quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Geraes Piraju


Turismo abandonado
Com a aproximação do verão, o Receptivo Turístico Canto do Rio, que fica às margens do Rio Paranapanema e que poderia ser uma dos pontos mais visitados em Piraju, infelizmente ficará mais uma vez fora da rota do turismo municipal. Isso porque o local continua sem a devida atenção da administração pública beirando o abandono. Na sexta-feira (8) um freqüentador assíduo do Rio Paranapanema reclamou que aquele atrativo turístico estava aberto e sendo usado para consumo de drogas especialmente no período noturno. O diretor de Obras da Prefeitura Pedro Durival do Nascimento foi até o local trancar a porta do Canto do Rio.
Curtinha

A sessão ordinária da Câmara de Piraju durou apenas 42 minutos esta semana. Com pouca matéria para ser apreciada, o trabalho do Legislativo foi concluído em tempo recorde. O que contribuiu para encurtar a sessão foi fato de não haver nenhum vereador inscrito para a “explicação pessoal”, momento em que usam a tribuna da Câmara.
Ressaca
O uso da tribuna é o momento mais político das sessões camarárias. Depois de tanto trabalho na campanha eleitoral buscando votos para seus deputados, os vereadores talvez tenham evitado o uso da tribuna para não sofrer uma overdose política.
De fora
Apesar da expressiva votação que tiveram em Piraju, Maurício Pinterich, candidato a deputado estadual e Jair Damato, candidato a deputado federal, não conseguiram se eleger. O resultado das urnas pode servir como uma prévia eleitoral caso os dois candidatos venham a disputar eleições municipais em 2012.
Poder de voto
Ao receber 5.075 votos, o vice prefeito Jair Damato pode enfim ter uma idéia de quantos votos pode receber ao lançar seu nome num pleito eleitoral. Até agora, o único resultado que teve foi como vice, o que não pode ser levado em conta numa avaliação. Vale lembrar que o número de votos recebidos nesta eleição não será o mesmo numa disputa para prefeito.
Na agulha
Afastado da atual administração por divergências com “membros” da equipe de Pipoca, Jairzinho já se prepara para encarar a próxima eleição para prefeito de Piraju. Pelo andar da carruagem, o médico poderá ter vitória fácil, principalmente pelo fato de Pipoca estar fora do páreo e também pela dificuldade que o experiente político tem de transferir seus votos.
Vislumbre
O ex-prefeito de Piraju Maurício de Pinterich, tem motivos de sobra para comemorar os 7.213 votos que recebeu. Caso esteja pensando em voltar a disputar o cargo de prefeito de sua cidade natal, o resultado também serve como prévia, é claro, seguindo a mesma regra de que, em eleições municipais tudo é diferente.
Prestigiado
Até agora não há quem acredite numa volta de Pinterich para disputar eleições a prefeito em Piraju. Apesar de haver a possibilidade de José Serra não conseguir ser eleito, muitos acreditam que a estreita relação de Maurício com a cúpula do PSDB podem mantê-lo afastado do município atuando no município de São Paulo ou no governo de Alckmin.
Tomando lugar
Se o potencial candidato do PSDB Maurício Pinterich, não tiver planos de voltar a Piraju, o vereador Valberto Zanata poderá ser uma opção do partido. Apesar de não ter anunciado nada neste sentido, seus colegas suspeitam que o vereador seria postulante a condição candidato a prefeito nas próximas eleições.
Escolinha
Se o vereador Valberto Zanata será candidato a prefeito ou não, isso ninguém ainda sabe a não ser ele próprio. O que algumas pessoas têm notado, entretanto, é que seu filho estaria trilhando o caminho do pai e se preparando para vida política. O jovem teria sido flagrado várias vezes se aproximando dos vereadores e tentando até mesmo participar das conversas.
Lona
Na última visita que fez a Piraju, o candidato a deputado federal Paulo Maluf fez questão de mostrar toda sua indignação diante da apática recepção que recebeu. Falando a um de seus correligionários, o candidato teria dito que nunca mais voltaria para cá. Como não teve nenhum voto entre o eleitorado local, é bem possível que sua volta seja quase que improvável.
O abestado
O fatorTiririca” surtiu efeito também nas urnas de Piraju. A candidatura do comediante que, em tese, teria afrontado alguns políticos de carreira, conseguiu cativar parte dos eleitores de Piraju. Ao todo foram 447 votos para o desconhecido Francisco Everardo Oliveira Silva.
Frustração
E por falar no resultas das urnas, pessoas ligadas ao prefeito de Piraju relatam que Pipoca estaria muito insatisfeito com o número de votos conquistados por Gil Arantes, candidato a deputado estadual. Informações dão conta de que o prefeito teria garantido ao deputado pelo menos 3 mil votos. Boatos dão conta que sua equipe de campanha esperava algo entre 5 a 10 mil votos. Gil teve apenas 2.223, o que seria um número baixo em vista do valor gasto na campanha em Piraju.
Mais embaixo
A baixa votação que teve o candidato Gil Arantes, apadrinhado político de Pipoca em Piraju, é a menor preocupação que o Chefe do Executivo tem neste momento. Fontes revelam que o prefeito tem muito mais com que se preocupar dentro de sua administração.
Horas extras
Uma das questões que deve estar tirando o sono do prefeito e de sua assessoria seria o alto número de horas extras praticadas por servidores públicos durante a Fecapi 2009. Informações revelam que um único funcionário teria feito 17 horas extras em apenas um dia e que a Prefeitura teria pago mais de 21 mil para apenas três funcionários.
Acelerando
A Promotoria Pública de Piraju deve agilizar o andamento de algumas ações civis públicas até o fim do ano. Para esse fim, o Promotor Reginaldo Garcia já está atuando no Fórum de Piraju desde o início desta última semana.
Reviravolta
Parece que o vereador Ary Bernardino não vai ser mais o porta-voz do prefeito na Câmara Municipal. Esta semana, fomos informados que o vereador Marcão deve continuar representando o prefeito junto aos vereadores.
CPI
E por falar em Ary, como será que está o andamento da investigação sobre a qualidade do asfalto do Distrito Industrial. Essa semana não surgiu nenhuma informação sobre a elaboração do relatório da CPI, ao não a de que o vereador Rubens Alves de Lima, membro da comissão, poderá fazer um relatório em separado dependendo do que apontar seu colega Ary, presidente da CPI.
Voltando
De acordo com a estratégia política que Pipoca adotar, o vereador Ary deve perder também o cargo de vereador uma vez que o Executivo sinalizou a possibilidade de Denilton Bergamini voltar a Câmara. Isto tudo seria uma manobra do prefeito e seus aliados em tentar colocar alguém de sua confiança na presidência do Legislativo.
A cadeira
Vale lembrar que, caso Denilton Bergamini volte a ocupar o cargo de vereador, poderá ser a nova aposta do Executivo em fazer o presidente da Câmara. Será que Marcão poderá ser descartado?
Carreira
A tentativa de levar Denilton de volta a Câmara pode não surtir o resultado esperado. Como não deve ter a intenção de se aposentar da vida política tão cedo, pode ser que Denilton prefira ter uma atitude independente no Legislativo pensando numa possível reeleição.
Sem apoio
A quem acredite que Denilton possa realmente seguir essa linha de raciocínio já que Pipoca deve se afastar da política após o fim desse mandato deixando seu aliado político sem seu apoio direto.
Zoonoses
Em face desses últimos acontecimentos, não será estranho se a Prefeitura acelerar a construção do Centro de Zoonoses de Piraju.
Plano de Carreira
Os vereadores estiveram reunidos esta semana por duas vezes com os diretores da Prefeitura Ronaldo Adão Guardiano, Augusto Alves Picenço e Reinaldo Fávaro para analisar as reivindicações dos vereadores para formatação do plano de carreira dos professores. O presidente da João Fernando José, afirmou que os vereadores desta gestão fizeram questão de abraçar a causa dos professores.
Quase lá
Falando sobre o andamento das negociações com a Prefeitura, João Fernando José afirmou que até agora houve flexibilização por parte da Prefeitura que aceitou rever pelo menos 70% das questões polêmicas do plano de carreira montado anteriormente. “Faltam os outros 30% que não entramos no mérito porque, nestes pontos será preciso uma conversa direta com os professores por ser assuntos técnicos e de salário”. Para abordar estas questões, uma comissão formada por professores se reunirá com os diretores na próxima quinta-feira (14) no prédio da Câmara.
Royalties
O prefeito Chico Pipoca enviou a Câmara um projeto solicitando adiantamento dos royalties que o município recebe por conta do uso de seu potencial hídrico para geração de energia. De acordo com o projeto, essa antecipação seria usada para aquisição de máquinas, caminhões e equipamentos.
Sem data
Apesar de a Prefeitura ter enviado um projeto à Câmara pedindo autorização para concessão de uso do Parque da Fecapi para promoção do 1º Rodeio Fest de Piraju, informações dão conta de que o evento ainda não tem data para ser realizado.
Desabafo
A Prefeitura foi alvo de duras críticas na tarde sexta-feira (8) através das ondas da Rádio Piratininga de Piraju. Falando com o jornalista Nelson Meira, a mãe de um atleta da canoagem velocidade reclamou da qualidade da água servida aos atletas no barracão da canoagem instalado próximo ao Rio Paranapanema no Parque da Fecapi. A água teria causado mal estar em seu filho dias atrás. A mãe furiosa pediu a construção, com urgência, de um banheiro para os atletas e reclamou da atenção dispensada pela Prefeitura aos atletas.
Alvo
Além da Prefeitura, a mãe do atleta criticou também os vereadores, especificamente o que mora em seu bairro dizendo que “ele está se achando”. A furiosa genitora não mencionou o nome do vereador, mas ao dizer que o vereador a quem se referia é aquele que está se achando, muita gente matou a charada.

3 comentários:

Anônimo disse...

É Claro que Mauricio P. e nem Dr Jair serão pários para a Zoraide nas eleições municipais. Isto é fato. Esses dois receberam esses votos porque já eram conhecidos e a população não tinha candidato melhor para votar. Eleições municipais e outra coisa. Lideranças políticas representam o candidato e não o povo. O povo diz ZORAIDE PARA PREFEITA DE PIRAJU e ponto e basta (depois vcs verão que estou certo).

Sodescaso disse...

Olá amigo Narcizo
É uma pena que Piraju tenha que conviver com esse descaso. Turismo de faz de conta...? enquanto não tiver pessoas capacitadas a cidade vai ter que se lamentar de tantas obras paradas e dinheiro público jogado fora.
Zeca

Anônimo disse...

Em 2012 Jegue Licinho para Prefeito.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...