quarta-feira, 30 de junho de 2010

Geraes



Queimada
Na semana passada expressamos aqui a preocupação da população com as queimadas que comumente acontecem nessa época. Por enquanto, parece que a preocupação acontece apenas por parte das pessoas que são diretamente afetadas. Nesta sexta-feira (25), uma área que fica entre os Tetos I e II e o Jardim Morada do Sol ardeu em chamas jogando fumaça e fuligem para todas as direções. Até quando?Clima de Copa
Parece que o trabalho da Câmara Municipal de Piraju nas duas últimas semanas estaria seguindo em ritmo de Copa de Mundo. Apesar dos projetos apreciados, requerimentos e indicações apresentadas, a sessão ordinária desta semana durou pouco mais de uma hora e meia, mesmo tempo da sessão da semana passada.
Zíper
Mais uma vez os vereadores não usaram a tribuna para explicação pessoal. Talvez seja essa a explicação da redução do tempo de duração das últimas sessões.
Luta desigual
Por enquanto os vereadores lutam para conquistar a atenção dos munícipes para o trabalho que realizam na Câmara. O problema é que o horário em que as sessões são realizadas coincide com o das novelas.
Abdicação
Se os vereadores continuarem a abrir mão do uso da tribuna, talvez possa conquistar quem ainda não entendeu a importância de conhecer o trabalho do Legislativo de sua cidade.
Mídia
Para divulgar sua atuação na Câmara, os vereadores e políticos em tem usado estrategicamente o jornal impresso como meio de comunicação. Segundo o IPESP o noticiário político em jornais tem o maior índice de confiabilidade por parte da população.
Saúde pública
Um dos requerimentos apresentados na última de sessão, de autoria de Valberto Zanata, alerta ao prefeito que solicite do proprietário de uma chácara próxima da Vila São Pedro, autorização para aumentar o espaço entre o muro das residências do bairro e o cafezal que existe na propriedade, possibilitando à Vigilância Sanitária fazer inspeções no local e, conseqüentemente, a limpeza da sujeira ali acumulada.
Doenças
O vereador justificou seu pedido afirmando que no ano de 2009, nas redondezas daquele bairro foram encontrados diversos focos do mosquito transmissor da Febre Amarela e da Dengue. Há registro de óbito. Uma moradora teria dito a Valberto que naquela época já se tinha cogitado a possibilidade de retirar duas fileiras de pé de café possibilitando a entrada dos agentes de endemias e da Vigilância Sanitária (Visa)
Sem ônus
De acordo com Zanata, é evidente o acúmulo de sujeira no local e que cabe a Prefeitura solicitar do proprietário autorização para executar este serviço, não gerando ônus para o mesmo. Valberto anexou ao requerimento enviado ao prefeito um laudo da VISA, atestando a importância dessa medida a ser adotada.
Teto I
Caso seja atendido esse pedido do vereador, talvez a Prefeitura possa adotar a mesma medida no terreno que fica logo abaixo do Teto I, onde o mato alto permite que ocorra o mesmo problema da Vila São Pedro.
Fecapi
Como já alertamos na edição passada, a Festa do Café de Piraju deve acontecer mesmo na segunda semana de novembro de acordo com informações de departamento de Turismo de Piraju. Esta semana, o vereador Rubens abordou o tema em requerimento enviado ao prefeito perguntando qual a data da realização do evento. O vereador quer saber também se já existe comissão formada para realização da festa.
Verba pública
Informações “extra-oficial” dão conta de que a Prefeitura ainda não definiu quem será o presidente da festa deste ano. Alguns nomes teriam sido apresentados, mas nenhum confirmado.
Sombra
O eleito do prefeito para comandar a festa terá que se esmerar na organização e no uso da verba pública que a Prefeitura e a Câmara devem destinar para o evento. Até agora, o último evento realizado ficou marcado como um dos melhores já realizados.
Beicinho
Conta-se que durante a última edição da Festa do Café de Piraju teve diretor municipal que ficou na bronca por não ter conseguido camarote na faixa.
Turismo
A Estância de Turística de Piraju participou do Salão São Paulo de Turismo que aconteceu no último final de semana como noticiamos da edição passada. Esperamos que o resultado desta participação tenha sido positivo.
De olho
Boatos dão conta de que haveria algumas pessoas interessadas em assumir a pasta do Turismo de Piraju. Pelo que se sabe, o prefeito Chico Pipoca estaria disposto em fazer mais algumas mudanças em sua equipe de diretores. Resta saber se o departamento de Turismo estaria entre os setores a sofrer mudanças.
Roubo
E por falar em Turismo, ainda não se sabe quem foi o autor do roubo que aconteceu naquele setor quando ladrões entraram no prédio e levaram uma TV, um DVD e alguns cheques. As investigações continuam.
Contratações
Essa semana, o prefeito Chico Pipoca teria tentado completar o quadro de diretores de sua administração nomeando Armando Megiolaro para o departamento de Obras e Carlos Bernabé para o jurídico.
Brecado
Segundo informações, apenas Armando Megiolaro chegou a ocupar o cargo, mas teria saído logo depois porque o diretor de assuntos administrativos Augusto Piacenço, teria alertado que Megiolaro ainda mantém um contrato com a prefeitura, o que impediria sua nomeação.
Ligeirinho II
Comentando a rápida passagem de Megiolaro na administração de Pipoca, algumas pessoas dizem que essa foi a permanência mais rápida que um diretor teve em Piraju. Segundo informações, Armando chegou até mesmo a ser apresentado por Pedro do São Vito a alguns servidores como o novo integrante da equipe de seu departamento.
Contenção
Entre as pessoas que apóiam a administração de Chico Pipoca, há os que defendam a não contratação de novos diretores para tomar o lugar dos que saíram. A sugestão é que algumas pastas sejam anexadas a outras para diminuir o número de diretores o que vai ajudar a equilibrar a folha de pagamento da Prefeitura.
Minguando
Ainda nem começaram as campanhas eleitorais e parece que a prefeitura já ficou sem verba para realizar algumas obras previstas como as de recapeamento anunciadas meses atrás. Algumas ruas nos bairros Teto I e II esperam pela melhoria em situação de dar dó. Outras na Vila Jurumirim como a Rua Frei José Louro e a Rua João Medaglia Kristensen que interliga a Estrada da Biquinha com a Rua Joaquim Teotônio de Araújo também podem ser alvo de críticas por quem chega a cidade pela entrada turística de Piraju.
Sob o nariz
Não é de se estranhar que muitas ruas de vários bairros de Piraju estejam em situação lastimável uma vez que o trecho da Rua Joaquim Teotônio, bem em frente a Prefeitura está em situação complicada.
Efeito retardado
O vereador Ronaldo Ferreira disse esta semana que não pediu a saída da diretora da Saúde como teria informado o diretor Administrativo Ronaldo Adão Guardiano, quando levou a carta de demissão à Yaeko Kawata. Ronaldo contou que o diretor da Prefeitura teria dito à Yaeko que sua demissão teria ocorrido a pedido de alguns vereadores incluindo seu nome. O vereador confirmou ter feito alguns questionamentos e até críticas, mas que nunca pediu a saída da médica.
Às boas
Conta-se nos bastidores da política local que, depois do período de afastamento que tiveram o prefeito Chico Pipoca e o advogado Fernando Artine, parceiros de muito tempo de política, teriam voltado a se falar com mais constância. Boatos dão conta que seriam freqüentes as visitas de Artine ao gabinete do prefeito.
Repelido
Talvez tenha sido essa aproximação de Artine ao prefeito que teria motivado o afastamento do vice-prefeito Jairzinho da administração de Pipoca.
Rebuliço
Boatos da volta de Clóvis Brás ao cargo de vereador em Piraju causaram expectativa na Câmara esta semana. Dizem que até comemoração regada a pizza na “Torre de Pisa” teria acontecido. O departamento jurídico do Legislativo de Piraju informou que até o momento não houve qualquer informação do judiciário que justificasse tanta euforia.
Paulinho da Força
O Deputado Federal Paulo Pereira ganhou por sete votos a zero recurso no (42º Tribunal Superior Eleitoral) na acusação de irregularidades nas contas da eleição de 2006. O advogado Tiago Cedraz explicou que: "O Tribunal entendeu que não houve o alegado abuso de poder econômico, irregularidade nas contas ou utilização indevida da estrutura sindical". O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (24) às 20h30, no TSE.
Limpeza
Valberto Zanata sugeriu através de indicação que a Prefeitura proíba o passeio de pessoas acompanhadas de cães na calçada em volta do Cemitério Municipal Padre Luiz Menezes Bueno. A instalação de placas de orientação e fiscalização do Setor de Zoonoses também foi solicitada. A medida serve para evitar que a caminhada dos populares se transforme em corrida com “bostáculos”.
Esporte
Vale sempre lembrar. Encerrou-se no dia 15 de junho o prazo para que as entidades filiadas à CBCa enviassem suas propostas visando a obtenção do Selo de Qualidade para os seus respectivos projetos. As Cidades escolhidas foram Piraju, no Estado de São Paulo, Macaé, no Estado do Rio de Janeiro e ainda Primavera do Leste, no Estado do Mato Grosso. Estes três núcleos de Canoagem Slalom, junto ao Projeto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu, deverão receber o Selo de Qualidade.


Vereador quer fiscalização da Lei de Zoonoses


O vereador Rubens Alves quer o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piraju atue de forma mais eficaz para evitar que animais andem soltos pela cidade. Na última sessão ordinária da Câmara, Rubens questionou o responsável do setor da CCZ João Dias sobre as providências tomadas em relação aos cavalos, vacas e bois que se encontram no terreno do hospital do Bairro do Eldorado e que as vezes tomam as ruas do bairro. Alertando sobre ampliação da zona urbana de Piraju, o vereador que saber quantas pessoas já foram notificadas pela prefeitura a cerca de animais soltos pela cidade.

Curtas


Na capital
Em parceria com os municípios de Avaré e Timburi, Piraju participa do 9º Salão São Paulo de Turismo. A parceria foi feita para reduzir os gastos que os municípios teriam com a viagem e compra do espaço para exposição. Talvez se o município já tivesse um fundo de turismo, seria mais fácil a participação de eventos como esse que ajudam a divulgar o turismo de Piraju.
Cobrando
Não é por falta de cobrança que Piraju não terá o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR). O vereador Luciano Louzada quer saber se a Prefeitura pretende implantar o FUMTUR no município. Para o vereador, a criação deste órgão municipal vai facilitar o recebimento de verbas estaduais e federais. Deputados federais também já apontaram que esse órgão facilita o trâmite de recebimento desses recursos.
Prestigiado
Em sua nona edição, o Salão São Paulo de Turismo mostra franco crescimento. Segundo a diretora da empresa “Conteúdo Brasil”, Suzi Camargo, o salão este ano cresceu 12% em relação ao ano anterior e conta com 54 estandes e mais de 143 cidades. O evento deste ano que acontece até sábado (19) e tem expectativa de receber mais de 12 mil pessoas. "O salão é um evento de negócios aberto também para o público final, porém, a maioria dos participantes são do trade de turismo", explicou. Em paralelo ao 9º Salão São Paulo de Turismo acontece o 10º Congresso do Turismo Paulista e o 2º Workshop Paulista de Turismo. Na programação, debates e palestras dedicados ao desenvolvimento do turismo.
Fecapi
E por falar em turismo, a Festa do Café de Piraju, (se é que ainda se pode chamar assim) deve ocorrer no mês de novembro este ano. A informação é que a data teria sido mudada por conta das eleições. De acordo com o departamento de turismo de Piraju, a festa terá seu período encurtado.
Estação
Esta semana tivemos a informação que a Avenida Oscar Ribeiro, na saída para Ourinhos, ao lado da estação ferroviária será fechada para o tráfego. Na rotatória local, a prefeitura até já teria feito a terraplanagem para o novo acesso que deve direcionar os veículos para a Avenida Dr Simão, que em breve terá sentido duplo.
Trenzinho
Ainda não se sabe qual seria o motivo da mudança que está sendo feita no local. Especulasse que o motivo seria a implantação do trenzinho da “Estação Memória” que, futuramente, vai partir da estação levando turistas para uma viagem de aproximadamente 500m.
Perigo
Se prefeitura levar muito tempo para liberar a segunda pista da subida do Teto, pode ser que haja tempo para que aconteçam acidentes no encontro da Avenida Álvaro Schmidt Gallo com a Rua Franz Buchler. Esta semana, um desavisado visitante teria se assustado quando, ao acessar a subida do Teto, deu cara com um carro que descia na mesma pista.
Mesmo mal
Apesar da saída de Yaeko Kawata da direção do departamento de Saúde de Piraju, as reclamações continuam. Esta semana, uma usuária do Posto de Saúde Central de Piraju aos prantos, ligou para Rádio Piratininga reclamando de que teria sido mal atendida por uma médica. A reclamante informou que, além de chegar tarde, a médica a teria maltratado.
Sindicância
E por falar de departamento de Saúde, o vereador Rubens Alves de Lima quer saber o que foi apurado na sindicância realizada sobre a queima de medicamentos vencidos em Piraju. Através de requerimento, o vereador solicitou cópia de todo o processo realizado pela Prefeitura.
Transparência
Ainda não se sabe por que a Prefeitura não divulga o resultado das sindicâncias. Tornar público todos os atos administrativos talvez fosse uma forma de mostrar transparência com a “coisa” pública.
Assinatura Falsa
Outra sindicância em andamento diz respeito a uma assinatura falsa do prefeito Chico Pipoca num documento enviado a Brasília. Vale a mesma regra se atual administração quer demonstrar transparência.
Mal crônico
Continuam as reclamações sobre o mal crônico de Piraju que são a má conservação das calçadas e a inexistência destas. O problema chegou a Câmara Municipal esta semana quando com o vereador Rubens Alves de Lima apresentando um requerimento questionando o Executivo, se houve qualquer comunicação para que os moradores da Avenida Dr Simão ( Subida da Estação), construam calçadas em suas residências. O vereador alerta para o perigo de atropelamento devido a falta de calçadas.
Queimadas
Com o tempo da seca que está chegando, aumentam os casos de problemas respiratórios apresentados principalmente por crianças. Esta situação é agravada pelas queimadas que são feitas em plantações de cana na zona rural e também em lotes na zona urbana do município. Para evitar gastos com atendimento no Pronto Socorro, a Prefeitura poderia aumentar o trabalho do setor de fiscalização avisando aos proprietários de lotes que façam a limpeza destes locais.
Desculpas
É comum surgir desculpas mais esfarrapadas usadas pelos proprietários de lotes onde ocorreu uma queimada é a de que alguém teria ateado fogo para prejudicá-lo. Para aplicação de multa é necessário o flagrante o que dificilmente acontece. Das duas uma, ou os vereadores elaboram uma lei que impute responsabilidade ao proprietário por não limpar seus lotes, ou a prefeitura limpe esses lotes o quanto antes e depois cobre dos proprietários. O que não pode ocorrer é que crianças paguem pela irresponsabilidade de outros.
The flash
O presidente da Câmara de Piraju deixou desarmados alguns de seus colegas esta semana. Ao abrir a inscrição para explicação pessoal, oportunidade que os vereadores usam a tribuna da Câmara, João José deu exatos dois segundos para manifestação. Antes que qualquer um deles pudesse dizer seu nome, o vereador encerrou a cessão.
Na garganta
Com a atitude de João José, o vereador Valberto Zanata teve que segurar seu nome que já estava pronto na garganta para se inscrever para explicação pessoal. A expressão que Valberto fez ao ver a velocidade de seu colega valeu o “ingresso”.
Ponta da língua
É natural que Zanata tenha lamentado não ter a oportunidade de não poder fazer uso da tribuna. O vereador tinha muito que falar depois de sua participação na convenção estadual de seu partido o PSDB. Nessa ocasião, ocorreu o lançamento da candidatura de Maurício Pinterich a uma cadeira no Legislativo de São Paulo.
Incentivos
Tramita na Câmara um projeto do Executivo que visa conceder incentivos fiscais como desconto de 50% sobre Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre prestação de Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre construção como medida de estímulo a implantação do “Programa Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal. O programa será realizado por uma empresa particular. Alguns vereadores afirmaram que estariam em dúvida quanto a algumas particularidades do projeto.
Medalha
O vereador Eduardo Pozza quer instituir na Câmara Municipal a Medalha de Honra ao Mérito “Ataliba Leonel” para homenagear personalidades de destaque nas áreas de educação e cultura, esporte, indústria e comércio, agricultura, política, social e diversos.
A homenagem seria feita na última semana legislativa de cada ano.
Número
Segundo informações, o artigo 5º do projeto de Pozza teria deixado dúvidas quanto ao número de homenageados no ano. Seria apenas um homenageado anualmente entre todas as categorias mencionadas ou uma para cada categoria? Se for um por categoria pode ser que tenhamos sete homenageados num ano. É isso?
Ração
A Câmara autorizou a Prefeitura a repassar mensalmente a quantia de R$ 1.400, 00 para Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) até o dia 31 de dezembro deste ano. A verba será usada para alimentar cães abandonados e recolhidos pela entidade conduzida por Maria de Lourdes de Lima Gama.
Aumento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu aprovar o aumento de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, já aprovado pelo Congresso. A decisão de sancionar o reajuste dos aposentados terá um impacto fiscal de R$ 1,6 bilhão, que será compensado com corte de despesas da mesma magnitude no Orçamento neste ano. O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que o pagamento do novo benefício aos aposentados será retroativo a janeiro e ocorrerá neste mês ou em julho.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...