terça-feira, 22 de setembro de 2009

Saúde

Saquinho de cânfora no pescoço não protege contra a nova gripe

Amarrar um saquinho com cânfora no pescoço é uma velha crença, que tem sido adotada por algumas pessoas para se proteger contra a nova gripe. Este hábito, segundo a médica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Ângela Maron, não oferece nenhuma proteção efetiva contra o vírus H1N1, conforme sugerem e-mails que têm circulado na internet.
“Esta medida costumava ser utilizada durante a gripe espanhola. Naquela época, vigorava a teoria miasmática, pela qual se acreditava que a transmissão dos chamados miasmas (ar corrompido) ocorria em função do mau cheiro, e a cânfora, por possuir um aroma melhor, combatia a transmissão”, explica.
De acordo com os e-mails que têm circulado na rede, o hábito era adotado durante a gripe espanhola no começo do século passado (1918), por profissionais de saúde que lidavam diretamente com os doentes. Na época, médicos e enfermeiros costumavam usar um saquinho de gaze com pedras de cânfora, acreditando que isso serviria como medida preventiva.
Para evitar a contaminação pela nova gripe, medidas básicas devem ser adotadas, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar; manter os ambientes arejados; e evitar aglomerações.

Notícias


Curtas

Bombardeio
O diretor de Esportes de Piraju, Denilton Bergamini, sofreu um verdadeiro bombardeio esta semana. Os ataques teriam partidos de atletas irritados com uma suposta falta de atenção e empenho do diretor para com sua modalidade esportiva. Pelas ondas do rádio, a mãe de Pedro Henrique da Silva (Pepê), Poliana de Paula e Marco Mello reclamaram da atuação de Denilton à frente da pasta de esportes. Para-atletas também acreditam que o diretor deveria ter um desempenho melhor.
Sem misturar
Apesar de tecerem duras críticas ao diretor de Esportes de Piraju, os atletas da canoagem não voltaram suas artilharias contra o prefeito Chico Pipoca. Prova disso é que, assim que chegou a Piraju vindo de uma competição na Espanha representando o Brasil e Piraju, Pepê fez questão de ir até o gabinete de Pipoca para agradecê-lo. Adivinhem quem não estava lá para receber o canoísta mais uma vez?
Até ali
Por enquanto, os atletas que se sentem, de certa forma, esquecidos pelo diretor de Esportes até agora têm evitado criticar o prefeito. Só não se sabe até quando isso vai acontecer. Talvez estejam esperando uma atitude de Pipoca.
Fazendo o possível
Rebatendo as críticas dos atletas, em especial aos da canoagem, Denilton afirmou que tem feito o possível para atender aos pedidos e necessidades que eles têm para prática do esporte. Segundo o diretor, a prefeitura tem pago as inscrições para as competições e fornecido transporte em alguns casos. Irritado com a situação Denilton afirmou que está à disposição da prefeitura até o momento em que o prefeito achar que ele pode ajudar. Estaria Denilton colocando seu cargo a disposição do prefeito?
Guaruzinho
Ao ver vir à baila o nome do ex-diretor de Esportes, Otávio Tanaka, como uma pessoa que conseguia verba para ajudar os atletas a participar de competições pelo Brasil, Denilton Bergamini afirmou que isso acontecia porque Tanaka era peixe grande e tinha condições de dar dinheiro do seu próprio bolso para apoiar os atletas. Na tentativa de mostrar a diferença entre as condições financeiras entre ele e Tanaka, Denilton declarou. “O Tanaka é peixe grande e eu sou apenas um guaruzinho”.
Esporte e Turismo
Seria bom que a atual administração estabeleça suas prioridades quanto a pasta do esporte em Piraju, especialmente em relação ao esporte náutico como a canoagem de velocidade e slalon. Sem querer desmerecer os atletas de outras modalidades, a canoagem até agora, é o esporte que mais tem divulgado o nome de Piraju. Vale lembrar que Piraju tem alto potencial para esportes náuticos e poderá explorar o turismo em ações conjuntas entre as pastas do Esporte e do Turismo. Qualquer atitude tomada, sem levar em conta esta questão, é no mínimo retrocesso, pra não dizer insensatez.
Ordem na casa
O vereador Rubens Alves de Lima quer colocar ordem nas associações de bairros e evitar que essas entidades sejam comandadas fora dos padrões legais. Para tomar pé da situação, Rubens quer saber quais são as associações de bairro inscritas na Prefeitura Municipal, se as referidas associações estão com a documentação em acordo com a lei municipal e a Receita Federal.
Sapo de fora
Como medida preventiva, evitando que moradores de outros bairros ajam de forma oportunista se candidatando para ocupar a presidência de associações, o vereador solicitou da prefeitura os nomes dos presidentes e dos vice-presidentes e também se os presidentes das entidades são obrigados a residir no bairro da respectiva associação que preside.
Trampolim
Caso Rubens consiga fazer com que as regras para formação das associações sejam seguidas, poderá impedir que as entidades sejam usadas por pessoas que estejam de olho em cargos eletivos usando as associações como trampolim. É claro que ainda haverá a possibilidade de um suposto oportunista do próprio bairro se candidatar, mas a população deve saber distinguir quem realmente está focado nos interesses do bairro.
Buracão
O vereador Luciano Louzada se mostrou preocupado com um enorme buraco que estava se formando na Rua 7 de setembro próximo a ponte sobre o Ribeirão Boa Vista e pediu providências da prefeitura. Dois dias depois, a prefeitura iniciou uma obra de reparo no local. Das duas uma, ou o local estava mesmo em situação crítica, ou o vereador está com muito crédito com o prefeito Chico Pipoca para que sua reivindicação fosse atendida em tempo recorde.
Unanimidade
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta semana, todos os vereadores que usaram a tribuna fizeram questão de elogiar a organização da 25ª Fecapi. Alguns fizeram questão de citar o nome o presidente da festa Roberto Zanella e do vice Rubinho de Oliveira.
Sucesso
Os primeiros resultados das contas da Fecapi dão conta que o evento deste ano deverá ter suas contas zeradas. Segundo apuramos, só não será possível computar superávit porque a comissão organizadora estaria arcando com algumas despesas de infraestrutura que normalmente sairia por conta da prefeitura. Diante da notícia extra-oficial já há movimentações sugerindo que Zanella e Rubinho estejam a frente do evento de 2010.
Tapas e beijos
De acordo com pessoas que acompanharam de perto o desempenho de Zanella e Rubinho no comando da Fecapi 2009, informaram que era comum discussões acaloradas sobre vários assuntos, mas que sempre terminavam com resoluções satisfatórias, sorrisos e abraços. Dizem os mais atentos que foi a união da experiência de Rubinho com o arrojo de Zanella que fizeram a parceria dar certo. Talvez seja essa a fórmula do sucesso de Zanella e Rubinho.
Troca
Parece que o terreno localizado na Nova América, onde hoje existe o famoso campinho do Brandini, aquele da CPI, poderá ser anexado ao patrimônio da prefeitura. Pelo menos essa seria a proposta do proprietário que estaria interessado em quitar uma dívida com a municipalidade com imóveis e aquele terreno seria um deles. Por enquanto nada foi acertado.
Esquentando
Parece que ainda está longe de terminar o embate entre membros do PP, Fernando Cláudio Artine, e do PMDB, João Fernando José. Informações dão conta de que a próxima discussão terá como tema as assinaturas do registro de candidatura. Este novo ingrediente nesse já apimentado vatapá político deve revelar fatos inusitados sobre o pleito de 2008.
Água e azeite
Todos sabem que água e azeite formam uma mistura heterogênea que, colocadas no mesmo recipiente jamais se misturam. O articulista e colaborador da Folha de Piraju, Theo Motta, descreveu muito bem a coligação firmada entre PP e PMDB para disputar as eleições de 2008 afirmando que jamais haveria algo em comum entre esses dois partidos. Segundo Theo, a coligação, em tese, não teria condições de dar certo se levando em conta o que os dois partidos representam. Pelo rumo que está tomando as agressões mútuas dos últimos meses, a escrita poderá se confirmar. Fica a ressalva de que os ataques teriam começado coincidentemente no momento em que o presidente do PP, Fernando Cláudio Artine, deixou seu cargo de procurador jurídico na atual administração.
Saindo
E por falar em PMDB, em outras esferas, o senador Mão Santa (PMDB-PI) apresentou nesta sexta-feira (18) carta anunciando seu desligamento do PMDB, que em sua opinião "não é o mais o partido dos sonhos. Não é mais aquele PMDB! Aquele no qual, em 1974, sem nenhuma condição, Ulysses se lançou candidato. Para dar um sinal, ele dizia: "Navegar é preciso. Viver não é preciso". Agora, estão morrendo afogados, afirmou. Mão Santa criticou o partido que, "por negociações escusas, imorais e indecentes", recusa-se a participar com um candidato próprio ao governo do Distrito Federal e também sinaliza que não terá candidato a senador no Piauí.

Cidades



Ruas de Piraju pedem atenção do poder público

Castigadas pelas últimas chuvas que caíram na região, algumas ruas de Piraju, estão em estado lastimável, quase já não oferecem condições de tráfego e merecem atenção da Prefeitura para recuperar a capa asfáltica ou calçamento. Ao passar pela Rua 7 de setembro, o vereador Luciano Louzada percebeu que as lajotas do calçamento da rua estão sendo empurradas para cima da calçada com o tráfego dos veículos que passam por ali. Em requerimento apresentado na última sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador pede providências do Executivo para evitar que os motoristas sofram prejuízos futuros. Dois dias depois do requerimento ser lido em plenário, funcionários da prefeitura já estavam trabalhando no local para recuperar o calçamento da rua.
Apesar do vereador ter informado ao prefeito especificamente sobre a Rua 7 de setembro, outra via do centro da cidade, pavimentada com lajotas, também necessita de reparos. O calçamento da Rua Major Mariano também sofreu afundamento devido ao tráfego de ônibus e caminhões formando profundos sulcos na via fazendo com que alguns carros batam como o chamado “peito de aço” no chão.
Já nos bairros periféricos, várias ruas estão com a pavimentação em estado crítico prejudicando o tráfego de veículos e oferecendo risco aos motoristas. A ruas Oswaldo Pinterich e Dona Idólia Dell’Agnolo no Jardim Eldorado, apresentam enormes buracos que obrigam os motoristas a fazer movimentos bruscos de direção e podem perder o controle do carro devido as pedras soltas por toda rua. No Bairro Casa de Pedra e Residencial Shangrilá, os moradores reclamam do abandono das obras de calçamento das ruas. Segundo contam, as melhorias feitas no local poderão se perder por conta da enxurrada que poderá levar as guias colocadas pela Prefeitura causando prejuízos aos cofres públicos. Para os moradores, o sonho de ver o bairro asfaltado ainda este ano está ficando cada vez mais distantes quando percebem que, devido a grande demanda de serviços, a prefeitura possa deixar as obras no local para segundo plano.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Turismo


Governo do Estado libera R$ 1,5 milhão para Piraju. Verba será usada no Projeto Estação Memória


O governador José Serra, liberou nesta terça-feira(15) R$ 33, 9 milhões para 92 municípios incluindo Piraju que conseguiu R$ 1,5 milhão do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), que serão usados na restauração da Estação Ferroviária, no Projeto Estação Memória, na Aquisição de Maria Fumaça e um Vagão de Passageiros e na Aquisição de Bonde Aéreo e Estrutura. Nos demais municípios, a verba de 28 convênios serão usadas para aquisição de maquinários, como caminhões, retroescavadeiras, ônibus, etc. Também foram assinados 64 convênios para investimentos em infraestrutura, beneficiando a população com obras como canalização de córrego, pavimentação e recape de ruas, contenção de encostas, construção de ponte, velório, cemitério, creche, centro esportivo, centro cultural, reformas de centro de lazer, centro comunitário e escola, entre outros. Junto com Piraju, outras cinco cidades receberam verbas do DADE como Santos, São Vicente, Socorro, Pereira Barreto e Santa Rita do Passa Quatro que devem usar a verba em obras de recapeamento e reurbanização de ruas e avenidas, além de infraestrutura turistico urbana e construção de terminal aeroportuário. O Governo do Estado já fez outras três liberações de recursos em 2009. Em junho, foram firmados 99 convênios, no valor de R$ 22,2 milhões. Em julho, foram 52 convênios com R$ 9,2 milhões em recursos. Já em agosto foram 124 convênios com R$35,3 milhões. Em 2007 e 2008, foram assinados 3.228 convênios, num total de R$ 862,8 milhões, contemplando 594 municípios.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Canoagem


A hora é agora

Colocando em prática o conselho do cantor e compositor Geraldo Vandré que disse "quem sabe faz a hora não espera acontecer", Marco Melo, resolveu aproveitar a realização da Festa do Café de Piraju para exibir tudo o que os atletas da canoagem já conquistaram em campeonatos disputados pelo mundo. Com apoio do departamento de Turismo, montou uma exposição de fotos, medalhas e troféus para mostrar que a canoagem de Piraju tem futuro promissor e pode ser (e já é), uma das maiores formas de divulgação da nosa estância turística. O prefeito Chico Pipoca e o vereador José Carlos Brandini foram lá conferir a exposição. E pensar que teve gente que tentou barrar a iniciativa.

Evento


Chico "Fecapi" fala sobre a Festa do Café de Piraju


Caminhando para os 81 anos e comemorando o sucesso e a organização da FECAPI 2009, o prefeito da Estância de Piraju, Francisco Rodrigues, mostra que tem força pessoal e política para manter-se no cargo, contrariando as perspectivas dos pessimistas e adversários. Na abertura da festa deste ano ele declarou: “tenho mais três anos de mandato e pretendo cumpri-lo”.
Em mais uma edição de sucesso, a feira do café agigantou-se na região, com a mídia de outras cidades, espontaneamente, divulgando-a e elogiando-a. O jornalista Wilson Ogunhê, de Avaré, visitando a 25ª FECAPI, fez uma observação sintetizando um lado do perfil político do prefeito: “se já não fosse conhecido por Chico Pipoca, o prefeito de Piraju seria conhecido por ‘Chico Fecapi’”.
Defensor incondicional, o prefeito nutre um carinho especial pela FECAPI, por diversas razões. Acertadamente, ele sempre considerou a feira do café como um vetor de aceleração da economia local, especialmente da agropecuária e do turismo. Lembrando sua adolescência pobre, Pipoca sabe da importância de uma festa popular para lazer e diversão, “recarregando as energias para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, especialmente os menos favorecidos”.
Num momento em que a Prefeitura enfrenta uma queda na arrecadação e um violento corte de despesas, Pipoca formou uma Comissão Organizadora e deu força a seu presidente, o empresário Roberto Zanella, de tal forma que, em plena crise, levantou um volume histórico de patrocínios e apoios, com 100% dos shows de qualidade inquestionável.
Na quinta-feira, o prefeito de Piraju concedeu uma entrevista exclusiva à Folha de Piraju.

Folha- Como o senhor avalia a Fecapi 2009?
A FECAPI é um sucesso sempre. Como disse o Zanella, presidente da feira, o que acontece é que a cada ano que passa, nós temos a obrigação de melhorar a qualidade da FECAPI, aprendendo com os erros do passado. E isso foi feito e será sempre feito, pelo menos enquanto estiver nesta cadeira.

Folha- O senhor acha que a Fecapi deveria ter ingresso cobrado?
Laca, a quantia que a Prefeitura investe na feira é um dinheiro que dá retorno para o município, por causa dos negócios gerados, do incentivo à agricultura, à cafeicultura e à pecuária, assim como ao turismo, comércio e indústria. Agora, se for possível, no futuro, cobrando preço popular para um show, por exemplo, o poder público diminuir seu repasse para a feira, ficaria muito melhor para todo mundo. Mas nós sabemos que tem muitas cidades que estão caminhando para a cobrança das festas desse porte. E eu sei que é desgastante politicamente cobrar ingresso. É muito mais fácil ficar gastando dinheiro público com festas ou confete e agradar a população, mas arrebentar os cofres públicos.

Folha- Qual das inovações da feira 2009 que o senhor destacaria?
Olha, eu gostei das chamadas sobre o turismo de Piraju que tem sido anunciado no som dentro da feira e no palco. Acho que os visitantes podem ficar com vontade de visitar nossa cidade. É uma forma simples e barata de divulgar nossa cidade. Agora, as câmeras de segurança que a Polícia Militar fiscaliza o recinto é uma coisa muito importante, pois melhora a segurança de quem vem na FECAPI.

Folha- Como o senhor avalia a atuação do presidente da Comissão Organizadora, Roberto Zanella?
Eu acho muito positiva. A feira arrecadou uma quantia de patrocínio e apoio que nunca foi vista e isso significa que é possível fazer uma FECAPI com os melhores shows do momento, sem comprometer os recursos da prefeitura para a feira, pois eles são limitados. Mas é importante destacar também o apoio da Câmara, que em relação à FECAPI, acho que todos os vereadores consideram importante a realização da feira para a economia e o povo de Piraju e da região. Não podemos esquecer que o Zanella estava junto com o Rubinho de Oliveira, o José Ruiz e a estrutura e funcionários de vários Departamentos Municipais, que deixaram seus afazeres profissionais e pessoais para até mesmo amassar barro, literalmente, como diz o caboclo. Toda a comissão, de forma geral, merece elogios.

Folha- O senhor acompanhou a organização da festa, com controles mais rígidos nos camarotes, maior segurança e higiene da 25ª FECAPI. Ainda assim acontecem problemas com pessoas que não respeitam essa organização ou não se preocupam com a limpeza do recinto. Como resolver isso definitivamente?
Eu acho que é um problema de civilidade, que tem que ser resolvido com o tempo. Mas eu acho que foi coisa isolada nesta festa. Todos as pessoas que conversei elogiaram a ordem da feira e a sua qualidade, até a cerimônia de abertura da FECAPI foi muito elogiada. Então, acho que se ocorreu algum problema foi algo isolado, que sempre acontece mesmo. Mas deve partir de nós, a classe política, o melhor dos exemplos de respeito às regras em qualquer lugar, principalmente no caso de um evento desse tamanho.

Folha- Como está a situação financeira da Prefeitura hoje?
A situação de todas as prefeituras não é boa. Somente estão mais tranqüilas aquelas cidades que tem arrecadação própria muito alta, como Paulínia, lá onde tem uma refinaria da Petrobrás. Em Piraju, pagamos muitas dívidas de administrações passadas, de forma que, até agora, não temos muitas dívidas, mas também não temos uma reserva de recursos, pois toda a arrecadação dos últimos anos foi comprometida para pagar aqueles compromissos da Prefeitura gerados por outros prefeitos.
Para combater essa situação, lançamos uma campanha para devedores de impostos municipais ter algumas facilidades para pagarem suas dívidas. Veja bem, eu nunca concordei com esse Refis, mas é necessária esta ação, em virtude da crise que é muito grave, e olha, eu nunca vi uma crise de recursos públicos como essa.

Folha- O senhor vai deixar herdeiros políticos?
Tá muito longe a próxima eleição, mas herdeiros políticos sempre existem. São aqueles que sabem manobrar de forma a atrair o maior número de votos e cabos eleitorais possíveis para sua candidatura.
Folha- Numa escala de 0 a 10, que nota o senhor daria à sua equipe de assessores? Que nota o senhor acha que a população daria?
Acho que a equipe merece, no meu ponto de vista, .... E acho que a população deve dar uma nota menor, mas em todo lugar é assim. Se administrar a nossa casa ou o nosso negócio é complicado, imagine mais de 1.200 funcionários e um orçamento de quase 40 milhões.

Folha- Quando o senhor vai fazer uma avaliação dos atuais diretores?
Já estou fazendo e, como prometi, quem não estiver comprometido com o Plano de Governo poderá ser substituído. Não tenho medo de mudanças.

Folha- Quais conquistas o senhor pretende apresentar até o final do mandato?
Olha, vejo como uma conquista diária, a folha de pagamento em dia e os compromissos públicos em ordem, mas espero entregar ao próximo prefeito uma cidade com melhores índices de redução de mortalidade infantil, com a saúde melhorada, com destacados índices educacionais, com mais ruas e vilas recapeadas ou construídas, com mais casas e, principalmente, com um turismo e comércio mais fortalecidos. E mais eventos, vamos investir em eventos, precisamos disso, se possível em parcerias com comerciantes para dividir responsabilidades e diminuir os custos.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Política


Ameaça a Brandini é denunciada na Câmara Municipal


A ameaça de morte sofrida pelo vereador José Carlos Brandini e sua família relatada na edição da Folha de Piraju do dia 29 de agosto de 2009, foi usada esta semana por uma moradora da Vila Tibiriçá do Paranapanema Rosely Nagib Esposto como base para uma nova denúncia na Câmara Municipal de Piraju contra o vereador Clóvis Braz pedindo a cassação de seu mandato.
A reportagem, elaborada através de informações obtidas do próprio Brandini, conta de que por volta das 23 horas da terça-feira, 4 de maio de 2009, através de ligação anônima não detectada pelo identificador de chamadas, uma voz teria proferido ameaças de morte contra ele e sua família caso votasse em favor do prefeito num pedido de cassação que estava tramitando na Câmara.
Após a quebra do sigilo telefônico de José Carlos Brandini solicitado pela polícia, descobriu-se que as ameaças partiram do celular de Clóvis Braz. Em depoimento a polícia, Braz teria negado que tenha sido o autor das ameaças. Para justificar o uso de seu celular, que ainda é o mesmo, Clóvis afirmou que seu aparelho foi perdido e recuperado o que permitiria que outra pessoa poderia ter feito a ameaça. A polícia já pediu a quebra de sigilo do celular de Clóvis Braz.
Ao saber da ameaça contra o vereador Brandini, a comerciante Rosely Nagib afirma se sentir no direito de cidadã em apresentar a denúncia pedindo a cassação do mandato de Clóvis Braz por quebra de decoro parlamentar. De acordo com a denúncia, Braz teria, em tese, cometido crime previsto no Código Penal, "no capítulo que trata dos crimes contra a liberdade individual, dos crimes contra a liberdade pessoal e ainda constrangimento ilegal".
Rosely relatou que além da ameaça contra o vereador Brandini, outro fato teria motivado sua denúncia. A moradora da Vila Tibiriçá conta que seu próprio filho teria sido ameaçado pelo vereador Clóvis Braz dentro da delegacia onde prestava depoimento para um Boletim de Ocorrência relacionado ao Bar Tricolor que é dirigido pelo vereador.
Ela afirma que em dado momento, Braz, que já enfrenta uma Comissão Processante (CP), por suposto uso indevido dos poderes e prerrogativas do cargo de vereador, em questões relacionadas a esse mesmo bar, teria em alto brado proferido ameaça ao filho dela dizendo: “sua hora também vai chegar”. A ameaça, na ocasião também foi registrada na polícia. A nova denúncia deverá ser analisada pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Piraju.

sábado, 5 de setembro de 2009

Concurso de Café

8º Concurso de Qualidade de Café de Piraju já tem vencedores

Saíram os vencedores do 8º Concurso de Qualidade de Café de Piraju e Região realizado pela PROCED de Piraju e CATI. Na foto acima estão Paulo Matozinho da Casa da Agricultura de Piraju, Clair Dognani, que recebeu o prêmio em nome de seu irmão Ademir Salvador Dognani vencedor do primeiro lugar na categoria Café Natural, Márcio Luiz Bergamo Favaro, vencedor do primeiro lugar na categoria Café Descascado e o Marcos Fávaro, presidente da Proced de Piraju. Veja lista dos dez vencedores nas duas categorias.
Café Cereja Descascado
1º Marcio Luiz Bérgamo Favaro (Sarutaiá), 2º Norival Favaro (Tejupá), 3º Milton José Dognani (Sarutaiá), 4º Pedro Bewrgamo Neto (Taqurituba), 5º José Romeu Aith Favaro (Tejupá), 6º Silvio Roberto Favaro (Tejupá), 7º Mituaki Shigueno (Itaí), 8º Bruna Sella Ferreira (Tejupá), 9º Abílio Bergamo (Tejupá) e 10º José Antônio Nicolau Ferreira (Tejupá)
Café Natural
1º Ademir Salvador Dognani (Piraju), 2º Norival Favaro (Sarutaiá), 3º Milton José Dognani (Sarutaiá), 4º Paulo Cesar Lopes Pinheiro (Piraju), 5º Bruna Sella Ferreira (Tejupá), 6º Clair Sandro Dognani (Tejupá), 7º Anderson Nicolau Ferreira (Tejupá), 8º Riane Dognani (Tejupá), 9º Nelson Pereira Jr (Tejupá e 10º Deoclécia Dognani Yacubian (Piraju)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Agricultura


Piraju terá mais um concurso de café

Já foram definidas as palestras do 11º Encontro de Cafeicultores que acontece no Iate Clube na próxima sexta feira, dia 4 de setembro. Entre as palestras uma das novidades é o tema "Secagem e Aramazenamento de Café em Silo Secador" um dos assuntos que deve atrair muitos cafeicultores.
É uma forma nova de armazenagem que vem sendo usada. O palestrante tem muita experiência na área.
O encontro que tem várias empresas participantes terá entre seus patrocinadores a Cimoagro,Vale Rei e outras empresas do setor. Após a abertura solene marcada para as 9 horas da manhã , seguem-se as palestras.
10h - Edson Gil de Oliveira - Novas Tecnologias no Manejo do Cafeeiro
Após o almoço:
14h30 - Dr. Joel Irineu Fahl Pesquisador do IAC - Aspectos Fisiológicos Relevantes no Crescimento e Produção do Cafeeiro.
16h - José Luiz Burgetti - Secagem e Armazenamento de Café em Silo Secador.
À noite acontece o jantar dos Cafeicultores quando serão conhecidos os ganhadores do Concurso de Cafés Especiais da região de Piraju.
O 8º CONCURSO DE QUALIDADE DO MELHOR CAFÉ DE PIRAJU E REGIÃO que acontece simultaneamente tem o objetivo de incentivar e premiar os produtores de Piraju e Região, cuja produção de café CEREJA DESCASCADO ou NATURAL caracterize seus lotes pelo esmero no preparo e na alta qualidade final. Serão dois concursos distintos, sendo um na categoria CEREJA DESCASCADO e outro na categoria CAFÉ NATURAL. Participaram do concurso todos os produtores de café de Piraju e região, e os lotes inscritos foram produzidos em suas propriedades.
As inscrições reuniram uma amostra fiel de 1,5 kg de um lote de, no mínimo, 10 sacas beneficiadas de café arábica produzido na safra 2009, com seca homogênea, teor de umidade máximo de 11%, peneira 16 acima e tipo 4 para melhor. Os lotes e amostras inscritos conforme o regulamento são de uma única propriedade, pois foram vedadas as inscrições de ligas de cafés produzidos em propriedades diferentes. Cada produtor teve direito a inscrever uma só amostra ou lote em cada categoria do concurso. Propriedades com mais de um proprietário obedeceram ao limite de uma amostra ou lote por propriedade. Devido ao atraso da colheita a pré seleção foi abolida e as inscrições dos mais de 40 participantes terminou ontem. O julgamento será no dia 4, durante o dia no clube da Sabesp.
A premiação será realizada no Iate Clube de Piraju, no dia 4 de setembro, às 21 horas. Serão atribuídos os seguintes prêmios:

CATEGORIA CEREJA
DESCASCADO
1º colocado R$ 3.000,00
2º colocado R$ 1.500,00
3º colocado R$ 1.000,00
4º colocado R$ 800,00
5º colocado R$ 500,00

CATEGORIA CAFÉ
NATURAL
1º colocado R$ 3.000,00
2º colocado R$ 1.500,00
3º colocado R$ 1.000,00
4º colocado R$ 800,00
5º colocado R$ 500,00

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Polícia


Patrulha Comunitária Rural realiza palestra em Avaré


Na noite de terça-feira (1), três integrantes do Policiamento Comunitário Rural, do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior, ministraram palestra para representantes de Associações de Bairros, Secretaria da Agricultura, Sindicato Rural de Avaré e comunidade rural. O evento aconteceu nas dependências da Casa da Agricultura onde o Sargento Nélson, Soldados Scherer e Robles falaram sobre o novo sistema de funcionamento das Patrulhas Comunitárias Rurais apresentando slides ilustrativos sobre vários temas como: monitoramento de imagens via satélite, divisão da área rural em setores, além do projeto que sugere possível aquisição de equipamentos de apoio operacional para uso dos policiais. Trata-se de materiais que proporcionarão sensíveis melhorias à comunicação entre patrulhas, população e Central de Emergência. Conforme já foi divulgado, o atual Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo vem dando grande ênfase à modalidade sendo que a cidade de Avaré já conta com o serviço há pelo menos cinco anos. Outras reuniões entre policiais e comunidade já estão agendadas para o mês de setembro. E por falar em patrulha rural, em face do roubo que ocorreu na fazenda Magrisa esta semana, resta saber quando será implantado um sistema desses em Piraju

Teatro


Espetáculo com atriz Rosi Campos lota teatro em Piraju

Com o Cinemax de Piraju lotado com público envolvendo crianças, jovens e adultos, o Departamento Municipal de Cultura de Piraju, através do Circuito Cultural Paulista apresentou gratuitamente neste final de semana, a peça De Pernas pro Ar- Circo de Grafitti, com a atriz da televisão Rosi Campos, a “Morgana” do Castelo Ra-Tim-Bum e o ator Eduardo Silva que também atuou no mesmo programa interpretando a personagem “Bongô”
O grupo de Rosi Campos com muito humor presta uma homenagem ao rádio com o espetáculo "Rádio Grafitti PRK Bum" ambientado na década de 50. Num espetáculo com muita música, interpretadas ao vivo, o público levado de volta até a era do rádio com reclames comerciais, músicas, noticiários e humor.
O espetáculo promoveu uma notável intereação entre público e atores, destaque para Chico Pansanato do Banco do Brasil.
Em entrevista concedida após o evento, a atriz Rosi Campos, que já esteve duas por vezes, parabenizou c cidade pela reforma do Teatro, agradeceu ao público e o diretor de cultura Paulo Vigu.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...