Dança dos partidos. Começa o toma lá, da cá das legendas em Piraju
As eleições previstas para o ano 2012 para escolha de prefeitos e vereadores já começou a mexer com os políticos e eleitores de Piraju, que querem se filiar a algum dos partidos políticos existentes no município para poder concorrer à cadeira do Executivo e do Legislativo local. Como se sabe, de acordo com a Constituição Brasileira, para que um cidadão possa se tornar candidato é preciso preencher alguns requisitos. Um deles, conforme o artigo 18, da Carta Magna é necessária filiação a um partido político e ter domicílio eleitoral na circunscrição onde pretende se candidatar. Em ambas as hipóteses, deve-se observar o prazo mínimo de um ano, na forma do art. 9° da Lei Geral das Eleições (Lei n° 9.504/97) que reza: "Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo."
De acordo como o site o cartório Eleitoral de Piraju, atualmente existem14 partidos constituídos no município que são o DEM, PDT, PMDB, PP, PPS, PR, PRB, PSB, PSC, PSDB, PV, PT, PTB e PSDC. Dentre estes partidos, alguns costumam passar de mão em mão na época das eleições como foi o caso do PPS, PSDC, PRB e PSB.
Apesar desses partidos estarem alistados na Justiça Eleitoral como constituídos, há informações de que mudanças já ocorreram em virtude da aproximação do período eleitoral. Um exemplo é o PPS que tem Ana Paula Gomez como presidente, mas com fortes indícios de que Hélio Cassanho já teria pego para si a legenda e o PSB, que estava no nome de Velisete Melnik, agora estaria com Tatiana Trova. O PSDC está ainda no nome de Fábio Ramos e até agora não há notícias de que alguém esteja de olho nesta legenda. Já o PRB, hoje nas mãos de Vanderley Alves, também está a espera de um novo presidente. Apesar dos boatos de que César Guilherme Mercuri estaria na ponta da fila para pegar o partido, o advogado garantiu esta semana que não tem interesse na legenda.
O Partido Verde (PV) de Piraju tem em seu cadastro no cartório eleitoral o professor Adriano Pires de Lemos como presidente, mas hoje estaria nas mãos de Marcio Rosário Pereira, o Marcinho da rádio.
As informações extra-oficiais de que o ex-vereador Osvaldo Dearo Castilho estaria disposto a concorrer nas eleições à cadeira de prefeito, reforça a informação de ele seria mesmo o presidente do PSC como consta da certidão do partido. Se Castilho estiver disposto a levar essa intenção até o fim, deve mesmo ficar com o partido.
Já o PR, que tem hoje o ex-vice de Pipoca, Jair Trova, como presidente ainda é uma incógnita. Recentemente, Trova afirmou ter ouvido que um experiente político teria afirmado que tiraria seu partido. Por enquanto isso ainda não aconteceu garantiu Trova.
Dentre os partidos que tem diretório definitivo em Piraju, o PP é o que passa por uma situação interessante. Após os desencontros que houve entre Darcy de Campos, o prefeito Francisco Rodrigues e Fernando Cláudio Artine, o partido já teria mudado de mãos. No registro do partido, Artine ainda é alistado como presidente, mas Darcy garante que o partido já estaria em suas mãos e que sofrerá profundas mudanças.
Restam ainda os partidos que dificilmente passará por mudanças à curto prazo como o PDT que está com Rubinho Costa, cunhado de Paulinho Pereira da Força Sindical.
O DEM, que está com diretora da Ação social de Piraju, Zoraide Berenguel de Paula, parece se fortalecer a cada ano, principalmente com o apoio que o deputado Gil Arantes tem dado a Zoraide, que faz parte da família. O PTB continua com o vereador e pré-candidato Eduardo Pozza que, segundo dizem, espera a benção de Pipoca em sua campanha eleitoral, o que poucos acreditam acontecer.
Restam ainda os partidos que devem se enfrentar diretamente nas eleições de 2012, que são o PMDB que tem como presidente João Fernando José, o PSDB de Alex Villas Boas Santanna e o PT de Márcio Sinfrônio de Oliveira, que deve enfrentar uma disputa interna para escolher o candidato a cadeira do Executivo entre Valéria Zamignani e Elói Soares Caputo. Entretanto, assim como em outros municípios, Piraju poderá ter novidade caso se confirme a formação do PSD local, partido de Kassab, para participar do próximo pleito. Segundo a Folha foi informada, o novo partido já foi oferecido para um político que, por enquanto continua reticente em voltar ao meio político. Mas, como já era de se esperar, um pré-candidato já estaria empenhado em mudar a opinião do escolhido da sigla de Kassab.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888
Covid 19
Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...
-
Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...
-
Vestibulinho das Etecs divulga inscrições deferidas e indeferidas O candidato poderá apresentar recurso nos dias 15 e 16, retificando no...
-
8ª edição do Mostrarte Piraju Pelo segundo ano consecutivo, o evento faz parte do programa Juntos Pela Cultura do Governo de São Pau...
Nenhum comentário:
Postar um comentário