sábado, 22 de agosto de 2009

Meio ambiente


As sacolas reciclaveis do Centro de Formação estão sendo confeccionadas pelas proprias funcionárias. Cidinha, Neusa e Lucienne sobre a supervisão de D. Anália Rodrigues. As sacolas tem custo de R$ 15,00 tamanho médio e R$ 25,00 grande. Colabore.

Política


Presidente do PP diz que seu partido é vítima de retaliação

O presidente do Partido Progressista (PP), Fernando Cláudio Artini, afirmou esta semana que seu partido esta sendo vítima de retaliação pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
As declarações de Artini foram feitas após saber que o vereador e presidente da Câmara Municipal de Piraju, João Fernando José, apresentou um requerimento endereçado ao setor de Lançadoria da Prefeitura, pedindo informações sobre sua residência. O vereador solicita o nome do proprietário do imóvel localizado na Rua 13 de Maio, 568 e pergunta sobre a existência de débitos, cópia da planta arquivada na Prefeitura, a metragem do terreno e área de construção e pergunta ainda se o imóvel possui habite-se. João afirma em seu requerimento que chegou a seu conhecimento que o imóvel não estaria cadastrado na prefeitura e, salvo engano, não existiria planta ou habite-se.
“Chegou-nos a informação de que alguns imóveis estariam irregulares, inclusive esse localizado nas proximidades do Clube 9 de julho. Acho que é função dos vereadores é fiscalizar a situação desses imóveis,” declarou João Fernando José.
As informações solicitadas por João Fernando, deverão chegar a Câmara no prazo de quinze dias e dentre todos os pedidos feitos está o “habite-se” que poucos entendem o significado desse documento. Segundo informa o engenheiro e advogado Francisco Maia Neto, “a certidão de habite-se é emitido tanto para prédios recém-construídos como para aqueles que passam por reformas, atestando que o edifício está pronto para receber seus ocupantes, ou seja, é uma certidão que autoriza o imóvel recém-construído ou reformado a ser ocupado. Nesse sentido, ao ser concedido o "habite-se", o proprietário tem a garantia que a construção seguiu corretamente tudo o que estava previsto no projeto aprovado, tendo cumprido a legislação que regula o uso e ocupação do solo urbano, respeitando os parâmetros legais quanto à área de construção e ocupação do terreno. O proprietário que muda para um imóvel que não recebeu a devida autorização da prefeitura está sujeito à multa, em função do "habite-se" não ter sido liberado”.
Já Jorge Henrique Resende, engenheiro civil responsável pelo site www.escolher-e-construir.eng.br alerta que, “contas de água, luz e telefone não significam que o imóvel esteja regularizado junto à prefeitura. Significa apenas que as exigências estabelecidas pelas concessionárias destes serviços foram atendidas. Carnês de IPTU também não significam que o imóvel esteja regularizado. Muitas prefeituras elaboram o cadastro das construções irregulares somente com o objetivo de arrecadarem impostos”.
Para Fernando Cláudio Artini o alvo do vereador não é seu imóvel. “o presidente da câmara não quer informação sobre o meu imóvel. O que ele quer é divulgar uma notícia na imprensa a fim de que minha imagem seja denegrida perante a população como forma de retaliação política que o PMDB vem fazendo ao meu partido que é o PP” afirmou Artini, que é ex-diretor jurídico da prefeitura.
Sobre o trabalho de fiscalização do vereador, Fernando Artini diz que há muitos contribuintes na cidade e que o requerimento seria pessoal. “O requerimento é pessoal. É dirigido a minha pessoa. Essa indagação poderia ser dirigida a todos os contribuintes e não somente a minha pessoa e isso comprova o que eu disse que é retaliação política”, disse o presidente do PP que pretende estudar o assunto e ver quais medidas tomará.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

História

Ao centro a primeira rainha do café de Piraju Carmo Dell'Agnollo 1968. A esquerda Leise Garcia Tonini

Todas as Rainhas
Theo Motta

Embora o dourado continue sendo considerado um símbolo vivo da nossa cidade, é inegavel a importância da cultura cafeeira que permitiu a Piraju ocupar por décadas um lugar de destaque entre os municípios produtores do café, pela tradição e seriedade dos agricultores que durante gerações se dedicaram à atividade com inabalável confiança. Há que se lembrar que o café sempre esteve relacionado ao desenvolvimento econômico e social da nossa população, permitindo a construção de escolas, usinas hidrelétricas, ferrovia e saneamento básico dando sustentação às outras atividades econômicas secundárias. Dentre essas destacamos o comércio, pequenas indústrias, empresas de comunicação, clubes de serviço, lazer e, principalmente permitindo uma excelente qualidade de vida a maioria da poppulação enquanto reinou absoluto como principal produto de exportação do país, aliado ao poder político, que obteve através de conterrâneos ilustres.
Os tempos mudaram e novas tecnologias substituíram a importância da quantidade, pela busca da qualidade, o que trouxe a necessidade de nos adequarmos à essa nova realidade. Lembrar essa tradição é um dos grandes objetivos da FECAPI, idealizada por Gilberto Polenghi, se realizará à partir do próximo dia 7 de setembro. Entre as inúmeras atividades previstas para o evento, a FECAPI estará homenageando todas as rainhas do café num tributo à beleza da mulher pirajuense e de toda região que uma vez já estiveram investidas da realeza e portaram a coroa que representa o produto que ainda hoje é muito importante na econonia de muitas regiões e até alguns países.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Rainha do Café


Mais três candidatas

Aqui estão mais três candidatas a Rainha do Café de Piraju que não estiveram presentes na reunião no Iate Clube, realizada no domingo com os organizadores evento. Andressa Moreira Neves (Piraju), Jéssica de Almeida Santos (Itaí) e Elisa Lopes (Santa Cruz do Rio Pardo) completam o time de beldades que esperam seu voto.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Novidade



Política rosa choque
Theo Motta


Seguindo as tendências da vários países que optaram pelas mulheres como contraponto à péssima gestão dos marmanjos, que começam a perder poderes seculares outorgados, o Brasil poderá ter em 2010 pela primeira vez na história republicana, três candidatas à presidência da república. A ministra Dilma Roussef pelo PT, a ex-senadora Heloisa Helena pelo P-Sol e a ex-ministra Marina Silva, que deixou o PT abraçando de vez o PV e suas teses ambientalistas. Mesmo tendo que ouvir frases pejorativas, como as do meu velho avô João Motta, que dizia que mulher não dá para o sapo porque não sabe qual é o macho, acho que os tempos estão mudando, e elas estão descendo das passarelas da moda, para ousar subir as passarelas do poder.
Na minha opinião, Piraju poderá acompanhar essa tendência, pois possui várias mulheres, profisionais liberais bem sucedidas, que poderiam aceitar mais esse desdafio. Apesar de termos um eleitorado de maioria conservadora, eleger pela primeira vez em 150 anos, uma prefeita seria um sinal inequívoco de modernidade. Eu tenho meu palpite e guardo a sete chaves três nomes conhecidos. E nossos leitores o que dizem?

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Rainha do Café


Concurso "Rainha do Café" será no próximo sábado

Conheça as candidatas que participarão do concurso para escolha da Rainha do Café 2009, que particparam de uma reunião neste domingo (16) com os organizadores do evento. São elas: Dayane Caroline Santos (Jacarezinho), Carolina Ricardo Casiano (Santa Cruz do Rio Pardo), Jackeline G. Baggio (Santo Antônio da Platina), Maysa Tezoto Lopes (Ourinhos), Karen Cristina A. Mendonça (Piraju), Isabela Maria Dearo Galheigo (Sarutaiá), Rafaela Romão (Timburi), Deandra Costa (Bofete), Isabelle Cristina Cação (Piraju), e Carolina Piacenzo (Piraju). Clique foto e escolha sua candidata.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...