segunda-feira, 12 de abril de 2010

Geraes

Folga
Por conta desta terça-feira (30) cair na quinta semana do mês de março, não tivemos sessão na Câmara. Apesar da folga, os membros da CPI do Distrito Industrial de Piraju continuam seu trabalho de apuração juntando documentos referentes às obras realizadas pela empresa DDN.
Reação em cadeia
Dependendo do resultado das investigações das obras realizadas no distrito industrial, outras obras realizadas pela mesma empresa em Piraju poderão ser também analisadas. Parece que o tal “laudo falso” poderá causar uma reação em cadeia.
Só agora?
E por falar em obras, os moradores do Residencial Ana Cristina podem não estar entendendo nada ao ver o calçamento da Praça Pedro Novaga sendo desfeito para que sejam colocadas lajotas naquele local. A obra é necessária porque o calçamento colocado anteriormente estava danificado. Mesmo antes do término das obras de pavimentação do passeio da praça, esta coluna já havia detectado as rachaduras pedindo providências da prefeitura.
A conta
Vale lembrar que o calçamento da Praça Pedro Novaga teria sido financiado com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Será que prefeitura pagou pela obra e agora está tendo que refazer o serviço?
Retalho
As ruas de Piraju continuam esperando o tão falado recapeamento divulgado pela prefeitura. Por enquanto, apenas alguns trechos foram atingidos faltando ainda várias ruas em vários bairros como a Vila Jurumirim. Na semana passada, os moradores deste bairro assistiram funcionários da prefeitura fazendo operação tapa buracos num momento e em outro a chuva levando o trabalho água abaixo. O trabalho foi refeito logo a seguir.
Migué
Os moradores que viram os funcionários insistirem em realizar a obra com o tempo ameaçando chuva, estão desconfiados que a prefeitura deu o famoso “migué” dando a entender que a culpada pela situação é mesmo a chuva.
Hora certa
Com a pulga atrás da orelha, há quem acredite que o asfalto só será aplicado quando as eleições estiverem mais próximas Aliás, essa mesma certeza tem quem está aguardando ansiosamente o sorteio das casas do novo conjunto habitacional de Piraju
Antecipado
Esta semana um morador do Bairro Morado do Sol garantiu ter visto um político andando pela vizinhança avisando que será candidato a prefeito de Piraju. Por ter escolhido um dos bairros onde Jairzinho Damato atua como “médico da família” o tal político parece que quer mesmo é sentir como anda o prestígio do vice-prefeito no seu principal reduto eleitoral.
Fogueira
As eleições de outubro próximo prometem atear fogo à vida política de Piraju na luta dos candidatos para garimpar votos. De um lado, os candidatos nativos que naturalmente já estão chegando. De outro, os candidatos que sempre conseguem mostrar certa ligação com a cidade através de políticos locais.
Incêndio
Apesar do calor que se aproxima por conta das eleições deste ano, o fogo deve pegar mesmo em Piraju, nas eleições para prefeito e vereadores em 2012. Candidatos não faltarão
Precavido
Informações dão conta de que o prefeito Chico Pipoca teria comunicado a Promotoria Pública de Piraju o caso em que foram apontados alguns erros num certificado expedido pelo departamento de Engenharia da prefeitura. A medida teria sido adotada para que nenhuma responsabilidade seja atribuída ao prefeito neste ato.
Sem efeito
A quem acredite que essa medida não seja necessária porque o documento em que foram encontradas informações erradas é um certificado técnico que, em tese, não requer conhecimento do Chefe do Executivo.
Reação
O suposto comunicado poderá causar uma reação inesperada pelo prefeito podendo interferir em outros setores.
Remédios
A prefeitura anunciou esta semana que vai abrir sindicância para apurar a falta de remédios no Posto Central de Piraju. Até agora não deu pra entender porque é tão difícil a troca de informações na administração pública local sem que haja necessidade de abrir sindicância ou processos administrativos.
Pedalinhos
Piraju ganhou esta semana três pedalinhos que, de agora em diante, vão enfeitar a represa que anda meio esquecida pelos nossos administradores. As pequenas embarcações pertencem a empresa GoldFish de uma pirajuense que, após viver por vinte anos na Europa, decidiu apostar no turismo de aventura em sua cidade.
Pedra
“Se dá pra atrapalhar, por que facilitar?”. Informações dão conta de que os proprietários da empresa estariam enfrentando dificuldades para se instalar na cidade talvez pelo fato de que seu empreendimento possa atrapalhar os negócios de outro empresário.
Vitrine
A inauguração dos pedalinhos na represa aconteceu na manhã de quinta-feira (1) simultaneamente com lançamento do novo sinal da TV TEM para a região. Segundo fomos informados, foi solicitada do departamento de Turismo que os atletas da equipe de canoagem de Piraju participassem do evento, mas parece que um suposto desacerto não permitiu que Piraju divulgasse esse seu patrimônio.
Estágio
A julgar por alguns percalços ocorridos nas inaugurações desta quinta-feira (1), talvez parte da equipe de governo de Pipoca ainda tem muito que aprender em matéria de divulgação e promoção de seu maior e melhor produto que é a canoagem e é claro, o Rio Paranapanema.
Batido
Dizem alguns mais atentos que, durante a inauguração do sinal da TV Tem e dos pedalinhos, o prefeito esteve afoito procurando um de seus diretores que não se encontrava no evento.
Ancoradouro
Nem só de iniciativa privada viverá o turismo local. A prefeitura cabe fazer o mínimo e no caso da empresa Goldfish, o poder público deverá entrar em entendimento com o proprietário do Pirabar para que o ancoradouro que está às margens da represa seja compartilhado. Talvez a empresa possa usar o ancoradouro que está abandonado juntamente com o barco Tijuco Preto.
Ancoradouro II
O vereador Valberto Zanata parece atento a situação e uso dos ancoradouros que pertencem a municipalidade. Zanata já solicitou informações ao departamentosde Turismo e poderá ter as respostas na reunião de terá na segunda-feira (5) com Elias Sahade diretor da pasta.
Salão de Turismo
Já questionamos nesta coluna se o município de Piraju participará do Salão São Paulo de Turismo, a maior vitrine do turismo do Estado de São Paulo. Até agora não obtivemos nenhuma informação nesse sentido. Contudo soubemos que há cidade interessadas em participar em conjunto com Piraju para economizar na compra dom espaço pra exposição, mas que até agora não tiveram nenhuma resposta dos responsáveis pelo setor. Será isso verdade?
Perguntar não ofende
Quem será que pagou barco utilizado por atletas de Piraju em algumas competições?
Associações
Nas últimas semanas a Associação dois Catadores de Lixo Urbano de Piraju (Aclu) voltou a ser destaque merecendo até mesmo atenção dos vereadores manifestada através de um requerimento de Marco Antônio dos Santos questionando a situação da associação. A Guarda Mirim e o hospital de Piraju, também já foram alvo de questionamentos. O trabalho de fiscalização dos vereadores para com as associações de Piraju poderia se estender também a outras como a Associação Pirajuense dos Estudantes Intermunicipais. Alguns estudantes estariam com algumas dúvidas que devem ser sanadas porque a entidade recebe verba pública.
Relatado
Talvez nas próximas sessões seja apresentado um requerimento na Câmara pedindo prestação de contas da associação e da ata da assembléia em que foi eleito o presidente porque um vereador já teria sido contatado.
Barbeiros
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (31) proposta que cria um cadastro nacional de infrações, crimes e acidentes de trânsito, com a indicação dos condutores e das auto-escolas em que foram treinados, dos nomes dos seus instrutores e dos seus examinadores. O texto aprovado pela CCJ é um substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 2788/08, do deputado Ratinho Júnior (PSC-PR). O relator na CCJ, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), recomendou a aprovação da proposta.
Penalidades
Segundo o texto aprovado, os instrutores e examinadores poderão ser punidos por infrações cometidas pelos condutores que treinaram ou aprovaram. As penas incluem a participação obrigatória em curso de reciclagem e até o cancelamento da autorização para o exercício da atividade.
Marmita requentada
A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, atacou o lançamento do PAC 2 do Governo Lula lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Dilma Rousseff pré-candidata petista ao Planalto. Para Marina, o PAC 2 é uma marmita requentada. "Muitas obras estão repetidas. Tem alguma coisa nessa marmita que está requentada", disse a pré-candidata que criticou a primeira versão do programa, o PAC 1. "O PAC não é um programa, é uma colagem de obras. Algumas delas não ligam lé com cré."
Devolve Sarney
A Procuradoria da República no DF quer que José Sarney, presidente do Sanado, devolva o dinheiro que recebeu acima do teto salarial dos servidores públicos nos últimos cinco anos. Em ação protocolada na Justiça Federal segunda-feira (29), o procurador Francisco Bastos informa que, além dos proventos de senador, Sarney recebe pensões de ex-governador e de ex-funcionário do Tribunal de Justiça do Maranhão. O teto do funcionalismo, até fevereiro, era de R$ 24,5 mil. O procurador também pediu que a Justiça Federal obrigue o Senado, o governo e o Tribunal de Justiça do Maranhão a informar os valores recebidos por Sarney. Essas informações já foram solicitadas, mas as instituições se recusaram a fornecer os dados.
Proibidos
A Executiva Nacional dos Democratas (DEM) aprovou na última terça-feira (30), a proibição dos diretórios estaduais formarem coligações em que o candidato ao governo seja do Partido dos Trabalhadores (PT). Ao que tudo indica o DEM, deve apoiar o PSDB na disputa pela Presidência, pelo fato do partido ser oposição do governo federal. De acordo com a resolução, caso um diretório estadual do DEM desobedeça a regra, poderá ter anulada a adesão do partido de coligação local, que impediria o diretório de concorrer às eleições para o governo do estado.
Mutirão
Provocada por esta coluna na semana passada a equipe do centro de zoonoses de Piraju em nota enviada a nossa redação informa que há um a programação com todos os bairros sendo atingidos como mutirão e que o mutirão está sendo realizado de acordo com a abrangência de cada um dos oito PSFs existentes no município. Desta forma, pelo menos oito mutirões estão programados. A nota diz ainda que, outras ações, visando o bem estar da população, serão realizadas ao longo do ano de 2010.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...