sexta-feira, 27 de abril de 2018

"Demissão por telefone é falta de respeito", diz Fabiano Amorim

Rompimento de Fabiano e José Maria

A parceria José Maria e Fabiano entrou para o rol de prefeito e vice de administradores de Piraju que não permaneceram juntas o mandato todo. Assim como aconteceu com quase todos prefeitos e vices que assumiram a gestão do município, a atual dupla de políticos não suportou a pressão política, que naturalmente, pesa sobre os ombros dos gestores municipais.
No caso de José Maria Costa e Fabiano Amorim, há tempos, já haviam sinais de que o relacionamento tinha deteriorado por desconfiança de ambas as partes. José Maria desconfiava de traição e Fabiano de deslealdade. Parece que os dois conversaram, mas não se acertaram. Enquanto isso, viviam de aparências mostrando para a população estava tudo bem, quando na verdade os ânimos estavam acirrados nos bastidores.

Quando surgiu a primeira denúncia na Câmara pedindo a cassação do prefeito José Maria, a coisa degringolou de vez. Com a possibilidade de cassação do prefeito, choveram especulações e elucubrações sobre a fonte da denúncia, os autores e quem seriam os beneficiários caso o prefeito fosse apeado do cargo. A situação virou coquetel molotov, nitroglicerina pura, ideal para implodir qualquer torre forte, que dirá de uma relação fragilizada.
Ao ter uma vitória na Justiça, num mandado de segurança para suspender a sessão ordinária em que seria votado o relatório da CP que pede sua cassação, José Maria tomou a inciativa e rompeu com o vice Fabiano, exonerando a ele das duas diretorias que comandava e o assessor Cláudio Pezão, da pasta do Esporte, ambos do Solidariedade.
Pouco depois, Fabiano Amorim convoca e imprensa para uma coletiva e, depois da lamentar o ocorrido e rechaçar todas as acusações de que teria tramado contra o prefeito, o agora, ex-vice de José Maria, falou sobre alguns pontos que, para ele, ficaram obscuros em toda essa situação. A seguir, extraímos da entrevista coletiva concedida por Fabiano, suas impressões sobre o ocorrido.


Demissão via telefone

Fabiano. Eu achei que foi falta de respeito. Primeiro tem que ter uma conversa franca e clara e todo ato administrativo tem que ser fundamentado. E foi através de uma simples ligação e de pessoas que não tem competência para exonerar. Quando soube isso aconteceu, eu avisei ao prefeito que estaria no Departamento de Turismo para uma conversa e ele não apareceu.

Oposição como represália. 

Fabiano. Sou contra situação extrema de partido de oposição e situação. Em algumas situações o Solidariedade será situação e oposição. Depende da importância do assunto. Se for para o bem do município e da população o Solidariedade será a favor do contrário será contra. Não é porque o Solidariedade não está mais na administração que será oposição. Este tipo de política não cabe mais.

Trabalhando por Piraju

Fabiano. Ontem mesmo o Paulinho da Força pediu que eu fizesse um ofício ao governador do Estado, Márcio França, solicitando R$ 1 milhão para serem aplicados em pavimentação asfáltica. Eu e os vereadores do Solidariedade já fizemos isso em prol do município. Não é porque eu e o prefeito não estamos mais juntos que não vou fazer o que é minha competência.

Saída da Paulo Sara do Solidariedade

Fabiano. Paulo saiu por pura hipocrisia. Ficou não partido até o momento que foi conveniente para ele.  Ele ficou até o momento ele vislumbrou qual seria o resultado da cassação do prefeito. Ele saiu do partido porque ele precisa do trabalho dele. Foi por questão financeira como ele mesmo disse para mim. Não foi por questão de caráter ou ideologia partidária.

Articulações contra o prefeito

Fabiano. Quisera eu ter o poder de convencer oito vereadores para votar contra o prefeito. Eu estaria satisfeito com minha influência política. Nunca tive conversa com vereador para dizer “vote nisso ou naquilo.”  Pergunte a qualquer um deles.

Sobre o pagamento para empresa da Ipaussu

Fabiano. Prefeito achou que tinha dado informação para o Brandini sobre o pagamento indevido para a empresa de Ipaussu da esposa do assessor do deputado do Jorge Tadeu. Na verdade, não fui eu, foi o Paulo Sara deu essa informação porque estava descontente com o Toninho Rufato. Por várias vezes ele confidenciou a mim que estava descontente na administração porque estava perdendo espaço para o Rufato.
O prefeito numa viagem que fez comigo tinha mencionado. “tem um pagamento que eu fiz que pode dar problema para mim”, mas eu não falei para ninguém. O Brandini teve essa informação através do Paulo Sara.
Reunião com o prefeito

Fabiano. Depois dessa conversa onde o prefeito impôs uma definição do partido em tom de ameaça. Fizemos uma reunião do partido e concordamos que continuaríamos na base do prefeito. Contudo exigimos algumas mudanças que seriam definidas numa reunião a ser marcada futuramente pelo prefeito. Essa reunião não foi marcada.

Apoio de José Maria para Fabiano na eleição de 2020

Fabiano. Houve esse acordo e foi explícito. Depois que ele assumiu, já nos primeiros meses já mudou a conversa. Conversei com o prefeito onde eu propus que continuássemos juntos e, lá na frente, se ele tivesse condições de ser reeleito, sem problema nenhum eu continuaria vice.
Dificuldades nas pastas
Fabiano
Assumi três pastas. No decorrer houve muito boicote ao meu trabalho. Isso foi minando. O que combinado na campanha é que eu teria apoio para da administração em todo trabalho que eu fosse desenvolver para que meu nome chegasse forte para a próxima eleição. Logo no começo eu já percebi que isso não seria bem assim. Eu elaborava projetos e na hora de executar ouvia, “não”. As verbas que eu tinha no turismo foram reduzidas pela metade sem, ao menos, o prefeito me comunicar. Não tive apoio da administração nas viagens da canoagem mesmo conseguindo baixar o valor. Nos campeonatos de futebol e na FECAPI, também não entre outros eventos.

Realização da FECAPI

Fabiano. Hoje temos uma lei aprovada que dá a qualquer interessado na realização da FECAPI um suporte financeiro de R$ 150 mil de uma emenda parlamentar do capitão Augusto. A FECAPI não é minha, é um patrimônio cultural da população pirajuense. Se não for realizada não vai atingir a mim, nem me comprometer financeiramente. O turismo de Piraju sim. Os shows foram firmados por acordo de cavalheiros. Não vou ter que pagar shows do meu bolso. Mas acho uma pena se não acontecer. A Prefeitura não vai ter gasto nenhum, se decidir realizar o evento.

Ligação com as denúncias apresentadas na Câmara. 

Fabiano. A primeira foi feita em dezembro quando eu estava diretamente ligado ao prefeito. Nós estávamos juntos. Eu nem tinha conhecimento de nada disso porque já tinha me afastado do gabinete. Isso tudo são teoria de conspiração e o prefeito muitas vezes se deixou levar por isso, haja visto, ter acreditado que foi eu quem passou para o vereador Brandini as informações sobre a empresa de Ipaussu para fazer requerimento.

Motivo do Rompimento

Fabiano. Se deu muito mais por questão de personalidade. O prefeito é uma pessoa de difícil convivência, as vezes autoritário. Na campanha era outro. Ele não se mostrou autoritário. Era um momento de ajuste e comprometimentos recíprocos. Depois que assumimos nunca fui consultado para dar opinião.
Vitória nas urnas
Fabiano. Foram um conjunto de fatores que nos levaram a vitória. Não foi só o Zé Maria. Não foi só o Fabiano. Não foi só a união Fabiano e Zé Maria. Foram as pessoas que acreditaram em nó e trabalharam para a gente.

Desequilíbrio do prefeito. 

Fabiano. Passara por um processo de cassação desequilibra qualquer prefeito. Não posso dizer se tem motivo para cassação. Sei que tem dois membros se manifestaram pela cassação, mas sobre os fatos eu não tenho conhecimento. Não é fácil para ninguém passara por uns situação dessa

Projeto Fabiano 2020. 

Fabiano. Continuo com minha intenção e disposição de ser candidato em 2020. Muita água vai rolar e isso depende de vários fatores e não só da minha vontade.

Assumir em caso de cassação

Fabiano. Estou preparado para assumir. Se não estivesse nem candidato a vice teria sido

Ligação com Jair Damato

Fabiano. Não tive contato pessoal com ele. Apenas que o diretório do MDB que deliberou e recomendou pela cassação na CP. Nada impede que, lá na frente o MDB e o Solidariedade, estejam juntos.
Nova ligação política com José Maria. 

Fabiano. Não posso dizer que não. Política não é feita por uma pessoa. É por grupo. Às vezes você tem que deixar o ego e vaidade de lado em favor do grupo.

Pensamento

Fabiano. Todo mundo sabe que eu tenho minha situação profissional definida desse muito cedo. Nunca me apresentei como doutor. Não tenho dourado, mas as pessoas que chamam por respeito. As pessoas que não estão preparadas para assumir um cargo ou estar investida de um cargo que lhe dá uma ascensão. Com isso a soberba, a arrogância e a prepotência imperam. Eu graças, Deus na minha vida em todos lugares em que passei, as equipes com que trabalhei nunca viram em mim esses defeitos.

Paulo Sara responde.
Quando anunciei minha desfiliação do Solidariedade e falei de “caráter” estava me referindo a característica da minha personalidade e de ninguém mais. Também, quando mencionei sobre o rumo que o partido está tomando, também estava me referindo a minha pessoa uma vez que, nesse momento, em virtude da função que exerço na Prefeitura, não posso deixar que minha ideologia política interfira e prejudique o meu trabalho, cujo salário, complementa a renda com a qual sustento minha família.
Quanto ao meu relacionamento com o Rufato, talvez o Fabiano não tenha entendido minhas colocações. Quando falei com ele sobre com ele isso estava apenas alertando que, quem estava perdendo espaço na administração era o Solidariedade, partido do qual eu fazia parte. Particularmente, conheço o Toninho Rufato há anos e sempre tive um excelente relacionamento com ele. Em relação ao requerimento do Brandini acredito que isso já estava esclarecido entre mim e o prefeito antes de toda a história vir à tona.


Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...