Alça de acesso superior construída no trevo próximo ao posto Jurumirim. Esta deve ser a única mudança estrutural na obra de melhorias da Raposo Tavares nos limites de Piraju. |
Os trevos de acesso à cidade de
Piraju, a ETEC e aos dois condomínios que ficam às margens da Rodovia Raposo
Tavares não devem sofrer mudanças estruturais a exemplo do que aconteceu com o
trevo de acesso a rodovia Osni Mateus, próximo ao Posto Jurumirim, que ganhou
passagem sobre a pista.
Segundo revelou Assis, funcionário da
Conter Construções e Comércio S.A, empresa responsável pela execução do projeto
de melhorias da rodovia em Piraju, o trevo que dá acesso a Prainha, Pedrinha e
Cerqueira César, recebeu passagem superior porque no local há cruzamento da
pista.
“Neste local há carros que cruzam e
pista e, com a passagem superior, este cruzamento será feito por cima da pista
evitando acidentes”, disse o funcionário da empresa “Conter”.
Já em relação aos demais trevos
existentes na rodovia em Piraju, Assis explicou que o sistema de acesso será o
mesmo, mas a estrutura será melhorada. Os trevos próximos ao antigo Posto
Andriela e o de acesso a rodovia Raposo Tavares, logo após o trevo do peixe,
serão melhorados, mas ficarão com o mesmo sistema.
O trevo do bairro Enseada, que fica na
divisa de Piraju e Bernardino de Campos, também continuará da mesma forma, mas
as obras serão divididas pelas empresas Conter e pelo Consórcio EJ.
Um dos principais interesses da
população sobre as obras de melhorias na Raposo Tavares é o acesso à ETEC
Waldyr Duron Júnior. Assis informou que o projeto não contempla a construção de
trevo no local onde já foi instalado um radar que obriga aos motoristas
reduzirem a velocidade no local a 60km/h.
Os trevos nos limites de Piraju não
serão remodelados totalmente porque a obra no trecho da SP 270 no limite do
município de Piraju, por enquanto, será de melhorias e não duplicação como o
trecho de Ipaussu a Ourinhos. É por isso que o deputado Ricardo Madalena já
avisou que vai continuar lutando para que todo trecho de Itapetininga até
Ourinhos seja duplicado.
“Desde quando as obras foram iniciadas
na nossa região eu já havia dito que vamos continuar com o trabalho da Frente
Parlamentar para Duplicação da Rodovia Raposo Tavares. As melhorias na Raposo
Tavares vão melhorar muito a segurança e o tráfego trazendo desenvolvimento à
região, mas queremos a duplicação total da rodovia Raposos Tavares”, disse o
deputado Ricardo Madalena.
Ritmo lento
Atendo as obras de melhoria da rodovia
Raposos Tavares, Carlos Camargo Lima, empresário e filiado ao Partido da
República (PR) de Piraju, que frequentemente, se utiliza da estrada em sua
viagens para a Capital, fez algumas considerações a reportagem do jornal Piraju
Regional News.
“Eu notei que a obra no trecho de
Piraju está mais lenta que as demais da região. E também a empresa está fazendo
apenas consertos no asfalto. Precisamos de mais informações para saber o que
realmente será feito aqui em Piraju”, disse o empresário.
A reportagem do Piraju News questionou
o funcionário da “Conter” sobre que tipo de melhorias será feita em relação à
malha asfáltica da rodovia. Assis, disse
que todo o trecho que está passando por obras de melhorias com recapeamento.
Não haverá tapa-buraco.
“Em todo o trecho haverá a decapagem
do asfalto já deteriorado e, depois, recapeamento de todo o asfalto. Faremos
também a pavimentação de acostamento. E o projeto prevê também implantação de
terceira faixa em pontos específicos, inclusive em alguns trevos”, explicou
Assis.
Sobre o ritmo da obra, Assis disse que
o andamento segue o cronograma estabelecido. O jornal Piraju News conversou com
um funcionário da empresa responsável pelas obras em Chavantes que informou
que, naquela região a obra parece estar andando mais rápido porque há mais
funcionários trabalhando porque aquele trecho será duplicado.
O jornal Piraju Regional News
percorreu o trecho de obras em Piraju e encontrou funcionários trabalhando
alguns quilômetros após a ponte sobre o rio Taquari, já fora dos limites de
Piraju. Um canteiro de obras nos limites do município não tinha funcionários da
“Conter” trabalhando. O maior número de trabalhadores da empresa está
concentrado na construção do trevo próximo ao posto Jurumirim, que talvez seja
a obra mais complexa pela qual a empresa é responsável aqui em Piraju.
Nenhum comentário:
Postar um comentário