quinta-feira, 20 de maio de 2010

Turismo


O PAPO É O TURISMO PAULISTA
Jarbas Favoretto

MONTE ALTO
Eis aqui uma cidade muito agradável para turismo. Ideal para excursões turísticas rodoviárias. Há muito que visitar na cidade, além de bons passeios regionais. Bons e econômicos hotéis ao lado dos seus restaurantes e lanchonetes dão o suporte necessário.
As conhecidas festas do interior têm um sabor especial na cidade de Monte Alto, cuja culta sociedade é muito hospitaleira. Suas festividades do mês de junho são das mais concorridas.
Em seu Centro Cultural, um Museu de Paleontologia é atração principal. Tem a vantagem de exibir os ossos de dinossauros encontrados na própria cidade. O Museu recebe visita diariamente de professores, cientistas, estudantes e público em geral. Visite!

APARECIDA DE MONTE ALTO
De uma capela de pau-a-pique construída em 1848 para a Virgem e Senhora da Conceição surgiu um importante distrito da cidade de Monte Alto. Os italianos que para ali imigraram, entre 1889 a 1896, deram-lhe o nome de “Virgem de Montesina”, cuja imagem se encontra no belo Santuário hoje existente e que leva cerca de 70 mil pessoas a visitá-la entre fins de agosto e até 10 de setembro.
O Santuário está sempre aberto para visitação, mas o Departamento de Turismo de Monte Alto organiza visitas monitoradas, eis que o Turismo Religioso é um dos seus itens. Aliás, em Monte Alto as festas religiosas começam em Abril e não param até Dezembro. Difícil dizer qual a mais concorrida.

A HISTÓRICA PERUÍBE
As primeiras notícias sobre Peruíbe são do ano de 1510 e estão ligadas a Pêro Corrêa, então ocupante daquelas terras. Com a chegada do Jesuíta Leonardo Nunes, o “Padre Voador” (Abarebebê: nome que os índios lhe deram) ampliaram a capela local, transformando-a numa Capela-Escola.
Aquele foi o 2o colégio de meninos do Brasil. Ali era o local de conversão dos índios e, também, pouso para os viajantes. Suas ruínas (as Ruínas do Abarebebê) são bem visitadas atualmente.
José de Anchieta passou pelo local em 1553 desenvolvendo o início daquela colonização a qual, hoje, é objeto de estudos históricos e arqueológicos. Peruíbe também estará no Salão São Paulo de Turismo, de 17 a 19 de junho próximo, no Centro de Convenções São Luís, juntamente com o Congresso do Turismo Paulista.
FESTA DA CEREJEIRA
De 03 a 06 de Junho próximo é quando o município de Garça realizará a Festa da Cerejeira 2010, comemorando a sua florada anual. A festa acontece no Parque das Cerejeiras, localizado à beira de um Lago Artificial que também é um ponto turístico da cidade.
A magnífica florada dá motivo para um assédio da colônia japonesa concentrada nas cidades circunvizinhas. Para assistir o espetáculo das cerejeiras e matar um pouco a saudade do Japão, incontáveis japoneses dirigem-se em excursões até Garça.
A Festa também inclui mostras de cultura, artesanato, música e danças características. É normal mais de 100 mil pessoas visitarem tal festividade. Seja você mais um a se deliciar com a cidade de Garça e com a sua Festa de Cerejeira!

O VERDE SUDOESTE PAULISTA
Está sendo criada a Região Turística Verde – Sudoeste Paulista, englobando uma séria de excelentes cidades para destinos turísticos.
Em reunião recentemente realizada em Itapeva, os participantes já decidiram por organizar três Núcleos de Turismo que, esperamos, sejam baseados no que foi traçado na década de 90.
Mas, o importante é que está existindo o trabalho de pessoas de boa vontade e com as noções necessárias para tocar o turismo como um negócio sério e rentável. Vamos examinar as subdivisões antes de nos manifestarmos e oportunamente voltaremos ao assunto.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...