quarta-feira, 30 de junho de 2010

Curtas


Na capital
Em parceria com os municípios de Avaré e Timburi, Piraju participa do 9º Salão São Paulo de Turismo. A parceria foi feita para reduzir os gastos que os municípios teriam com a viagem e compra do espaço para exposição. Talvez se o município já tivesse um fundo de turismo, seria mais fácil a participação de eventos como esse que ajudam a divulgar o turismo de Piraju.
Cobrando
Não é por falta de cobrança que Piraju não terá o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR). O vereador Luciano Louzada quer saber se a Prefeitura pretende implantar o FUMTUR no município. Para o vereador, a criação deste órgão municipal vai facilitar o recebimento de verbas estaduais e federais. Deputados federais também já apontaram que esse órgão facilita o trâmite de recebimento desses recursos.
Prestigiado
Em sua nona edição, o Salão São Paulo de Turismo mostra franco crescimento. Segundo a diretora da empresa “Conteúdo Brasil”, Suzi Camargo, o salão este ano cresceu 12% em relação ao ano anterior e conta com 54 estandes e mais de 143 cidades. O evento deste ano que acontece até sábado (19) e tem expectativa de receber mais de 12 mil pessoas. "O salão é um evento de negócios aberto também para o público final, porém, a maioria dos participantes são do trade de turismo", explicou. Em paralelo ao 9º Salão São Paulo de Turismo acontece o 10º Congresso do Turismo Paulista e o 2º Workshop Paulista de Turismo. Na programação, debates e palestras dedicados ao desenvolvimento do turismo.
Fecapi
E por falar em turismo, a Festa do Café de Piraju, (se é que ainda se pode chamar assim) deve ocorrer no mês de novembro este ano. A informação é que a data teria sido mudada por conta das eleições. De acordo com o departamento de turismo de Piraju, a festa terá seu período encurtado.
Estação
Esta semana tivemos a informação que a Avenida Oscar Ribeiro, na saída para Ourinhos, ao lado da estação ferroviária será fechada para o tráfego. Na rotatória local, a prefeitura até já teria feito a terraplanagem para o novo acesso que deve direcionar os veículos para a Avenida Dr Simão, que em breve terá sentido duplo.
Trenzinho
Ainda não se sabe qual seria o motivo da mudança que está sendo feita no local. Especulasse que o motivo seria a implantação do trenzinho da “Estação Memória” que, futuramente, vai partir da estação levando turistas para uma viagem de aproximadamente 500m.
Perigo
Se prefeitura levar muito tempo para liberar a segunda pista da subida do Teto, pode ser que haja tempo para que aconteçam acidentes no encontro da Avenida Álvaro Schmidt Gallo com a Rua Franz Buchler. Esta semana, um desavisado visitante teria se assustado quando, ao acessar a subida do Teto, deu cara com um carro que descia na mesma pista.
Mesmo mal
Apesar da saída de Yaeko Kawata da direção do departamento de Saúde de Piraju, as reclamações continuam. Esta semana, uma usuária do Posto de Saúde Central de Piraju aos prantos, ligou para Rádio Piratininga reclamando de que teria sido mal atendida por uma médica. A reclamante informou que, além de chegar tarde, a médica a teria maltratado.
Sindicância
E por falar de departamento de Saúde, o vereador Rubens Alves de Lima quer saber o que foi apurado na sindicância realizada sobre a queima de medicamentos vencidos em Piraju. Através de requerimento, o vereador solicitou cópia de todo o processo realizado pela Prefeitura.
Transparência
Ainda não se sabe por que a Prefeitura não divulga o resultado das sindicâncias. Tornar público todos os atos administrativos talvez fosse uma forma de mostrar transparência com a “coisa” pública.
Assinatura Falsa
Outra sindicância em andamento diz respeito a uma assinatura falsa do prefeito Chico Pipoca num documento enviado a Brasília. Vale a mesma regra se atual administração quer demonstrar transparência.
Mal crônico
Continuam as reclamações sobre o mal crônico de Piraju que são a má conservação das calçadas e a inexistência destas. O problema chegou a Câmara Municipal esta semana quando com o vereador Rubens Alves de Lima apresentando um requerimento questionando o Executivo, se houve qualquer comunicação para que os moradores da Avenida Dr Simão ( Subida da Estação), construam calçadas em suas residências. O vereador alerta para o perigo de atropelamento devido a falta de calçadas.
Queimadas
Com o tempo da seca que está chegando, aumentam os casos de problemas respiratórios apresentados principalmente por crianças. Esta situação é agravada pelas queimadas que são feitas em plantações de cana na zona rural e também em lotes na zona urbana do município. Para evitar gastos com atendimento no Pronto Socorro, a Prefeitura poderia aumentar o trabalho do setor de fiscalização avisando aos proprietários de lotes que façam a limpeza destes locais.
Desculpas
É comum surgir desculpas mais esfarrapadas usadas pelos proprietários de lotes onde ocorreu uma queimada é a de que alguém teria ateado fogo para prejudicá-lo. Para aplicação de multa é necessário o flagrante o que dificilmente acontece. Das duas uma, ou os vereadores elaboram uma lei que impute responsabilidade ao proprietário por não limpar seus lotes, ou a prefeitura limpe esses lotes o quanto antes e depois cobre dos proprietários. O que não pode ocorrer é que crianças paguem pela irresponsabilidade de outros.
The flash
O presidente da Câmara de Piraju deixou desarmados alguns de seus colegas esta semana. Ao abrir a inscrição para explicação pessoal, oportunidade que os vereadores usam a tribuna da Câmara, João José deu exatos dois segundos para manifestação. Antes que qualquer um deles pudesse dizer seu nome, o vereador encerrou a cessão.
Na garganta
Com a atitude de João José, o vereador Valberto Zanata teve que segurar seu nome que já estava pronto na garganta para se inscrever para explicação pessoal. A expressão que Valberto fez ao ver a velocidade de seu colega valeu o “ingresso”.
Ponta da língua
É natural que Zanata tenha lamentado não ter a oportunidade de não poder fazer uso da tribuna. O vereador tinha muito que falar depois de sua participação na convenção estadual de seu partido o PSDB. Nessa ocasião, ocorreu o lançamento da candidatura de Maurício Pinterich a uma cadeira no Legislativo de São Paulo.
Incentivos
Tramita na Câmara um projeto do Executivo que visa conceder incentivos fiscais como desconto de 50% sobre Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre prestação de Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre construção como medida de estímulo a implantação do “Programa Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal. O programa será realizado por uma empresa particular. Alguns vereadores afirmaram que estariam em dúvida quanto a algumas particularidades do projeto.
Medalha
O vereador Eduardo Pozza quer instituir na Câmara Municipal a Medalha de Honra ao Mérito “Ataliba Leonel” para homenagear personalidades de destaque nas áreas de educação e cultura, esporte, indústria e comércio, agricultura, política, social e diversos.
A homenagem seria feita na última semana legislativa de cada ano.
Número
Segundo informações, o artigo 5º do projeto de Pozza teria deixado dúvidas quanto ao número de homenageados no ano. Seria apenas um homenageado anualmente entre todas as categorias mencionadas ou uma para cada categoria? Se for um por categoria pode ser que tenhamos sete homenageados num ano. É isso?
Ração
A Câmara autorizou a Prefeitura a repassar mensalmente a quantia de R$ 1.400, 00 para Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) até o dia 31 de dezembro deste ano. A verba será usada para alimentar cães abandonados e recolhidos pela entidade conduzida por Maria de Lourdes de Lima Gama.
Aumento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu aprovar o aumento de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, já aprovado pelo Congresso. A decisão de sancionar o reajuste dos aposentados terá um impacto fiscal de R$ 1,6 bilhão, que será compensado com corte de despesas da mesma magnitude no Orçamento neste ano. O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que o pagamento do novo benefício aos aposentados será retroativo a janeiro e ocorrerá neste mês ou em julho.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...