sábado, 24 de abril de 2010

Esporte

CANOISTAS DE PIRAJU SÃO OURO NO PAULISTA DE PIRACICABA

Os atletas de Piraju que competem na canoagem deram mais um show no último final de semana. Depois de conquistar vagas para mundiais em Foz do Iguaçu, desta vez arrebanharam várias medalha de ouro no último dia 17, no Campeonato Estadual, em Piracicaba.
Na categoria K1 Junior, o atleta Adriano dos Santos levou Ouro. Charles Correa conquistou a prata e Mateus Melli, o bronze. Comose não bastasse, o 4º lugartambém foi nosso, com o atleta Renam Cunha de Oliveira. Na categoria K1 Senior, o atleta Adriano Siano Bragança levou o ouro. Na categoria K1 Feminino Junior, ouro para Lívia dos Santos.
Na categoria K1 Feminino Sênior, Poliana de Paula levou também papou o ouro.
Nas provas por equipe, Anderson dos Santos, Charles Correa e Adriano Siano Bragança conquistaram o ouro. Na equipe que levou a prata, a demonstração de que o esporte é mais importante do que a rivalidade. A medalha foi conquistada por uma equipe mista, composta por Mateus Mello e Renan Cunha, de Piraju, e um atleta de São José do Rio Preto.
Nas categorias iniciantes também tivemos atletas pirajuenses em boas colocações. Para completar, Piraju conquistou mais uma vez, a exemplo do feito em Brotas, em março este ano, o troféu de equipe campeã na somatória de pontos.
O próximo desafio é a 2ª etapa da Copa Brasil e a 3ª etapa do Campeonato Paulista, nos dias 15 e 16 de maio, em Cerquilho. Dá-lhe Piraju!!!!!!!!!!!!

Tânia Guerra
Especial para este jornal especial!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Geraes

Neutralizando
Parece que o diretor de Esporte de Piraju Denilton Bergamini, conseguiu neutralizar a ação dos que tentam derrubá-lo de seu cargo, apresentando os resultados de seu trabalho. Diante da reação dos vereadores que se mostraram satisfeito com as respostas, pode ser que o diretor tenha saído da Câmara Municipal mais fortalecido.
Lamento
Ao ser questionado sobre os motivos da ida da canoagem para o departamento de Turismo, Denilton afirmou que isso o teria deixado muito desanimado e desmotivado. A mudança de seu departamento do Centro Esportivo de Alta Performance (CEAP), para o Ginásio de Esportes Jaci Albanesi também foi muito difícil no primeiro momento. “Mas tudo isso foi superado mais tarde”, declarou o diretor.
Sinuca
Denilton só ficou numa situação complicada quando o presidente da Câmara, João José, questionou sobre o privilégio de poucos em conseguir ordem permanente para usar os ginásios de esportes em detrimentos de outros. Diante do pedido do vereador para abrir possibilidades que para mais pessoas possam utilizar os horários dominados por uma minoria, Denilton afirmou que esta tarefa é muito difícil.
Para todos
Seja ou não difícil esta tarefa, Denilton Bergamini não pode se furtar de promover possibilidades iguais a todos os munícipes em qualquer horário nos bens públicos que estão sob sua responsabilidade. Vamos ver como o diretor de Esportes vai sai desta cilada.
Até o fim
Ao contrário do que aconteceu na participação de Gervásio Pozza e Elias Sahade quando Ronaldo Guardiano saiu “à francesa”, dessa vez o diretor Administrativo aguentou até o fim da participação de Denilton Bergamini e ainda ficou algum tempo a mais “sapateando” pela Câmara.
Cultura em pauta
O próximo diretor convidado a prestar informações sobre sua pasta é Paulo Henrique da Silva, o Paulo Vigu que responde pelo departamento da Cultura de Piraju. O diretor até que poderia ficar de fora destas reuniões, porque todas as ações culturais realizadas no município estão sendo divulgadas sistematicamente pela imprensa local. Até porque, a divulgação dos eventos realizados é exigência dos convênios firmados pelo município.
Improdutiva
Para alguns vereadores, as reuniões com os diretores municipais estariam se mostrando improdutivas. Eduardo Pozza e Valberto Zanata comentaram logo após a participação de Denitlon Bergamini, que essas reuniões com os diretores deveriam ser mais objetivas sem perder o foco que é a prestação de contas das ações de cada pasta.
Duração
Para alguns vereadores, a falta de objetividade tem feito com que as reuniões se estendam até altas horas. Ronaldo Morini e José Carlos Brandini se disseram os mais penalizados pela longa duração dos encontros das segundas-feiras por terem que levantar muito cedo para cuidarem de seus afazeres.
Encomendada
A julgar pela pauta, a sessão ordinária da Câmara desta semana parece ter sido encomendada. Dos treze requerimentos apresentados esta semana, metade pedia informações sobre o departamento de Saúde. Ou o trabalho da diretora de Saúde estaria deixando a desejar ou a Dra Yaeko Kawata teria se tornado “persona non grata” entre os vereadores. Fato é que “forças estranhas” estariam insuflando alguns vereadores contra a diretora.
Informações
Os vereadores querem saber da diretora de Saúde qual o tempo de espera para atendimento do neurologista, número de funcionários da Policlínica do Posto de Saúde e PSFs, compra de medicamento, número de médicos no município entre outras. Parece que a coisa vai esquentar.
Remédios
O ponto mais polêmico envolvendo o departamento de Saúde seria a suposta queima de medicamentos vencidos que já está sendo apurado através de sindicância aberta a pedido de um diretor da Prefeitura. Na noite de quinta-feira (15), fomos informados que funcionários da Vigilância Sanitária estariam no Posto de Saúde colhendo informações sobre medicamentos.
No escuro
De acordo com informações, a sindicância teria sido instaurada com base em supostas declarações de dois funcionários da empresa “Cheiro Verde” responsável em recolher o lixo hospitalar do departamento de Saúde. Até onde se sabe, nenhum vereador teria visto qualquer quantia de medicamento sendo incinerado segundo informou o vereador Marcão.
Clareando
Nesta sexta-feira (16), e departamento de Saúde convocou a imprensa local para dar esclarecimentos sobre o descarte de medicamentos. Um representante da empresa “Cheiro Verde” afirmou que a quantia de 130 quilos de medicamentos de Piraju que foram incinerados, foi acumulada no intervalo de um ano e três meses. O representante disse ainda que em vários municípios é comum o descarte de medicamentos vencidos.
Faltosos
De acordo com o departamento de Saúde, todos os vereadores também foram convidados para participarem da reunião, mas nenhum deles compareceu.
Figurinha
De acordo com o vereador Marco Antônio dos Santos, umas reclamações mais latentes contra a diretora de Saúde seria a dificuldade de encontrá-la em seu setor.
Na onda
Acompanhando a linha de raciocínio de seus colegas na questão dos medicamentos, o vereador Ronaldo Ferreira rompeu o silêncio na última sessão da Câmara e disparou contra a administração de Chico Pipoca apontando também para o departamento de Saúde.
Responsabilizando
Durante a “discussão do requerimento” do vereador Marco Antônio dos Santos que pede informações sobre medicamentos, Ronaldo apresentou uma pequena lista de remédios de uso contínuo que não estão sendo encontrados pelos pacientes na farmácia municipal. Demonstrando irritação, Ronaldo sugeriu que o caso seja levado ao Ministério Público responsabilizando criminalmente o prefeito de Piraju pela falta de medicamento.
Pouco caso
Segundo deixou transparecer, outro motivo para a sugestão de Ferreira é que, em sua opinião, o Executivo estaria fazendo pouco caso do Lesgislativo e da população de Piraju. “Eu acho que o Executivo está fazendo pouco caso da população, está fazendo pouco caso do legislativo. Estamos cobrando isso dele já há bastante tempo desde a gestão passada sobre a falta de medicamento e não temos tido nenhum resultado positivo”, disse Ronaldo Ferreira.
Quase resolvido
Esta semana tivemos informação extra-oficial de que Luiz Antônio Alves de Almeida (Nico) poderá voltar ao cargo de diretor administrativo da Saúde, que ocupava antes da reeleição de Pipoca. Com a contratação de Nico, o prefeito deixaria a diretora de Saúde apenas com a preocupação de cuidar dos profissionais e programas de Saúde.
Perguntar não ofende
Será que existe algum diretor da prefeitura levando o veículo da Saúde para casa? Os vereadores poderiam fazer esse questionamento através de requerimento já que primam tanto pela Saúde.
Praça
As obras da rotatória que está sendo construída na Praça Pedro Longo, na subida do Teto, chamaram a atenção dos vereadores que querem saber por que não foi enviado a Câmara um projeto para desafetar a área. O requerimento aprovado pela Câmara pedindo informações sobre as obras cita o Artigo 111 da Lei Orgânica do Município onde diz que “é proibida a venda ou concessão de uso de qualquer fração dos parques, praças, jardins ou largos públicos sem autorização do Legislativo. Até agora, o departamento de Engenharia, responsável pela obra, não teria se manifestado sobre o assunto.
“Naco”
Quem conhece a região sabe que apenas uma pontinha da Praça Pedro Longo teve que ser usada para que fossem feito os acessos a segunda pista da descida do Teto. O vereador Rubens tem razão quanto à questão legal que a obra implica. Mas, para muita gente, devido a alguns acontecimentos recentes envolvendo cumprimento de lei em Piraju, fica a dúvida quando ela deve ou não ser aplicada.
Redutor
A rotatória que a prefeitura está fazendo na Praça Pedro Longo que vai ajudar a reduzir a velocidade de quem trafega no sentido centro bairro fazendo com que os motoristas contornem a praça para ter acesso aos bairros Teto I e II. Resta saber se o prefeito vai recapear o trecho da Avenida Álvaro Schmidt Gallo por onde os carros terão de passar.
Placas
Continuam as reclamações da falta de placas das ruas do Jardim Ana Carolina II. O vereador João Fernando José questionou o prefeito porque as placas não foram instaladas uma vez que todas as ruas daquele bairro já receberam nome. O problema tem atrapalhado os moradores em serem beneficiados com serviço de entrega em domicílio como os correios por exemplo.
Alto custo
Proprietários de imóveis em Piraju estariam pagando até R$ 150, 00 para erradicação de árvores. Essa foi a informação passada ao Executivo pelo vereador João José que quer saber por que a prefeitura não está conseguindo atender às solicitações dos munícipes para realizar este serviço.
Vazando
O vereador disse ter sido informado por um munícipe que pouco depois de ter solicitado esse tipo de serviço na prefeitura, teria recebido a visita de uma pessoa oferecendo-se para tarefa mediante pagamento.
Ancoradouros
Em resposta ao requerimento do vereador Valberto Zanata que pediu informações sobre uso adequado dos ancoradouros do Pirabar, o diretor de Turismo informou que, anualmente é solicitado que o departamento de Fiscalização faça vistorias necessárias a obrigatórias. Até o momento, nenhuma irregularidade teria sido apontada pelo departamento de Fiscalização.
No papel
Resta agora ao vereador solicitar ao departamento de Fiscalização que sejam enviadas à Câmara as datas em que estas vistorias foram feitas e o que foi verificado. Valberto Zanata pediu esta informação ao departamento de Turismo ao se deparar com o ancoradouro funcionando como extensão do Pirabar. Alguns freqüentadores do local informaram que algumas pessoas estariam jogando lixo no Rio Paranapanema.
Multa
A Polícia Militar enviou à Câmara as resposta solicitadas sobre as multas aplicadas no último encontro de motociclistas de Piraju. De acordo com as multas aplicadas não houve exagero dos policiais porque todas foram aplicadas por infração dos condutores. Entre os multados houve até quem estive pilotando suas motos sem habilitação ou com documentos vencidos. Outras multas foram aplicadas à pessoas que colocavam em risco a vida de outros e a própria.
Jogos
Piraju sediará na próxima semana a décima primeira edição do Calomed 2010 Jogos Universitários dos Calouros de Medicina das Faculdades do Estado de São Paulo. A servidora da prefeitura Eliana Carneiro pediu que a população tenha paciência com os exageros dos alunos. Para Eliana seria hipocrisia criticar certos atos dos estudantes esquecendo-se dos mesmos atos dos nossos jovens. Vale lembrar que para nossos jovens que se excedem em praças públicas, os rigores da lei são aplicados. Como pau que dá em Chico dá também em Francisco, fica o recado.
Silêncio
É claro que a paciência deve ser levada em consideração na questão do silêncio. Afinal, não há casa em que há jovens que haja silêncio. Estância turística é como casa de jovem. Está sempre cheia.
Paraíso
Parece que finalmente o bairro Sangrilá fará jus ao significado de seu nome. A prefeitura está asfaltando as ruas daquele bairro com recursos próprios e funcionários da prefeitura. Os moradores agradecem.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Turismo

O PAPO É O TURISMO PAULISTA

BONITA POR NATUREZA
Nesta semana este escriba está divulgando a cidade de Piraju nos demais jornais que publicam esta nossa Coluna do Turismo Paulista.
Começamos por citar esse slogan, já que entendemos tratar-se de algo que se aplica para a Estância Turística de Piraju, importante cidade do Núcleo de Turismo das Represas que inclui Avaré e Timburi, entre outras. Piraju é muito hospitaleira, tem bons hotéis e um clima sempre agradável, com o rio Paranapanema aos seus pés.
Estamos noticiando também o ‘Hotel Pousada Jurumirim’, e outros bons hotéis no centro da cidade à disposição dos turistas, e todos indicados para excursões rodoviárias de alto padrão. Não escrevemos essas coisas para vocês, pois o nosso objetivo é trazer turistas para cá.
PIRAJU – TIMBURI
A nossa Agência de Viagens sempre organizou excursões para o que a Secretaria Estadual de Turismo batizou com o nome de “Núcleo das Represas”. Os nossos grupos, após um farto almoço de boas vindas em Avaré, hospedavam em Piraju, no Hotel Beira Rio, um local privilegiado.
Entre os vários passeios pela cidade e pelo Clube bem à frente, sempre foi um sucesso o passeio que fazíamos de lancha até a Timburi. O encantador panorama que se descortina é algo que sempre se recomendou. A Agência Valintur nos dava total cobertura.
De tudo isso nos lembramos quando nos encontramos, sábado último, com o prefeito Francisco Rodrigues na reunião dos Prefeitos das Estâncias, onde ele lá estava para defender os interesses de Piraju.
SERRA DA PAULISTA
Este é um projeto turístico muito bem engendrado pela Agência de Desenvolvimento de São João da Boa Vista, aproveitando uma estrada vicinal de 22km que liga aquela cidade até Águas da Prata. Foi idealizado para organizar os proprietários rurais daquela região em busca do seu melhor desempenho com o turismo sustentável.
Alguns roteiros já são oferecidos ao público, aproveitando o seu povo hospitaleiro cercado por uma biodiversidade muito rica. Um dos roteiros diferenciados é a “Caminhada da Lua Cheia”.
A citada Agência de Desenvolvimento é uma ONG bem planejada e bem dirigida, um exemplo de eficiência. Já criou uma Cooperativa de Artesanato de Design, com foco arrojado e moderno, possibilitando emprego e renda para 120 artesãos. Fez concursos de redação em escolas públicas e privadas visando a conscientização dos jovens, até a formação de cooperativas, além de outras realizações. Parabéns!
SÃO PAULO CONVENTION
O primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o SPC&VB, é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, congregando atualmente 550 mantenedores de todos os segmentos do turismo, como informa a “Scritta”, a sua boa assessoria de imprensa.
Os objetivos do Convention paulistano são a ampliação do número de visitantes em São Paulo - hoje em torno de 11 milhões - e o aumento de sua estadia, além de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo. Para isso, busca integrar setores da sociedade por meio de parcerias e facilitar novos projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e da renda da população em São Paulo.
PORTAL DA RESERVA
Situado num lugar privilegiado, próximo ao Parque Estadual Carlos Botelho, está o Portal da Reserva, dotado de fauna e flora exuberantes, com uma área de mata primária e diversas nascentes cristalinas. Tudo isso no aprazível município de São Miguel Arcanjo.
O Portal da Reserva oferece acomodações para locação temporária máxima de 90 dias e para até 12 pessoas. Ideal para pesquisadores, grupos profissionais, observadores da vida silvestre e demais amantes da natureza. Está a 180 km da capital, na região de Sorocaba.
CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA
Com toda a força, e bem estruturado, eis que se apresenta o décimo Congresso do Turismo Paulista. Vai acontecer nas mesmas datas e nas dependências do Salão São Paulo de Turismo. Assim, você tem dois eventos perfeitos, ambos em prol do desenvolvimento de novos destinos do turismo no Estado de São Paulo, bem como a renovação dos destinos mais tradicionais.
Foi feita uma pesquisa indagando o que mais interessa ser apresentado no Congresso. Os vinte itens mais requisitados serão então oferecidos. Seis cursos na quinta feira, dia 17. Seis cursos na sexta feira, dia 18. E oito cursos no sábado, dia 19. De Junho, é claro!
CONSULTE A PROGRAMAÇÃO
Neste fim de semana já estará à sua disposição toda a programação do Congresso, que é de alta utilidade para todas as cidades do país, e apresentada pelos melhores especialistas de cada área profissional.
Também estarão presentes as expressões máximas dos técnicos do governo estadual e federal, seja na regionalização, seja nas novidades previstas para o Estado, planos, projetos e ações.
Toda a programação para você assinalar os cursos que você irá assistir estarão no Site: www.salaospturismo.com.br. Amplie e melhore os seus conhecimentos participando desse oportuno Congresso.
Jarbas Favoretto, MTb 32.511

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...