segunda-feira, 10 de maio de 2010

História

O Colégio Estadual de Piraju foi criado em 01/10/1934 pelo decreto nº 6717 do interventor Federal Dr. Marcio Pereira Munhoz. Em setembro de 1936 foi inaugurado o majestoso edifício de hoje, antes o ginásio funcionou no provisoriamente no prédio da atual prefeitura.

Nhonhô celeiro de craques.


Theo Motta- especial

Dia desses, um amigo me enviou pela Internet um filme produzido na Inglaterra sobre os 12 gols marcados pela Seleção Brasileira de Futebol, equipe de 1982 em campos de Espanha. Foi uma homenagem ao futebol arte do mestre Telê Santana,comandante daquele Magic Team, que por um capricho dos deuses do futebol,não foi campeão do mundo naquela copa,mas quem liga pra isso? Eu que nunca fui muito fanático por futebol, porque envergonhava meus colegas de equipe,depois de ser escalado por ultimo,premio de consolação para quem cabeceava de olhos fechados á esmo e matava a pelota de canela ,(um desastre que muitos jogadores ainda causam)confesso que me emocionei.O futebol é pura arte,e arte é emoção e encantamento.Fosse um time de futebol,o Colégio Nhonhô Braga,poderia muito bem ser comparado aquela seleção brasileira que encantou ao mundo com seu talento embora não tenha sido campeã,mas quem liga para isso,afinal Marta Rocha,nossa eterna Miss Brasil também perdeu o titulo de Miss Universo por uma polegada a menos nas coxas maravilhosas,injustiça pela qual quase declaramos guerra aos Estados Unidos?,mas perguntem por aí quem foi a vencedora daquele concurso?Ao longo dos 75 anos de sua historia,o colégio entregou ao Brasil estrelas brilhantes,craques inigualáveis que se projetaram em todos os segmentos da atividade humana.Enumerá-los aqui seria como navegar perigosos mares em busca de rota segura,um erro que poderia causar melindres e o momento é de festa.Gostaria de encerrar essa homenagem singela,citando os versos iniciais do Hino ao Colégio,letra e música do professor Antonio Hailer ,que tantas vezes entoamos no salão nobre,ao lado de colegas tão queridos,que geração após geração,carregaram com orgulho as cores azuis –celeste e as tradições da velha academia,como o chamo carinhosamente.
_Sol Brilhante, Horizonte risonho, desta terra és orgulho.
Parabens Nhonhô,você estará para sempre em nossos corações.










Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...