quarta-feira, 23 de março de 2011

Piraju - Geraes


Utilidade
O semáforo instalado pela Prefeitura de Piraju na Rua Franz Buchler, próximo a ponte do córrego Hungria na subida para o Teto, é para a maioria dos motoristas um desperdício já que a maioria dos pedestres não utiliza o equipamento. Na tarde de sexta-feira (18) ficamos por um longo período observando a atitude tanto de pedestres como a de motoristas. Talvez devido a presença da nossa equipe de reportagem, vários motoristas pararam no semáforo. Já com os pedestres ocorreu o contrário. Nenhum deles se utilizou da faixa. A ineficácia do equipamento é tanta que o vereador Valberto Zanatta sugeriu usá-lo em outro cruzamento. Mas até agora a Prefeitura insiste em mantê-lo no mesmo lugar sem fazer qualquer modificação para atender as necessidades do local.
Tempo

As sessões ordinárias da Câmara continuam no mesmo ritmo de costume. Poderiam ser mais curtas caso não houvesse tanta discussão de requerimentos solicitada pelos próprios autores. Levando em conta que na explicação pessoal, momento em que o vereador usa a tribuna da Câmara, via de regra, seus requerimentos são sempre citados.
De volta
O vereador Ronaldo Ferreira está volta a Câmara, colocando fim na curta passagem de Nelson Costa pelo Legislativo Pirajuense este ano. Pelo andar da carruagem, parece que a intenção de Ronaldo se afastar do Legislativo pode estar descartada.
Condutor de emergência
E por falar em requerimento, o vereador Rubens Alves de Lima apresentou um requerimento esta semana questionando o Executivo se há motorista do departamento de saúde que não concluiu o curso de condutor de emergência e está dirigindo ambulâncias.
Obrigatório?
Rubens informa que no mês de dezembro de 2010 foi comunicado pelo encarregado do setor, Sr. Valdemar de Oliveira, que todos os motoristas da saúde providenciassem todos os documentos necessários para fazer o curso de emergência. O tal curso foi realizado em seis finais de semana, com início dia 04/12/2010 até 19/12/2010, com carga horária de sessenta horas. Segundo o vereador foi informado, o funcionário que não participasse desse curso a partir de janeiro de 2011 estaria proibido de dirigir a ambulância.
Multas
As multas sofridas por motoristas da Prefeitura foi tema de requerimentos esta semana. O vereador João Fernando José pediu informações sobre todas as multas lavradas envolvendo funcionários de vários setores da Prefeitura, entre o mês de janeiro de 2009 e 20 de fevereiro de 2011. João quer saber qual setor recebeu mais multas e quais as medidas adotadas em relação aos motoristas que receberam duas multas ou mais.
Busão
O departamento de saúde volta a ser tema de discussão entre os vereadores. Marco Antônio dos Santos quer saber por que o setor da saúde de Piraju desativou o ônibus equipado para servir como uma unidade de PSF não está mais em funcionamento. Marco considera que, em virtude da suposta deficiência no atendimento aos usuários dos bairros Sérgio Garcia, José Ribeiro, jardim das Figueiras e Ovídio Tucunduva Jr, o ônibus poderia ser uma opção para melhorar o serviço prestado pela municipalidade.
Independente
Conta-se nos bastidores da Câmara que o vereador Marco Antônio dos Santos estaria tomando atitudes independentes que não estariam agradando a alguns de seus colegas aliados. Será que o grupo dos cinco estaria em crise?
Pito
Parece que a independência de Marcão não estaria sendo notada apenas em algumas de suas matérias apresentadas na Câmara, mas também em suas iniciativas. Ao usar a tribuna nesta semana, o vereador teria chamado a atenção de uma pessoa que conversava animadamente com outra na platéia do plenário.
Questão de ordem
Vale lembrar que, de acordo com o Regimento Interno da Câmara, quem deveria pedir silêncio a qualquer pessoa da platéia que estiver atrapalhando o desenvolvimento dos trabalhos da Casa seria o presidente José Carlos Brandini.
Custeando
O vereador Eduardo Pozza sugeriu ao prefeito Chico Pipoca que estude a possibilidade da Prefeitura arcar com o pagamento total ou parcial das despesas com a realização do curso de magistério, junto às faculdades sediadas em nosso Município, pelas professoras que foram aprovadas no último concurso realizado pela Prefeitura. Salvo melhor juízo, essa sugestão se mostra desnecessária uma vez que a lei já previa que a municipalidade deveria incentivar e até arcar com esse ônus.
Ripa
Informações dão conta de que o diretor administrativo da Prefeitura, Ronaldo Adão Guardiano, teria sofrido críticas recentemente pelas rusgas que tem com alguns vereadores. Uma pessoa atenta aos últimos acontecimentos envolvendo Guardiano e Rubens Alves de Lima pediu ao diretor mais aplicação à sua pasta.
Dia da água
Piraju deve se movimentar no dia 22 de março Dia Mundial da Água. Como parte da comemoração alusiva a data, a Prefeitura programou em parceria com outras entidades uma operação no Rio Paranapanema que começa às 9 h no portão do Iate Clube de Piraju que fica na Rua XV de novembro. Haverá ainda plantio de mudas de árvores.
Contratando
A CPFL Atende, empresa de contact center do Grupo CPFL Energia, está contratando 50 novos atendentes em Ourinhos. Os interessados devem ter ensino médio completo (antigo segundo grau) e cadastrar o currículo pelo site www.cpfl.com.br/atende. Como forma de ampliar a diversidade em seu quadro pessoal, a empresa está priorizando a contratação de profissionais negros ou pardos, com deficiência física, acima de 40 anos, desempregados há mais de 2 anos ou aqueles que estejam buscando seu primeiro emprego. Os contratados irão desenvolver suas atividades na Rua Antonio Carlos Mori, 677, Centro, em Ourinhos. Por aqui ainda nenhuma vaga foi oferecida.
Conscientização
Como se faz em qualquer situação em que se queira incutir em um grupo de pessoas novos conceitos, a informação é o melhor caminho. Neste sentido, o vereador Valberto Zanatta sugeriu ao Departamento de Meio Ambiente que seja feita uma campanha de conscientização sobre a importância da reciclagem do lixo. Zanatta sugere ainda que esta campanha envolva os departamentos da Vigilância Sanitária, Cultura, Assistência Social, Saúde e Educação.
Fecapi
A realização da Fecapi anda preocupando alguns vereadores já que o evento foi cancelado no ano passado. Para que não haja atropelos de última hora, Eduardo Pozza pediu ao prefeito Chico Pipoca que seja montada uma comissão organizadora desde já caso a Prefeitura tenha a intenção de realizar a festa por conta própria.
Agilizando
Caso o evento seja terceirizado, Pozza pede que sejam tomadas as mesmas providências para que em caso de licitação haja tempo hábil para todos os trâmites.
Herança
Pelo visto, Pozza, que participa do grupo que apóia o governo de Pipoca, não quer que nada dê errado no evento que antecederá as próximas eleições da qual poderá participar como candidato do prefeito Chico Pipoca. A preocupação com a herança que o evento pode proporcionar pode ser válida, como consideram alguns olhos atentos.
Sombra ou reflexo?
Alguns “aliados” do prefeito Chico Pipoca que pretendem lançar-se candidatos a prefeito, as sombras do experiente político que deve sair de cena, consideram que, hoje, seu apoio ou apadrinhamento seria temerário. Já outros acreditam que Pipoca está muito além das críticas sobre buracos, falta de emprego e até supostos desencontros da atual administração e que sua vida política tem crédito suficiente para subir em qualquer palanque para alavancar qualquer candidatura.
Devaneio
Ao ouvir estas palavras, um crítico mordaz da política local teria dito, que o autor destas palavras, ainda pendura sua meia na lareira no final do ano, esperando que em pleno verão tropical um velhinho vestido com pesado casaco vermelho com pele na gola e nas mangas, surja do nada e de saco cheio.
Reforma
Dizem que a Prefeitura estaria programando para breve uma reestruturação nos cargos comissionados com a extinção de alguns e aumento de salário para outros. A justificativa para a eliminação de algumas diretorias seria contenção de gastos. Já o aumento seria justificado pelo suposto aumento da carga de trabalho. Acredite se quiser.
Segurança
Informações do jornal Folha de São Paulo dão conta de que governo de São Paulo pretende fazer mudanças na estrutura da segurança pública no Estado que talvez deva afetar todas as 645 cidades paulistas e a forma de trabalhar das duas polícias estaduais. A "reengenharia" do governo prevê o fechamento de delegacias nas cidades com menos de 10 mil habitantes e a aglutinação de distritos nas cidades de maior porte, o que inclui a capital.
Diminuição
Nas cidades pequenas, 43% dos municípios paulistas, a PM vai registrar boletins de casos de menor gravidade, que dispensam ação imediata dos investigadores.
Policiais civis que ficarão nas grandes cidades serão acionados quando houver crimes mais graves, como homicídios e flagrantes. A reestruturação prevê a criação de pólos como se fossem super delegacias para atender a população. Com o fechamento de pelo menos 96 delegacias no interior, 279 cidades ficarão sem unidades da Polícia Civil. O governo quer completar as mudanças até o final do ano. Algumas Delegacias da Mulher também poderão ser fechadas.

Nenhum comentário:

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...