quinta-feira, 7 de abril de 2011

Geraes

Última forma
A empresa EC Brasil, desistiu de pedir desculpas pelo crime ambiental supostamente cometido por outra empresa que fazia medições no Parque Municipal do Dourado em Piraju. De acordo com Janderson, que esteve por aqui esta semana, a EC Brasil não deve pedir desculpas porque a ação não foi causada nem teve conhecimento da empresa.
Imagem
De acordo com o representante da EC Brasil, o pedido de desculpas não pegaria bem para a imagem de sua empresa.
Ligadas
O ato pode até não ter sido cometido pela EC Brasil, mas parece estar claro de que a empresa de topografia que esteve em Piraju, veio a serviço da EC Brasil, que pretende implantar em Piraju um projeto para construção de usina hidrelétrica. Por mais que se queira evitar, a imagem da empresa já estaria “afetada” por aqui.
Contatos
Informações dão conta de que teria havido conversas entre representantes da empresa que teria cortado a mata no Parque da Fecapi, com ambientalistas de Piraju se propondo a retirar “os marcos” colocados na mata talvez para minimizar os efeitos de uma possível punição.
Servidores X prefeito
Os servidores de Piraju estão em pé-de-guerra com o prefeito Chico Pipoca. Em assembléia realizada segunda-feira (28), a categoria decidiu cobrar na justiça alguns direitos que perderam anos atrás, a maioria na gestão do ex-prefeito Maurício Pinterich.
Pela boca
Enquanto candidato, o principal discurso de Chico Pipoca era sobre o que classificava como falha de Pinterich. Pipoca apregoava que atenderia melhor ao funcionalismo não deixando o salário atrasar. “A promessa, por enquanto está sendo cumprida, mas também foi só”, disse um servidor descontente que teria acreditado em “algo mais” do atual prefeito.
Comparações
Ao se instalar a crise entre os servidores e prefeito, as comparações ficam inevitáveis. Em forma de crítica, alguns servidores dizem que até agora, a atuação do atual prefeito se diferencia em pouca coisa de seu antecessor no trato com os funcionários. “Pagamento de salário em dia não é benefício. É obrigação”, dizem alguns descontentes.
Desilusão
Os servidores reclamam que tiveram perdas significativas em seus benefícios nos últimos anos, e que não conseguiram recuperar na gestão de Pipoca. Informações dão conta de que os funcionários da Prefeitura esperavam que Chico Pipoca fosse desfazer o que o ex-prefeito Pinterich fez quando tirou vários benefícios da categoria. Parece que tudo ficou na expectativa.
Aumento
A discussão sobre o aumento dos funcionários da Prefeitura estaria afetando um possível aumento que poderia ser concedido aos servidores da Câmara. Talvez para não criar um clima ainda pior para o prefeito, os vereadores poderiam estar segurando o projeto. Se esta informação for confirmada, quem nada tem a ver com o peixe, poderá pagar o pato.
Desarticulado
Um grupo formado por cinco vereadores que assumiram o controle do trabalho no Legislativo, supostamente para dar sustentação política ao prefeito pode estar sendo desarticulado. O motivo de uma possível ruptura seriam alguns desacertos do próprio chefe do Executivo de Piraju.
Chumbo trocado
O clima entre os vereadores Eduardo Pozza e Rubens Alves de Lima não estaria nada bom. Na última semana, algumas declarações de Pozza teriam deixado Rubens irritado. O vereador “ambulanceiro” prometeu responder a altura.
Calibrando
E por falar em desacerto, fontes revelam que o prefeito já estaria tomando medidas para por a casa em ordem. O projeto para criação de uma secretaria que seria ocupada por “Leal”, sobrinho do prefeito já estaria em fase final de formatação. Na sexta-feira (01), um vereador teria até confirmado a informação.
Dia improvável
Vale lembrar que a confirmação da volta de Leal teria sido feita no dia primeiro de abril.
Troca
A possibilidade de Leal voltar a Prefeitura poderá mexer com outros setores. Corre nos bastidores que com a criação de uma secretaria para acomodar Leal, o diretor Ronaldo Guardiano possa ser remanejado para a Saúde. Já Serginho que está na Saúde poderá ir para o setor da indústria e comércio.
Perguntar não ofende
E a economia que o prefeito anunciou com a exoneração de alguns cargos, para onde vai?
Procura-se
Esta semana ventilou-se a informação de que o prefeito, um vereador e o ex-presidente do Partido Progressista (PP) estariam embarcando para São Paulo em busca de outra legenda para se filiar. Isto porque o PP já estaria em poder de Darcy de Campos, ex-diretor de Pipoca.
Canoa ocupada
A viagem dos três companheiros à Capital pode se mostrar infrutífera. Isto porque, o partido que está na mira dos amigos à deriva, talvez já tenha destino certo em Piraju em meio a pessoas ligadas ao médico e vice-prefeito Jair Damato.
Tricô
Continua a paquera de pretensos candidatos e líderes políticos em relação a uma profissional liberal já de olho na sucessão de Pipoca. A profissional, que ainda é pouco conhecida no cenário político tem feito uma maratona para conhecer os meandros da política local.
Super exposição
O suposto assédio que a mais nova figura do meio político de Piraju tem sofrido agora poderá custar caro mais adiante. Alguns consideram que essa exposição pode permitir que futuros adversários conheçam os “pontos fracos” da profissional que quer dar um toque feminino na política local.
No “Serasa”
Diretores da Prefeitura têm alardeado que Piraju estaria impossibilitada de receber verbas do Governo Federal por falta de prestação de contas da construção do PSF da Vila Cantizani. Uma das irregularidades apontadas pelo governo é que o PSF teria sido construído com a entrada para Rua Joaquim Rodrigues Tucunduva e não na Avenida Martignoni como constava no projeto.
Festa cara
Enganam-se os pensam que a construção do PSF seria o único empecilho que estaria estorvando a Prefeitura de Piraju em receber verbas da União. Informações dão conta de que uma festa feita na Fecapi em homenagem aos trabalhadores também teria contribuído.
Remédio
O departamento de Saúde continua sendo o calcanhar de Aquiles da administração de Pipoca assim como o é em muitas outras prefeituras. Nesta semana, um usuário do setor da saúde pública de Piraju, reclamou que não se encontra nem mesmo um simples xarope na farmácia do município.
Partícipes
Ainda não se sabe quais as providências que os vereadores têm tomado para resolver esse problema crônico de Piraju. Enquanto não vem solução, a população cobra dos legisladores locais o compromisso que fizeram no fim do ano passado em ajudar o prefeito em administrar o município. A falta de medidas efetivas pode colocar em xeque qualquer possibilidade de um vôo mais alto dos edis.
Mato sem cachorro
Talvez o diretor de Obras de Piraju, Pedro Durival, não tivesse idéia do que seria cuidar de um departamento municipal tão complexo. Com a demora para sanar as diversas carências dos municípios, as primeiras pedras já começam a ser atiradas.
Ônus
Ainda não se sabe se Pedro lamenta ter aceitado o convite para deixar de cumprir o mandato de vereador dado por seus eleitores para ser um aliado do prefeito. Resta saber até quando um dos dois vai assumir o ônus da decisão.
Se correr...
O bicho pega e se ficar o bicho come. Trocando em miúdos, se deixar a pasta, Pedro corre o risco de cair no ostracismo, se defender a administração de Pipoca. E ainda pode levar a pecha de não ter conseguido fazer um bom trabalho. Se ficar e a Prefeitura não conseguir verba para as obras que precisam ser feitas, poderá levar pedradas maiores. Que dilema vive Pedro do São Vito.
Reclamações
A internet já se transformou no maior porta-voz que a população já teve em todos os tempos. Neste sentido, as redes sociais têm sido fundamentais. Em Piraju não é diferente. No Facebook da Folha, recebemos a reclamação de que a Praça Brasilinha estaria com iluminação deficiente propiciando toda sorte de delito. O passeio da Avenida Dr Simão, na orla da represa também está um breu que só.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola nar... sabe que aqui e uma panela em todos os sentidos voçe sabe na igreja na prefeitura,em tudo e so Deus pra mudar essa jossa,aqui e a cidade das panenas e tampas e da nata que um dia todos forão soro ate voçe amigo que parece mas não e mais irsrsrsrrs,so o armagedom para regaçar essa gente quem sabe aquela panela na rua dona zenia voçe sabe né...voçe e uma delas temais amigo...

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...