quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Poluição


Queimadas
Por mais que se façam trabalhos e campanhas alertando as pessoas para que não realizarem queimadas, a cada dia os bombeiros de Piraju recebem cerca de três chamadas por dia, informando sobre locais onde há foco de incêndios em matas ou propriedades rurais e urbanas. Apesar dos alertas, parece que parte da população ainda não entendeu a seriedade que são as queimadas, principalmente neste tempo seco. Quem sofre como sempre são as crianças e os idosos.
Olimpíadas colegiais
Começaram esta semana em Piraju as olimpíadas colegiais. A abertura foi na noite desta quinta-feira (2) no Ginásio de Esportes Ciro Barreiros. O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Diretoria de Ensino da Região de Piraju e Prefeitura Municipal de Piraju. Cerca 500 atletas da categoria infantil (até 17 anos) estudantes das escolas públicas e particulares do ensino médio irão participar dessas olimpíadas envolvendo cinco cidades da região.
Desanimado
Informações extras oficiais dão conta de que o prefeito Chico Pipoca não estava disposto em participar na cerimônia de abertura das olimpíadas. O chefe do Executivo só teria ido até o local diante da insistência de sua assessoria.
Constante
Segundo fontes ligadas ao prefeito informam que já à algum tempo Pipoca estaria reclamando das pressões que vem recebendo em seu gabinete. Tem gente apostando que o prefeito não termina seu mandato podendo se afastar por motivos de saúde.
Folga
O Legislativo de Piraju fez uma pausa esta semana. Como se sabe, toda quinta semana do mês, não há sessão ordinária da Câmara Municipal de Piraju.
Plano diretor
Apesar estarem de folga, os vereadores se reuniram na segunda-feira (30), com alguns diretores da Prefeitura. O motivo da reunião seriam alterações no Plano Diretor de Piraju.
Arriscando
De acordo com os vereadores, a reunião marcada pelo diretor de Meio Ambiente Ricardo Cury teria sido mais uma tentativa do prefeito Chico Pipoca de revogar a lei que flexibiliza a construção de postos de gasolina em Piraju.
Balbúrdia
O que era para ser uma reunião tranqüila terminou se transformando numa confusão onde ninguém se entendeu. Com ânimos de alguns alterados, a reunião foi encerrada.
Pulando etapa
A reunião marcada pelo diretor de Meio Ambiente de Piraju parece que já estava fadada ao fracasso. Já dizia o velho ditado: “O que começa errado, termina errado”. Até onde se sabe, antes de ser levada para apreciação da Câmara, qualquer mudança no Plano Diretor deve antes passar por audiências públicas, ou seja, a população tem que participar.
Proposta
A proposta levada pelos diretores aos vereadores, era a de que todas as leis aprovadas sem a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano fossem revogadas. Afinal, acharam uma utilidade para o conselho inativo desde o ano de 2008.
Negativa
Os vereadores não aceitaram a proposta dizendo que o Executivo estaria invocando ao Conselho uma importância, que nem a própria Prefeitura teria reconhecido antes de fazer mudanças em algumas leis que precisavam de sua avaliação.
Tábua de salvação
Agarrando-se a Lei nº 3.307/2009 do vereador Valberto Zanata que desobriga a apreciação do Conselho em possíveis alterações no Plano Diretor, os vereadores acreditam que isso trouxe independência ao Legislativo formado por representantes legítimos da população.
Nem um, nem outro
Vale lembrar que a lei que instituiu o Plano Diretor de Piraju, criou também o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), que não seria formado apenas por representantes do poder Executivo. A lei é clara quando diz que o CMDU será formado por seis representantes da Prefeitura, seis representantes de órgãos públicos estaduais e das concessionárias de serviços públicos e doze representantes da sociedade civil de Piraju o que, em tese, tiraria qualquer efeito corporativista nas decisões tomadas.
Audiências
Além do CMDU, a lei do Plano Diretor prevê ainda a realização de audiências públicas com participação da população, dispositivo esse que assegura que as decisões tomadas estejam em harmonia com os anseios da sociedade.
Legitimidade
No que diz respeito à formação do Conselho e a participação popular através de audiência pública determinada pela Lei do Plano Diretor, os vereadores como representantes da população, podem começar seu trabalho primeiramente exigindo seu cumprimento e não alterando os quesitos em nome de independência.
Visita
Na terça-feira (31) Paulo Maluf, do Partido Progressista, pelo qual Chico Pipoca foi eleito, esteve visitando Piraju. A recepção ao famoso político aconteceu no Pirabar e, segundo informações pouquíssimas pessoas estiveram presentes. Medalhões do partido que em outros tempos não perderiam a oportunidade de se encontrar com o grande expoente da sigla, desta vez não compareceram. O motivo seriam as mudanças feitas no diretório de Piraju que teriam tido anuência de Maluf.
No gabinete
Outra visita que tivemos esta semana foi a de Milton Monti. O político do Partido da República (PR), foi recebido pelo prefeito em seu gabinete com convite a imprensa e tudo mais. Vários diretores e funcionários fizeram sala para o político e alguns posaram para fotos ao seu lado.
Em baixa
De acordo com algumas pessoas que puderam acompanhar o desenrolar da reunião que aconteceu na Câmara na noite de terça-feira (30), o vereador Marco Antônio estaria distante de seus colegas. Boatos dão conta que Marcão é um dos possíveis candidatos a presidência do Legislativo para o próximo biênio.
Em alta
Ao contrário de Marcão, o vereador Ary Bernardino é um dos vereadores com mais fluência entre seus pares. O vereador é conhecido por estar sempre aberto ao diálogo e a crítica “construtiva” como ele mesmo salienta.
Interesse social
Após longa demanda com os proprietários da Chácara Maluly, a Prefeitura anunciou esta semana que poderá tornar o local onde hoje existe um bairro clandestino denominado “Bairro dos Maluly” em área de utilidade pública ou de interesse social. A medida visa acertar de vez a situação das pessoas que vivem naquele local sem acesso a serviços públicos essenciais como saneamento básico e iluminação pública.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...