quarta-feira, 30 de junho de 2010

Geraes



Queimada
Na semana passada expressamos aqui a preocupação da população com as queimadas que comumente acontecem nessa época. Por enquanto, parece que a preocupação acontece apenas por parte das pessoas que são diretamente afetadas. Nesta sexta-feira (25), uma área que fica entre os Tetos I e II e o Jardim Morada do Sol ardeu em chamas jogando fumaça e fuligem para todas as direções. Até quando?Clima de Copa
Parece que o trabalho da Câmara Municipal de Piraju nas duas últimas semanas estaria seguindo em ritmo de Copa de Mundo. Apesar dos projetos apreciados, requerimentos e indicações apresentadas, a sessão ordinária desta semana durou pouco mais de uma hora e meia, mesmo tempo da sessão da semana passada.
Zíper
Mais uma vez os vereadores não usaram a tribuna para explicação pessoal. Talvez seja essa a explicação da redução do tempo de duração das últimas sessões.
Luta desigual
Por enquanto os vereadores lutam para conquistar a atenção dos munícipes para o trabalho que realizam na Câmara. O problema é que o horário em que as sessões são realizadas coincide com o das novelas.
Abdicação
Se os vereadores continuarem a abrir mão do uso da tribuna, talvez possa conquistar quem ainda não entendeu a importância de conhecer o trabalho do Legislativo de sua cidade.
Mídia
Para divulgar sua atuação na Câmara, os vereadores e políticos em tem usado estrategicamente o jornal impresso como meio de comunicação. Segundo o IPESP o noticiário político em jornais tem o maior índice de confiabilidade por parte da população.
Saúde pública
Um dos requerimentos apresentados na última de sessão, de autoria de Valberto Zanata, alerta ao prefeito que solicite do proprietário de uma chácara próxima da Vila São Pedro, autorização para aumentar o espaço entre o muro das residências do bairro e o cafezal que existe na propriedade, possibilitando à Vigilância Sanitária fazer inspeções no local e, conseqüentemente, a limpeza da sujeira ali acumulada.
Doenças
O vereador justificou seu pedido afirmando que no ano de 2009, nas redondezas daquele bairro foram encontrados diversos focos do mosquito transmissor da Febre Amarela e da Dengue. Há registro de óbito. Uma moradora teria dito a Valberto que naquela época já se tinha cogitado a possibilidade de retirar duas fileiras de pé de café possibilitando a entrada dos agentes de endemias e da Vigilância Sanitária (Visa)
Sem ônus
De acordo com Zanata, é evidente o acúmulo de sujeira no local e que cabe a Prefeitura solicitar do proprietário autorização para executar este serviço, não gerando ônus para o mesmo. Valberto anexou ao requerimento enviado ao prefeito um laudo da VISA, atestando a importância dessa medida a ser adotada.
Teto I
Caso seja atendido esse pedido do vereador, talvez a Prefeitura possa adotar a mesma medida no terreno que fica logo abaixo do Teto I, onde o mato alto permite que ocorra o mesmo problema da Vila São Pedro.
Fecapi
Como já alertamos na edição passada, a Festa do Café de Piraju deve acontecer mesmo na segunda semana de novembro de acordo com informações de departamento de Turismo de Piraju. Esta semana, o vereador Rubens abordou o tema em requerimento enviado ao prefeito perguntando qual a data da realização do evento. O vereador quer saber também se já existe comissão formada para realização da festa.
Verba pública
Informações “extra-oficial” dão conta de que a Prefeitura ainda não definiu quem será o presidente da festa deste ano. Alguns nomes teriam sido apresentados, mas nenhum confirmado.
Sombra
O eleito do prefeito para comandar a festa terá que se esmerar na organização e no uso da verba pública que a Prefeitura e a Câmara devem destinar para o evento. Até agora, o último evento realizado ficou marcado como um dos melhores já realizados.
Beicinho
Conta-se que durante a última edição da Festa do Café de Piraju teve diretor municipal que ficou na bronca por não ter conseguido camarote na faixa.
Turismo
A Estância de Turística de Piraju participou do Salão São Paulo de Turismo que aconteceu no último final de semana como noticiamos da edição passada. Esperamos que o resultado desta participação tenha sido positivo.
De olho
Boatos dão conta de que haveria algumas pessoas interessadas em assumir a pasta do Turismo de Piraju. Pelo que se sabe, o prefeito Chico Pipoca estaria disposto em fazer mais algumas mudanças em sua equipe de diretores. Resta saber se o departamento de Turismo estaria entre os setores a sofrer mudanças.
Roubo
E por falar em Turismo, ainda não se sabe quem foi o autor do roubo que aconteceu naquele setor quando ladrões entraram no prédio e levaram uma TV, um DVD e alguns cheques. As investigações continuam.
Contratações
Essa semana, o prefeito Chico Pipoca teria tentado completar o quadro de diretores de sua administração nomeando Armando Megiolaro para o departamento de Obras e Carlos Bernabé para o jurídico.
Brecado
Segundo informações, apenas Armando Megiolaro chegou a ocupar o cargo, mas teria saído logo depois porque o diretor de assuntos administrativos Augusto Piacenço, teria alertado que Megiolaro ainda mantém um contrato com a prefeitura, o que impediria sua nomeação.
Ligeirinho II
Comentando a rápida passagem de Megiolaro na administração de Pipoca, algumas pessoas dizem que essa foi a permanência mais rápida que um diretor teve em Piraju. Segundo informações, Armando chegou até mesmo a ser apresentado por Pedro do São Vito a alguns servidores como o novo integrante da equipe de seu departamento.
Contenção
Entre as pessoas que apóiam a administração de Chico Pipoca, há os que defendam a não contratação de novos diretores para tomar o lugar dos que saíram. A sugestão é que algumas pastas sejam anexadas a outras para diminuir o número de diretores o que vai ajudar a equilibrar a folha de pagamento da Prefeitura.
Minguando
Ainda nem começaram as campanhas eleitorais e parece que a prefeitura já ficou sem verba para realizar algumas obras previstas como as de recapeamento anunciadas meses atrás. Algumas ruas nos bairros Teto I e II esperam pela melhoria em situação de dar dó. Outras na Vila Jurumirim como a Rua Frei José Louro e a Rua João Medaglia Kristensen que interliga a Estrada da Biquinha com a Rua Joaquim Teotônio de Araújo também podem ser alvo de críticas por quem chega a cidade pela entrada turística de Piraju.
Sob o nariz
Não é de se estranhar que muitas ruas de vários bairros de Piraju estejam em situação lastimável uma vez que o trecho da Rua Joaquim Teotônio, bem em frente a Prefeitura está em situação complicada.
Efeito retardado
O vereador Ronaldo Ferreira disse esta semana que não pediu a saída da diretora da Saúde como teria informado o diretor Administrativo Ronaldo Adão Guardiano, quando levou a carta de demissão à Yaeko Kawata. Ronaldo contou que o diretor da Prefeitura teria dito à Yaeko que sua demissão teria ocorrido a pedido de alguns vereadores incluindo seu nome. O vereador confirmou ter feito alguns questionamentos e até críticas, mas que nunca pediu a saída da médica.
Às boas
Conta-se nos bastidores da política local que, depois do período de afastamento que tiveram o prefeito Chico Pipoca e o advogado Fernando Artine, parceiros de muito tempo de política, teriam voltado a se falar com mais constância. Boatos dão conta que seriam freqüentes as visitas de Artine ao gabinete do prefeito.
Repelido
Talvez tenha sido essa aproximação de Artine ao prefeito que teria motivado o afastamento do vice-prefeito Jairzinho da administração de Pipoca.
Rebuliço
Boatos da volta de Clóvis Brás ao cargo de vereador em Piraju causaram expectativa na Câmara esta semana. Dizem que até comemoração regada a pizza na “Torre de Pisa” teria acontecido. O departamento jurídico do Legislativo de Piraju informou que até o momento não houve qualquer informação do judiciário que justificasse tanta euforia.
Paulinho da Força
O Deputado Federal Paulo Pereira ganhou por sete votos a zero recurso no (42º Tribunal Superior Eleitoral) na acusação de irregularidades nas contas da eleição de 2006. O advogado Tiago Cedraz explicou que: "O Tribunal entendeu que não houve o alegado abuso de poder econômico, irregularidade nas contas ou utilização indevida da estrutura sindical". O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (24) às 20h30, no TSE.
Limpeza
Valberto Zanata sugeriu através de indicação que a Prefeitura proíba o passeio de pessoas acompanhadas de cães na calçada em volta do Cemitério Municipal Padre Luiz Menezes Bueno. A instalação de placas de orientação e fiscalização do Setor de Zoonoses também foi solicitada. A medida serve para evitar que a caminhada dos populares se transforme em corrida com “bostáculos”.
Esporte
Vale sempre lembrar. Encerrou-se no dia 15 de junho o prazo para que as entidades filiadas à CBCa enviassem suas propostas visando a obtenção do Selo de Qualidade para os seus respectivos projetos. As Cidades escolhidas foram Piraju, no Estado de São Paulo, Macaé, no Estado do Rio de Janeiro e ainda Primavera do Leste, no Estado do Mato Grosso. Estes três núcleos de Canoagem Slalom, junto ao Projeto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu, deverão receber o Selo de Qualidade.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...