terça-feira, 13 de novembro de 2018

Prefeitura orienta como requerer isenção de IPTU



Os contribuintes aposentados, pensionista e deficientes físicos, têm até o dia 20 de novembro para apresentar o pedido de isenção de IPTU para o ano de 2019 conforme estabelece o artigo 166 Lei Nº 168/2017 e o Decreto 5.753/2017 que regulamenta a referida lei. Caso o interessado perca esse prazo, só poderá requerer a isenção para 2020.
Para auxiliar os interessados a Prefeitura disponibiliza um modelo de requerimento onde o contribuinte deve preencher com seus dados e informações do imóvel.
Para fazer isso basta ir até o Setor de Lançadoria e informar que quer fazer o requerimento para isenção do IPTU.
Ao se dirigir à Prefeitura, tenham em mãos seus documentos pessoais RG e CPF. O número do registro do imóvel na Prefeitura também é necessário, mas caso não tenha é só pedir o para o servidor que o atender.

Não se esqueça de que, para se beneficiar da Lei de Isenção do IPTU, é necessário saber que, de acordo com o Decreto 5.753 os aposentados e pensionistas têm que comprovar sua condição através de certidão expedida pelo cartório e, deficientes físicos através de laudo médico da rede pública de Saúde com indicação de qual deficiência se trata.
Além disso, para ter o benefício, o contribuinte deve ter um único imóvel utilizado para fins residenciais com área igual ou inferior a 60m² . A renda familiar não pode ultrapassar o limite de dois salários mínimos. Caso o imóvel tenha edícula, a área será incluída no total que, como já dissemos, deve ser de até 60m².






Caso queria se adiantar, veja abaixo um modelo de requerimento. Mesmo que leve preenchido, é preciso apresentar os documentos.

Clique no link e baixe o requerimento.
https://docs.google.com/document/d/1a8FEfon4B2ft-sUHqi5stxrFzw2E-jqvacn-tSoSz7I/edit



EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU - (SP)

Ref. Pedido de Isenção de IPTU.

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço completo), telefone (informar), vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência requerer a isenção do IPTU do imóvel de inscrição nº (informar), de minha propriedade, visto que me enquadro nos requisitos delineados no artigo 166 da Lei nº 168/2017  regulamentada pelo Decreto 5.753/2017para tal isenção conforme documentos anexos.

Temos em que,

Pede deferimento.

_____________________________________________________________________________
                                                                                 Seu nome e assinatura

Piraju - (SP), 20 de novembro de 2018.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...