sexta-feira, 3 de junho de 2011

Idosos Protestam em Piraju

Idosos comparecem à Câmara em sinal de repúdio
Grupo de terceira idade e vereadores repudia artigoque ofende idosos

A sessão Ordinária da Câmara desta semana foi movimentada por conta da presença de membros de um grupo da terceira idade de Piraju, que compareceu ao plenário para manifestar seu repúdio por conta de um artigo de autoria de Carlos Barreiros publicado por semanário local, classificado pelo grupo como ofensivo. De acordo com Mercedes Crespo, presidente do Grupo Reviver da terceira idade, o artigo teria tratado com desrespeito os idosos quando diz que “lugar de velho é no cemitério”. A presidente do Grupo Reviver afirmou que respeita a opinião que qualquer pessoa tem sobre as vagas reservadas para os idosos, mas salienta que esta opinião não pode ser manifestada de forma desrespeitosa.
“Todo mundo tem o direito de dar sua opinião e todos nós da terceira idade respeitamos isso. Só que isso não pode ser feito do jeito que foi feito nesse artigo nos tratando como quem na tem mais valor para a sociedade”, disse Mercedes que antes do início da sessão procurou o vereador Eduardo Pozza, pedindo que a Câmara fizesse uma moção de protesto ao artigo.
Atendendo ao pedido do grupo da terceira idade de Piraju, o vereador que também é advogado apresentou requerimento solicitando que seja enviada ao autor do artigo e diretor do semanário uma “moção de protesto e repúdio à maldosa matéria”. Na justificativa do requerimento em que solicita a moção Pozza diz que a “matéria é de muito mau gosto e ofensiva aos nossos idosos. Além do desrespeito, contraria os bons costumes e o Estatuto do Idoso”, afirma o vereador que reconheceu o direito do autor em expressar sua opinião. “Se o autor da matéria é contra as vagas de estacionamento no trânsito para idoso, devia redigir sua matéria em relação às leis e aos autores das leis, e não contra os idosos”, escreveu Pozza que em respeito aos idosos de Piraju se sentiu na obrigação de apresentar a moção ao plenário que foi assinada por todos os vereadores presentes.
Para Mercedes, as palavras usadas no artigo em relação aos idosos são depreciativas e devem ser levadas ao conhecimento da Promotoria Pública de Piraju. “Eu pretendo ir conversar com o promotor de Piraju para saber que providências poderemos tomar”, afirmou a presidente do Grupo Reviver de Piraju que poderá tomar providências tomando por base o artigo 105 do Estatuto do Idoso que classifica como crime “exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas á pessoa do idoso”. A pena prevista para esse crime é prisão de um a três anos além de multa.
Em entrevista a Rádio Piratininga de Piraju, o autor do artigo se desculpou afirmando que sua intenção não foi ofender aos idosos e lamentou que ao ler o artigo, as pessoas não tenham entendido o tipo de humor que usou ao expressar sua opinião.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sugiro tambem que a presidente, que comunique ao Sr. Promotor, sobre o alto consumo de alcool por menores nos bailes do seu grupo, e sobre a nao obrigatoriedade da apresentação de doc. na entrada dos mesmos.

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...