quarta-feira, 23 de março de 2011

Piraju - Pista de Canoagem


Estância Turística de Piraju poderá ter pista de Canoagem Slalom

A construção de uma pista artificial de canoagem slalom em área de concessão da empresa Duke Energy, anexa à represa de Jurumirim poderá ser construída se a empresa atender a reivindicação da cidade de Piraju e a obra poderá ser usada para escada de reprodução dos peixes

Dirigentes da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e autoridades da Estância Turística de Piraju, conhecida por suas belezas naturais e na promoção de eventos de Canoagem Slalom, estiveram presentes na sede da empresa Duke Energy, em São Paulo, para apresentar um pré-projeto visando a construção de um Canal Náutico de Canoagem em área de concessão da Represa de Jurumirim.
A luta para a construção da pista já vem desde 2009, quando os diretores de Turismo, Elias Sahade Junior, e de Planejamento, Gervásio Pozza, sugeriram, com apoio do Prefeito e vereador do PTB Eduardo Pozza, estudos para construção de um Canal Náutico de Canoagem em Piraju, numa das usinas existentes na cidade. Ofícios dirigidos ao então Secretário Estadual de Esportes, Claury Alves dos Santos (PTB), pareciam um sonho difícil de ser alcançado, na época.
Recentemente o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, comentou que a construção do canal poderá trazer o mundo até a Estância Turística de Piraju, pois iria alavancar ainda mais a Canoagem Slalom na cidade e tornar-se um ponto importante para o esporte com a vinda de estrangeiros para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
“Já temos uma experiência semelhante em Foz do Iguaçu com o Canal Itaipu, que se mostrou ser um sucesso com a realização do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, em 2007, Pan-americano de Rafting, ano passado, entre outros eventos de grande porte. Temos plena certeza que esta medida beneficiaria todos os envolvidos”, explicou Tomasini durante reunião em São Paulo, na sede da Duke Energy, quando se deu início ao estudo técnico sobre o projeto de construção do canal.
Já segundo o diretor de Planejamento de Piraju, Gervásio Pozza, agora é o momento para uma profunda e completa análise técnica do projeto.
“Com isso aprovado em todos os setores será fundamental futuramente o apoio da União ou do Governo do Estado por meio da Lei de Incentivo Fiscal. O envolvimento de parceiros também se fará necessário para conseguirmos realizar este objetivo. Todos temos plena convicção que a construção do canal será de grande valia ao esporte e turismo da região”, ressaltou.
Estiveram presentes os vereadores José Carlos Brandini, Ary Bernardino e Eduardo Pozza, além do presidente da ONG Adevida, Ricardo Assaf, e o atual diretor de Turismo, Gervásio Pozza, representando o prefeito Francisco Rodrigues. A reunião com a diretora de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia Conti, também contou com a presença do superintendente da CBCa, Argos Gonçalves Dias Rodrigues.
O vereador Eduardo Pozza está otimista quanto à construção já que a obra poderá render uma publicidade garantida para a Duke durante as Olimpíadas de 2016. “Naquela área há a Pousada Jurumirim, tem um aeroporto próximo enfim, creio que é um projeto viável e que poderá ser feito aqui”.

2 comentários:

Pedro henrique Gonçalves disse...

Esta pista em piraju não apenas a tornar o maior centro de canoagem slalom da America do sul e também colocar piraju no circuito internacional de canoagem e rafting ou tornar uma super-potencia no esporte mais envolvente de todo o mundo olímpico.

Vai trazer investimentos para piraju, Gringos treinando o ano todo aqui e gastando o dobro que um turista normal gastaria!

Então... nos resta TORCER E RAZAR!


Abraços

Pedro Henrique- Pepe-

henrique disse...

essa pista de canoagem slalom pode traser muitos beneficios para piraju e tanbem para os atletas .

Documento de libertação de duas escravas libertadas antes de 1888

Covid 19

  Governo de SP anuncia a flexibilização das máscaras em todos os ambientes Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no...