quinta-feira, 17 de junho de 2010

Administração Pública

Prefeito exonera dois diretores
e promete novas mudanças

No começo desta semana, prefeito de Piraju Francisco Rodrigues anunciou a exoneração da diretora de Saúde Yaeko Kawata e do diretor de Serviços Urbanos Motauri Iaralhan, prometendo ainda que outras mudanças poderão ocorrer nos próximos dias. Pelo menos foi isso que informou o diretor administrativo Ronaldo Adão Guardiano. Além da exoneração dos dois diretores, os assessores Odair Polizelli e Claudinel Galhego também deixaram seus cargos. Já Marcos Fernandez, que atuava como assessor de imprensa foi remanejado para o departamento de Meio Ambiente logo após retornar de suas férias.
“Até o momento, estas foram as modificações feitas pelo prefeito Francisco Rodrigues. Ainda outras poderão ocorrer”, avisou Guardiano que não descartou a possibilidade de haver novas exonerações. Sobre a situação do ex-assessor de imprensa Marcos Fernandes, o diretor administrativo deixou escapar que sua permanência na administração não está garantida. “Por enquanto ele está no meio ambiente. Por enquanto”, enfatizou Ronaldo.
As exonerações de Claudinel Galhego e Odair Polizelli, filiados aos PMDB, partido do vice-prefeito, já eram esperadas depois do rompimento entre o partido dos assessores, com o PP, partido do prefeito Francisco Rodrigues. Já a saída de Yako Kawata e Motaruri não era esperada, pelo menos por enquanto, principalmente a do diretor de Serviços Públicos que foi mantido no cargo pelo prefeito mesmo sofrendo pressões de antigos aliados políticos. A situação de Yaeko Kawata, diretora de Saúde era mais delicada, mas vinha sendo mantida no cargo apesar das críticas que vinha sofrendo nos últimos dias, de vários usuários do Pronto Socorro Municipal que reclamavam sistematicamente dos serviços prestados por seu departamento. A falta de medicamentos também agravou a situação. Em recente entrevista, Yaeko desabafou dizendo que estava sendo vítima de “perseguição” por parte de algumas pessoas ligadas a administração. Apesar das reclamações, o prefeito teria mantido Yaeko no cargo, mas esta semana o diretor administrativo informou que seus serviços foram dispensados pela prefeitura, dando a entender que a iniciativa de sua saída teria partido do prefeito
Ainda na tarde de segunda-feira (7), pouco depois da divulgação da exoneração de Yaeko Kawata, fomos informados que o prefeito já teria em sua mesa o nome do próximo responsável pelo setor da Saúde de Piraju. Na terça-feira (8) o prefeito anunciou a nomeação Sérgio Pontes Sanches, o Serginho da APAE, como novo diretor de Saúde de Piraju.
Atual presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piraju, Serginho, que está em sua segunda gestão informou que não esperava ser convidado para assumir o departamento de Saúde de Piraju.
“Eu não esperava esse convite. O prefeito Francisco Rodrigues me chamou e disse que tinha colocado meu nome para análise e eu fui aceito. É um desafio, porque o departamento de Saúde é um setor muito importante na administração pública”, declarou Sérgio Pontes Sanches que, apesar de sua experiência no comando da APAE, onde tem contato com a gestão de uma entidade de Saúde, diz que não ter a menor noção do que é um departamento de Saúde.
Para se sair bem nessa nova empreitada, o recém nomeado diretor da administração de Francisco Rodrigues, acredita que poderá se sair bem na direção do setor de Saúde e dá a receita.
“Antes quero tomar conhecimento dos recursos que a pasta recebe, dos custos, das necessidades básicas como os PSFs e Pronto Socorro. Depois temos de traçar metas. A diretoria de Saúde é muita responsabilidade. Planejando direitinho vamos conseguir fazer um bom trabalho”, declarou Serginho.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...