quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Saúde


Tumulto
Os usuários do Pronto Socorro de Piraju tiveram mais um dia de atendimento complicado. Na noite de terça-feira (24), várias pessoas cansadas de aguardar atendimento por mais de quatro horas, decidiram pedir providências para um grupo de vereadores que lanchavam numa lanchonete próxima ao hospital.
Ânimos alterados
Inconformados com a situação, uma usuária teria “enquadrado” um vereador que reclamou a interrupção de seu lanche. Diante da insistência dos usuários, os vereadores que há pouco tinham participado da sessão ordinária da Câmara, foram até Pronto Socorro para tentar saber o motivo da demora no atendimento.
Sozinho
O problema constatado pelos vereadores era o mesmo que nas últimas três edições da Folha tem tido destaque. Apenas um médico se desdobrava para atender aos usuários do Pronto Socorro e pacientes do hospital, informou um dos vereadores que esteve no local.
Precipitado
O vereador Marcão da ambulância, na ânsia de resolver a situação, tentou levar uma pessoa numa cadeira de rodas para ser atendida, mas teve que desistir porque a paciente se tratava de uma gestante que aguardava a chegada de seu médico particular.
Coincidência
Na mesma noite, na sessão ordinária da Câmara, os vereadores haviam aprovado um requerimento ao Executivo pedindo que seja providenciado mais um médico para atender no Pronto Socorro.
Pessoal
Diante das constantes reclamações sobre o atendimento do sistema público de saúde de Piraju, Marco Antônio dos Santos acredita que o hospital estaria usando funcionários pagos pelo município para realizar tarefas da entidade. Na justificativa do requerimento apresentado o vereador diz: “Notamos que o hospital utiliza-se de praticamente todo o pessoal do pronto socorro, este custeado pelo Poder Executivo, e não de pessoal próprio da Sociedade de Beneficência de Piraju,” afirma Marcão.
Contratar
“É urgente providências do Executivo no sentido de manter contatos com a Sociedade de Beneficência para que este último haja de forma mais presente, ou seja, contratando pessoal para seus próprios serviços, evitando, muitas vezes, tirar o médico plantonista do Pronto Socorro para atendimento dentro do hospital”, concluiu o vereador.
Correção
O vereador Eduardo Pozza, que faz parte do Conselho Deliberativo do Hospital de Piraju fez questão de corrigir seu colega afirmando que o que ocorre de fato é o contrário. De acordo com Pozza é o hospital que estaria cedendo funcionário para trabalhar no Pronto Socorro.
Acerto
O administrador Sociedade de Beneficência de Piraju Fábio Garcia afirmou esta semana que a situação do Pronto Socorro tem que ser discutida por todas as partes envolvidas na administração do sistema público de saúde. Uma reunião foi marcada para analisar a situação.
Normal
Falando sobre o ocorrido no Pronto Socorro na última terça-feira (24), Fábio Garcia considerou normal a dificuldade no atendimento. “Com o ambiente seco que nós temos, existe um afluxo de pessoas muito grande aos Prontos Socorros pra atendimento em função de problemas respiratórios e de uma série de coisas. Pode ser coincidência ou não. O grande fluxo de pessoas gerou alguma reclamação, algum tumulto. Acho isso um episódio atípico, porém normal. Se houver alguma correção a ser feita, faremos”, considerou, Garcia.
Agendamento
O departamento de Saúde, sob o comando de Sérgio da Fonte Sanches está passando mesmo por um período conturbado. Depois das reclamações do atendimento do Pronto Socorro, as reclamações agora giram em torno do agendamento de transporte de pacientes que passou do “Postão” para o prédio onde funciona o 192. Parece que alguns usuários não aprovaram a medida.
Da tribuna
Rubens Alves de Lima, vereador de Piraju reclamou para si a parceria da cobertura da quadra do Conjunto Habitacional Sérgio Garcia. Usando a tribuna da Câmara, o vereador afirmou que a cobertura foi conseguida por ele e por seu colega José Carlos Brandini junto a um deputado estadual do PSDB. De forma incisiva, Rubens criticou uma pessoa que estava presente na platéia da Câmara que estaria se dizendo o responsável pela melhoria no bairro.
Lá fora
Enquanto Rubens falava, o visitante que estaria se dizendo o autor da conquista dirigia algumas palavras ao vereador em alto tom de voz. Ao terminar, Rubens disparou: “Se a platéia quiser se manifestar estou às ordens lá fora”.
Autoridade
Parece que não foi só o vereador Rubens que estava disposto a dar seu recado da tribuna da Câmara. O vereador Marco Antônio dos Santos também aproveitou da “altura” em que estava para chamar a atenção de um funcionário do Legislativo. Enquanto falava na “explicação pessoal”, Marcão disse ao funcionário: “O senhor quer se manifestar seu Fernando? O senhor vai me desculpar. Eu estou usando a tribuna o Senhor faça o favor”.
Ato contínuo
Mesmo após deixar a tribuna, Marco Antônio continuou a se dirigir de forma acintosa ao funcionário.
Do nada
Quem estava perto do funcionário não entendeu a atitude do vereador uma vez que Fernando, que há anos trabalha na Câmara, não estaria tendo nenhuma atitude desrespeitosa.
Promessa
Informações dão conta de que a contratação dos agentes de saúde de Piraju poderá acontecer em breve. A documentação que está quase toda pronta espera apenas a assinatura do ex-prefeito de Piraju que havia se comprometido em ajudar aos agentes. Até agora, entretanto, parece que está sendo difícil encontrar o ex-prefeito para assinar os documentos.
Festa
Talvez o motivo da dificuldade seja a atribulada agenda do ex-prefeito nesses dias. Talvez o problema possa ser resolvido esta semana quando o político estará em Piraju para participar de uma festa.
No páreo
O candidato a deputado estadual Maurício Pinterich foi declarado “ficha limpa” esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Pelo placar de sete a zero, Pinterich está com caminho aberto para tentar galgar mais um degrau em sua vida política.
Ainda tentando
Já o candidato Gil Arantes não conseguiu ainda reverter sua situação desfavorável no TRE. Também esta semana, Gil teve sete votos a zero no julgamento da lei da “ficha limpa”. Apesar deste resultado, seus assessores de campanha estão otimistas quanto a um desfecho feliz no próximo julgamento.
Agora vai
O diretor administrativo da Prefeitura Ronaldo Adão Guardiano vai empenhar todo seu prestígio em favor a um candidato a deputado nas próximas eleições. Nesta semana, foram distribuídos santinhos do candidato com a foto do diretor. Agora Vai!
Academias
O vereador Rubens Alves elogiou e criticou a instalação das academias ao ar livre nos bairro Nova América e Nosso Teto I em Piraju. Para o vereador, a Prefeitura acertou na ação e errou na precaução. Rubens acredita que deveria haver um instrutor para auxiliar os moradores daqueles bairros a utilizar os aparelhos.
Orçamento 2011
A Prefeitura já está preparando orçamento do município pra o ano de 2011. Segundo a Folha apurou, o valor deve passar de R$ 51 milhões. O orçamento deve ser enviado ao Legislativo até o fim do mês de setembro.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...