões e ônibus atravessem a ponte ao mesmo tempo em sentidos opostos, a Prefeitura já encontrou uma forma para que os motoristas possam ter visão dos dois lados da cabeceira da ponte. Com mão dupla sobre a ponte, não haverá a necessidade de semáforos no local.

“Dois veículos grandes nunca se encontrarão em cima da ponte, pois os motoristas terão visão com quem irão se encontrar. Acabam os semáforos, os pedestres em segurança e acabarão as filas e esperas de ambos os lados. Essa passagem paralela ao canteiro será mais estreita e servirá somente para motos”, explicou o prefeito José Maria Costa. 



Prefeito de Piraju divulga chegada de UTI Neonatal

O prefeito José Maria Costa anunciou pelas redes sociais a chegada de mais um equipamento para rede municipal de saúde de Piraju A Prefeitura de Piraju recebe nos próximos dias uma UTI Neonatal totalmente equipada e exclusiva para transporte de recém-nascidos e gestantes de alto risco A UTI Neonatal foi adquirida através de convênio com a Caixa Federal com o qual a Prefeitura comprou dois caminhões coletores de lixo e o caminhão basculante. Com a mesma verba, a Prefeitura iria comprar também uma retroescavadeira, mas infelizmente a verba não foi suficiente. Com a ajuda do vereador Gina Borges, que destinou emenda impositiva, foi possível reunir o valor necessário para a compra da UTI Neonatal.


PIRAJU TERÁ NOVO MIRANTE NA PONTE NELSON DE GODOY

Obra na Ponte Nelson de Godoy em Piraju
O posicionamento do novo mirante permitirá melhor visualização da paisagem cênica do rio e da cascata, além de outras melhorias. Seguindo o cronograma pré-estabelecido, as intervenções já atingiram 30%, entre ações de planejamento e execução. As Melhorias na infraestrutura da Ponte Engenheiro Nelson Godoy Pereira começam no último trimestre deste ano

 

A empresa Enel Green Power vai instalar um novo mirante na ponte Engenheiro Nelson de Godoy, em substituição do antigo que teve que ser removido devido a construção de um novo vertedouro previsto na obra de melhorias na infraestrutura da ponte.

Com o novo mirante, os visitantes terão um ponto de observação ainda melhor da vista cênica completa e mais aproximada da queda d’água da barragem. O novo mirante terá mais áreas de transparência, acessibilidade para cadeirantes e ganhará uma passarela de acesso.

Ainda como parte das intervenções realizadas pela Enel Green Power, a ponte terá a recuperação do pavimento e das juntas de dilatação, reforço da iluminação e do gradil, além da instalação de uma passarela para ampliar a acessibilidade de pedestres.

As intervenções na ponte e a transferência do mirante acontecerão no último trimestre deste ano, paralelamente às obras do vertedouro. A Enel Green Power está trabalhando em um calendário de intervenções que causem o mínimo impacto possível no fluxo de pedestres e automóveis enquanto as obras na ponte estiverem em curso. Mantendo seu compromisso com a transparência, a empresa vai comunicar os detalhes sobre os trabalhos a serem executados na ponte antes do início das obras, mantendo as autoridades e toda a população informada.

 

Obras na Usina  Paranapanema avançam de acordo com o calendário

As obras de ampliação da capacidade de vazão do vertedouro da Usina Hidrelétrica de Paranapanema, iniciadas em dezembro de 2020 pela Enel Green Power em Piraju, seguem o calendário previsto e já atingiram 30% do seu cronograma total, entre ações de planejamento e execução. Até o momento, as intervenções se concentraram principalmente no vertedouro controlado, que é a estrutura principal do projeto, e a previsão é de que todas as atividades estejam concluídas até o primeiro trimestre de 2022. Com a construção de um vertedouro auxiliar, será ampliada a capacidade de escoamento da água que chega à usina.

Ativo da Enel Green Power desde 2016, a Usina Hidrelétrica de Paranapanema está recebendo intervenções que têm como objetivo ampliar ainda mais a segurança da barragem. Realizada para atender a normas regulatórias, a intervenção, no entanto, não prevê a instalação de novas turbinas para aumento da capacidade de geração de energia elétrica. A Enel Green Power fará também intervenções na ponte Engenheiro Nelson Godoy Pereira, conforme Termo de Cooperação Técnica firmado com a Prefeitura de Piraju.

“Desde o início da concessão da usina de Paranapanema pela EGP, a empresa vem desenvolvendo um trabalho técnico minucioso de engenharia reversa para a avaliação de segurança das estruturas da usina, que foi construída na década de 20, bem como da ponte sobre a barragem, tendo como base os critérios atuais de engenharia. Os estudos técnicos realizados pela Enel até janeiro de 2020 balizam o trabalho que está sendo executado atualmente. É importante que os moradores de Piraju saibam que a barragem da usina e a ponte estão em excelentes condições estruturais e não oferecem riscos de segurança à população”, ressalta Fábio Destefani, diretor de Operação & Manutenção das usinas hidrelétricas da Enel Green Power no Brasil.

 

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...