sábado, 25 de maio de 2019

Piraju investe em paisagismo nas praças centrais visando o turismo

Praça Arruda próxima ao Forum com parque e luz de LED
A Prefeitura de Piraju está investindo na revitalização das Praças Ataliba Leonel (Centro), Joaquim Antônio Arruda (Fórum)e Benedito Silveira Camargo (Brasilinha) todas na região central do municípios e as mais visitadas por turistas e população de Piraju.
A revitalização é uma ação visando recuperar para o município o título de Cidade Jardim, o de fortalecer ainda mais o turismo em Piraju. A verba utilizada é do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), verba que só pode ser utilizada em obras para promoção do turismo.
Praça Brasilinha
Na Praça Arruda, próximo ao Fórum, a Prefeitura reformou o prédio da antiga escolinha, instalou bebedouro, parque de diversões para crianças, plantou grama, instalou iluminação de LED e limpeza das pedras portuguesas do passeio.
A Praça Ataliba recebeu grama nos locais onde a antiga morreu, mas a Prefeitura tomou o cuidado de plantar gramas mais resistentes a falta de água e sol por conta das árvores que existem no local e o banheiro será reformado.


Já a Praça Brasilinha, na orla da represa do rio Paranapanema, deve receber plantio de grama e outras folhagens, reforma do banheiro troca da iluminação por LED. O investimento nesta obra é da ordem de R$ 1,3 milhões, aproximadamente.
Praça Ataliba
A Prefeitura já investiu montante de verba considerável nas praças e paisagismo em Piraju, mas muita coisa foi destruída por vandalismo. A Prefeitura espera que a população colabore com a manutenção dos bens da comunidade, denunciando qualquer ato contra o patrimônio publico.   
 

Prefeitura entra na Justiça exigindo laudo da ponte Nelson de Godoy

Funcionário da Enel Green Power trabalhando na ponte.
    A pedido do prefeito José Maria Costa, o Departamento Jurídico da Prefeitura entrou na Justiça exigindo da ENEL GREEN POWER o laudo de integridade da estrutura da ponte Nelson de Godoy.
   A medida foi necessária porque a empresa italiana Enel Green Power, responsável pela Usina Paranapanema e pela barragem onde a Ponte Nelson de Godoy, não atendeu ao pedido da Prefeitura dentro do prazo estipulado,  conforme solicitação do prefeito Jose Maria Costa em oficio encaminhado a diretoria da empresa no dia 23 de janeiro, dois dias antes da tragédia em Brumadinho (MG).
PROMOÇÃO MAGRISA TEM
   De acordo com o ofício da Prefeitura de Piraju, a Enel Green Power, com sede no Rio de Janeiro, deveria apresentar o laudo técnico elaborado por profissional habilitado, no prazo de 30 dias, contados da data de recebimento da notificação. Mesmo com o fim do prazo, a empresa não apresentou o laudo demonstrando o real estado de conservação e segurança da barragem onde está a Ponte e por onde passam milhares de veículos por dia.
   Pior que isso, além de não enviar o relatório, num flagrante pouco caso com a preocupação dos órgãos municipais e com a população, a Enel Green Power não participou da reunião realizada pela Defesa Civil de Piraju para discutir planos e estratégia em caso inundação causada por rompimento das três barragens que existem em Piraju. Apenas a CTG Brasil e Votorantim enviaram técnicos que trouxeram o mapa de áreas que podem ser afetadas.
   Dias após a reunião, no dia 20 de fevereiro para ser mais exato, Matteo Francucci, diretor da Enel Green Power, acompanhado de pequena comitiva, visitou o prefeito José Maria Costa em seu gabinete informando que a empresa estava realizando estudos sobre a segurança da barragem e que iriam se manifestar nos próximos dias sobre a solicitação do laudo encaminhado pela Prefeitura. Passados quase dois meses, o laudo ainda não foi apresentado.
   Na véspera do feriado do dia 1 de maio, o diretor da Enel Green Power, voltou a visitar o prefeito para ganhar tempo e, paralelamente, uma nota foi encaminhada a imprensa local informando que está iniciou no dia 2 de maio as atividades em campo na barragem e em trechos do Rio Paranapanema a fim de realizar estudos e análises técnicas complementares e que o trabalho será feito por técnicos de empresas especializadas contratadas pela Enel.
   Na nota, a Enel Green Power   afirmou que, durante o trabalho que será realizado não haverá esvaziamento do reservatório para a realização dos estudos, informação desnecessária uma vez que o nível da represa já estava baixo por conta da redução de vazão da represa Jurumirim de 147 metros cúbicos para, somente 60m³.
   A empresa não informou, entretanto, quanto tempo levará para realizar o trabalho na barragem da UHE Paranapanema e na estrutura da Ponte Nelson de Godoy. Se a Enel Green Power estiver realizando um Plano de Segurança de Barragem e tem até cinco usinas, de acordo com a Resolução Normativa 696 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a empresa tem até dois anos para concluir o trabalho.
    Há cerca de 10 dias, uma equipe de funcionários da ENEL chegou a Piraju, unicamente após o a cobrança do prefeitoe realizam um trabalho de sondagem do solo onde foi instalada a ponte, mas não a informação sobre em quanto tempo esse trabalho será realizado ou quando o laudo será apresentado à população.
   Parece que a população que vive as margens do rio Paranapanema, abaixo da barragem, terá que contar com a boa vontade da empresa para ter o mais rápido possível o laudo técnico sobre a integridade da ponte para poder dormir em paz. Será que a responsabilidade social da empresa vai falar mais alto? 

terça-feira, 21 de maio de 2019

Autoescola Objetiva em novo endereço


Equipe da Autoescola Objetiva 
Desde sábado (1) a Autoescola Objetiva de Piraju está funcionando em novo endereço, na Rua Carlos de Campos, 519, bem centro de Piraju, no prédio onde funcionou o Banco Real e a Farmácia da Prefeitura.
A reinauguração aconteceu na manhã de sábado com coquetel, carreata e muita festa  onde os proprietários e toda equipe comemoraram mais essa conquista fruto do trabalho e credibilidade conquistada ao longo de cinco anos servindo Piraju.
Novo mobiliário para mais conforto do alunos e profissionais.
A Autoescola Objetiva, é um centro de formação de condutores credenciada junto ao Detran de SP. Fundada em 2014 com a filosofia de realmente habilitar condutores e não simplesmente ensinar a ser aprovado no exame prático. Investindo constantemente em novas tecnologias, a Autoescola Objetiva, agora, melhorou ainda mais sua moderna estrutura em novo endereço, com amplo espaço e uma frota atualizada, adaptando-se às constantes mudanças.
Apesar de estar sempre inovando em novas tecnologias, a Autoescola Objetiva é rigosa quanto a preservar a tradição e a qualidade de seus serviços.
Através do treinamento e aperfeiçoamento de toda sua equipe de profissionais, a Autoescola Objetiva garante atendimento ágil e eficaz, visando sempre a habilitação e satisfação do cliente.
O alto índice de aprovação de seus alunos e fidelidade dos clientes é prova inconteste da qualidade de seus serviços o que a faz da Autoescola Objetiva o melhor Centro de Formação de Condutores de
Piraju-SP.
Contato (14) 3351-7707

Autoescola Objetiva.                                                                                                         O conceito mais                                                          moderno em formar condutores    

                                                             Nosso objetivo é você

                                                                  Por isso: Investimos em tecnologia;

                                                                    Reconhecemos seu empenho;

                                                                     Aprimoramos nossa técnica;

                                                                      Adquirimos os melhores equipamentos;

                                                                        Buscamos excelência a cada dia

                                                                           para atender melhor.


Valorizando o esforço dos alunos


                                                                                           

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Coopermota oferece café da manhã em comemoração aos 60 anos da cooperativa

Cooperados durante o café da manhã servido pela Coopermota.


A Coopermota, Cooperativa Agroindustrial com sede na cidade de Cândido Mota completou no dia 17 de maio, 60 anos de existência.
Para comemorar seu jubileu de ouro, a cooperativa convidou todos os cooperados e clientes da região para um café da manhã na sede da loja que fica na Rua Major Mariano, 935.
Desde que foi inaugurada em agosto de 2016, a Coopermota de Piraju conquistou vários cooperados, clientes e parceiros e tem contribuído para o desenvolvimento do agronegócio da região que envolve outras 15 cidades entre elas Bernardino de Campos, Óleo, Águas de Santa Bárbara, Iaras, Manduri, Cerqueira Cesar, Arandu, Avaré, Sarutaiá, Timburi, Tejupá, Fartura, Taguaí, Taquarituba e Itaí.
Durante o café da manhã oferecido aos cooperados, os convidados conversaram sobre o desenvolvimento da Coopermota e sua área de atuação na comercialização de desenvolvimento de insumos para produção agrícola de soja, feijão, milho, café, cana, abacate, além de nutrição animal para bovinos, equinos, suínos, ovinos e peixes.

Para comemorar os 60 anos, a diretoria da Coopermota programou outras atividades envolvendo toda a comunidade da cidade sede da matriz da cooperativa em Cândido Mota, com um grande concerto em praça pública com a Orquestra Sinfônica de do Conservatório de Tatuí composto com cerca de 70 músicos.
A Orquestra de Tatuí é regida pelo maestro Edson Beltrami, que já atuou como maestro e flautista em diferentes países, estando nos palcos de mais de cinco cidades dos Estados Unidos, incluindo Carnegie Hall, além de outras cidades do Japão e também da França.

Inauguração da Coopermota em Piraju,
agosto de 2016
Beltrani atuou por mais de 10 anos na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sendo compositor com obras editadas e publicadas nos Estados Unidos. Está no comando da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2018.

domingo, 19 de maio de 2019

Circular terá linha unificada e mudança de horários


A mudança inicia segunda-feira (20) e os coletivos passarão a fazer itinerários em sentidos opostos, iniciando os trajetos a partir das 6h da manhã na próxima segunda-feira.

A Prefeitura de Piraju divulgou esta semana que, a partir da próxima segunda-feira (20) os itinerários e horários das linhas de ônibus circular, que fazem o trajeto na área urbana passam a seguir um novo padrão em caráter experimental.
A principal mudança é a unificação das linhas que já existiam. Com isso, os dois coletivos que realizam o transporte passarão a fazer o mesmo itinerário em sentidos opostos. Os carros iniciam o trajeto a partir das 6h da manhã e, serão denominados Carro “1” e Carro “2”.

Para ajudar a pessoas a identificar qual ônibus fará o trajeto desejado, os carros serão identificados com cores diferentes. O carro que estiver se deslocando (subindo) para a Vila Tibiriçá/Tucunduva receberá uma placa de cor Azul. Já o carro que estiver se deslocando (descendo) sentido centro da cidade terá uma placa da cor vermelha.
Veja os Itinerários

Carro 1 : Inicia às 6h da manhã do ponto do Peixe, passará pelo Centro, Teto I, Teto II, Eldorado, Vila Tibiriçá e Distrito Industrial; retornará, passando pela Vila Tibiriçá, Centro, Vila Jurumirim, Várzea, Vila São Pedro, Codespaulo e concluirá o trajeto no ponto inicial: Peixe.


Carro 2 : Inicia às 6h da manhã, do Conjunto Hab. Dr. Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior em direção ao Centro, passando pela Vila Tibiriçá, Vila Jurumirim e Codespaulo; retornará, passando pelo Centro, Teto I, Teto II, Eldorado, Vila Tibiriçá, terminando o trajeto, novamente, no Conjunto Hab. Dr. Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior.

Distrito Industrial
É importante lembrar que o usuário que pretende ir até o Distrito Industrial deverá sempre pegar o Carro “1” , que fará o itinerário até o distrito.

Pontos alterados
Alguns pontos foram alterados por conta do novo itinerário. Os coletivos não passarão mais pelos pontos da Avenida Humberto Martignoni, os usuários, no entanto, poderão embarcar ou desembarcar na Rua José Tertuliano Gonçalves, paralela à avenida.
No Conjunto Hab. Dr. Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior o ponto dos coletivos será, unicamente, na Rua Fernando Bueno da Fonseca, próximo à Padaria do Chiquinho.


CCI e CAPS
Ambos os coletivos, com a reformulação, deverão passar pela Rua Jorge Miguel Francisco, o que facilitará o acesso dos idosos ao recém-inaugurado Centro de Convivência do Idoso (CCI) bem como, o acesso dos usuários ao Corpo de Bombeiros, Policia Militar, DAEE, Junta Militar, Serviços de Trânsito, Centro de Lazer, Centro de Convenções, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS),etc.

Domingos
Aos domingos, devido aos usuários que frequentam a Feira Livre, o transporte correrá até às 12h e será realizado somente com o Carro “1” que passará próximo à feira, no ponto da Praça Roosevelt, às 7h20, 8h54, 10h28, e encerrará o expediente com o último horário às 12h02.

Tempo de espera
Com as alterações o tempo de espera do usuário será reduzido para 30 ou 40 minutos. Este tempo vale para todos os pontos. A única exceção é o ponto do Distrito Industrial cujo intervalo será de, aproximadamente, 1h:34minutos.
As alterações tiveram como base estudos prévios nos quais foram considerados aspectos como confiabilidade, tempo de deslocamento, conforto e a conveniência dos passageiros.


Tarifa única
A unificação das linhas trará outro benefício para os usuários que, pagando uma única tarifa, poderão percorrer a cidade toda. Em qualquer lugar ou ponto que embarcar o passageiro chegará ao destino desejado.
Segundo informações, a mudança do padrão já era prevista, e tem como um dos objetivos nortear o processo licitatório para a contratação de empresa que prestará os serviços do transporte coletivo na cidade. No momento, após a Prefeitura ter rompido o contrato com a Rio Pardense, o transporte é realizado, de forma emergencial, pela empresa de ônibus Del Oeste, mas os trâmites para nova licitação já estão em andamento.
Para auxiliar na adaptação dos usuários, a Prefeitura realizará a sinalização dos pontos que serão inutilizados, bem como, colocará à disposição dos usuários cartazes indicativos dos novos trajetos e horários, além de estar, em parceria com a empresa Del Oeste treinando os motoristas para que o novo padrão esteja a contento das necessidades da população que utilizam o serviço diariamente.


Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...