quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Política de Piraju

Resultado das eleições aponta lideranças políticas de Piraju

De acordo com o resultado das urnas destas eleições, o médico Jair Damato que conquistou mais de cinco mil votos em sua campanha para deputado federal onde pouco mais R$ 26 mil investidos na campanha já pode se considerar a mais nova liderança política de Piraju. Segundo análise de seus correligionários, apesar de não ter conseguido se eleger, o feito é mesmo para ser comemorado já que esta foi a primeira vez que Damato colocou seu nome diretamente para um pleito onde dependia de si mesmo sem a imagem de nenhum outro político ao seu lado. A primeira vez que Jair Damato concorreu a um cargo eletivo foi nas eleições de 2008 quando disputou as eleições municipais como vice do atual prefeito Francisco Rodrigues quando juntos somaram 8.533 votos.
É claro que existem outros fatores que podem influenciar o resultado de uma eleição municipal, que podem levar o eleitor a redirecionar seu voto, mas a experiência de participar ativamente de uma campanha e o contato direto com o eleitor que o médico teve durante sua campanha pode ser um fator decisivo em seu favor.
Para Zoraide de Paulo Berenguel, coordenadora da campanha do candidato Gil Arantes em Piraju, era nítida a preferência por Jairzinho nas residências que visitava. “As pessoas diziam que sobre candidato federal não queriam saber, porque já iriam votar no Jair”, contou Zoraide em visita a redação da Folha durante a campanha eleitoral.
Para o vereador João Fernando José, presidente do PMDB de Piraju, Jair Damato é uma liderança em ascensão e o resultado dessa eleição é mais uma prova disso. “Hoje o Jair é o único candidato forte para prefeito para as próximas eleições”, declarou João José que não acredita no surgimento de nenhum fenômeno até as eleições de 2012.
As expectativas de sucesso de Jair Damato nas próximas eleições podem ser baseadas em alguns fatores. O primeiro vem das eleições de 2004 quando concorreram seis candidatos que teve Francisco Rodrigues com 5.162 e o segundo colocado Dr. Francisco Novaes conquistando 3.417. Quando Jairzinho disputou como vice de Rodrigues em 2008, a votação deste saltou dos 5 mil para 8 mil, o que para muitos já era evidente que Damato fez a diferença. Isto porque, os votos que foram direcionados para Zezão Pansanato, não seriam transferidos para Francisco Rodrigues caso o candidato do PSDB não tivesse concorrido.
O segundo é que, nas eleições de 2008 com quatro candidatos, o segundo colocado Jair Trova teve 5.435 e a votação do terceiro e do quarto foram ínfimas o que pode acontecer novamente caso o cenário político local não mude. É claro que não há clima de “já ganhou” por parte do PMDB de Piraju. O que há é apenas a constatação de que em números, se a eleição municipal fosse hoje, Jair Damato levaria fácil, fácil.
Pinterich recupera eleitorado
Além de mostrar que uma nova liderança política está se firmando em Piraju, a eleição de 3 de outubro último trouxe também a certeza de que o ex-prefeito Maurício de Oliveira Pinterich ainda mantém boa parte de seu eleitorado. Os 7.213 votos conquistados em sua campanha a deputado estadual é uma prova de que o político que deixou Piraju debaixo de severa crítica por parte de seus opositores, para administrar o bairro do Butantã e Vila Mariana em São Paulo, ainda é uma forte liderança política mesmo estando a mais de 330 km de distância.
Comprovando esta condição demonstrada pelos votos que recebeu, Maurício Pinterich seria hoje, o único político capaz de fazer frente a Jair Damato numa chamada disputa para prefeito de Piraju. Esta posição de Pinterich é reconhecida até mesmo por alguns membros do PMDB de Piraju que entenderam o recado das urnas.
Essa campanha eleitoral da qual participou mostrou que Pinterich conseguiu manter não só grande parte de seus eleitores como também todos os seus inimigos que lhe fazem oposição. Não foi difícil encontrar pessoas empenhadas em impedir que o político tivesse votação máxima em Piraju, sua cidade natal e onde despontou politicamente. É claro que dos 15.415 votos válidos de Piraju, a votação de Pinterich poderia ser maior, mas até mesmo o trabalho da oposição serviu para que seus assessores possam avaliar melhor qual sua real situação política em Piraju. Se mesmo sob ferrenha oposição, Maurício conquistou quase metade dos votos válidos, seu prestígio político pode não ser o que ele esperava, mas também não é a que seus opositores esperavam.
Até onde se sabe, não há nenhuma notícia ou sinal de que Pinterich volte a Piraju para disputar a eleição de 2012, mas, cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém. E disso, o PMDB parece saber muito bem.

Um comentário:

Anônimo disse...

É Claro que Mauricio P. e nem Dr Jair serão pários para a Zoraide nas eleições municipais. Isto é fato. Esses dois receberam esses votos porque já eram conhecidos e a população não tinha candidato melhor para votar. Eleições municipais e outra coisa. Lideranças políticas representam o candidato e não o povo. O povo diz ZORAIDE PARA PREFEITA DE PIRAJU e ponto e basta (depois vcs verão que estou certo).

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...