sábado, 31 de outubro de 2009

Esporte e Turismo

Piraju volta a integrar o Calendário Oficial do Campeonato Paulista de Canoagem Slalom 2010 – Circuito Paulista de Águas Brancas. Enquanto 2010 não chega, a garotada continua mandando bem conquistando medalhas e troféus. No campeonato de canoagem slalon que ocorreu em São José do Rio Pardo foram mais 16 medalhas e 1 troféu.

Previsto para acontecer no dia 19 de setembro de 2010, a cidade foi privilegiada devido ao incentivo que a Prefeitura Municipal tem dado atualmente a modalidade esportiva. Trazendo valores inestimáveis ao turismo local, os anseios da comunidade se encontram em sintonia com a política do incentivo ao esporte como mola propulsora do turismo local.
A realização do evento relembra bons tempos já vividos pela canoagem e também incentiva novos talentos que surgem nesse meio esportivo, vindos da formação de base dada pelas escolas municipais de canoagem.
Piraju já sediou por sete anos seguidos várias etapas do circuito estatual e nacional em várias modalidades culminando com a realização de uma seletiva para o Mundial de Canoagem Slalom em agosto de 2005. Nela foram definidos os atletas que viriam a participar do Mundial em Sidney – Austrália.
As águas brancas nascem do confronto da água com a pedra. Lembra águas bravias e agitadas e trazem o duelo do homem contra a natureza em plena harmonia de ambos, pois o esporte somente se realiza nos espaços preservados de águas límpidas e despoluídas como a do nosso Rio Paranapena.
A pista de Slalom de Piraju está localizada no único trecho ainda em seu leito natural, isto é, sem o represamento. O trecho tombado como patrimônio por lei municipal, e tem profundidades de até 15 metros, possui corredeiras fortes com ondas gigantes o que exige uma apurada técnica dos praticantes. Na dinâmica das águas mistura-se as correntes helicoidais nun caos com linhas de remanso muito forte e refluxos fechados. (extraído do calendário divulgado pela FPCa).
A primeira vez que Piraju fez parte desse calendário foi no ano 2000 com a realização do Campeonato Brasileiro de Rafting, que veio a projetar o Município em todo o Estado de São Paulo e resto do Brasil como a mais nova cidade integrante do Circuito de Águas Brancas. Também já aconteceram nas nossas corredeiras, provas do campeonato Brasileiro de Canoagem de Rodeiro, modalidade mais recente.

sábado, 17 de outubro de 2009

Obras


CDHU inicia processo para construção de condomínio para terceira idade em Itapeva

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) iniciou o processo para a
contratação de empresa para construir o primeiro condomínio em Itapeva do Programa Vila Dignidade, desenvolvido pelo Governo do Estado para promover moradia digna e apoio social a idosos de baixa renda. O aviso de licitação foi publicado neste sábado(17), no Diário Oficial. O condomínio terá 18 casas e será erguido na Rua Itatiba, bairro Taquari. Projetados a partir de conceitos do Desenho Universal, os imóveis terão sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Vários itens de segurança e acessibilidade foram incorporados ao projeto, entre eles barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos para permitir trânsito de cadeiras de rodas, interruptores em quantidade e altura ideais, campainha luminosas, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.
Os recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O conjunto contará com projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e, ainda, com salão para atividades diversas, como festas,reuniões e cursos.
Vila Dignidade - O Programa Vila Dignidade foi lançado em abril deste ano para oferecer moradia digna e apoio social aos idosos de baixa renda. São pequenas vilas, projetadas com base nos conceitos do Desenho Universal, com casas e infraestrutura urbana adaptadas às necessidades deste segmento da população. Além disso, os moradores são envolvidos em atividades socioculturais e de lazer. Trata-se de uma ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de
Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com as prefeituras paulistas. Além de Itapeva, foram abertas licitações para a construção de condomínios em Caraguatatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Está em estudo também a implantação do programa em Cubatão, Itapetininga, Limeira, Mogi Mirim, Santos e Tupã. O primeiro empreendimento está sendo construído em Avaré, com 22 casas. As demandas serão indicadas pelos conselhos municipais de idosos. Os candidatos a participar do Programa Vila Dignidade devem ter 60 anos ou mais, ser independente para a realização das tarefas diárias, possuir renda mensal de até dois salários mínimos, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos e morar a pelo menos dois anos no
município.
Desenho Universal: Os imóveis são projetados segundo os parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. O Programa Vila Dignidade visa também, atender às diretrizes do Plano Estadual para a Pessoa Idosa ? Futuridade, do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, criado em razão do crescente envelhecimento da população paulista. O objetivo é assegurar melhor qualidade de vida a pessoas nessa faixa etária, que hoje chega a mais de quatro milhões de pessoas no Estado. O"Futuridade" também busca sensibilizar governos municipais, idosos,
famílias, mídia, terceiro setor e sociedade civil para a importância daconstrução e fortalecimento de uma rede de atenção (com ações e serviços)voltada para a pessoa idosa.

Revival


PIRAJUNTOS... PIRASEMPRE.

Em clima de confraternização, descontração e muita alegria, foi realizada sábado dia 10, no Taças e Cachaças, a festa do PIRAJUNTOS, que está em seu terceiro evento e contou com a participação de 290 pessoas.
Essa idéia surgiu em 1994, da vontade de um grupo de pessoas, de rever amigos que conviveram em Piraju em uma determinada época. A idéia foi amadurecendo e acabou dando certo. Em 1995 no dia 2 de Dezembro, houve a primeira festa que reuniu 150 pessoas em um restaurante que havia na Fecapi.
O segundo PIRAJUNTOS demorou um pouco para acontecer, mas no dia 29/4/2006, se reuniram no Clube 9 de Julho 200 pessoas.
PIRAJUNTOS em sua organização, tem a dedicação de Mariza Sanches e Fátima Ramos, que não medem esforços para proporcionar aos amigos, momentos de pura alegria através do reencontro.
Muitos ainda residem em Piraju, mas também participaram da festa,outros vieram de longe para desfrutar desse momento único,
amigos vindos de Campina Grande na Paraíba, São Paulo, Curitiba, Rio de
Janeiro, Cuiabá, Campo Grande, São José dos Campos, São Carlos, Santos,
Ipaussu, Sorocaba, Jundiaí, Bauru, Fartura, Assis, Foz do Iguaçu, Presidente
Prudente, Londrina, Brumado e Salvador BH.
Em clima de recordação pudemos festejar a amizade da adolescência e
juventude. É esse amor dos conterrâneos que viveram tantas histórias únicas juntos, aliado à saudade da terra de origem e às amizades que perduraram mesmo com o tempo e distância dizendo não. Esse evento fez
de episódios passados a glória desses memoráveis e marcantes reencontros ao longo dos anos que encheram de boas surpresas e carinho a vida de cada um de nós que compareceu. Haverá outras oportunidades com certeza.
A filmagem do evento está em edição no Studio1 Produtora e no
momento oportuno será feita a divulgação na página do Orkut Pirajuntos
Piraju.
Obrigada a todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso do
evento.
PIRAJU... PIRAJUNTOS... PIRASEMPRE.
Mariza Sanches e Fátima Ramos.

Política


Jorge Tadeu visita Piraju

O Deputado Federal Jorge Tadeu Mudalen esteve em Piraju, no dia 9 de outubro protocolando pedido de verbas para Piraju. R$ 150 mil para o Meio Ambiente ( Construção do Aterro Sanitário e do Poço Artesiano e R$ 350 mil para reposição asfáltica para diversas ruas da cidade. Ele é amigo pessoal do empresário Roberto Zanella do Posto São Pedro e Ipiranguinha . Ele veio acompanhado do seu chefe de gabinete Geraldo Sandão que sempre visita Piraju e numa das fotos com os vereadores, prefeito Chico Pipoca e Zanella o atleta o primiado atleta José Carlos dos Santos e a esposa Andréia Bracero que são um dos orgulhos de Piraju e precisam de mais apoio.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cultura


Violeiro Miltinho Edilberto em Piraju

O violeiro, cantor e compositor Milton Edilberto se apresenta em Piraju neste domingo dia 18 de outubro no Iate Clube de Piraju. O evento, realizado pelo departamento municipal de Cultura de Piraju, faz parte do Circuito Cultural Paulista, prigrama cultural desenvolvido em todo o Estado pela Secretaria de Estado da Cultura. Paulista de Avaré, o violeiro é respeitado por medalhões da música regional como Maria Bethânia, Xangai, Elomar e Renato Teixeira, de quem é afilhado musical e parceiro. Toca viola de 10 cordas e mistura forró com uma entonação caipira autoral. Além de músico, desenvolve um trabalho de pesquisa do folclore brasileiro. No palco, mostra uma mistura de xaxado, baião e embolada, acrescida de uma dose de picardia. Até alcançar popularidade, andou pelo interior do país participando de festivais de música. A primeira conquista foi o circuito universitário paulista. Não demorou muito para ser considerado o rei do forró da noite paulistana, reunindo cerca de mil e quinhentas pessoas por apresentação em casas de espetáculos. Uma de suas músicas, "Não Tenha Medo", caiu no gosto exigente de Maria Bethânia, que a incluiu no repertório regional de "A Força que Nunca Seca". Em 15 anos de carreira conquistou admiradores do porte de Elba Ramalho, Lenine e Alceu Valença. Seu segundo disco, "Viola que Fala", ganhou o Prêmio Sharp de Revelação Regional de 1998. Em 1999 lançou pela Universal o disco ao vivo "Como Alcançar uma Estrela", mais tarde relançado pela Abril Music como "O Forró de Miltinho Edilberto Ao Vivo".
O show acontece às 20h com entrada franca.Os convites podem ser retirados no Departamento Municipal de Cultura.

Notícias

Curtas

Projeto Águia
Segundo informou o departamento da Ação Social de Piraju, ao vereador Valberto Zanata, o convênio com o Grupo Votorantim para a manutenção do Projeto Águia não será renovado. O Grupo Votorantim informou que mantém os convênios pelo período máximo de 36 meses e, após isso, o projeto deve ser sustentado pelo município ou através de outras parcerias. Hoje, cabe à Prefeitura arcar com as despesas de água, luz e aluguel das instalações. Segundo a Ação Social, a Prefeitura está buscando outros meios para manter o projeto, entretanto até o momento nada foi firmado nesse sentido.
Descida do de Teto
O vereador Pedro Durival do Nascimento, morador do bairro Nosso Teto I, não vê a hora da segunda pista da Avenida Álvaro Shimidt Gallo ser inaugurada. Segundo informou op departamento de Obras de Piraju a construção da pista deve ser concluídas em cerca de trinta e cinco dias. No projeto existe de projeto a previsão de construção de uma rotatória no local, elaborado pelo Detran.
Tiririca
A segunda pista da Avenida Álvaro Shimidt Gallo está dando o que falar e não pra menos. Afinal, ninguém vai ficar quieto enquanto vê grama nascer vencendo a capa asfáltica colocada no local. Apesar da obra ainda não ter sido entregue a prefeitura, o assunto foi o prato cheio para a oposição.
Trupição
O vereador Pedro Durival ficou irritado com uma foto publicada na semana passada num semanário local onde uma pessoa aparece topeçando num buraco na nova pista da Avenida Àlvaro Shimidt Gallo. O vereador afirmou que a foto deve ser montada porque seria pouco provável que tivesse um fotógrafo naquele local no exato momento no tropeço. E também pelo fato de que o personagem que caiu, raramente anda a pé em rua plana. Numa subida é muito mais imnprovável
Yolanda
A Escola Municipal Professora Yolanda Marinho Lessa, municipalizada a partir de 1998 será doada para o município. De acordo com o diretor de Educação de Piraju Reinaldo Fávaro, governador do Estado José Serra vai doar para os municípios os prédios de todas as escolas municipalizadas até 2000. A afirmação de Fávaro foi dada em resposta ao requerimento de João José que temia que a escola fosse passada para rede estadual de ensino devido a notícias de que o terreno onde a escola foi construída estaria sendo passada para o Estado. A notícia assustou pais de alunos e professores.
Associações de bairro
Embora existam no Município nove associações de bairro, apenas uma está inscrita na Prefeitura, diz ofício o setor de Lançadoria. Segundo o prefeito Francisco Rodrigues não há lei municipal que obrigue a entidade a se inscrever junto ao órgão municipal fiscalizador. Esta seria uma condição para que a associação possa usufruir de benefícios eventualmente prestados ou concedidos pelo Município. De acordo com essas informações, atualmente muitas associações de bairros só serviriam na verdade com palanque político para oportunistas

sábado, 3 de outubro de 2009

Esporte

A cara da canoagem de Piraju

A equipe de Canoagem Velocidade da Estância Turística de Piraju mais uma vez fez bonito e quem sabe fez também com algumas pessoas sintam vergonha e repensem a forma como encaram esse esporte em Piraju. A molecada da canoagem, como sempre, deram um show, na 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem Velocidade 500 MTS/2009 que ocorreu no domingo (27) em São Paulo na raia da USP. O fato não passou despercebido pelo ex-prefeito Maurício Pinterich que fez uma bela homenagem aos garotos. O resultado fopi o seguinte: Na categoria K1 menor Wesley Silva conquistou 1º lugar, K2 menor Wesley Silva e Victor da Silva conquistaram 1º lugar, K1 cadete João Alves 1º lugar, K2 cadete João Alves e Caio Souza 1º lugar, Murilo Mattos e Murilo rosa 2º lugar, K1 Junior Roberto Cabral 1º lugar Rodrigo Cabral 2º lugar e Felipe Alcerito 3º lugar, K2 junior os irmãos Roberto e Rodrigo Cabral 1ºlugar, Felipe Alcerito e Gregory Cabral 2ºlugar e Jonathan Medrado e Patrick Almeida 3º lugar, K1 senhor João Carlos Junior 1º lugar, K2 senhor João Carlos Junior e Luiz Correia 1º Luiz Correia 1º lugar. Rodrigo Montagner e Luiz Lemos 2º lugar.

Cidade


Abandono

A situação de alguns loteamentos em Piraju beira o abandono e o descaso por conta de seus empreendedores e, de certa forma, pela administração pública também. Caso típico em Piraju é o Loteamento Maluly que há muito tempo vem dando dor de cabeça para os moradores. Como se já não bastasse problemas antigos agora surge um novo. O Loteamento Portal da Ilha, lançado para ser um empreendimento diferenciado em Piraju, se levado em conta a pompa do coquetel de lançamento feito pelo empresário Fábio Ramos, tornou-se mais um exemplo de descaso e desrespeito com quem acreditou no empreendimento. Em visita ao local, notamos que o loteamento mais parece uma pastagem com ruas marcadas e tímidos sinais de obras onde estariam sendo colocadas manilhas talvez da rede de esgoto. Brincadeira?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Política


Mais uma de Clóvis Braz

Na semana passada, o vereador Clóvis Braz, acusou a secretária da Câmara Municipal de Piraju, Vânia Paladino, de ter fornecido cópias de documentos protocolados por ele, que seriam usados em sua defesa na Comissão Processante que enfrenta. Além de relatar o fato na polícia, Braz falou do ocorrido ao usar a tribuna da Câmara. Segundo o vereador, logo após protocolar os documentos, saiu do prédio da Câmara em direção a seu carro, mas voltou em seguida para fazer uma ligação. Foi nesse momento que Clóvis diz ter encontrado a “secretária estava abrindo o envelope que tinha protocolado, entregando para o presidente João José e para um corpo estranho que transita constantemente da Casa de Leis, que por sinal é advogado particular do presidente”.
Segundo narraram os funcionários da Câmara Municipal, Vânia Paladino e Rivaldo Spinardi, o vereador Clóvis Braz teria se precipitado ao se dirigir a delegacia para relatar suposto ato irregular, sem antes ter se certificado do que realmente estava acontecendo. Rivaldo conta que, “o presidente João José e o advogado César Mercuri entraram na sala logo após o vereador Clóvis Braz sair e o presidente pediu para que eu tirasse algumas cópias de documentos que ele trouxe de sua sala e não os que haviam sido protocolados. Enquanto eu tirava as cópias, o vereador entrou e pediu que a Vânia fizesse uma ligação e transferisse para outra sala e em seguida saiu sem falar ou perguntar nada. Imagino que ele deve ter deduzido que as cópias eram de sua defesa para a CP que enfrenta, mas não eram”, relatou o funcionário.
Já a secretária Vânia Paladino lamenta a confusão que o vereador fez, e lembra que até mesmo ao citar o caso na tribuna, se enganou até mesmo de como foi protocolado os documentos “Ele disse na tribuna que quando ele voltou, eu estava abrindo o envelope que ele tinha protocolado. Acho que o vereador se esqueceu que os documentos que ele trouxe vieram envoltos num elástico e não num envelope”, afirmou Vânia.
A acusação do vereador Clóvis Braz contra os funcionários causou indignação em todos os que conhecem a conduta da funcionária do Legislativo de Piraju. Usando a tribuna na sessão ordinária desta semana, o vereador Luciano Louzada fez questão de destacar a lisura com que todos os funcionários da Casa cumprem suas funções e criticou a atitude de seu colega de usar a tribuna, para fazer acusações contra os servidores. “Respeito os funcionários desta Casa, os quais venho conhecendo dia a dia a lisura de seu trabalho”, declarou Luciano Louzada.
Além dos vereadores, os membros da imprensa, que no exercício de suas funções são obrigados a buscar informações na Câmara Municipal, já estão acostumados com o rigor dos funcionários no cumprimento da lei. Na sexta-feira (25), a Folha fez uma breve visita aos funcionários, e encontrou o ambiente de trabalho em clima de serenidade e tranqüilidade.

Curtas


O circo
A sessão ordinária da Câmara desta semana teve nuances de um espetáculo circense. Como uma peça mediocremente montada em três atos, os atores desenvolveram seus papeis de forma grotesca para tentar transformar em palhaçada, os trabalhos do Poder Legislativo de Piraju.
1º Ato. O fantasma
O espetáculo começou com a publicação de uma matéria num semanário local dizendo que um dos vereadores teria falsificado sua própria assinatura em seu próprio registro de candidato.
2º Ato. A denúncia
Com base nessas informações, uma denúncia foi protocolada na Câmara pedindo a cassação do vereador. Essas informações foram conseguidas no processo de registro da candidatura a vereador do suposto fantasma. O autor da denúncia é o mesmo de outra protocolada tempos atrás pedindo a cassação do prefeito Chico Pipoca
3º Ato. O protesto
Compondo o segundo ato da peça surgiram em frente ao prédio da Câmara, durante a sessão, seis pessoas contadas nos dedos segurando faixas com frases de ordem pedindo a renúncia do vereador taxado de fantasma. Essa movimentação era para ser encarada como uma manifestação popular espontânea. Tudo caiu por terra porque o experiente jornalista Nelson Paula Meira foi conversar com os manifestantes e descobriu que havia uma coordenação para o ato, inclusive com pagamento de atores.
4º Ato. O discurso
O arremate final para o grande espetáculo foi o discurso do vereador Clóvis Braz que usando a tribuna, tentou usar informações sobre a situação fantasmagórica do vereador e a denúncia apresentada para pedir providências de seus colegas contra “Gasparzinho”, o qual Braz já havia declarado seu inimigo político.
Puxão de orelha
Ao ver que a tribuna da Câmara estava sendo usada para promoção de ataques pessoais, o vereadores Eduardo Pozza, Valberto Zanata e Luciano Louzada chamaram a atenção de seu colega dizendo que a mesma deveria ser usada para defender os direitos da população e não para discussão entre vereadores.
Minando
Para os mais atentos, os constantes ataques que Chico Pipoca e alguns vereadores da bancada do prefeito vêm recebendo ultimamente, forma um ambiente propício para seus velhos, pero no mucho, adversários políticos.
De camarote
Para os adversários de Pipoca deve ser uma cena interessante ver o experiente político se digladiando com seus ex-aliados políticos.
Vizinhança nova
Depois de passar um bom tempo desocupada, a casa onde morava o ex-prefeito no Jardim Eldorado já tem novos moradores. Segundo apuramos, vários meses de aluguel foram pagos antecipadamente o que mostra que os novos moradores pretendem ficar por muito tempo.
Recapeando
A vizinhança acredita que agora a Rua Oswaldo Pinterich poderá ser finalmente recapeada. Afinal, pelo menos por enquanto não há a possibilidade do ex-prefeito voltar a morar ali.
Novidade
Parece que os novos moradores despertaram a curiosidade geral. Dia destes, uma equipe da TV TEM bateu na porta da mansão e quis saber se o imóvel foi comprado e qual a quantia paga. Dá pra acreditar?
Pró rango
Na sexta-feira (25), os alunos da canoagem esperavam o professor Odilon que não compareceu para dar aulas. Segundo apuramos, Odilon estaria a serviço do departamento de Esportes tentando conseguir “algum” para comprar o lanchinho dos atletas que estarão competindo domingo na USP em São Paulo. A canoagem, que projeta o município em âmbito nacional e internacional continua sendo tratada como indigente.
Bate pronto
No esporte, enquanto “uns” vão jogar futebol transportados em carros importados, tomando Gatorade mais mordomias, “outros” que praticam esporte olímpico de alta performance e para-polímpico, viajam de ônibus escolar, tomam água e ficam alojados em barracas sem qualquer conforto. E pensar que esportes de alta performance são tidos como “esporte de rico”.
O elefante
Um elefante incomoda muita gente. Dois paquidermes incomodam muito mais. Segundo boatos ventilados esta semana em Piraju, uma república estaria incomodando muito mais.
República Fecapi
Conta-se que a chamada “república Fecapi” teria demonstrado organização, respeito com o dinheiro público e competência para oferecer uma das melhores festas dos últimos tempos para Piraju e região. O resultado da festa conquistou elogios sinceros em toda região.
República Fofoca
Como o sucesso incomoda muita gente a “república Fecapi”, fez com que surgisse a “república Fofoca” que, ao ver que com sua maledicência nada conseguem, começam a ficar irritados. Os líderes da republiqueta bem que poderiam deixar de lado sua falsidade e se juntar aos mocinhos.
Escola dos Félix
Após trinta anos de funcionamento, a escola do bairro dos Félix pode ser fechada fazendo com que os sessenta e um alunos que ali estudam tenham que viajar mais de 15 quilômetros para estudar na zona urbana. A notícia foi dada pelo departamento de Educação de Piraju que parece andar na contramão. Enquanto muitos lutam para melhorar o ensino na rede pública aumentando número de escolas e diminuindo o número de alunos por sala de aula, em Piraju, em nome da economia, os dirigentes decidem fechar uma escola e fazer classes multiseriadas.
Socorro
Durante toda a semana, pais de alunos, professores e a direção da escola fizeram uma verdadeira via crucis tentando evitar que os alunos sejam prejudicados. Para os pais dos alunos, as crianças serão as mais atingidas pela medida porque terão de levantar muito cedo para chegarem até a escola na cidade, enfrentar chuva e sol esperando o ônibus, além de ficarem expostas ao perigo de viajarem todos os dias pela Rodovia Raposo Tavares. O vereador Valberto Zanata afirmou que na próxima semana vai se reunir com pais e o dirigente de ensino para novas conversações.
Gabinete
Analisando a questão friamente, há quem acredite que o suposto fechamento da escola do bairro dos Félix deve ter a atenção direta do prefeito. A questão economia não pode ser justificativa para tirar crianças das salas de aulas que existem próximas as suas residências.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...