segunda-feira, 25 de maio de 2015

Alckmin é recepcionado por prefeito e vice prefeito

Ex-prefeito Francisco Rodrigues, Alckmin e o prefeito de Piraju
Jair Cesar Damato.

A visita do governador Geraldo Alckmin Tejupá que aconteceu no sábado (16) foi uma oportunidade política que ninguém queria perder. A despeito das crítica que vem recebendo e da greve dos professores que enfrenta, foi grande a disputa de políticos que queriam sair na foto com o governador do Estado de São Paulo. Entre os vários prefeitos e vereadores que foram até aquele município para recepcionar Alckmin, Jair César Damato, que até bem pouco tempo não fazia questão de recepcionar o governador, dignou-se em dar boas vindas a Alckmin que destinou verba considerável a Tejupá. Contudo, não foram só prefeitos em exercícios que aproveitaram a oportunidade de exposição na mídia. O ex-prefeito de Piraju Francisco Rodrigues, o Chico Pipoca como é conhecido, deu um jeitinho e também foi clicado junto com o governador. Ao saber da visita de Alckmin a região, Pipoca, que não perde um único evento cívico ou político na região, prontamente aceitou o convite do presidente da Câmara Carlos Alberto Camargo de Lima e os dois partiram para Tejupá para recepcionar o chefe do Executivo estadual. Boatos dão conta que, mesmo  contrariando a família, o ex-prefeito de Piraju quer tentar um  quinto mandato

Alto índice de folha de pagamento impede realização de concurso


Com índice a de Folha de Pagamento atingindo 53,9% da receita, a Prefeitura de Piraju está impedida realizar concurso para contratação de jardineiro, técnico de enfermagem, fiscal de renda e tributos e veterinário. O edital do concurso chegou a ser publicado no site da empresa contratada pela Prefeitura para elaborar e aplicar
a prova, mas a publicação não tem valor de ato do Executivo. O edital é valido somente quando publicado no site da Prefeitura ou na Folha de Piraju, empresa jornalística responsável pela divulgação dos atos administrativos da Prefeitura.
A realização do concurso, explicou Antônio Rufato, diretor administrativo, teria como principal objetivo a reposição de servidores que pediram demissão ou que se aposentaram. Diante da possibilidade da Prefeitura ultrapassar o limite de gato com a Folha de Pagamento previsto em lei em até 54% da receita, o concurso deve ficar suspenso até que a atual administração encontre um meio de equilibrar seu gasto com pessoal.
Uma das maneiras de isso acontecer seria com a redução de servidores em cargo de confiança do prefeito ou a aumento da receita da Prefeitura. A primeira alternativa, apesar de não estar descartada, não deve acontecer de imediato, apesar de alguns aliados do prefeito Jair César Damato já ter indicado nomes de servidores em cargos comissionados que poderiam ser demitidos sem comprometer sua gestão. Acordos políticos ou ligações pessoais, talvez sejam motivos que estejam impedindo ação efetiva do prefeito em promover demissões. Já o aumento da receita é mais complicado. Nos últimos anos todas as prefeituras têm tido uma redução significativa dos repasses do governo federal e estadual e, por enquanto, não há previsão de que a situação melhore. Em Piraju, somente nos primeiros cinco meses de 2015, o repasse foi reduzido em aproximadamente R$1,5 milhão.
O início de cada ano os municípios têm um momento mais tranquilo em relação a situação da receita já que há a entrada do IPTU, imposto que fica integralmente nos cofres dos municípios e o IPVA que, 50% do total arrecadado, fica com a Prefeitura.
A arrecadação do IPTU é sempre uma incógnita e, no ano passado, a Prefeitura teve que promover um desconto para os contribuintes quitar seus impostos já que muitos deixaram de pagar no início do ano já contando com um refinanciamento (REFIS) que acabou acontecendo no fim do ano. O IPVA é o que dá um fôlego a mais as finanças da Prefeitura. Piraju conta hoje coma frota de mais de 14 mil veículos, número considerável se levarmos em conta a população do município que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de pouco mais de 29 mil. Mesmo assim, a situação financeira da Prefeitura não esta lá estas coisas e, concurso, por enquanto, nem pensar.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...