terça-feira, 27 de julho de 2010

Nas coxas


Enfim, a Prefeitura liberou o tráfego na segunda pista da subida do Teto na manhã da sexta-feira (23). Para auxiliar aos motoristas em se adaptar ao novo fluxo de veículos, foi instalado um semáforo que não agradou a muito. Além deste detalhe, vale lembrar que a obra não está completamente concluída. Apesar da demora da liberação para o tráfego, a segunda pista da subida do Teto ainda não conta com iluminação e também com calçadas ao lado na nova pista. Parece que os pedestres terão que se arriscar em atravessar pelos retornos. A equipe da Folha esteve no local e notou que muitas pessoas se esquecem de olhar para trás ao atravessar e não notam a aproximação dos carros que vão trocar de pista.

Geraes


Sem uso
Um barracão de quase 500 metros quadrados construído com verba pública está há mais de dois anos sem qualquer utilização. O barracão que foi construído ainda no terceiro mandato do prefeito Francisco Rodrigues ficando vários anos em poder da prefeitura e há pouco tempo foi doado para servir de galpão de agronegócios.
A construção do barracão recebeu várias críticas de vereadores á época porque o terreno em que foi erguido havia sido solicitado por um empresário local do ramo de confecção que queria ampliar sua fábrica. O vereador Luciano Sanches foi um dos principais defensores de que o lote deveria ter sido passado para o empresário porque não via urgência na construção do barracão. O tempo provou que o vereador estava certo. Apesar das críticas dos vereadores e da imprensa local, a Prefeitura levou adiante a obra que até hoje não foi utilizada.
Asfalto
A Prefeitura anunciou hoje o início das obras de recapeamento de algumas ruas da Vila Jurumirim, Vila Ana Maria e ligação com o Residencial Doreto. Segundo o prefeito Chico Pipoca as outras ruas da cidade que estão em situação calamitosa terão que esperar o início de 20011.
Privilégio
Um leitor da Folha entrou em contato com nossa redação questionando o fato de Prefeitura ter iniciado o recapeamento das ruas da Vila Jurumirim pela rua em que mora o vereador João José. De acordo com o leitor, que mora na mesma rua que o vereador, no bairro há outras ruas em situação pior.
Propaganda
Continua dando pano pra manga as informações de que alguns vereadores teriam transportado no carro da Câmara material de propaganda política numa viagem feita a São Paulo. Irritado, o vereador Rubens Alves de Lima disse que “esses boatos são coisa de quem não sabe o que fala e de quem tem inveja dos vereadores”. Segundo apuramos, os folhetos são informativos do deputado federal Celso Russomanno entregue aos vereadores no mês de março.
Remédios vencidos
Um novo lote de remédios vencidos foi encontrado na Farmácia de Piraju. De acordo com o diretor de Saúde Sérgio Pontes Sanches, alguns desses remédios foram recolhidos junto aos usuários através de campanha para evitar que sejam jogados no meio ambiente. Outros foram recebidos com validade quase vencida.
Procedimento
Vale lembrar que a ex-diretora Yaeko Kawata deu explicação semelhante quando foram encontrados remédios vencidos que foram incinerados. A reação diante da explicação de Yaeko foi bem diferente diante da explicação do atual diretor.
Perguntar não ofende
Será que havia mesmo uma perseguição contra a ex-diretora?
No lixão
E por falar em remédios, no início desta semana foi encontrado lixo hospitalar jogado no aterro sanitário de Piraju. Esse material normalmente é recolhido pela empresa Cheiro Verde especializada em material hospitalar, mas foi levado pelos servidores que fazem a coleta de lixo porque estariam colocados em sacos de lixo comum e não na embalagem branca própria para o destino correto. O administrador do hospital de Piraju teria assumido a falha da entidade.
Explicando
O diretor Administrativo Ronaldo Guardiano isentou de erro os servidores que fazem a coleta de lixo. Segundo Guardiano o lixo deveria estar no “comado” que fica na lateral do hospital cujas chaves estariam poder da empresa Cheiro Verde.
Prêmio
Informações dão conta de que o aterro sanitário teria passado por vistoria no final desta semana. Os técnicos que vistoriaram o aterro de Piraju deram nota 9,5 ao trabalho que está sendo feito pelo departamento de Meio Ambiente.
Prioridade
Indignada, uma moradora reclamou esta semana da intenção da prefeitura de construir um centro de lazer em seu bairro. Segundo relatou, o bairro precisa se escola, creche e posto de saúde. “Baile não enche barriga de ninguém”, esbravejou a moradora.
Pressionar empregado a fazer hora extra é assédio moral.
Hora extra
Pressionar empregado a fazer hora extra é assédio moral. Mesmo com a jornada máxima de 44 horas semanais realizada de segunda a sexta-feira, um empregado de uma indústria era "convidado" a fazer trabalho extra em dois sábados por mês. Caso negasse, era questionado pelo líder e obrigado a apresentar justificativas. Devido a esta conduta e outros tipos de pressão, como restrição ao uso do banheiro, a empresa foi condenada a indenizar o trabalhador em R$ 7 mil, por danos decorrentes de assédio moral. A decisão é da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS).
Opção
Para o Relator do Acórdão, Desembargador José Felipe Ledur, "o empregador, ao exigir explicações de quem opta por não trabalhar aos sábados, constrange o empregado a prestar serviço suplementar, procedimento que extrapola a esfera do poder diretivo". No entendimento do Magistrado, a empresa pode solicitar trabalho extraordinário, desde que efetivamente seja extraordinário, ou seja, não habitual, ao contrário do que foi comprovado no processo, no qual a empresa programava os sábados extras a cada mês. Da decisão ainda cabe recurso.
Gata do interior
Quarenta e Seis garotas do interior disputam prêmio de R$ 5 mil e o direito de ser a gata da segunda divisão do campeonato paulista. O concurso que já é um dos maiores do mundo com representantes de times disputando o titulo de “Gata da Segunda Divisão do Campeonato Paulistão”. Promovido pelo primeiro ano pela Federação Paulista de Futebol, o evento reúne representantes dos times da segunda divisão do futebol paulista. Na região, Agnes Graeco representa o time da Esportiva Santacruzense. Na primeira fase, a votação será feita por internautas no site www.gatadointerior.com.br. Dez garotas serão classificadas para a etapa seguinte, também com escolha pela internet, e acumularão pontos para a fase final. A última parte será uma apresentação diante de um corpo de 15 jurados.
Hora da morte
Um estudo inédito que compara os cuidados paliativos de pacientes terminais em diversos países do mundo coloca o Brasil entre os piores lugares para morrer, refere o Índice de Qualidade de Morte, a consultoria Economist Intelligence Unit (EIU), ligada à revista "The Economist". Entre os 40 países analisados sobre os cuidados com doentes terminais, piores que o Brasil estão apenas a Índia e o Uganda. Talvez seja por isso que há por aqui a célebre frase: "no Brasil as coisas estão pela hora da morte"

Curtas

Folga
Os vereadores de Piraju realizaram nesta semana a última sessão ordinária antes do recesso parlamentar de 2010. A Câmara volta à sua rotina normal após o dia 31 de julho.
Projetos
Antes de saírem para o curto período de férias, os vereadores se debruçaram sobre os projetos que tramitam pela casa como os que dão nomes a algumas ruas de bairro do município e alteração de lei como no caso do projeto de lei do vereador José Carlos Brandini, que alterou alguns itens da Lei de Construção de Piraju.
Redução
Com a aprovação do projeto, ficou reduzida de 800 para 400 metros quadrados as medidas mínimas para áreas de construção de postos de combustíveis e de 30 para 20 metros a área de testada em construções para este mesmo fim. A exigência de distância mínima para trevos e rotatória já não existe mais.
Caminho livre
A aprovação do projeto do vereador Brandini abriu a possibilidade para que o posto que está sendo construído na margem esquerda da Avenida Álvaro Schmidt Gallo seja concluído.
Veto
Informações dão conta de que o prefeito Chico Pipoca teria ameaçado vetar as alterações feitas pela Câmara. Segundo informou Brandini, o prefeito estaria sofrendo pressões para não promulgar a lei.
Criando cobra
O vereador Brandini afirmou a Folha que está muito decepcionado com o desempenho de alguns diretores de Pipoca, especificamente com o diretor de Indústria e Comércio, Carlos Camargo Lima. Segundo Brandini, o diretor estaria presente quando o prefeito foi pressionado para vetar a lei.
Perguntar não ofende
Será que o diretor de Indústria e Comércio de Piraju, participou na sabatina agendada pelos vereadores?
Polêmica
Um requerimento apresentado pelo vereador Valberto Zanata, causou polêmica na sessão ordinária da Câmara desta semana. O requerimento, que pede explicações da Sabesp sobre o péssimo estado do calçamento da Rua Washington Osório de Oliveira após uma obra realizada sob responsabilidade da empresa, foi questionado pelo vereador Marcão.
Igual
Segundo o vereador Marcão, o requerimento de Zanata trazia as mesmas perguntas que já haviam sido feitas anteriormente e respondidas pela Sabesp e pediu que seu colega retirasse o requerimento.
Insistente
Apoiado por seus colegas Rubens Alves, Luciano Louzada e João José, Zanata manteve seu requerimento e acabou conseguindo com que Marcão pedisse para assinar junto a proposição mostrando certa incoerência neste ato.
Viagem
E por falar em Marcão, o vereador esteve em São Paulo e pela sua quietude parece que não trouxe novidades.
Guerra
Segundo avaliam alguns políticos, a campanha para deputado estadual e federal nas eleições deste ano promete clima acalorado. A previsão se dá principalmente devido a participação de Maurício Pinterich e Gil Arantes que concorrem para o mesmo cargo.
Perto do poder
Esta semana, Maurício Pinterich inaugurou seu comitê político de onde deve coordenar a campanha em todo Estado. O comitê de Pinterich fica na Rua Jorge João Saade no Morumbi, próximo ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo.
Encostando
É claro que se eleito, o ex-prefeito de Piraju vai atuar na Assembléia Legislativa que fica no Ibirapuera, mas, como diz o velho ditado, quanto mais perto do perfume, mais fácil se pega o cheiro.
Engajada
Boatos dão conta de que Zoraide Berenguel teria se exonerado da direção do departamento de Ação Social de Piraju para ajudar na campanha de Gil Arantes. Há quem aposte que a ex-diretora de Piraju esteja esperando dividendos para o futuro.
De olho
Apesar de não poder se candidatar a prefeito de Piraju nas próximas eleições, parece que Isnar Fresch Soares ainda mantém acessa uma expectativa de atuar na política de Piraju. Compor uma chapa como vice de um candidato(a) não estaria descartado.
No tapete
E quem acredita que Isnar poderia recorrer a outro partido para se lançar candidato engana-se. Caso encontre empecilhos à sua candidatura por aqui, já avisou que vai usar de sua influência.
Festinha
Conta-se que na festa de natalício do prefeito de Sarutaiá, um grande número de políticos locais estavam presentes. A ocasião contou até com discurso do prefeito Chico Pipoca que enalteceu as qualidades de Isnar.
Por fora
Enquanto Pinterich e Gil Arantes estiverem se digladiando para conquistar o eleitorado local, o médico Jair César Damato vai estar em situação mais tranquila. Afinal não haverá nenhum candidato da região disputando o mesmo cargo.
Paraquedistas
A infestação de candidatos sem nenhum vínculo com Piraju já é esperada, mas parece que não está tirando o sono do vice-prefeito.
CPI
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura supostas irregularidades nas obras de calçamento das ruas do Distrito Industrial de Piraju, pediu prorrogação do prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão. Segundo informações, um dos últimos ouvidos pelos membros da Comissão foi o diretor Administrativo de Piraju, Ronaldo Adão Guardiano.
Esperado
O trabalho da CPI deve continuar após o recesso parlamentar quando novas oitivas serão realizadas. O mais aguardado depoente seria Antônio Afonso Marinho Lessa (Tunhé).
Fecapi
Se o problema para realização da Festa do Café deste ano era encontrar quem estaria disposto a promover o evento, este problema já não existe mais. Informações dão conta de que José Augusto Matielo teria se prontificado em realizar o evento exigindo da Prefeitura apenas a mão de obra. O portador da alvissareira notícia teria sido Darcy Campos.
Ao vento
“Em política nem tudo o que se diz se cumpre”, esta frase totalmente contrária ao princípio da ética na política, teria sido proferida dentro do prédio da Câmara Municipal por uma pessoa alheia ao Legislativo.
Balela
“Ao contrário do que teria afirmado essa pessoa, um diretor de função indefinida da Prefeitura de Piraju, o que se diz em política tem que se cumprir. Pelo menos é o que vale para quem tem o mínimo de hombridade”, rebateu outra personalidade de Piraju.
Agentes de saúde
Um pequeno grupo de agentes de saúde esteve na Câmara esta semana para acompanhar a tramitação do projeto de lei que cria 51 cargos, para que o poder público possa absorver esses profissionais em seu quadro de funcionários. Diante da dificuldade de encontrar documentos que comprovem que passaram por processo seletivo para assumir o cargo, os vereadores informaram aos presentes que podem entrar com uma ação declaratória afirmando que foram contratados de forma legal.
Na luta
O agente comunitário de saúde, Norton da Silva Costa, que esteve presente durante a sessão afirmou que foram feitas provas e que alguns passaram por avaliação com psicóloga, mas não soube informar onde estão as documentações que comprovam este processo. “Quem é o responsável por guardar essa documentação?”, questionou Norton.
Responsabilidade
Para o vereador Eduardo Pozza, a responsabilidade e obrigação de guardar documento dos agentes comunitários é de quem contratou. Vale lembrar que os agentes de saúde de Piraju são funcionários do Hospital de Beneficência de Piraju.
Empecilho
O diretor de Indústria e Comércio, Carlos Camargo Lima, informou esta semana que o Plano Diretor de Piraju é o principal impedimento para qualquer avanço das negociações para instalação de um frigorífico no município. O plano Diretor municipal é fruto de uma série de reuniões e audiências com representantes de todos os setores da comunidade pirajuense. Para alterá-lo será preciso que se realize o mesmo processo. Até onde sabe, ainda não foi marcada qualquer audiência pública para discutir mudanças nesta lei.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...