segunda-feira, 12 de junho de 2017

Morre Chico Pipoca o prefeito que marcou Piraju



Prefeito Chico Pipoca e seu vice José Maria Costa

Faleceu na tarde de quinta-feira (8) o ex-prefeito de Piraju Francisco Rodrigues, popularmente conhecido como Chico Pipoca. O agricultor que, também era político de grande expressão na região e no Estado de São Paulo, morreu aos 88 anos de idade após passar mal em sua residência na Rua Rodrigo Vasconcelos Spínola, no Jardim Ana Maria. O ex-prefeito de Piraju já estava com a saúde debilitada nos últimos meses e recebia cuidados de sua família.  Na tarde de quinta-feira, seu estado agravou e a família buscou ajuda no pronto socorro, mas Francisco Rodrigues já chegou ao local sem vida.
Francisco Rodrigues foi um dos políticos mais influentes de Piraju e região e, ainda hoje mantém sua marca a administração pública do município através José Maria Costa que foi seu vice-prefeito. Rodrigues. Jair Cesar Damato, prefeito da gestão anterior, também foi vice de Chico Pipoca
no período de 2008 a 2012. Denílton Bergamini, atual presidente da Câmara foi diretor de Esportes de uma de suas administrações e participou do governo de Piraju como vice de Jair Damato.
Francisco Rodrigues ganhou notoriedade devido a sua origem humilde e das conquistas que teve ao longo de sua vida. Aos doze anos já trabalhava como engraxate, depois passou a ser office-boy de um escritório e vendedor de pipoca ajudando seu pai em frente ao Cine Jardim, atividade essa que lhe rendeu o apelido de Chico Pipoca, que o acompanhou por toda sua vida, inclusive na política.
Acostumado ao trabalho desde cedo, Rodrigues, foi proprietário do bar Três Cantos, depois de um armazém de secos e molhados que funcionava no prédio da Rádio Paranapanema, emissora que mais tarde, Francisco tornou-se o primeiro proprietário. Depois de trabalhar por um período em São Paulo, voltou a Piraju e passou a dedicar-se à agricultura e, junto com outros proeminentes agricultores reergueram a cooperativa de cafeicultores de Piraju.
 Ao mesmo que tempo em que cuidava das propriedades de sua família, Chico Pipoca já se envolveu na política e nunca mais a deixou. Na eleição de 2016, havia rumores de que ainda queria participar de mais um pleito, mas cedeu lugar para seu filho Luiz Francisco Rodrigues, que disputou a eleição como vice de Jair Cesar Damato.
Em sua trajetória política, Francisco Rodrigues foi um homem de muitas conquistas, conseguindo ser o único político de Piraju a conseguir quatro mandatos, graças ao fato de muitos eleitores da classe mais humilde terem se identificado com sua trajetória de menino pobre vendedor de pipoca a um bem sucedido agricultor. Sua votação era tão expressiva que, ainda no primeiro mandato, deixou a Prefeitura por oito meses para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo. Neste período, assumiu a Prefeitura seu vice Miguel Mário Napolitano.  
Primeiro mandato de Rodrigues foi de 6 anos no período de 01/01/ 1977 a 31/12/ 1982. O segundo foi de 01/01/1989 a 31/12/1992.  O terceiro mandado, Pipoca conquistou depois de 12 anos, acabando com a hegemonia do PSDB, ressurgindo e pondo fim aos comentários de que sua via pública estava acabada. Naquela eleição, Chico Pipoca ficou com 52% dos votos, mais do que a soma dos votos de seus três concorrentes e governou de 01/01/2005 a 31/12/2008 e, em seguida foi reeleito para o quarto e último mandato de 01/01/2009 a 31/12/2012.
Durante seus mandatos, Chico Pipoca foi um político realizador e muitas obras marcaram sua passagem pela vida pública em Piraju. Suas obras marcantes foram :
Conjuntos Habitacionais: Augusto Morini (TetoI), José Maria Arbex (Teto II), Haydee Athiê (CODESPAULO) e Dr. Ovídio Tucunduva.
Escolas: Escola Mônica Bernabé Garrote, Yolanda Marinho Lessa, ETEC Waldir Duron Jr e término da escola do SESI.
Creches do Nosso Teto, Vila Tibiriçá e Vila São Pedro.
Há ainda construção de centros comunitários, centro de convivência infantil, centro de saúde (Postão), Fundo de Solidariedade, distrito industrial e outras tantas obras espalhadas pela cidade, todas fruto de seu tino administrativo e do prestígio político que conquistou junto a secretários e ministros e outras autoridades nas esferas federal e estadual, o que confere a Chico Pipoca um status de político de grande importância para a cidade de Piraju e região.

Francisco Rodrigues deixa a esposa Anália Bérgamo Rodrigues e os filhos Ana Maria, Júlia Elizabeth, Luiz Francisco, Maria Lydia e Rejane Rosa e também netos e bisnetos. 

Um comentário:

Unknown disse...

Faltou dar o crédito da foto a Maria Ângela Ramos/Folha de Piraju

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...