terça-feira, 13 de junho de 2017

Teyquê–Pê destaca rio Paranapanema em Semana Nacional do Meio Ambiente

Rio Paranapanema em Piraju














Teyquê–Pê destaca rio Paranapanema em Semana Nacional do Meio Ambiente
A Organização Ambiental Teyquê-Pê comemorou a Semana Mundial do Meio Ambiente com uma ação cultural/ambiental em defesa do rio Paranapanema que envolveu show de música com`Paulo Vigu e Daniel Vianna, apresentação de cultura indígena com a tribo Tupi Guarani Tekoa Porã, contação de histórias, rodas de conversa e até a participação dos alunos e professores Escola Municipal de Canoagem Slalom que treina no último trecho de corredeira do rio. 
Foto. Marcos Fernandes - Paulo Vigu e Daniel Vianna


O evento, realizado às margens do rio que corta Piraju e corre risco de alvo de mais um empreendimento hidrelétrico, contou com adesão total da população e de várias autoridades que foram prestigiar o trabalho incansável em devesa do rio realizado pelos membros da Teyquê-Pê. Os vereadores Valberto Zanatta, Genivaldo Borge, João Luciano, Leonardo Tonon, Reginaldo Piruá e José Carlos da Miloca marcaram presença.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho por recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Foto. Marcos Fernandes - Público participante da
Semana Nacional do Meio Ambiente
em Piraju
Em 27 de maio de 1981, o governo brasileiro estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente através do Decreto Federal 86.028. A comemoração tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído para chamar a atenção dos povos e promover ações políticas e administrativas para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. O evento promovido pele Organização Ambiental de Piraju serviu para chamara a atenção da população para questões ambientais em todo o globo sobre questões ambientais e, principalmente para o rio Paranapanema ajudando aos participantes na percepção de responsabilidade e também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável. 

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...