terça-feira, 19 de junho de 2018

UNIP Polo Piraju inicia I Semana Acadêmica com foco para cidadania e empreendedorismo

I Semana UNIP Polo Piraju realiza UNIP inspira

A UNIP Polo Piraju deu início na noite desta segunda-feira (18) a I Semana Acadêmica com o tema: “UNIP Inspira – A cidade como construção coletiva”. O evento acontece no Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada com participação aberta a toda a população que queira ampliar o senso de cidadania e participação na construção da comunidade em que vive.
Na noite de abertura, a UNIP Inspira trouxe para a Piraju uma interessante conferência com o tema “A responsabilidade comum com a cidade”, proferida pelo professor das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) Gustavo Ferreira Martins Gomes.
O Professor é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Administração e Marketing pela UNIMES e mestrado em Comunicação pela UNIMAR.
Na palestra, Gustavo Gomes apresentou uma visão crítica sobre o sistema político-administrativo no Brasil, mais especificamente nos municípios e, a necessidade de cada cidadão adotar uma postura positiva em relação ao exercício da cidadania preenchendo assim as lacunas deixadas pela administração pública.
Professor Gustavo Ferreira Martins Gomes


Falando sobre gestão pública, o conferencista apontou os conselhos municipais, associações de bairros e audiências públicas como oportunidades de participação na construção da cidade e na formação de pacto entre o gestor público e a população.
Em outro momento, Gustavo Gomes traçou um paralelo cidades da idade média com as cidades modernas mostrando que, assim como naquela época, as pessoas ainda buscam segurança em locais cercados. No passado, isolando a cidade com altos muros e, hoje, preferindo viver em condomínios fechados com câmeras e cercas elétricas. Para o palestrante, em ambos os casos, a segurança não está garantida.
“Se você fecha sua casa ou seu bairro com muros e cerca elétrica, o ladrão não vai arriscar tomar choque. Ele espera você entrar e entra junto”, disse o arquiteto para explicar que, quando você se fecha entre muros, se fecha também aos olhos de uma comunidade que, se construída com responsabilidade, pode contribuir para a segurança.
OIHSI ADRENALINA

Em seguida, a I Semana Acadêmica da UNIP Polo Piraju, contou também com a participação de pessoas que, através de ações voluntárias e empreendedorismo, contribuem para a formação da comunidade em que vivemos. Na sessão “Ações de sucesso em Piraju”, Else Degelo e Edinéia Fernandes falaram sobre a iniciativa de um grupo de pessoas que representam e que idealizaram um projeto de jardinagem e paisagismo para ajudar Piraju a retomar o título de “cidade jardim”. Atuando voluntariamente, o grupo já conseguiu, com a ajuda de parceiros, transformar alguns locais em Piraju.
Elza Maria Scotti, empresária e comerciante, hoje presidente voluntária da APAE, falou sobre sua gratificante experiência à frente da entidade que auxilia na educação e atendimento de pessoas com deficiência de Piraju e, pelo menos, mais duas cidades a região. A empresária, que divide seu tempo entre seus negócios e o trabalho voluntário, salientou que a comunidade pode participar, mesmo que seja fazendo uma visita aos educados e assistidos pela APAE.
Else, Edinéia, Kleber, Elza Scotti e Doroceli Madalena
Sobre empreendedorismo, Kleber Rogério de Oliveira falou sobre a origem de sua empresa a Kplay, em Piraju, que atua no ramo da Tecnologia da Informação (TI), que começou apenas com um funcionário e, hoje, emprega mais de 70 funcionários. Kleber contou que, após concluir seus estudos na antiga ETE de Ipaussu, hoje ETEC, foi trabalhar em grandes empresas na Capital de São Paulo, decidiu apostar em seu know how e empreendedorismo montando sua própria empresa no município de Piraju.
Um ponto importante que o empresário destacou para construção da cidade é que, todo material que sua empresa precisa, é comprado em Piraju priorizando o comércio local. E não é só isso. O fato de Kleber ter ousado acreditar em si mesmo e, em seu empreendedorismo, tornando-se mais um exemplo para recém-formados, já contribui para construção da consciência positiva de cidade e cidadania.

Na noite desta terça-feira (19), a I Semana Acadêmica UNIP Polo Piraju continua com a conferência de Thiago Bueno Ferraz do Sebrae de Ourinhos sobre empreendedorismo e empregabilidade.
ESPETÃO RSETAURANTE
Em seguida teremos uma network de empresas de Piraju e região, apresentação de painéis sobre contribuições através de empresas, instituições e projetos e ações individuais e coletivas e do Rotary Club Piraju Dourado.  
Finalizando o evento, Sirlene Soares Garrote, diretora de Educação de Piraju, Ana Karina Pansanato, diretora de Ação Social de Piraju e Denilton Bergamini, presidente da Câmara de Piraju, participam de um debate com o tema: “Caminhos para participação”.
Na primeira noite do evento, estiveram presentes Paulo Sara, diretor administrativo da Prefeitura, representando prefeito José Maria Costa, Samuel Maraia, diretor de Engenharia da Prefeitura, Ana Karina Pansanato, Sirlene Garrote, Márcio Bergamini, representando Luciana Bragança, diretora de Saúde de Piraju, alunos da UNIP, servidores públicos, professores da Rede Municipal de Ensino de Piraju e os vereadores Valberto Zanatta, Denilton Bergamini e José Carlos Nunes.   




Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...