quinta-feira, 15 de abril de 2010

Geraes

Turismo cultural
O que já era esperado aconteceu em Piraju. A cidade que tem sua população totalmente receptiva a espetáculos culturais acabou contaminando a população de cidades vizinhas como Sarutaiá que veio para cá fazer turismo cultural. Prova disso foi o que aconteceu na noite de domingo (4) quando estava programado o espetáculo “Parlapatões”, um show de variedades cômicas e circenses, em cartaz no Iate Clube de Piraju dentro “Circuito Cultural”, programa de incentivo a cultura, da Secretaria de Estado da Cultura. A presença do público de Sarutaiá, que chegou num ônibus lotado animou aos promotores do evento ao ver a casa cheia mesmo com a grande quantidade de chuva que caiu pouco antes do espetáculo acontecer. Como não podia deixar de ser, vários pirajuenses chegaram em cima da hora, como se estivessem esperando a chuva passar para poder sair de casa para assistir ao show. A conclusão é óbvia. Piraju é referência na região em se tratando de cultura.
Altas horas
Com as audiências que estão sendo feitas às segundas-feiras, os vereadores de Piraju estão tendo que trabalhar um pouco mais. A reunião com os diretores Gervásio Pozza e Elias Sahade, ocorrida na segunda-feira (5), que começou uma hora mais tarde, fez com que os vereadores trabalhassem até a meia-noite.
Estratégia
Devido ao longo tempo que durou a entrevista cm o diretor de Planejamento Gervásio Pozza, os vereadores chegaram a sugerir que a conversa com seu colega Elias Sahade do Turismo fosse transferida para outro dia. A forma como Gervásio se expressava a cada pergunta, deixou a impressão de que haveria uma tentativa de cansar os vereadores.
Aguardado
O diretor de Planejamento de Piraju era um dos mais aguardados para prestar esclarecimentos sobre sua pasta, departamento da administração municipal que os vereadores acreditavam ser o responsável para cadastrar o município em todos os programas e convênios colocados a disposição pela União e Estado.
Auxílio
Após receber a informação de que Piraju estaria perdendo alguns convênios, a Câmara achou por bem contratar um profissional para auxiliar o Executivo.
Tensão
Durante o tempo em que Gervásio foi sabatinado houve momentos de tensão, principalmente quando o diretor afirmou que o trabalho feito pelo profissional contratado pela Câmara, é feito em seu departamento por uma legionária.
Salário
Apesar de Gervásio afirmar que desconhecia o valor pago ao profissional contratado pela Câmara, informações dão conta de que o contrato teria sido firmado em valores aproximado de R$ 7,5 mil divididos por três meses de serviço.
Sintonia
Após ouvir as perguntas dos vereadores e as respostas do diretor de Planejamento de Piraju, Ronaldo Ferreira afirmou ter detectado uma falta de sintonia entre seus colegas e os diretores. O vereador pediu que Gervásio Pozza para intermediar uma aproximação do Legislativo com os diretores.
Juntinhos
Para Ferreira, que afirmou ter percebido que, tanto vereadores quanto diretores estão interessados no desenvolvimento de Piraju, poderiam ser realizadas reuniões periódicas entre os vereadores e os diretores para evitar “perda de tempo”.
No limite
Depois dos vereadores terem gasto todo o “gás” com a sabatina a Gervásio Pozza, foi a vez de Elias Sahade falar dos trabalhos desenvolvido por sua pasta. Entrevistado por vereadores já cansados, o diretor de Turismo de Piraju, não foi muito exigido. Sahade lamentou o surto de febre amarela do ano passado que atrapalhou muito a vinda de turistas para o município e também a falta de verba para realização de eventos.
Exposição
O diretor de Turismo aproveitou para responder a esta coluna informando que Piraju participará do Salão São Paulo de Turismo em conjunto com as cidades de Avaré, Timburí e Paranapanema. “Meno male”.
Na mira
O próximo diretor a ser ouvido na Câmara será Denilton Bergamini, ex- vereador hoje responsável pelo setor do Esporte de Piraju. Alguns requerimentos apresentados recentemente indicam que Denilton será crivado de perguntas por seus ex-colegas.
Apoio moral
Em sua participação na Câmara diante dos vereadores, o diretor de Turismo Elias Sahade contou com apoio moral de vários colegas. Informações dão conta de que o diretor Administrativo Ronaldo Adão Guardiano teria sido o responsável por arrebanhar as pessoas para estar no plenário enquanto Sahade fosse sabatinado. Como o diretor de Turismo demorou em ser ouvido, Guardiano saiu “à francesa”.
No vácuo
Quando viram que Guardiano saiu de fininho, outros da equipe de apoio também aproveitaram para vazar.
Copa 2014
E por falar em Esporte, Piraju está entre os cinqüenta municípios com potencial para receber delegações da Copa do Mundo que será realizada no Brasil no ano de 2014. Oportunidades Piraju tem. Resta saber se nossos administradores e políticos se unirão para todos lucrem com isso.
Sessão ordinária
Após se “extenuarem” na segunda-feira (5), os vereadores voltaram a carga no dia seguinte para a sessão ordinária da Câmara. Apesar da longa duração da sessão, apenas um requerimento foi apresentado onde o vereador Rubens Alves de Lima pede informações sobre a situação atual da Coopanema. Dependendo da resposta, pode ser que a matéria possa ter endereço certo. Vamos aguardar.
Aos borbotões
A falta de tempo para apresentação de outros requerimentos que estavam na pauta da sessão deveu-se as várias respostas a requerimentos que foram lidas em plenário. Algumas parecem terem sido marotamente respondidas de acordo com as justificativas dos requerimentos.
Remédios
Usando a tribuna na explicação pessoal, alguns vereadores citaram a informação que tiveram de que um grande lote de medicamentos do departamento de Saúde de Piraju teria sido incinerado. Mais informações seriam solicitadas através de um dos requerimentos que não puderam ser lidos por falta de tempo.
Bate pronto
Para evitar mais diz que diz que, a diretora de Saúde Yaeko Kawata convocou a imprensa e explicou que os medicamentos incinerados eram xaropes, sulfa e outros medicamentos com validade vencida. Segundo afirmou a diretora de Saúde, esses medicamentos estavam vencidos porque a quantidade que o Estado envia é maior do que a demanda.
Montando no porco
As informações sobre a incineração de medicamentos teriam sido passadas por uma fonte para a um vereador que se dirigiu imediatamente com mais dois colegas ao local onde se encontravam os medicamentos. Não sabemos se alguém cuidou em verificar datas de validade dos remédios para evitar montar em porco.
Sindicância
No final da semana, a prefeitura informou que vai abrir sindicância para apurar se os remédios estavam mesmo vencidos, sem levar em consideração o que foi declarado pela diretora de Saúde. O diretor Administrativo Ronaldo Adão Guardiano informou que a sindicância será aberta porque os vereadores o convocaram para que a Prefeitura tomasse ciência do que estava ocorrendo.
Perguntar não ofende
Será que há alguém interessado em derrubar a diretora de Saúde para tomar seu lugar?
Voltando
Continuam os boatos de que o engenheiro Antônio Afonso Marinho Lessa (Tunhé) estaria a poucos passos de assumir um cargo na Prefeitura de Piraju. Para alguns críticos, se isso realmente acontecer, o prefeito Chico Pipoca teria mesmo perdido as rédeas de sua administração, uma vez que o engenheiro já teria participado de sua equipe como diretor de Engenharia. Sua saída ocorreu coincidentemente após denúncias de um empresário local apontando problemas numa obra municipal.
Reciclando
Surgiram esta semana informações de que o prefeito Chico Pipoca estaria estudando a proposta de terceirizar a coleta e a reciclagem de lixo em Piraju. Uma pessoa ligada a Associação dos Catadores de Lixo Urbano de Piraju (Aclu) não concorda com a idéia. O prefeito confirmou a informação afirmando que essa á uma alternativa para melhorar esse serviço. Talvez essa medida possa ser adotada porque até agora, ninguém conseguiu regularizar a situação da associação que precisa estar totalmente legalizada para poder firmar convênio com a Prefeitura.
Parado
Não se sabe por que as obras de recape pararam em Piraju. Não é por falta de buraco não é. Esperamos que isso não faça parte de uma estratégia da administração para atrair atenção dos eleitores para determinados candidatos a deputado.
Visitinha
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, o prefeito Chico Pipoca teria agendado uma visita ao novo cemitério. Para acompanhá-lo, Pipoca convidou líderes religiosos. Vale lembrar que o chamado “campo santo” já foi inaugurado.
Divino, maravilhoso
O vereador Eduardo Pozza apresentou um projeto para melhorar o transporte urbano em Piraju primando o atendimento aos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Ao ouvir a leitura do projeto, qualquer desavisado ficaria maravilhado ao imaginar a teoria sendo colocada em prática. Entretanto, fica a triste constatação que na teoria tudo é “lindo, maravilhoso”. Mas na prática tudo é muito diferente.
Fila nos bancos
Para dar um exemplo do lindo em maravilhoso é só olhar para a forma como vem sendo cumprida a lei das filas nos bancos. Na prática apenas algumas agências seguem o escrito. Falta fiscalização.
Dose cavalar
A julgar pela quantidade de fluoxetina 20mg, supostamente adquirida pela Prefeitura, parece que a depressão estaria tomando conta da população. O medicamento é usado para dar o famoso sossega leão. Segundo informações, 280 mil comprimidos teriam sido adquiridos para cuidar de nossas cabeças. Da mesma forma, a suposta compra de 800 mil comprimidos de captopril 25mg, remédio indicado para tratamento de hipertensão e alguns caos de insuficiência cardíaca, sugere que estamos com o coração na mão. Imagine quanto vale tudo isso.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...