quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Thiago Interlichia novo presidente da ACIP fala futura gestão

Thiago traz propostas para dinamizar o comércio de Piraju


A Associação Comercial e Industrial de Piraju tem novo presidente. A eleição realizada no dia 14 de dezembro teve apenas uma chapa concorrendo e tem o Thiago Garcia Interlichia como presidente. Filho de Paulo Sérgio Macedo Interlichia e Lindalva Garcia Interlichia, proprietários da loja conhecida como “Bicicletaria do Paraíba”, Thiago tem formação superior em outra área, mas prefere mesmo é dedicar o tempo que tem na prática do comércio. E tem se saído muito bem. Prova disso é que, a loja da família, aumentou consideravelmente seu faturamento graças a algumas alterações sugeridas por ele. Na entrevista que concedeu ao jornal Piraju Regional News, Thiago fala como surgiu a ideia de formar a chapa para assumir o comando da ACIP que tem a diretoria formada por medalhões como Carlos Camargo Lima, Celso Borsato, Gastão Lanze, Emerson Assaf, Robinson Barreiros e Silvio Eli Panicio e Flávio Roberto Ribeiro e outros que com certeza farão a diferença na direção da entidade.
PRN - Como chegou o convite para compor a chapa?
Numa confraternização com amigos se eu queria tentar ser presidente da ACIP. Se você gosta de comércio. Eu disse que conhecia pouca gente, mas me disseram que me ajudariam a montar a chapa. Aí foram surgindo os nomes e decidimos montar a chapa com o intuito de tentar fazer alguma coisa de bem para o comércio.
PRN - Qual a importância do comercio para Piraju?
Thiago - Melhorando o comércio de Piraju melhora tudo. O comércio de Piraju é a grande fonte empregadora da cidade. Então eu acho que se nós pudermos fazer algo para melhorar o comércio, vamos melhorar a cidade.
PRN - Quem foi o seu maior incentivador para concorrer à presidência ACIP?
Thiago - Acredito que essa pessoa tenha sido o Roberto Zanella que é meu amigo e temos amigos em comum. Foi ele que me estimulou e me ajudou a encontrar as pessoas para formar a chapa.
PRN - E seus pais?
Thiago - Eles também me apoiaram, pois viram algumas modificações que eu fiz na loja e que deram muito resultado.
PRN - Que mudança foram essas que você fez na loja do “Paraíba”?
Thiago - Quando eu voltei para Piraju em 2008, comecei a trabalhar com meus pais na loja que era só bicicletaria eu sugeri que diversificássemos os nossos produtos. Comecei colocando uma impressora na loja para vender fotocópias e ganhar um dinheiro extra. Depois conheci um representante de atacado de produtos de papelaria que mostrou seu catálogo onde havia brinquedos. Falei com meus pais e insisti para vendermos brinquedos. Começamos com algumas bonecas e carrinhos e começou a virar. A partir daí foi entrar em contato com os fabricantes e as vendas aumentaram. Hoje, os brinquedos respondem por 80% do faturamento da loja que antes era apenas uma bicicletaria.

PRN - Você vende até pela internet?
Thiago - Sim, pelo mercado livre. Eu acredito que o comércio online tende só a crescer. Faz dois anos que vendo pela internet só no mercado livre. Só não vendo em mais canais por uma questão de tempo. Nesses dois anos, o faturamento da loja subiu em torno de 30%. Já vendi pelas Lojas Americanas para Piraju e fui obrigado a entregar pelo correio porque é regra para concretizar a venda. Quando produto chegou o cliente estranhou o fato de o produto ser de Piraju. Foi até a loja e virou nosso cliente.

PRN - A venda pela internet pode ser praticada por qualquer comerciante?
Thiago - Pode. Não é um bicho de sete cabeças. Eu aprendi sozinho.
PRN - A loja física ainda é um bom negócio?
Thiago - Eu acredito que a loja física é fundamental. A internet é um complemento. O mais interessante da internet é que você está trazendo um capital de fora de Piraju. Eu já vendi  de Fartura a Manaus pela internet. É um dinheiro que sai de Manaus e dos pontos do Brasil que vem circular em Piraju. O consumidor de internet, não consome vaga em estacionamento, não consome funcionários, a venda é rápida e se você tiver qualidade no atendimento o sucesso é garantido.
PRN - E é seguro?
Thiago - Totalmente seguro. O mercado livre tem um sistema que intermedia a compra. Você vende, o mercado livre te manda a etiqueta pronta, você embala e põe no correio. Após 48 horas do produto entregue e o cliente não abriu reclamação, o seu dinheiro fica disponível na sua conta à vista, mesmo você vendendo à prazo. É dinheiro que gira.
Tem muita gente praticando venda pela internet em Piraju?
Eu conheço poucos. É claro que o lucro é menor e a competitividade é maior, mas, por outro lado tem os benefícios que eu já citei.
PRN - Como presidente da ACIP você pretende incentivar os comerciantes a trabalhar com a internet?
Thiago - Eu tenho a proposta de passar esse conhecimento aos comerciantes gratuitamente para quem tiver interesse. Posso entrar em contato com o mercado livre para tentar conseguir alguém para uma palestra. Tem youtuber que se chama Gilmar Teobaldi com quem aprendi muito e que talvez consigamos trazer para Piraju.
PRN - A ACIP perdeu muitos associados nesses últimos anos. Tem como recuperar isso?
Thiago - Fazer a ACIP voltar a crescer é uma das nossas metas. Tenho algumas ideias para recuperar o número de associados que preciso apresentar para a diretoria e para os associados.  Com um bom número de associados podemos negociar com bancos e conseguir créditos mais atrativos para os comerciantes.  Vejo gerente de banco correndo atrás dos comerciantes que não têm tempo para atendê-los.  Seria interessante que os gerentes pudessem ir uma vez por semana para atender os comerciantes com visitas agendadas. Essa é uma ideia.
PRN - O que precisa melhorar no comércio de Piraju?
Thiago - A competitividade. Nós estamos aí com lojas grande vindo para a cidade. Essas lojas têm funcionários bem treinados, bons preços e precisamos estar preparados para competir com elas.
PRN - O que pode ajudar os comerciantes nesse sentido?
Thiago - Temos o SEBRAE, mas não sei ainda até ponto ele pode ajudar nisso, mas com certeza, dentro do possível eu quero sugar o SEBRAE ao máximo, trazer cursos para funcionários e comerciantes. Precisamos aperfeiçoar o comércio.
PRN - As promoções anuais de incentivo ao consumidor serão feitas?
Thiago - Sim. Quero discutir com os comerciantes qual a melhor forma. Se prêmio único ou vários ao longo do ano. Quero a participação do maior número de associados possível.
PRN - Você pretende traçar o perfil do consumidor de Piraju e região para que os comerciantes possam elaborar suas estratégias de venda?
Thiago - Podemos fazer isso elaborando um formulário para saber os que as pessoas querem de determinado seguimento do comércio de Piraju. Precisamos ouvir os consumidores.
PRN - A prefeitura vai continuar a ser parceira da ACIP?
Thiago - Com certeza. O que a ACIP puder fazer com a Prefeitura para beneficiar o comércio nós vamos fazer. Preciso conversar com o prefeito e com os comerciantes para discutir parcerias. A ideia é união. Quero deixar uma coisa bem clara. A ACIP é uma associação apolítica. Nosso foco não é esse, mas temos que andar junto com o Poder Público para que os comerciantes não sofram.
PRN - A ACIP deveria explorar mais o fato de Piraju ser estância turística?
Thiago - Com certeza. É preciso promover eventos voltados para o setor da gastronomia por exemplo. É importante fazer o consumidor participar ativamente do comercio dando ideias, sugestões, participando de promoções das mais simples que sejam. Dar opinião sobre determinados pratos.
PRN - Hoje, aos 32 anos, você é o mais jovem presidente da ACIP. Como encara esse desafio?
Thiago - Eu acredito na juventude aliada a experiência. Tenho o Carlinhos Pneus, o Gastão, o Zanella e meu pai que já foram presidentes da ACIP na diretoria. O jovem tem a empolgação e o experiente tem o conhecimento. Tento escutar ao máximo essas pessoas para atuar com equilíbrio.
PRN - Como representante da nova geração de comerciantes o que você diria para esses jovens?
Thiago - Vamos acreditar. Num raio de 200 km Piraju é a cidade mais bonita que tem.  Temos que acreditar em Piraju. Unidos na ACIP o comerciante é mais forte.


Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...