quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Administração José Maria supera expectativas pessimistas



Zé Maria em Brasília com o ministro Kassab
em outubro de 2016 antes
de assumir a Prefeitura 
A notícia de que a Prefeitura terá que pagar uma dívida de mais de R$ 2 milhões em 2019 à título de indenização foi um balde de água fria na administração que intencionava realizar investimentos em alguns setores do município. Apesar do susto que a notícia causou no primeiro momento, o prefeito José Maria Costa encarou a situação como mais uma das muitas que já enfrentou com resultados satisfatórios.
Com pouco mais de um ano e meio (20 meses) de seu mandato conquistado com 34% dos votos válidos nas eleições de 2016, o prefeito José Maria Costa conseguiu superar as mais pessimistas expectativas de seus opositores que acreditavam que sua ausência de 20 anos da vida pública, Lei de Responsabilidade Fiscal e as dificuldades financeiras dos municípios, selariam seu fracasso como gestor.
Muitos apostavam que José Maria Costa não conseguiria formar uma equipe de governo coesa, não teria apoio da maioria dos vereadores e, ainda no fim do primeiro ano de seu mandato, não conseguiria manter o pagamento do salário dos servidores até o fim do mês e fornecedores.
Felizmente para o município e para José Maria, essas previsões, pelo menos, até agora, estão longe de se concretizar e não por acaso. Desde o resultado das urnas  o prefeito eleito começou a se preparar para assumir. Visitou deputados estaduais e federais, secretarias e ministérios fazendo contatos políticos.
Montou sua equipe de diretores e assessores utilizando servidores de carreira se tornando o prefeito que mais valorizou o funcionalismo público colocando-os em cargos de direção aproveitando o conhecimento prático que possuem na área onde autuam. Os membros que já deixaram a equipe foram os contratados de fora do quadro da Prefeitura.
O relacionamento com a Câmara iniciou de forma tranquila, depois teve momentos de turbulência, mas, em seguida o prefeito, habilmente, conseguiu “acertar os ponteiros” com os vereadores e, hoje, ao contrário do que se esperava, pode se dizer que José Maria, apesar de turbulências momentâneas, tem relativo apoio dos vereadores na administração do município.
Apesar da torcida contra, o salário dos servidores públicos, a reposição foi concedida no final do ano passado e o pagamento é feito até o dia 30 de cada mês. Quanto às dívidas, a administração teve tarefa dupla. Pagar as contas que herdou e manter o pagamento de fornecedores para manter os departamentos funcionando.
Recentes conquistas:Dois micros para  a Saúde
Além de disso, a administração José Maria conseguiu renovar quase toda a frota da Saúde, conquistando veículos junto a deputados, construiu um canil, asfaltou as ruas esburacadas da cidade que ficaram desde a administração passada, ofertou cursos profissionalizantes em várias áreas e conseguiu incluir Piraju no roteiro de várias autoridades do Estado e da União e conquistou um montante considerável de emendas parlamentares.
O resultado da gestão aliando capacidade técnica e prática da equipe pode ser reconhecido pelos certificados conquistados  pelo Departamento de Educação, Vigilância Sanitária e Saúde , o que vai aumentar o repasse para o setor. O esporte ganhou novo fôlego com a atenção dada a todas as modalidades, inclusive a algumas antes esquecidas.
No cômputo geral, ainda não pode dizer a atual administração é a melhor administração eu Piraju teve, até porque, falta muita coisa a ser feita e o período de quatro anos ainda não terminou. Entretanto, o fato é que, gestão de José Maria está muito longe de ser o que os pessimistas esperavam que fosse.

Processo

   
No processo, iniciado em 1999, a Jaú Construtora, reclamou do tombamento da área conhecida como Parque das Jabuticabeiras, que fica na margem esquerda da Avenida  Dr. Simão, onde a empresa intencionava construir um condomínio residencial.
O processo tramitou até 2011 quando a Justiça deu ganho de causa a Construtora. Diante disso, a Prefeitura entrou com um processo cobrando Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) da Jaú, proprietária da área que fica na orla da represa do rio Paranapanema. Em 2015 o processo findou com ganho de causa para a empresa.


Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...