sexta-feira, 30 de junho de 2017

Prefeito de Piraju propõe esforço conjunto contra usina

Reunião em defesa do Paranapanema aconteceu o gabinete do prefeito







O prefeito de Piraju José Maria Costa propôs esforço conjunto de toda a população para combater a nova investida da empresa Energias Complementares do Brasil (EC Brasil) que, na semana passada, deu mais um passo para levar adiante seu objetivo de construir mais uma usina em Piraju. Como já havia se manifestado pelas redes sociais, José Maria Costa convocou todos os grupos organizados de Piraju para elaborar estratégias de defesa do rio.
Na reunião, o prefeito falou sobre o requerimento protocolado pedindo certidão de uso e ocupação de solo e sobre as providências políticas que já adotou em recente viagem à Capital do Estado para se reunir com alguns deputados sensíveis a causa, entre eles o deputado estadual Ricardo Madalena.
Na área jurídica, os advogados Sérgio Guerra e Lourenço Munhoz Filho, respectivamente advogados da Prefeitura e Câmara municipal, também estudam meios legais de impedir a emissão da certidão solicitada pela EC Brasil.
Paralelamente, uma força tarefa formada  por diretores da Prefeitura, vereadores, profissionais liberais, empresários atuam na área do turismo em Piraju, ONGS, Organizações Ambientais e toda imprensa de Piraju, estão empenhadas em reunir todo material de mídia já confeccionado tendo o rio como foco principal.
Entre estes materiais estão fotos, textos e vídeos mostrando as atividades turísticas praticadas nas corredeiras do Paranapanema, a importância do rio para manutenção do título de Estância Turística de Piraju, a manutenção da fauna e flora local, a manutenção do trecho de corredeira onde está a pista de canoagem slalom que formou mais da metade dos atletas olímpicos de Piraju na modalidade e como este empreendimento vai prejudicar o desenvolvimento de um município que já tem quatro usinas em seu perímetro.
Todo esse material será usado para mostrar a todas as autoridades competentes que o ultimo trecho vivo do rio que corta o município não pode sofrer mais nenhuma intervenção com empreendimentos hidrelétricos sem colocar em risco toda comunidade que aqui vive e que a  população de Piraju já decidiu que não quer mais usina por aqui.

Na reunião, uma comissão foi formada para organizar os eventos em defesa do rio e, um novo encontro foi marcado para traçar novas estratégias de trabalho em defesa do rio Paranapanema. 

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...