quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Turismo

O PAPO É O TURISMO PAULISTA

VOANDO EM PARAPENTE
Se você deseja voar em Parapente, a Associação Brasileira de Parapente procura manter critérios rígidos na homologação dos seus instrutores e pilotos em geral.
Por tal razão, a ABP recomenda procurar sempre os Clubes, os Instrutores e Pilotos de Vôos duplos vinculados à ela se quiser aprender e praticar a modalidade com segurança (11) 3661-1478.
No Estado paulista temos 12 escolas em Atibaia, Itapira, Praia Grande, Santos, São Vicente, São José dos Campos, Socorro e na Capital. São 10 escolas em Minas Gerais, 2 no Paraná, etc.
O parapente é provavelmente a forma mais pura que um ser humano pode utilizar para voar. É silencioso e prático: com um equipamento feito essencialmente de tecido e linhas. O piloto voa por distâncias enormes. Onde ele pousar, basta dobrar o equipamento, colocar na mochila e sair andando. E é um espetáculo que sempre agrada aos olhos dos turistas.

BURITAMA É SIMPATIA
Se lá nada tivesse, bastaria a calorosa e boa acolhida com que os visitantes são recebidos nessa cidade que faz parte do Núcleo das Prainhas. Localizada às margens do rio Tiete, na altura de Araçatuba, a cidade se preparou para a exploração do Turismo Náutico, também aproveitando o lago formado pela Usina Nova Avanhandava.
A Praia Municipal de Buritama está entre as melhores da região. Ali são proporcionadas atividades de lazer aos seus freqüentadores e até torneios de jet-ski, campeonato de vôlei de praia, torneio de pesca, etc.
Há um Parque Turístico às margens do Tietê que oferece um enorme e convidativo espaço. Quando você estiver por aqueles lados, não se esqueça de programar uma estada em Buritama. E, ainda tem o Barco “Odisséia” (bom serviço de bordo) que realiza um excelente passeio por paisagens deslumbrantes. É imperdível.

MONGAGUÁ
Esta cidade praiana é relativamente nova. Foi fundada por plebiscito em 7 de dezembro de 1958, depois de ter feito parte de São Vicente e de Itanhaém. Tal qual nos tempos dos índios tupis-guaranis, é um lugar excelente para pescaria, para descansar e para curtir a vida.
Somente 90 km separam as praias de Mongaguá da capital paulistana. Mas, além de 13 km contínuos de praias, a cidade oferece inúmeras atividades para os seus visitantes.
Uma de suas atrações é a sua Plataforma de Pesca, uma estrutura de concreto armando, em forma da letra "T" que invade o mar em 400 metros e, depois, outros 200 metros de "braço". Você não precisa ser pescador para curtir o local.

BELVEDERE E TRILHAS
A cidade de Mongaguá tem o Belvedere de Aguapeú, numa torre de TV que é um ponto de referência. Há um bom Camping Municipal com ampla infra-estrutura e piscina para os que têm essa preferência.
Várias trilhas ecológicas, como a do Agenor, a Belvedere, a Cialta, a Rondônia, ou a trilha que vai ao Poço das Antas, um parque ecológico com piscinas de água natural corrente, próximo ao centro da cidade.
Até o dia 25 de janeiro há uma exposição de orquídeas para você visitar. Um eficiente Departamento de Turismo está à sua disposição para estas e outras informações (13) 3448-5832.

CONVÊNIO COM BARRA BONITA
O Governador do Estado aprovou a celebração de um convênio da Secretaria de Planejamento do Estado com o município de Barra Bonita, no valor de quase 130 mil reais para a instalação de equipamentos de climatização e de segurança no Pavilhão de Exposições daquela cidade.

TIETÊ TAMBÉM LEVA
Por solicitação do Prefeito José Carlos Melaré, foi aprovado o Convênio com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo para a liberação de 150 mil reais destinados a reformar o Centro de Lazer e Exposições da cidade de Tietê.

BIRIGÜI
A nossa Capital Brasileira do Calçado Infantil também está pronta para receber turistas. Seu pólo industrial agrega mais de 200 empresas que produzem 60 milhões de pares de calçados.
O artesanato de Birigüi (fazem questão do trema na letra “u”) vem se destacando pela confecção com folhas de bananeira, palha de milho, bucha vegetal, etc. São mais de mil as suas propriedades rurais, o que favorece o seu Turismo Rural. Mais informações: 0800-771-2156.

CAMPANHA DA AMITUR
A Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico está recebendo (e agradece) a adesão de várias das nossas cidades na atual campanha de afiliação. Com a ajuda dos Municípios é que se possibilita à AMITur ajudar os Municípios.
Agora a concentração de esforços está dirigida, também, para o fechamento de todos os estandes da próxima exposição que irá mostrar a beleza e a pujança das nossas melhores cidades do Estado de São Paulo. Anote as datas: 17, 18 e 19 de Junho de 2010 e participe. Lembre-se: “- Quando São Paulo se une, não tem prá ninguém!”.
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 05/01/2010)

Curtas

Verba do Esporte

Direito de resposta
Diante das informações passadas nesta coluna na edição de 19 a 25 de dezembro de 2009 sobre a perda da verba do departamento de Esportes de Piraju, a servidora pública de Piraju, Sara Stolces Zanforlin, citada pelo diretor de Esportes como uma das responsáveis pela elaboração do projeto a ser remetido ao Ministério dos Esportes, esclarece que: “não tem nenhuma responsabilidade quanto ao fato e que não tem nenhum cargo de chefia, direção ou coordenadoria”. Sara afirma ainda que “é subalterna exercendo a função de professora de educação física; que em nenhum momento teve acesso a documentação do projeto e que no episódio supracitado, foi incumbida única e exclusivamente de digitar tal projeto, nada mais”. Em nota enviada ao jornal, a servidora lamentou ainda o fato de não ter sido procurada para esclarecer a verdade sobre os fatos.
Extraordinária
Mesmo estando em recesso parlamentar, os vereadores de Piraju se reuniram na manhã de quarta-feira (6) para deliberação de duas matérias. A primeira trata-se de um projeto do Executivo tornando a Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema (Amvapa) em Consórcio Público. Com essa mudança, a entidade poderá receber (ou utilizar) verba por meio de convênios com Estado e União.
Novo cargo
A outra matéria na pauta da sessão extraordinária da Câmara foi a criação do cargo comissionado de diretor administrativo do Legislativo de Piraju. O cargo, que é de livre nomeação do presidente da Câmara, já existe em várias cidades de grande porte, mas a Câmara de Piraju é a primeira cidade da região a utilizar desse expediente.
Carimbado?
Informações extra-oficiais dão conta de que o novo cargo criado na Câmara Municipal de Piraju será ocupado pelo advogado César Guilherme Mércuri, que, até onde se sabe, tem prestado assessoria jurídica ao prefeito Chico Pipoca e ao vice-prefeito Jair César Damato.
Aprovado
Pela reação de alguns vereadores, a iniciativa de João Fernando José, presidente da Câmara Municipal de Piraju foi acertada em criar o cargo de diretor administrativo. Houve até quem afirmasse que João Fernando é um presidente “arrojado” por estar aberto a mudanças, como a pretendida reforma no prédio da Câmara.
Cargo extinto
Com a criação do cargo de diretor administrativo, os vereadores extinguiram o cargo de assessor de imprensa. O cargo foi ocupado por apenas um profissional em seu único ano de existência.
Preparando o bote
Mais um vereador de Piraju estaria se preparando para ocupar um cargo na equipe administrativa de Pipoca. Depois de Denilton Bergamini abrir mão de seu mandato para assumir a diretoria de Esportes de Piraju, agora é a vez de Pedro Durival do Nascimento, o Pedro do São Vito, que estaria de olho no cargo de diretor Obras e Serviços de Piraju que está vago. A diferença salarial é tentadora, assim como foi no caso de Bergamini.
Oferta e procura
Por enquanto não se sabe como surgiu a possibilidade de Pedro Durival assumir o cargo se foi por oferta ou procura. O que se sabe é que Pedro tem sido rigoroso na fiscalização dos serviços e obras realizados pela prefeitura. Ultimamente, o foco do vereador são as obras de calçamento das ruas do Distrito Industrial de Piraju, que para o vereador estariam deixando a desejar.
De olho na fita
Caso venha mesmo ocupar o cargo de diretor de Obras de Piraju, o vereador Pedro do São Vito poderá pegar uma carona e ficar bem na fita. Como já divulgado, as obras de recapeamento de várias ruas da cidade já foram licitadas e as obras estão para ser iniciadas. Parte da verba usada para o recape das ruas são fruto de emendas de um deputado do partido do vereador
Cadeira vazia
A possibilidade do vereador Pedro do São Vito ocupar a pasta de Obras e Serviço na administração de Pipoca poderá fazer com que Ronaldo Ferreira ocupe seu primeiro cargo político em Piraju.
Outros planos
Apesar da possibilidade de atuar na Câmara de Piraju, parece que já existe outro plano traçado para carreira política de Ronaldo Ferreira que começa pela diretoria de agricultura. Por enquanto não há nada de concreto, mas é esperar para ver.
Canário
O vereador Rubens Alves de Lima foi vítima de furto esta semana ao deixar sua residência para levar sua esposa ao médico. Segundo relatou o vereador, alguém teria entrado em sua casa para roubar seu canário de estimação. Talvez sabendo que o furto poderia ter sido cometido por alguém de sua vizinhança, Rubens percorreu alguns bairros próximos procurando pela ave. Não deu outra. O vereador acabou encontrando seu passarinho que foi vendido a uma comerciante pela quantia de vinte reais.
Sem verba
De acordo com informações que nos chegaram de São Paulo, o município de Piraju pode estar inapto para receber verba da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo. O motivo desse impedimento seria a falta prestação de contas de verbas recebidas referente ao exercício de 2007. Segundo informou a prefeitura, a prestação de contas foi feita. Resta saber então onde está o equívoco, se aqui ou lá.
Precaução
As fortes chuvas que estão caindo por todo Brasil e em Piraju, destruindo casas, derrubando pontes e ceifando vidas, nos faz questionar novamente sobre a situação da centenária Ponte Nelson de Godoy. Será que vai agüentar mais esse castigo? Essa semana, um leitor nos enviou umas fotos mostrando a situação de desgaste de parte da estrutura ponte. Queremos acreditar que a empresa responsável pela barragem esteja atenta a essa questão.
Centro de formação
Parece que o Ministério Público de Piraju continua colhendo informações sobre a denúncia de possíveis irregularidades no Centro de Formação Nadyr Aparecida Pansanato. Nesta semana duas testemunhas foram ouvidas pelo promotor de justiça de Piraju.
Brinquedos
As crianças do Conjunto Habitacional Augusto Morini (Teto I) já estão quase sem poder usar os brinquedos instalados na Praça dos Expedicionários. Por serem feitos de madeira, alguns como as gangorras e o trepa-trepa, estão quebrados. Infelizmente, parece que não haverá brincadeiras para a criançada nestas férias.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...