quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Esporte


Poliana de Paula está entre os melhores atletas do Brasil

A canoísta pirajuense Poliana Aparecida de Paula teve seu nome incluído entre os atletas César Cielo, Diego Hypólito, Torben Grael, Poliana Okimoto, Natália Falavigna, Sarah Menezes que fazem parte da 11ª edição do Prêmio Brasil Olímpico. A notícia foi divulgada no dia 26 de novembro pelo Comitê Olímpico Brasileiro e transmitida via e-mail para Poliana. Nada mais justo do que receber a notícia diretamente do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira.
Nas mensagens recebidas, Argos Gonçalves Dias Rodrigues e André Luiz Behs, a parabenizavam Poliana pela importante conquista e colocavam a Confederação Brasileira de Canoagem a disposição de Poliana e sua família para o que precisarem tratando-se de assuntos de seu esporte predileto.
O prêmio Brasil Olímpico trata-se da mais alta condecoração do esporte nacional. Das quarenta e duas modalidades concorrentes são destacados os melhores atletas do ano em cada uma. Dentre eles, são destacados seis principais atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano (nomes no começo desta matéria). A votação é aberta e o público poderá escolher os melhores de 2009. Será feita através do site www.premiobrasilolimpico.com.br. Este ano os internautas poderão votar até momentos antes do anúncio. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 1999, a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico deste ano será realizada no dia 21 de dezembro em um dos mais importantes palcos do esporte nacional: o ginásio do Maracanãzinho.

Primeiros passos
Nascida no ano de 1989, Poliana iniciou seus treinamentos na Canoagem Slalom incentivada pelo irmão mais velho André, no ano de 2003. Já em 2006 obteve os principais títulos nacionais, de Campeã da Copa Brasil e dos Campeonatos Paulista e Brasileiro de Slalom. Quando tinha 15 anos, residiu por um pequeno período na cidade de Fóz do Iguaçú/PR para desenvolver seus treinamentos junto a Seleção Brasileira de Canoagem. Porém a tenra idade e a distância que vivia de seus pais a fizeram retornar para sua terra natal. Isso quase a fez desistir do esporte. Não fosse a diretriz traçada por seu técnico Claudiney de Almeida, o Dimi, certamente não teria chegado onde chegou.
Definitivamente instalada em Piraju, não parou mais de treinar. Sagrou-se Campeã Sul Americana no ano de 2007 e em 2008 obteve o índice olímpico remando em Charlotte nos Estados Unidos. Foi convocada para as Olimpíadas em Pequim e tornou-se a primeira atleta do sexo feminino a representar a Canoagem Slalom no principal evento esportivo Mundial.
No mesmo ano foi condecorada pelo COB com o título igual ao que recebe em 2009. E por falar em “bi”, neste ano, na Colômbia, tornou-se Bi-Campeã Sul-Americana trazendo para Piraju mais uma medalha de Ouro. Também em 2009 conquistou o título de Campeã do Campeonato Sul-Americano e da Copa Sul-Americana, além de Vice-Campeã do Campeonato Pan-Americano.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o prêmio do COB simboliza o esforço da atleta em representar o Brasil nas competições internacionais. “A canoagem ainda é um esporte pouco difundido no Brasil, contudo, nossos atletas estão conquistando resultados cada vez mais importantes, demonstrando que a canoagem pode dar muitas alegrias ao povo brasileiro”, ressaltou.
Há poucos dias Poliana encerrou mais uma temporada competindo juntamente com a equipe Pirajuense, em Salmourão/SP, onde sagrou-se Campeã Paulista 2009.
Ao concluir o ano, coroada de êxito em todas as competições que participou, Poliana de Paula tem metas muito bem definidas para 2010 e 2011. “Nada até aqui foi conseguido sem esforço”, segundo ela. “A dedicação e incentivo que recebo dos meus pais fez o que sou hoje”, declarou.
Piraju muito se orgulha de ter uma filha ilustre que mora na cidade e que desperta em nossos jovens a vontade de alçar vôos cada vez mais altos em busca do tão sonhado mérito olímpico.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...