quarta-feira, 12 de maio de 2010

Saúde

Remédios
O vereador Ronaldo Ferreira voltou a tecer críticas ao prefeito falando do departamento de Saúde. Abordando a falta de remédios, Ronaldo afirmou que é muito grave a situação da distribuição e compra de medicamentos em Piraju. O vereador diz que as informações que chegam até os vereadores são bastante contraditórias. Usuários reclamam que não há medicamento e no Posto de Saúde dizem outra coisa.
Demora
Para Ronaldo, a prefeitura estaria demorando muito para tomar providências para resolver esse problema dos medicamentos.
Compra
A quantidade de medicamentos comprados pela prefeitura é assustador, disse Ferreira usando a tribuna da Câmara. Segundo o vereador, alguns remédios teriam sido adquiridos em quantidade de até 800 mil comprimidos, para serem comprados parceladamente.
Valores
Falando ainda da compra de medicamentos, Ronaldo disse ter recebido denúncia de que haveria uma “coisa esquisita” nos preços dos medicamentos adquiridos e quando solicitou informações sobre a compra dos remédios, algumas informações lhe teriam sido negadas. “Fui até a prefeitura e não quiseram me fornecer os preços dos medicamentos. Nós queremos ver por que existem suspeitas de preços irregulares e gostaríamos que a prefeitura nós informasse dos preços que foram levados na licitação. Queremos saber quanto “foi pago por esses medicamentos”.
Remendando
Para Ronaldo Ferreira, o trabalho de vereador estaria servindo de remendo para administração de Chico Pipoca. Apesar de reconhecer a capacidade administrativa do prefeito, Ferreira disse que “noventa por cento do tempo dos vereadores é gasto tentando consertar, ou tentando preencher uma lacuna em que o Executivo falha”.
Decepção
“Esperávamos muito mais atuação, muito mais firmeza pela sua capacidade administrativa, pela sua experiência de vida, mas nós temos visto que a coisa não anda. É muita confusão e muito desmando como na área de Saúde”, criticou o vereador que apontou ainda o jogo de empurra, empurra que em sua visão estaria existindo entre os diretores de Esporte e Turismo.
Retórica
Em dado momento, Ferreira chamou seus colegas a reflexão perguntado: “Qual é nosso papel como vereador, cobrar, apresentar sugestões que em sua maioria não são ouvidas? Até quando nós vereadores vamos ficar aqui só remendando estragos feitos pela administração? Quantas verbas foram perdidas já por ineficiência desses atuais diretores? Quanto tempo já foi perdido só nesse mandato por falha do segundo escalão, por falta de fazer projeto, por falta de correr atrás de dinheiro? Não seria o caso do prefeito ter um segundo escalão forte e eficiente e ele correr atrás dessas verbas e desses recursos?”
Recado
Concluindo seu discurso, o vereador deixou seu recado para o prefeito dizendo: “Seu Francisco Rodrigues está na hora de acordar, está na hora de administrar a cidade. Não governar a cidade, mas administrar a cidade. Todos nós aqui somos trabalhadores. Todos os vereadores são trabalhadores, todos têm os seus negócios, as suas coisas seu trabalho e nós estamos perdendo o nosso tempo remendando a bandeira de Piraju.”
Viagem
O prefeito Chico Pipoca e o diretor de Indústria e Comércio de Piraju Carlos Camargo Lima, viajam na próxima semana para Brasília onde participarão do congresso dos municípios produtores de energia. Até onde se sabe, algumas pessoas foram convidadas para acompanhar o prefeito nesta viagem, mas ninguém teria aceitado o convite.
Reunindo informação
O colaborador da Folha Théo Motta, também teria sido convidado para viajar com a dupla, mas também declinou do convite. Théo Motta teria sido convidado porque conhece a fundo a briga dos municípios produtores de energia que querem aumentar a fatia do bolo do ICMS que recebem do Governo.
Assinatura Falsa
Na viagem que fizeram à Brasília, os vereadores descobriram a existência de uma assinatura falsa do prefeito Chico Pipoca no ofício que solicita a renovação do Programa Segundo Tempo em Piraju. O vereador João José desconfia que algum servidor da prefeitura seria o autor da assinatura.
Outras assinaturas
E por falar em assinaturas, continuam as investigações para apurar as responsabilidade da assinatura no registro de candidatura do vereador João Fernando José. Informações dão conta que a polícia agora vai ouvir todos os candidatos a vereador pela coligação “Competência e Responsabilidade” e todos poderão ter que fazer exame grafotécnico.
Faixas
As faixas colocadas pelo DEM de Piraju com mensagens do deputado estadual Gil Arantes homenageando as mães colocou mais pimenta na relação entre o DEM da diretora da Ação Social Zoraide Bereguel e do vereador Marco Antônio dos Santos e o PMDB dos vereadores João Fernando José e Luciano Louzada além do vice-prefeito Jair César Damato. A briga tem conotação política com os dois partidos querendo para si o voto do eleitorado pirajuense para a disputa à Assembléia Legislativa. Zoraide estaria querendo garantir o voto para Gil Arantes e João José, já articulando para apoiar a candidatura do médico Jair César Damato que quer concorrer ao cargo de deputado estadual nas próximas eleições.
Experimentando
Para alguns, a intenção do médico Jair Damato de concorrer a deputado pode ser uma tentativa de avaliar seu poder de voto, já que o político ainda não sabe como seria traduzido em votos seu potencial político.
Incógnita
Se forem levadas em consideração a experiências de outros candidatos a deputado de Piraju, Jair Damato poderá não conseguir uma noção real de seu poderio de voto numa disputa ao cargo de deputado. Como se sabe, João Boiadeiro e Ronaldo Ferreira já tentaram conquistar uma cadeira na Assembléia Legislativa e os votos que tiveram quando concorreram a vereador foi totalmente diferente da que tiveram para deputado. Como diz o dito popular “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. Eleição para deputado é uma coisa, para prefeito é outra completamente diferente.
Alma lavada
O advogado Glauco Montilha comemorou esta semana o arquivamento da última representação feita contra ele na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para quem não se lembra, Glauco sofreu representações por parte do Partido Progressista (PP) e pelo prefeito Chico Pipoca ao devido às declarações que deu à Folha enquanto defendia um servidor público no caso da tesouraria.
Truculência
Para o advogado, o arquivamento das representações contra ele é uma vitória da democracia já que, em sua opinião, os ataques que sofreu podem ser comparados a uma tentativa de impedir o exercício de sua profissão.
Reparação
Agora, com o arquivamento das representações, Glauco afirma que vai procurar ressarcimento por conta dos prejuízos que sofreu por desmando e por cerceamento de seu direito de trabalho.
“Buraqueira”
A população já não agüenta mais sofrer com as condições das ruas de Piraju. Esta semana, várias pessoas reclamaram dos buracos e pedem providências da prefeitura. A falta de verba pode ser o principal problema que o diretor de Obras vai encontrar para recapear as ruas da cidade.
Desanimado
Ao ouvir a reclamação de um morador da Vila Jurumirim, o vereador Eduardo Pozza se disse desanimado com a função de vereador por não poder fazer nada para atender a população. Pozza afirmou que não vai mais se candidatar a vereador. O cargo do Executivo será a próxima meta do político.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...