sexta-feira, 11 de junho de 2010

Curtas

Presidente da Câmara de Piraju João Fernando José
Rejeitado
O vereador e presidente da Câmara João Fernando José, levou uma lavada na última sessão ordinária, ao apresentar um requerimento propondo a abertura de CPI para apurar supostas irregularidades cometidas pelo prefeito Chico Pipoca que permitiu a afixação de faixas de um deputado de DEM felicitando as mães pirajuenses pela passagem do “Dia das Mães”. O requerimento foi engavetado pelo placar de oito a zero.
“Até tu Brutus”
A intenção de João José de abrir uma CPI para investigar o caso não conseguiu apoio nem de Luciano Louzada, seu colega de partido que também foi contra a abertura da CPI.
Fôlego a mais
A tentativa de abrir uma CPI para apurar atos do Executivo pode ter apimentando ainda mais a relação entre o PMDB do presidente da Câmara e o PP do prefeito Chico Pipoca, que estariam vivendo uma queda de braço interminável. A quem diga que o prefeito teria se fortalecido um pouco mais com o fato dos vereadores terem virado as costas para seu presidente.
Última hora
Pouco antes do requerimento pedindo a CPI ser lido em plenário, a sessão foi suspensa para entendimento e quase todos os vereadores tentaram argumentar com o presidente da Câmara pedindo que retirasse a matéria já prevendo a rejeição. Diante a insistência de João José, o requerimento foi lido e “deu no que deu”.
Protocolo
De acordo com o presidente da Câmara, o resultado já era esperado. Sua intenção ao apresentar o pedido de CPI, foi pelo fato de que havia oficiado ao prefeito informando da suposta irregularidade. Na qualidade de vereador e por ter conhecimento do caso, João José tinha obrigação de apresentar o requerimento pedindo a CPI para evitar ser acusado de crime de prevaricação.
Articulações
Informações de bastidores davam conta que já havia uma movimentação para imputar esse crime ao presidente da Câmara. Por esse ângulo, o pedido de CPI foi mais um ato de defesa do que de ataque ao prefeito.
Dificuldades
Após o período de férias, a volta de alguns diretores e assessores de Pipoca, filiados ao PMDB pode estar comprometida. As rusgas entre o PMDB e o PP pode ser o motivo destas supostas dificuldades encontradas pelos diretores em retomar seus cargos na administração de Pipoca.
Costurando
Por conta dessas dificuldades, parece que o prefeito teria recebido alguns destes diretores para uma conversa ao “pé-da-orelha” em seu gabinete esta semana. Talvez a visita tenha sido agendada para costurar a já remendada relação entre os dois principais partidos que compuseram a coligação que elegeu Pipoca e Jairzinho.
Melou
O resultado da conversa entre os diretores de férias e o prefeito Chico Pipoca parece que foi o esperado. A Prefeitura já sinalizou esta semana que haverá novidades no quadro de diretores. Com tantos profissionais recém formados em Piraju, espera-se que o prefeito contemple essa nova safra.
Preservado
Até a tarde de sexta-feira (4) a informação era a de que o assessor de imprensa seria preservado, mas iria para outro setor da administração.
Enfim o fim
Como já se suspeitava a relação política entre o PMDB de Jairzinho Damato e o PP de Pipoca acabou. Resta saber se foi apenas um rompimento ou uma declaração de guerra política e de nervos.
Bidu
Um dissidente do PMDB cansou de avisar sobre a possibilidade de rompimento. Nada de novo. Apenas manteve-se o procedimento.
Portas abertas
Com o rompimento de Pipoca com o partido de seu vice, abriram-se as portas para novidades nas eleições de 2012. A partir de agora, muitos candidatos começarão a cortejar o prefeito para conquistar seu apoio nas urnas. Muitos desconfiam que ele já tenha seu (sua) eleito (eleita).
Novidade
A notícia de que uma escola municipal poderá ter novo diretor teria deixado muitos em clima de expectativa. Será que os boatos se confirmarão?
Passo a frente
Enquanto PMDB e PP se digladiam politicamente, o DEM, outro partido que compõe a coligação vai crescendo. Pelo menos esta é a opinião de um político local preocupado com a desatenção ao município por conta de picuinhas políticas.
Nova rota
O recapeamento feito na Rua 15 de novembro teria agradado a algumas pessoas que preferem fugir do “congestionamento” do centro de Piraju. Um morador do Jardim Eldorado comemorou o fato de poder se deslocar em apenas cinco minutos com sua moto da região do hospital até sua residência na hora do almoço.
Alternativa
Se o mesmo serviço for realizado na Rua Renato Dardes, talvez esse mesmo percurso possa ser feito em menor tempo para esse morador do Eldorado ou para outros em diferentes pontos da cidade.
Jurumirim
Segundo informou a Prefeitura, o recapeamento das ruas da Vila Jurumirim será realizado em breve. Ainda não se sabe qual o conceito de “breve” quando se trata de obras da Prefeitura.
Loteamentos
Regularizar a situação de alguns loteamentos em Piraju parece que não é mesmo tarefa fácil. Fica como exemplo os loteamentos Chácara Santo Antônio e Chácara do Saltinho, mais conhecido como loteamento “Maluly”, para que o poder público não permita mais que aventureiros se aproveitem de quem queira investir no município.
Mais um
Enquanto as atenções estão voltadas para loteamentos mais problemáticos, corre-se o risco de se esquecer de alguns que no futuro poderá se tornar mais um imbróglio para a administração de Piraju. Esta semana, soubemos que um proprietário de um lote no loteamento “Portal da Ilha”, vai acionar o Ministério Público pedindo providência quanto a realização das obras de infra-estrutura que ainda não foram realizadas, mesmo depois de passados cinco anos da implantação do bairro.
Proprietários
Tempos atrás, a Câmara questionou ao Executivo, quantos loteamentos apresentavam problemas em Piraju. O Portal da Ilha não foi incluído entre os problemáticos, apesar de estar em situação de completo abandono. Caso a Prefeitura não saiba, alguns lotes do referido loteamento já foram vendidos.
Apoio?
Vale lembrar que o empreendimento “Portal da Ilha” pertence a Fábio Ramos que, na campanha eleitoral de 2005, subiu em palanques durante comícios do candidato Chico Pipoca empenhando apoio a sua candidatura.
Funil
A nova pista da subida do Teto poderá ser inaugurada em breve de acordo com a movimentação que se vê no local. Apesar de ser uma obra esperada pela população, há quem se preocupe com o funil que forma no encontro da Avenida Álvaro Schmidt Gallo com a Rua Franz Buchler, na Hungria.
Escuridão
Moradores da Vila Tibiriçá esperam o tempo em que a Prefeitura vai instalar iluminação na escadaria próxima ao cruzeiro. Quem costuma utilizar aquele caminho teme o fato de ficar exposto a perigos dos mais diversos por conta da escuridão comum naquele local.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...