quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Trevos da Raposo Tavares não devem sofrer mudanças nas obras de melhorias

Alça de acesso superior construída no trevo próximo ao posto Jurumirim. Esta deve ser a única mudança estrutural
na obra de melhorias da Raposo Tavares nos limites de Piraju.


Os trevos de acesso à cidade de Piraju, a ETEC e aos dois condomínios que ficam às margens da Rodovia Raposo Tavares não devem sofrer mudanças estruturais a exemplo do que aconteceu com o trevo de acesso a rodovia Osni Mateus, próximo ao Posto Jurumirim, que ganhou passagem sobre a pista.
Para Ricardo Madalena, a Raposo Tavares tem que ser duplicada em toda
sua extensão. “Vamos continuar lutando pela duplicação da Raposos Tavares”,
 disse o deputado que não se contenta apenas com as obras de melhorias.
Segundo revelou Assis, funcionário da Conter Construções e Comércio S.A, empresa responsável pela execução do projeto de melhorias da rodovia em Piraju, o trevo que dá acesso a Prainha, Pedrinha e Cerqueira César, recebeu passagem superior porque no local há cruzamento da pista.
“Neste local há carros que cruzam e pista e, com a passagem superior, este cruzamento será feito por cima da pista evitando acidentes”, disse o funcionário da empresa “Conter”. 
Já em relação aos demais trevos existentes na rodovia em Piraju, Assis explicou que o sistema de acesso será o mesmo, mas a estrutura será melhorada. Os trevos próximos ao antigo Posto Andriela e o de acesso a rodovia Raposo Tavares, logo após o trevo do peixe, serão melhorados, mas ficarão com o mesmo sistema.
O trevo do bairro Enseada, que fica na divisa de Piraju e Bernardino de Campos, também continuará da mesma forma, mas as obras serão divididas pelas empresas Conter e pelo Consórcio EJ.
Um dos principais interesses da população sobre as obras de melhorias na Raposo Tavares é o acesso à ETEC Waldyr Duron Júnior. Assis informou que o projeto não contempla a construção de trevo no local onde já foi instalado um radar que obriga aos motoristas reduzirem a velocidade no local a 60km/h.
Os trevos nos limites de Piraju não serão remodelados totalmente porque a obra no trecho da SP 270 no limite do município de Piraju, por enquanto, será de melhorias e não duplicação como o trecho de Ipaussu a Ourinhos. É por isso que o deputado Ricardo Madalena já avisou que vai continuar lutando para que todo trecho de Itapetininga até Ourinhos seja duplicado.
“Desde quando as obras foram iniciadas na nossa região eu já havia dito que vamos continuar com o trabalho da Frente Parlamentar para Duplicação da Rodovia Raposo Tavares. As melhorias na Raposo Tavares vão melhorar muito a segurança e o tráfego trazendo desenvolvimento à região, mas queremos a duplicação total da rodovia Raposos Tavares”, disse o deputado Ricardo Madalena.
Ritmo lento
Atendo as obras de melhoria da rodovia Raposos Tavares, Carlos Camargo Lima, empresário e filiado ao Partido da República (PR) de Piraju, que frequentemente, se utiliza da estrada em sua viagens para a Capital, fez algumas considerações a reportagem do jornal Piraju Regional News.
“Eu notei que a obra no trecho de Piraju está mais lenta que as demais da região. E também a empresa está fazendo apenas consertos no asfalto. Precisamos de mais informações para saber o que realmente será feito aqui em Piraju”, disse o empresário.
A reportagem do Piraju News questionou o funcionário da “Conter” sobre que tipo de melhorias será feita em relação à malha asfáltica da rodovia.  Assis, disse que todo o trecho que está passando por obras de melhorias com recapeamento. Não haverá tapa-buraco.
“Em todo o trecho haverá a decapagem do asfalto já deteriorado e, depois, recapeamento de todo o asfalto. Faremos também a pavimentação de acostamento. E o projeto prevê também implantação de terceira faixa em pontos específicos, inclusive em alguns trevos”, explicou Assis.
Sobre o ritmo da obra, Assis disse que o andamento segue o cronograma estabelecido. O jornal Piraju News conversou com um funcionário da empresa responsável pelas obras em Chavantes que informou que, naquela região a obra parece estar andando mais rápido porque há mais funcionários trabalhando porque aquele trecho será duplicado.
O jornal Piraju Regional News percorreu o trecho de obras em Piraju e encontrou funcionários trabalhando alguns quilômetros após a ponte sobre o rio Taquari, já fora dos limites de Piraju. Um canteiro de obras nos limites do município não tinha funcionários da “Conter” trabalhando. O maior número de trabalhadores da empresa está concentrado na construção do trevo próximo ao posto Jurumirim, que talvez seja a obra mais complexa pela qual a empresa é responsável aqui em Piraju.

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