quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Plano de mobilidade deve ajudar a acabar com maus hábitos de motoristas

Carro estacionados em locais exclusivos para pedestres
uma cena comum em Piraju.

O Plano de Mobilidade Urbana de Piraju, elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), aprovado pelos vereadores na sessão ordinária de 18 de dezembro de 2018, estabeleceu política de transporte e de mobilidade do município para melhorar a circulação e o transporte, integrando o seu território, facilitando o acesso e a mobilidade da população.
Para facilitar o deslocamento tanto de veículos como de pedestres nas vias e passeios públicos, a lei aborda, entre outras coisas, o sistema municipal de transporte, adequação do transporte público, circulação e sinalização viária, arborização e as calçadas.
Em relação as vias públicas a lei estabelece a dimensão ou metragem das faixas de rolamento e faixas de acostamento para permitir que os automóveis possam se deslocar com segurança , tanto para os motoristas como para os pedestres.
Com as calçadas e passeios públicos a preocupação é a mesma. O Plano de Mobilidade prevê que estes devem ser contínuos e sem degraus, rebaixamento, buracos ou obstáculos que prejudiquem a circulação de pedestres. No caso das calçadas, estas serão compostas de faixa de circulação, faixa permeável e faixa de serviço.
Pedestres têm que se espremer para usar a calçada
De acordo com o artigo 78 a faixa de circulação destina-se exclusivamente ao trânsito de pedestres, não podendo ser atribuído outro uso. 
O parágrafo 3º determina que “a faixa de circulação deve ser completamente desobstruída e isenta de interferências, tais como vegetação, mobiliário urbano, equipamentos de infraestrutura urbanos aflorados (postes, armários de equipamentos, e outros), orlas de árvores e jardineiras, rebaixamentos para acesso de veículos, bem com a qualquer outro tipo de interferência ou obstáculo que reduza a largura da faixa livre”.
Entretanto, uma prática muito comum em alguns pontos da cidade é a de motoristas estacionarem seus carros sobre o passeio público e na faixa de circulação de pedestres dificultando a mobilidade, em alguns casos, em flagrante desrespeito ao que preconiza o Plano Municipal de Mobilidade e as leis de trânsito em vigência. Apesar da controvérsia criada sobre os termos calçada e passeio no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Piraju já é uma cidade com grandes aclives e declives, calçadas e passeios públicos estreitos e esburacados e, para dificultar a vida dos pedestres, existem os motoristas que têm o mau hábito de estacionar os carros nestes locais. Até mesmo quem deveria dar exemplo já foi flagrado com o carro estacionado em local destinado a pedestres como o vereador José Carlos Nunes.
Procurado pelo jornal Piraju Regional News, o vereador explicou que não é costume estacionar o carro neste local, mas que isso ocorre porque há uma oficina em frente sua casa e o local acaba se transformando num estacionamento.  
Até mesmo um vereador foi flagrado com o carro estacionado
em local exclusivo para pedestres.
José Carlos disse ainda que o muro de sua casa está a quase um metro dentro de seu terreno e que, em tese, o carro estaria dentro de sua propriedade, sem contar que há o perigo do veículo ser abalroado por outros carro que trafegam em alta velocidade no local e ali estaria protegido. Apesar das explicações, o fato é que resta pouco espaço para os pedestres e José Carlos entende que está errado. 
Com Plano de Mobilidade Urbana, mau hábito como esse e outras práticas, como a proprietários de bares e lanchonetes colocarem mesas nas calçadas dificultando o trânsito de pedestres, tendem a desaparecer, pelo menos é isso que se espera, uma vez que o plano tem força de lei e, como tal deve ser respeitado e aplicado.
Para tanto, a Prefeitura deve elaborar o plano de mídia para divulgar e dar conhecimento à população sobre os ditames da lei a fim de que os espaços sejam usados e respeitados por todos. “O Poder Executivo divulgará, de forma ampla e didática, o conteúdo desta Lei Complementar visando o acesso da população aos instrumentos de política urbana que orientam a produção e organização do espaço habitado”, é isso o que diz o artigo 105 do Plano de Mobilidade Urbana de Piraju.

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