sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Geraes

Braz perde mais uma
Mais uma tentativa de Clóvis Braz recuperar sua vaga de vereador na Câmara de Piraju foi por água abaixo. Desta vez, diante de um agravo impetrado por Braz contra a negativa de concessão de liminar por parte do Judiciário de Piraju, o Juiz Ítalo Pontes foi categórico. “O Partido Progressista (PP), ajuizou ação de controle direto de inconstitucionalidade, em verdadeiro auxílio ao impetrante Clóvis Braz, visando reintegrá-lo pela via indireta ao cargo de vereador. Entendo imprescindível a comunicação do exposto à Corte Paulista para conhecimento de todos os fatos. O fato em comento gera grande repercussão nesta pequena cidade do interior paulista e os autos relatam, e, tese, que o impetrante estaria vendendo bebidas e drogas para menores em seu estabelecimento comercial denominado “Bar Tricolor”. Segundo consta, o impetrante teria aproveitado de suas prerrogativas de vereador, com o fim de embaraçar ou impedir o trabalho do Conselho Tutelar do Município, daí porque responde por processo de cassação de mandato”.
Fatos e fotos
Parece que ainda não estaria bem claro para algumas pessoas o real motivo do vereador Clóvis Braz ter sido cassado. Ainda há quem insista em dizer que a cassação do vereador não passa de picuinha política. Quem teve acesso ao material protocolado na Câmara que originou o processo contra Braz pode ter a real dimensão das acusações.
Meia e sapato
Dizem pelos corredores de um dos poderes de Piraju que alguém esqueceu os sapatos e as meias ao ter que retirar, às pressas, os pés que colocou ali cedo demais.
Vias indiretas
Como se sabe, o advogado do vereador tenta anular o efeito de cassação do mandato de Braz, através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADin). Na Adin, o advogado contesta vários dispositivos do Regimento Interno da Câmara, usados como base para formação das comissões parlamentares, que após investigação com pleno direito de defesa, terminou com o pedido de cassação.
Estação
A Prefeitura informou esta semana que as obras de restauração do prédio da antiga Estação Sorocabana de Piraju estão em andamento. Segundo informou o diretor de Engenharia, Pedro Miguel Belluci, no momento estão sendo executados serviços de reparo e restauro na escada de madeira que dá acesso ao segundo piso do prédio.
Ação judicial
Em resposta ao vereador Eduardo Pozza, que através de requerimento perguntou se havia ação judicial contra a Prefeitura que causasse a paralisação da obra, o diretor do departamento jurídico da Prefeitura, Gustavo Albanesi Bruno, afirmou que não há nenhuma ação impedindo a municipalidade de concluir a obra.
Suspeita
O vereador apresentou o requerimento após ouvir boatos de que um engenheiro teria ingressado com uma ação para impedir o término da obra, reclamando uso indevido de um projeto de sua autoria. De acordo com a Prefeitura, isso nunca existiu.
Tartaruga
Ao saber que a obra no prédio da estação está em andamento, Pozza ironizou dizendo: “Só se for a passos de tartaruga porque está muito devagar”, espetou o vereador que pode ter oportunidade de mostrar como se administra obras municipais. Pozza já externou sua vontade de ser prefeito de Piraju e pode se candidatar nas próximas eleições.
Novela
Em Piraju, entra vereador sai vereador, continua a novela de sempre do SBT e da Record que continua dando Ibope. Não se trata de mais um folhetim como os consagrados pelos brasileiros, mas sim o fato de que essas duas emissoras não estariam sendo vistas pelos pirajuenses por problemas técnicos e burocráticos. O sinal do SBT foi interrompido em Piraju pela ANATEL por irregularidades. Já a Record, sofre com problemas técnicos.
Abandonado
Vale lembrar que o atual responsável pela manutenção dos equipamentos denunciou tempos atrás o abandono em que se encontrava a estação receptor-transmissora de canais de televisão em Piraju.
Ces’t fini
“Até o presente momento não há previsão de data para realização da Fecapi/Faipi 2010”, esta foi a resposta da Prefeitura para a Câmara, que perguntou sobre a data em que ocorreria o evento este ano. Essa até o Chapolin Colorado “suspeitava desde o princípio”.
Volta
Os vereadores realizaram a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar. Na pauta, várias respostas do Executivo, requerimentos dos vereadores e três projetos do Executivo apresentados em regime de urgência. Dos três, apenas um foi aprovado. Para os outros dois, os vereadores pediram vistas.
Tempo
Se os vereadores querem atrair populares para assistirem as sessões da Câmara terão de se esforçar um pouquinho mais. Uma redução no tempo do intervalo regimental ajudaria. Nesta terça-feira (3), foi duro esperar por uma hora a volta dos trabalhos do Legislativo.
CPI
Os membros da CPI do Asfalto do Distrito Industrial de Piraju deram continuidade aos trabalhos. Foram ouvidos esta semana os ex-diretores de Engenharia da Prefeitura Jair Félix Damato e Antônio Afonso Marinho Lessa (Tunhé). O presidente da CPI classificou como satisfatória as declarações de ambos. Resta saber em quê foram satisfatórias.
Visita
E por falar em Tunhé, na terça-feira, um dia após sua reunião com os membros da CPI, o ex-diretor esteve fazendo uma visitinha ao prefeito Chico Pipoca. Qual seria o assunto principal do encontro?
Bafon
Boatos dão conta de que uma pessoa teria protagonizado um barraco ao se dirigir ao prefeito Chico Pipoca pedindo providência sobre um caso de desvio de função que estaria ocorrendo na Prefeitura. O perereco teria chamado a atenção até mesmo de quem estava no gabinete com Pipoca às portas fechadas.
Despachando
Conta-se que, um dos convidados do prefeito teria saído do gabinete para saber do que se tratava o “pé-de-vento” e terminou levando um documento para Pipoca prometendo resolução da questão.
Doações
O Programa Nota Fiscal Paulista, além de diminuir a sonegação de impostos, permite a devolução para o consumidor de parte do ICMS pago e pode gerar prêmios. E essa corrente de cidadania também está se estendendo para a solidariedade, já que também está aumentando o número de pessoas que doam notas sem CPF/CNPJ ou seus créditos a entidades sociais.
Filão
Somente neste ano, até o mês de março, mais de 7,2 milhões de notas fiscais sem o CPF/CNPJ foram doadas a entidades. Em 2009, entre maio (quando o programa passou a favorecer as entidades) e dezembro, esse número foi de 8,2 milhões de cupons doados. Apesar da clara evolução, ainda há potencial para aumentar o número de cupons doados. Conforme dados da Secretaria Estadual de Fazenda, cerca de 72% das notas no Estado ainda são emitidas sem CPF ou CNPJ do comprador.
Perguntar não ofende
Será que as entidades de assistenciais de Piraju estão aproveitando essa fonte de renda?
Buraco
Moradores do Jardim Monte Belo cobram Prefeitura o fechamento de um buraco aberto supostamente pela Sabesp na rua do bairro, que fica logo acima do terreno onde está instalada a Rádio Piratininga. O buraco está abandonado há dias sem qualquer indicação de segurança.
Pregando peças
Diante do alto custo de peças novas de veículos, muita gente tem optado por comprar peças usadas a fim de reduzir gasto com manutenção de seus carros. Apesar dessa estratégia, há vezes em que o barato sai caro. Principalmente quando peças usadas custam o preço de novas.
Desinteresse
Servidores públicos têm estranhado a ausência de empresas de Piraju nos pregões promovidos pela Prefeitura. Não se sabe qual o motivo do desinteresse das empresas locais em vender para a Prefeitura. Será que falta de informação ou falta de preço.
Fornecedor
Até onde se sabe, qualquer empresa pode ser fornecedora para a Prefeitura. Para isso basta se cadastrar para participar das licitações apresentando as documentações necessárias.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...