José Carlos Brandini
Presidente
José Carlos Brandini será o presidente da Câmara para o biênio 2011/2012. O vereador que teve a atuação mais discreta nos últimos dois anos, agora vai comandar os trabalhos do Legislativo.
Panelinha
O grupo de vereadores que conseguiu eleger Brandini, Marcão e Ary para compor a Mesa da Câmara, parece que vai dar as cartas no próximo ano legislativo. Um dos vereadores excluídos apelidou a equipe formada por Pozza, Ronaldo Ferreira, Ary e Marcão e Brandini como “grupo dos cinco”.
Sinais
Não. Não se trata da música de Luan Santana, mas sim do festival de gestos entre os vereadores aliados durante a eleição da Mesa Diretora que aconteceu terça-feira (14). O vereador Eduardo Pozza foi quem protagonizou o momento mais marcante dos sinais feitos na ocasião. De sua cadeira, Pozza apontava insistentemente para que Ary Bernardino orienta-se Luciano Louzada para se candidatar ao cargo de vice presidente.
Visita
O palhaço Tiririca visitou esta semana o Congresso Nacional onde vai atuar como deputado federal. Em sua aparição no Congresso, Francisco Everardo não usou a peruca nem o boné colorido que usa em seus shows. Enquanto isso, na Câmara de Piraju, o novo presidente da Casa José Carlos Brandini, também disse que não vai usar o boné que sempre o caracterizou como Brandini do Gás.
Prestigiado
No momento da escolha do vice presidente da Câmara, o vereador Luciano Louzada teve uma manifestação do quanto é prestigiado entre seus pares. Mesmo não tendo colocado seu nome para disputar o cargo, o vereador que era tido como um dos “excluídos” por ser do PMDB, recebeu quatro votos.
Bicão
Mesmo não estando nos planos do “grupo dos Cinco”, o vereador Rubens Alves de Lima foi eleito vice presidente. Após ter perdido para Brandini o cargo de presidente, Rubens arriscou e candidatou de novo para outro cargo e conseguiu se eleger com três votos.
Isolado
Já Valberto Zanatta não conseguiu ser eleito para nenhum dos cargos que se candidatou. O vereador que seguindo orientação de seu partido se lançou candidato amargou três derrotas.
Traído
O presidente da Câmara, João Fernando José, não contava com a eleição de Brandini mesmo com toda a articulação que estava ocorrendo neste sentido. Momentos antes do início da eleição da Mesa, João José contava com um voto para seu candidato Rubens Alves que não veio.
Pelas beiradas
A eleição dos novos membros da Mesa Diretora da Câmara como já dissemos aqui não é mera obra do caso. Contasse que nos bastidores da eleição, o empresário Roberto Zanella e o a advogado Fernando Cláudio Artine teriam tido participação ativa na articulação.
Independente
Na semana passada, em conversa com Fernando Cláudio Artine, tivemos a nítida impressão de que o ex-assessor jurídico da Prefeitura seria um dos mentores da formação do “grupo dos cinco”. O vereador Marco Antônio dos Santos falou a Folha momentos depois da eleição que Artine nada tem a ver com o grupo aliado ao prefeito.
Plano de carreira
Com a presença de um pequeno grupo de professores na plateia, a Câmara realizou uma sessão extraordinária na sexta-feira (17) para votar alterações no Plano de Carreira do Magistério de Piraju. A matéria deveria ser votada na sessão ordinária de terça-feira (14), mas um impasse fez com que a votação fosse adiada.
Pedagogia
A matéria que fez os vereadores se reunirem mais uma vez este ano foi à exigência do curso superior de pedagogia para professores da rede pública de ensino. Alguns vereadores, especialmente Valberto Zanatta e Luciano Louzada estavam preocupados que a lei privilegiasse os profissionais que ainda não fizeram o curso em detrimento dos que já se adequaram a lei desde 2004, quando foram avisados da exigência.
Na janelinha
De acordo com o Plano de Carreira, os professores sem curso superior de pedagogia poderão receber um abono de dez por cento quando concluírem o curso que terão de fazer. Já os que se qualificaram antecipadamente como manda a lei terão de fazer novos cursos de pós-graduação para não ficarem para trás.
Categorias
Para evitar injustiças, Louzada e Zanatta propuseram a criação de duas categorias de professores distintas onde se enquadrariam os profissionais com pedagogia e os que não fizeram o curso com diferenças de salário que seriam corrigidas ao término do curso. A sugestão não foi aceita.
Cooperando
Ao perceber que a alteração seria votada do jeito que estava, Louzada e Zanatta usaram a tribuna disseram que votariam pela aprovação para não atrapalhar a administração e também para permitir que os professores sem tem curso de pedagogia participem do concurso.
Empurrando
Logo após, Pozza também usou a tribuna dizendo que a atitude de Zanatta e Louzada poderia prejudicar os professores que não fizeram o curso.
Aos tubarões
Irritado pela tentativa de ser lançado aos tubarões, o vereador Luciano Louzada rebateu imediatamente seu colega dizendo que em nenhum momento isso poderia acontecer.
Casinhas
O prefeito Chico Pipoca e o CDHU finalmente entregaram as unidades recém construídas no município. No palco das autoridades muitos se acotovelavam para sair na foto com os felizes mutuários.
Teto solar
Durante a cerimônia de entrega das chaves das casinhas, o secretário-adjunto da Secretária de Habitação do Estado de São Paulo, Ulrich Hoffmann, enumerou os predicados do novo padrão de construção do CDHU. Com medo de o secretário esquecer algum item, Chico Pipoca soprou o “teto solar” com que as casas foram equipadas. Sorrindo Hoffmann falou do aquecedor solar que foi instalado em cada unidade do novo conjunto habitacional.
Demissão
A assistente social Maria de Lourdes Bernabé teria sido demitida do departamento da Ação Social na última semana. Conta-se que a demissão teria partido da diretora da Pasta Zoraide Berenguel. Segundo Maria de Lourdes, o motivo de sua demissão até agora não foi especificado.
Silêncio
Não sabe como anda o relacionamento das duas profissionais que até pouco tempo eram grandes amigas. No evento de entrega das chaves das casas do CDHU o clima de constrangimento era visível entre as amigas que na inauguração do novo prédio do INSS ficaram o tempo todo juntas.
Churrasquinho
Os vereadores que compõem o “grupo dos cinco” devem comemorar sua vitória na Câmara com um churrasco num sítio do vereador Eduardo Pozza. É claro que outras pessoas devem estar lá para congratular a “trupe”. Tem muita gente que gostaria de ser um mosquitinho para ver quem vai participar do “churras”.
Pescaria
O vereador Marco Antônio do Santos, apreciador de uma boa pescaria já está preparando sua tarrafa para jogar no açude do sítio de Pozza.